Agência de SEO: quando devo contratar uma?
A expertise de uma agência de SEO pode garantir que você não fique nessa linha tênue entre milhares ou pouquíssimos visitantes. Por meio de técnicas específicas que otimizam seu site para buscadores, ela consegue entregar um bom posicionamento orgânico e colocar sua página logo nos primeiros resultados de uma pesquisa.
Saiba o que é uma agência de SEO e como ela pode ajudar a construir uma presença digital relevante para sua empresa.
Você já procurou por sua empresa nos buscadores da web, como o Google, Yahoo ou Bing, sem digitar o nome dela mas utilizando palavras que se identificam com o nicho que ela pertence?
Se sim, provavelmente você não deve ter encontrado logo nas primeiras páginas, pois é preciso de uma presença digital relevante para que isso aconteça. Isso não quer dizer que ter um site ou estar presente nas redes sociais seja suficiente, já que este tipo de relevância depende diretamente de um bom trabalho de SEO.
Estar na primeira página dos buscadores entrega um enorme potencial e pode trazer milhares de visitantes ao seu site todos os dias. Entretanto, estar na segunda página, ou nas posteriores a ela, dificilmente trará um grande volume de visitantes até seu site. Os usuários são imediatistas e radicais, e quase nunca passam da primeira página quando estão procurando por algo.
A expertise de uma agência de SEO pode garantir que você não fique nessa linha tênue entre milhares ou pouquíssimos visitantes. Por meio de técnicas específicas que otimizam seu site para buscadores, ela consegue entregar um bom posicionamento orgânico e colocar sua página logo nos primeiros resultados de uma pesquisa.
Explorando estratégias, técnicas e recursos, uma agência de SEO tem o potencial de “chamar atenção” dos mecanismos de pesquisa, aumentando o tráfego orgânico do seu site.
Continue a leitura e entenda mais sobre este assunto tão relevante para empresas de todos os tamanhos e segmentos.
Conteúdo deste Post
O que significa SEO?
Antes de destacar toda a relevância de uma agência de SEO para um bom posicionamento orgânico e uma presença digital representativa, é importante que você saiba um pouco mais sobre essa sigla.
SEO significa Search Engine Optimization. Em português, é o mesmo que otimização para motores de pesquisa. Trata-se de um processo que aprimora os elementos de uma página na web para que ela seja selecionada por um buscador e exposta nos primeiros resultados.
Os mecanismos de pesquisa, como o Google, por exemplo, usam algoritmos complexos para apresentar resultados que sejam condizentes com o que as pessoas procuram. Esses resultados são ranqueados de acordo com a relevância dos sites que contém o conteúdo buscado pelo usuário.
Resumidamente, esses algoritmos coletam o texto digitado numa pesquisa e apresentam os sites que possuem “mais relevância” com o que foi procurado.
Por isso, utilizar técnicas de SEO é uma forma efetiva de melhorar o ranqueamento de um site nas pesquisas e, além disso, também aprimora a experiência do usuário.
Para você ter uma ideia da importância, vamos destacar três resultados importantes de uma pesquisa realizada pela Backlinko, analisando 5 milhões de buscas no Google. Confira:
- Os sites que aparecem em primeiro lugar no resultado de uma pesquisa tem 10 vezes mais chances de ser acessado que a página rankeada na décima posição;
- Quem fica no topo do ranking em uma pesquisa tem uma média de cliques de 31,7%;
- Menos de 1% (precisamente 0,78%) dos usuários que realizam uma pesquisa clicam em algum link da segunda página de resultados.
Como você pode ver, o comportamento dos usuários e qual página eles vão acessar para tirar suas dúvidas, encontrar produtos ou soluções, é diretamente influenciado pelo ranqueamento das páginas nos mecanismos de pesquisa.
Levando em conta o número de vezes que procuramos algo no Google, já dá para entender o quanto é relevante para uma página estar bem posicionada nos resultados das buscas relacionados com o seu conteúdo.
O que faz uma agência de SEO?
Bom, agora que você sabe o que é a otimização dos mecanismos de pesquisa, vamos te explicar o que é feito por um agência de SEO na hora de entregar uma presença digital relevante para seus clientes.
Uma agência de SEO tem o papel de identificar, qualificar e desenvolver conteúdos exclusivos para impulsionar e melhorar o rankeamento de sites, páginas e blogs.
Para que isso aconteça, a agência cria um planejamento estratégico de alta complexidade, dividido em uma série de etapas que vão desde a definição dos objetivos de uma marca até as ações necessárias para que eles sejam alcançados.
Tudo começa na identificação do interesse de seu cliente, ou seja, por quais motivos ele acredita ser interessante para sua empresa estar bem rankeada nos mecanismos de busca. Aumentar as vendas? Propagar a marca, site, blog ou loja virtual? Evidenciar seus novos produtos e serviços? Todas essas opções?
Depois de identificar o interesse do cliente, o próximo passo é a realização de uma auditoria inicial, que tem como objetivo identificar os pontos positivos e as oportunidades de melhorar a relevância da empresa no ambiente virtual.
A partir dessas ações, o projeto é iniciado e colocado em prática na seguinte ordem:
- Definição do público alvo/personas;
- Escolha das palavras-chave que serão utilizadas para alavancar a presença digital;
- Otimização (SEO) On-page (estratégias aplicadas nas páginas do site);
- Marketing de conteúdo;
- Otimização (SEO) Off-page (estratégias utilizadas fora das páginas do site);
- Divulgação dos conteúdos produzidos; e
- Monitoramento dos resultados de todas as ações anteriores.
Quando devo contratar uma Agência de SEO?
Como você pode ver, uma agência de SEO tem um papel fundamental e indispensável para que as técnicas de otimização sejam eficazes na hora de alavancar a presença digital de uma empresa nos mecanismos de busca.
A parceria entre empresa e agência é uma possibilidade de melhoria, sem contar o alívio no gargalo criado na hora de realizar suas estratégias digitais, já que não é preciso dedicar capital humano da empresa nessas iniciativas, fica tudo por conta da agência.
Logo abaixo, vamos te mostrar qual o cenário ideal para uma empresa procurar a expertise de uma agência de SEO. Confira.
- Quando suas estratégias atuais para bom posicionamento orgânico perdem a eficácia;
- Se a classificação nos mecanismos de busca é baixa e seu site dificilmente (ou nunca) aparece na primeira página;
- Quando o site, as páginas e o blog não têm conteúdos relevantes, que engajam e aprimoram a experiência do usuário, o tornando assíduo e propagador da marca.
Benefícios de poder contar com os serviços de uma Agência de SEO
Agora que você já entende qual o momento de procurar o suporte de uma agência de SEO, vamos te mostrar os benefícios dessa parceria.
Utilizar novas estratégias para melhorar o posicionamento orgânico do seu site
Com o objetivo de aprimorar cada vez mais as demandas do mercado, dos consumidores e usuários, os mecanismos de busca e ranqueamento são modificados continuamente.
Por este motivo, é muito comum que as estratégias de SEO utilizadas por uma empresa deixem de ser efetivas com o passar do tempo.
Assim, torna-se necessário a atualização das estratégias com técnicas novas que se “encaixam” com os novos algoritmos dos motores de pesquisa.
As agências de SEO estão sempre atualizadas com as últimas modificações dos buscadores, permitindo que as ações de promoção da marca e impulsionamento do posicionamento orgânico sejam eficazes.
Melhorar ranqueamento nas ferramentas de busca
Existe uma infinidade de técnicas que precisam ser utilizadas para que a classificação do site seja melhorada, como palavras-chave, tags, alinhamento preciso com o perfil do consumidor, confiabilidade das informações e o compromisso ético com o que está sendo entregue e transmitido pela marca.
Uma agência de SEO tem uma visão sistêmica que permite uma propagação de marca, produtos e serviços bem sucedida, graças ao tempo de estudo (que geralmente os gestores da empresa contratante não tem à disposição) aplicado para cada um de seus clientes.
Desta forma, as pesquisas realizadas para construir estratégias alinhadas com seu nicho de mercado que alavancarão a classificação e o alcance de sua empresa, ficam por conta da agência.
Aumentar o alcance digital da sua marca
Como dito logo no início deste conteúdo, um bom alcance digital é diferente de ter um site ou estar presente nas redes sociais.
Essa confusão de significados, muitas vezes fazem os gestores acreditarem que não existem mais clientes dispostos a conhecer a empresa ou que as ofertas não são nenhum pouco interessantes.
Obviamente, um produto ou serviço pode se tornar obsoleto, fazendo com que a empresa precise se reinventar, mas nem sempre é aí que mora o problema. Muitas vezes, a falta de uma boa abordagem, que seja autêntica e evidencie o diferencial da marca é o real obstáculo.
Devido às análises minuciosas realizadas por uma agência de SEO, é possível identificar as singularidades do seu negócio, destacar quais os pontos fortes da empresa e quais são suas fraquezas.
Assim, é possível ter um maior alcance digital e melhorar a credibilidade da empresa para seu público alvo, aumentando a procura e aquisições de seus produtos/serviços.
Oferecer conteúdos relevantes para sua persona
Hoje, a internet conta com uma infinidade de assuntos em pauta com relevância para todos os nichos. Chega até a parecer que é muito simples criar conteúdos relevantes para sua audiência com tanto assunto em voga para comentar, não é mesmo?
Só parece, afinal, desenvolver conteúdos relevantes é uma das atividades mais complexas no dia a dia de uma empresa. Tem tantas coisas para serem ditas que fica extremamente difícil identificar o que realmente é interessante para o público-alvo e, na maioria das vezes, a marca se torna repetitiva e desinteressante, gerando críticas e polêmicas com os conteúdos disponibilizados.
A agência de SEO, por meio do planejamento confeccionado especialmente para cada empresa, consegue realizar uma gestão dos temas a serem abordados, fugindo sempre de assuntos polêmicos, os deixando somente para quando for extremamente necessário expor o ponto de vista da marca sobre um determinado assunto delicado.
Pronto, chegamos ao final deste conteúdo e agora você sabe o que é a otimização para motores de pesquisa, o que faz uma agência de SEO e qual o momento adequado de buscar o suporte deste tipo de empresa.
Para aprender muito mais sobre marketing digital, as estratégias usadas nele e como impulsionar a presença digital de sua empresa continue no blog!
💸 Tráfego Orgânico é sempre mais Barato
Você gostaria de crescer o faturamento da sua empresa sem a necessidade de pagar por cliques em campanhas de anúncios? Caso esse questionamento faça sentido para o seu negócio, você PRECISA ampliar as ações em otimização de SEO. Como resultado do emprego desta estratégia, o site da sua empresa passará a receber tráfego orgânico qualificado, algo que pode fazer uma verdadeira revolução em suas vendas.
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