E-mail Marketing

A melhor ferramenta de comunicação individual personalizada!

E-mail Marketing

O E-mail Marketing é uma forma, com baixo custo, de relacionar-se com o público interessado em seu negócio. É uma excelente maneira de nutrir e conquistar novos clientes. No entanto, isso não quer dizer que fazer a nutrição de leads através do E-mail Marketing seja uma tarefa trivial. Afinal, o e-mail é um caminho de comunicação pessoal (altamente direcionada), exigindo atenção e cuidado com o conteúdo a ser enviado.

A seguir, apresentamos algumas das técnicas mais eficientes em relação ao e-mail marketing e o que você deve fazer para começar a utilizá-lo hoje mesmo.

Caso sua empresa não tenha equipe especializada para fazer a produção de emails para a nutrição de leads, entre em contato conosco. A fim de otimizar o tempo de sua equipe, a Primesoft pode gerenciar essa importante ferramenta de comunicação para sua empresa. Caso esse serviço seja de seu interesse, clique aqui para solicitar mais detalhes!

O que é E-mail Marketing?

E-mail Marketing é uma técnica de utilização do e-mail como um canal de relacionamento entre a empresa, seus consumidores e potenciais clientes. Através do E-mail Marketing, sua empresa pode criar uma relação mais próxima com potenciais clientes, mantê-los informados, além de conquistar mais vendas.

Benefícios do E-mail Marketing

Como o e-mail é uma ferramenta de comunicação mais pessoal, sempre que sua empresa converter um novo Lead, utilize os dados com cautela e de forma inteligente. Caso contrário, você acabará perdendo um potencial cliente ou até poderá prejudicar seu domínio de e-mail para disparo de mensagens (spam!).

De forma bem sucinta, o e-mail é uma maneira de alcançar um alto número de pessoas com um custo relativamente baixo para seu negócio. Para construir esse relacionamento através do e-mail marketing, crie conteúdos relevantes, que estejam alinhados ao perfil de seus leads.

Através da ferramenta você consegue

  • Engajar leads;
  • Promover seus conteúdos;
  • Relacionar, informar e educar leads;
  • Aumentar suas vendas.
Nutrição de Leads

Como aumentar a base de leads?

Para começar a criar sua base de leads, é de extrema importância que você nunca compre uma lista pronta. Afinal, a lista dificilmente estará alinhada ao perfil desejado, e o resultado será sempre o oposto do objetivo almejado. Para construir uma lista de leads, é preciso inserir em seu site ou blog um espaço para os visitantes cadastrarem o e-mail deles. Já para aumentar sua base, você precisa seguir as dicas abaixo!

  • Produzir materiais ricos e de qualidade, como ebooks e infográficos, fazendo com que o usuário faça o download do conteúdo através de uma Landing Page;
  • Apresentar informações relevantes, que respondam dúvidas;
  • Oferecer links para que o visitante de seu site possa inscrever-se para receber novos materiais;
  • Criar conteúdos em parceria com outras empresas (guest posts, link building…);
  • Otimizar conteúdos (SEO, SEM…);
  • Utilizar CTAs em todos os materiais possíveis.
Aumentar a base de leads

Como fazer E-mail Marketing?

Fazer E-mail Marketing não é algo complicado. Há softwares que facilitam o processo, oferecendo serviço de disparo de e-mails em massa. Porém, ainda sim é preciso planejamento.

Com a base de leads preparada, é preciso escolher o ESP (Email Service Provider) que será utilizado para os disparos, facilitando o processo de envio e gestão. Para isso, aqui na Agência Primesoft utilizamos o software da RD Station.

Escolhido o software de envio, é hora de decidir os detalhes do e-mail, como remetente, qual linguagem será utilizada (formal ou informal), conteúdos e ofertas que você deseja promover com o envio. Após contemplar esses passos, escolha o template que deseja utilizar e monte seu e-mail. A comunicação visual também é muito importante, podendo influenciar seu lead a continuar ou não a leitura.

Outra definição que nem sempre recebe a devida atenção é a periodicidade e frequência de envio de seus e-mails. Estabelecer quantos e-mails serão enviados por mês é muito importante, bem como, o melhor horário para enviá-los (algo que recomendados ser definido após alguns testes com sua base). Há empresas que enviam e-mails diariamente, mas o recomendado é começar enviando um por semana e testar essa frequência.

Então chega a etapa da segmentação e análise dos resultados. Por segmentação entenda-se a análise de sua base de leads e a separação da mesma em grupos, para que a mensagem apropriada chegue às pessoas certas. Após o envio, é de extrema importância que ocorra a análise dos resultados para que sejam identificadas as possíveis melhorias. Uma estratégia de E-mail Marketing eficiente, permite que sua empresa realize a Nutrição de Leads, algo fundamental para que seus prospectos evoluam em suas jornadas de compra.

Tipos de E-mail Marketing

Há diferentes formatos de e-mails, sendo que sua escolha dependerá do tipo de informação que você deseja transmitir. Conheça os tipos de E-mail Marketing abaixo!

  • Newsletter Informativa: Tem o objetivo de manter o assinante informado, enviando materiais como artigos de blogs e notícias;
  • Fidelização: Conquistar novos clientes é mais difícil e caro que manter um. Através dos e-mails de fidelização, você poderá notificar o cliente sobre a compra, dar a ele a oportunidade de acompanhar o processo de compra, solicitar a opinião e por aí vai;
  • Promoção: Com o E-mail Marketing promocional, você realizará ofertas ou influenciará seu lead a realizar uma ação;
  • Vendas online: Ideal para e-commerces, a fim de promover seus produtos, apresentar as novidades, etc;
  • Autoresponders: São aqueles e-mails automáticos, como de boas-vindas, de confirmação, entre outros;
  • Reengajamento: Como o nome sugere, são e-mails para tentar engajar seus leads que pararam ou diminuíram a abertura dos emails enviados por sua empresa;
  • Comemorativo: São e-mails com o intuito de parabenizar seu lead em datas especiais, como natal, ano novo e páscoa.

Nutrição de Leads através do E-mail Marketing

Denominamos Nutrição de Leads a criação e envio de conteúdos direcionados de acordo com o perfil e estágio da Jornada de Compra em que o potencial cliente encontra-se.

Dessa forma, você constrói uma relação com o Lead com o intuito de suprimir todas as suas dúvidas e fazê-lo evoluir no funil de vendas. A Nutrição de leads é realizada, preferencialmente, através de ferramentas de automatização, onde ficarão previamente definidos o conteúdo dos e-mails e os gatilhos para disparo. Junto à nutrição do Lead, deve-se utilizar uma ferramenta de Lead Scoring, a fim de evidenciar quando um Lead que estava nos estágios iniciais do funil de vendas, evoluir e passar a ser classificado como uma oportunidade para o time de vendas.

Com a Nutrição de Leads seu negócio pode:

  • Segmentar e qualificar leads;
  • Reduzir tempo e etapas de seu ciclo de vendas;
  • Reduzir custos com seu time de vendas;
  • Aumentar as chances de fechar novos negócios, utilizando os mesmos recursos.

O que não faltam são motivos para você utilizar o E-mail Marketing para o crescimento de seu negócio!

Função para Atrair

O que seria um fluxo de nutrição de leads?

O fluxo de nutrição é uma sequência de e-mails enviada para um determinado segmento de pessoas. O propósito é fazê-lo atingir um determinado objetivo. Ou seja, melhorar ou construir um relacionamento com o seu público.

Além disso, são e-mails personalizados, pois esse é um dos pilares do Inbound Marketing. Portanto, ele entregará para o seu cliente o que ele precisa naquele momento para atender às suas necessidades.

Possui Interesse neste Serviço?

Para podermos montar um orçamento que atenda suas necessidades, precisaremos da maior quantidade de informações que você puder nos passar.

Utilize o formulário abaixo para nos passar um briefing de seu projeto:
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