E-mail Marketing
O E-mail Marketing é uma forma, com baixo custo, de relacionar-se com o público interessado em seu negócio. É uma excelente maneira de nutrir e conquistar novos clientes. No entanto, isso não quer dizer que fazer a nutrição de leads através do E-mail Marketing seja uma tarefa trivial. Afinal, o e-mail é um caminho de comunicação pessoal (altamente direcionada), exigindo atenção e cuidado com o conteúdo a ser enviado.
A seguir, apresentamos algumas das técnicas mais eficientes em relação ao e-mail marketing e o que você deve fazer para começar a utilizá-lo hoje mesmo.
Caso sua empresa não tenha equipe especializada para fazer a produção de emails para a nutrição de leads, entre em contato conosco. A fim de otimizar o tempo de sua equipe, a Primesoft pode gerenciar essa importante ferramenta de comunicação para sua empresa. Caso esse serviço seja de seu interesse, clique aqui para solicitar mais detalhes!
O que é E-mail Marketing?
E-mail Marketing é uma técnica de utilização do e-mail como um canal de relacionamento entre a empresa, seus consumidores e potenciais clientes. Através do E-mail Marketing, sua empresa pode criar uma relação mais próxima com potenciais clientes, mantê-los informados, além de conquistar mais vendas.
Benefícios do E-mail Marketing
Como o e-mail é uma ferramenta de comunicação mais pessoal, sempre que sua empresa converter um novo Lead, utilize os dados com cautela e de forma inteligente. Caso contrário, você acabará perdendo um potencial cliente ou até poderá prejudicar seu domínio de e-mail para disparo de mensagens (spam!).
De forma bem sucinta, o e-mail é uma maneira de alcançar um alto número de pessoas com um custo relativamente baixo para seu negócio. Para construir esse relacionamento através do e-mail marketing, crie conteúdos relevantes, que estejam alinhados ao perfil de seus leads.
Através da ferramenta você consegue
- Engajar leads;
- Promover seus conteúdos;
- Relacionar, informar e educar leads;
- Aumentar suas vendas.

Como aumentar a base de leads?
Para começar a criar sua base de leads, é de extrema importância que você nunca compre uma lista pronta. Afinal, a lista dificilmente estará alinhada ao perfil desejado, e o resultado será sempre o oposto do objetivo almejado. Para construir uma lista de leads, é preciso inserir em seu site ou blog um espaço para os visitantes cadastrarem o e-mail deles. Já para aumentar sua base, você precisa seguir as dicas abaixo!
- Produzir materiais ricos e de qualidade, como ebooks e infográficos, fazendo com que o usuário faça o download do conteúdo através de uma Landing Page;
- Apresentar informações relevantes, que respondam dúvidas;
- Oferecer links para que o visitante de seu site possa inscrever-se para receber novos materiais;
- Criar conteúdos em parceria com outras empresas (guest posts, link building…);
- Otimizar conteúdos (SEO, SEM…);
- Utilizar CTAs em todos os materiais possíveis.

Como fazer E-mail Marketing?
Fazer E-mail Marketing não é algo complicado. Há softwares que facilitam o processo, oferecendo serviço de disparo de e-mails em massa. Porém, ainda sim é preciso planejamento.
Com a base de leads preparada, é preciso escolher o ESP (Email Service Provider) que será utilizado para os disparos, facilitando o processo de envio e gestão. Para isso, aqui na Agência Primesoft utilizamos o software da RD Station.
Escolhido o software de envio, é hora de decidir os detalhes do e-mail, como remetente, qual linguagem será utilizada (formal ou informal), conteúdos e ofertas que você deseja promover com o envio. Após contemplar esses passos, escolha o template que deseja utilizar e monte seu e-mail. A comunicação visual também é muito importante, podendo influenciar seu lead a continuar ou não a leitura.
Outra definição que nem sempre recebe a devida atenção é a periodicidade e frequência de envio de seus e-mails. Estabelecer quantos e-mails serão enviados por mês é muito importante, bem como, o melhor horário para enviá-los (algo que recomendados ser definido após alguns testes com sua base). Há empresas que enviam e-mails diariamente, mas o recomendado é começar enviando um por semana e testar essa frequência.
Então chega a etapa da segmentação e análise dos resultados. Por segmentação entenda-se a análise de sua base de leads e a separação da mesma em grupos, para que a mensagem apropriada chegue às pessoas certas. Após o envio, é de extrema importância que ocorra a análise dos resultados para que sejam identificadas as possíveis melhorias. Uma estratégia de E-mail Marketing eficiente, permite que sua empresa realize a Nutrição de Leads, algo fundamental para que seus prospectos evoluam em suas jornadas de compra.
Tipos de E-mail Marketing
Há diferentes formatos de e-mails, sendo que sua escolha dependerá do tipo de informação que você deseja transmitir. Conheça os tipos de E-mail Marketing abaixo!
- Newsletter Informativa: Tem o objetivo de manter o assinante informado, enviando materiais como artigos de blogs e notícias;
- Fidelização: Conquistar novos clientes é mais difícil e caro que manter um. Através dos e-mails de fidelização, você poderá notificar o cliente sobre a compra, dar a ele a oportunidade de acompanhar o processo de compra, solicitar a opinião e por aí vai;
- Promoção: Com o E-mail Marketing promocional, você realizará ofertas ou influenciará seu lead a realizar uma ação;
- Vendas online: Ideal para e-commerces, a fim de promover seus produtos, apresentar as novidades, etc;
- Autoresponders: São aqueles e-mails automáticos, como de boas-vindas, de confirmação, entre outros;
- Reengajamento: Como o nome sugere, são e-mails para tentar engajar seus leads que pararam ou diminuíram a abertura dos emails enviados por sua empresa;
- Comemorativo: São e-mails com o intuito de parabenizar seu lead em datas especiais, como natal, ano novo e páscoa.
Nutrição de Leads através do E-mail Marketing
Denominamos Nutrição de Leads a criação e envio de conteúdos direcionados de acordo com o perfil e estágio da Jornada de Compra em que o potencial cliente encontra-se.
Dessa forma, você constrói uma relação com o Lead com o intuito de suprimir todas as suas dúvidas e fazê-lo evoluir no funil de vendas. A Nutrição de leads é realizada, preferencialmente, através de ferramentas de automatização, onde ficarão previamente definidos o conteúdo dos e-mails e os gatilhos para disparo. Junto à nutrição do Lead, deve-se utilizar uma ferramenta de Lead Scoring, a fim de evidenciar quando um Lead que estava nos estágios iniciais do funil de vendas, evoluir e passar a ser classificado como uma oportunidade para o time de vendas.
Com a Nutrição de Leads seu negócio pode:
- Segmentar e qualificar leads;
- Reduzir tempo e etapas de seu ciclo de vendas;
- Reduzir custos com seu time de vendas;
- Aumentar as chances de fechar novos negócios, utilizando os mesmos recursos.
O que não faltam são motivos para você utilizar o E-mail Marketing para o crescimento de seu negócio!

O que seria um fluxo de nutrição de leads?
O fluxo de nutrição é uma sequência de e-mails enviada para um determinado segmento de pessoas. O propósito é fazê-lo atingir um determinado objetivo. Ou seja, melhorar ou construir um relacionamento com o seu público.
Além disso, são e-mails personalizados, pois esse é um dos pilares do Inbound Marketing. Portanto, ele entregará para o seu cliente o que ele precisa naquele momento para atender às suas necessidades.