Videoaulas e Cursos EaD
O último relatório do Censo EaD emitido pela Associação, aponta, dentre outros dados, que as classes C, D e E formam a maior parte dos alunos de cursos de EaD privados, e que o número de Pessoas com Deficiência (PcD) atendidas neste formato tem aumentado mais do que nos cursos presenciais, chegando a 48 mil alunos entre 2019 e 2020. O relatório é emitido anualmente e já está na 11ª edição.
Com a crescente demanda, torna-se essencial que os profissionais dedicados a produzir conteúdos em formato audiovisual desenvolvam boas práticas para gravação de videoaulas, tendo sempre em mente que o aluno deve estar em primeiro lugar.
Se a sua Instituição de Ensino ainda não migrou para o online, ela com certeza deve estar perdendo vendas para seus concorrentes.
Videoaulas
No contexto de vídeos de conteúdo vale um destaque mais que especial para a produção de videoaulas, tanto por sua capacidade de multiplicar conhecimento, quanto pelo potencial de gerar lucros para às instituições de ensino que investem na modalidade de Ensino à Distância (EaD).
O uso do vídeo como recurso educacional não é algo novo, porém é comumente reconhecido como próprio da educação à distância. E, com o cenário de restrições ocasionadas pela pandemia do coronavírus, muitas instituições de ensino tiveram que se modernizar para não interromper o calendário escolar, ou para gerar novas oportunidades de crescimento no segmento educacional que mais se expande no Brasil e no mundo.

Tipos de videoaulas
O tipo de videoaula tem relação com o conteúdo a ser ministrado. Veja alguns exemplos:
- tradicional: em formato de filmagem, no qual a pessoa fica em frente a câmera explicando o conteúdo;
- screencasts: muito utilizado para ensinar como usar ferramentas digitais, fazer cadastro em alguma plataforma, etc. Consiste na filmagem da tela do computador, durante o tour na ferramenta ou plataforma, ao mesmo tempo em que realiza a explicação, algo bem semelhante a um tutorial de utilização;
- entrevista: no formato de perguntas e respostas, entrevistador e entrevistado (normalmente especialista em algum assunto), abordam determinado tema;
- apresentações: a explicação é dada com a utilização de slides produzidos em Powerpoint, Prezi, Google Slides, que são algumas ferramentas disponíveis.