Link Building

O que é Link Building?

Link building é o termo utilizado para identificar as estratégias que visam conseguir backlinks (links em outros sites apontando para o seu, de forma natural ou não), com o objetivo de melhorar o tráfego e ranqueamento nos mecanismos de buscas.

Os mecanismos de buscas usam links para rastrear a web e é um dos quesitos utilizados para medir a autoridade de cada site. Isso quer dizer que, se você dominar a arte de conquistar backlinks de qualidade para seu site, isso ajudará que seu site se sobressaia aos concorrente nas buscas orgânicas, algo que repercutirá positivamente em suas vendas.

Apesar das estratégias de SEO estarem sempre mudando, nunca foi tão importante buscar backlinks de qualidade na produção de conteúdos, para deixar seu site bem posicionado no Google e demais mecanismos de busca.

Por que links são importantes?

Os links são importantes porque facilitam aos mecanismos de pesquisa a descoberta de novas páginas na web, além de ajudar na classificação de autoridade das mesmas. Após rastreá-las, os mecanismos de busca adicionam as novas páginas aos seus índices, indexando todo o conteúdo e habilitando-as para aparecer nos resultados orgânicos de busca.

Vale destacar que os mecanismos de busca não levam em conta apenas o conteúdo da página, mas também a quantidade de links que são apontados para ela e qual a relevância desses sites, ou seja, a qualidade dos mesmos.

Logo, quanto mais sites de qualidade estiverem fazendo referência ao seu, melhor vai ser, pois os mecanismos de busca levam isso em consideração na hora de classificar a posição de um site. Assim, se você utilizar a estratégia de link building, juntamente com outras técnicas de SEO, as chances de você conseguir uma boa classificação serão altas.

Utilizar os backlinks para classificar a autoridade dos sites foi o que fez do Google dominar os mecanismos de buscas nos anos 90. Larry Page, um dos fundadores do Google, criou a PageRank, métrica que era utilizada para classificar um domínio de acordo com a quantidade de links externos que recebe. Ao longo dos anos, essa métrica demonstrou-se bastante eficaz, pois partia do pressuposto de que o backlink era um voto de confiança, como se alguém indicasse seu conteúdo por sua qualidade e credibilidade.

No entanto, logo o Google descobriu que essa estratégia poderia ser manipulada, assim como os resultados das palavras-chave. E assim passou a fazer atualizações regulares, tentando encontrar os sites que manipulavam os resultados. Passaram a aprimorar cada vez mais o PageRank com o objetivo de punir os sites que não mereciam ter uma boa classificação nos mecanismos de buscas.

Não se sabe ao certo todas as regras de negócio do algoritmo do Google que determina a classificação de uma página na web. Mas é quase uma unanimidade entre os analistas de SEO: os links externos que apontam para seu site são fundamentais para o bom posicionamento nas buscas orgânicas.

Definições e métricas de Link Building

  • PageRank: Criado pelo Google, é um algoritmo que serve para classificar e posicionar os websites nos mecanismos de buscas. Esse cálculo se dá com base na quantidade e qualidade dos links que apontam para o site, dentre uma série de outros fatores.
  • Autoridade do domínio: É uma métrica desenvolvida pela SEOmoz que simula o algoritmo do Google. Trata-se de um indicador de qualidade que faz análise dos links, da quantidade de acessos que o site recebe, e mais alguns outros fatores que indicam a relevância do site.
  • Texto âncora: É o texto contido no link. Ele é muito importante para o processo de link building, pois os mecanismos de buscas levam em consideração quando há um texto âncora, identificando se a página é relevante ou não, tendo como base o termo utilizado na ancoragem.
  • Tráfego de Referência: O tráfego de referência acontece quando o usuário encontra o seu site por indicação de outro site. Por exemplo, se ele está lendo um texto na página do G1 e encontra um link para seu site, ao clicar neste link para conferir mais detalhes, esse acesso é classificado como Tráfego de Referência. Todo tráfego gerado por sua estratégia de link building será classificado como tráfego de referência.

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