Consultoria de SEO

O que é SEO?

Toda vez que um site, post de blog ou demais formatos de conteúdos são publicados na internet, o Google (e outros buscadores) procuram indexá-los de modo a organizar as informações e deixá-las disponíveis para serem encontradas a cada pesquisa realizada no buscador.

Mas existem milhares de conteúdos sendo publicados diariamente na internet e isso faz com que haja muitos resultados compatíveis para cada termo pesquisado. A definição de quais páginas ficam à frente das demais, portanto, é o principal desafio dos buscadores, uma vez que a missão deles é entregar a melhor resposta para a dúvida de seus usuários.

E aí que entra o SEO (Search Engine Optimization). Como a própria tradução sugere, SEO é a otimização do seu site para os motores de busca. Um conjunto de técnicas que contribuem para que os algoritmos dos buscadores melhorem o posicionamento orgânico de uma página para determinada palavra-chave pesquisada.

Como resultado, as otimizações de SEO melhoram o posicionamento orgânico do seu site para determinados termos de busca definidos na sua estratégia de marketing digital. Ao alcançar as primeiras posições orgânicas no Google, seu site conseguirá muito mais acessos e autoridade na internet. Isso mesmo. Tráfego orgânico, em pesquisas relacionadas ao seu mercado de atuação e sem a necessidade de pagar por cliques.

Como funciona a Consultoria de SEO?

Aqui na Primesoft, temos um foco muito claro: o objetivo da consultoria de SEO é aumentar o número de visitas orgânicas no site da sua empresa. Para isso, contamos com a nossa experiência (de mais de uma década na área) e nossa metodologia de geração de resultados. Afinal, sabemos que seu objetivo ao nos contratar, é deixar de perder vendas para seus concorrentes.

Na prática, a Consultoria de SEO segue seis etapas fundamentais:

  • identificação e correção de problemas em seu site;
  • estudo do seu público-alvo;
  • definição de palavras-chave;
  • produção de conteúdo;
  • análise de desempenho e ajustes na estratégia;
  • apresentação de resultados (relatórios).

Identificação e correção de problemas em seu site

Com o aumento da competitividade pelas primeiras posições no resultado de busca orgânica do Google, realizar melhorias de SEO on-page é imprescindível, caso sua empresa almeje resultados consistentes no digital. As otimizações de SEO on-page são indicadas tanto para as páginas institucionais do site de sua empresa, bem como páginas de produtos, páginas de eventos e publicações de blog.

Essa análise abrange, principalmente, aspectos relacionados a:

  • tecnologia utilizada na criação do site;
  • arquitetura e estrutura;
  • usabilidade e responsividade;
  • servidor de hospedagem e performance;
  • conteúdos das páginas, em texto e imagens (além do blog);
  • escaneabilidade.

Estudo do seu Público-Alvo

A primeira etapa em qualquer projeto de marketing deve ser entender quem compra seus produtos e serviços e como essa compra é realizada. Para isso, conversamos com o nosso cliente, com intuito de identificar informações sobre esse público e seu comportamento online. É comum a aplicação de pesquisas exploratórias ou quantitativas com consumidores finais para entender melhor suas dores e conhecer sua jornada de compra.

A elucidação dos 5 papéis no processo de compra também faz parte desse estudo, com o objetivo de identificar:

  • Iniciador (aquele que evidencia a necessidade);
  • Influenciador (agentes influenciadores no processo de compra);
  • Decisor (aquele que efetivamente toma a decisão de compra);
  • Comprador (aquele que executa a operação de compra, que efetivamente paga pelo produto ou serviço);
  • Usuário (o consumidor do produto ou serviço, aquele a quem o produto ou serviço se destina).

A consolidação desse estudo se dá através do mapeamento das personas do seu negócio, ou seja, uma representação semi ficcional de seu consumidor ideal.

Definição de palavras-chave para cada etapa do Funil de Vendas

Uma das etapas mais importantes da Consultoria de SEO é a definição de palavras-chave a serem contempladas na estratégia digital. Logo em seguida, devem ser elaboradas as pautas de conteúdos a serem criados para cada etapa do funil de vendas, de forma a ter uma cobertura completa da jornada de compra de seus clientes.

Neste sentido, precisarão ser listados conteúdos a serem produzidos para cada fase do funil de vendas:

  • Topo de Funil: para esta etapa, é indicada a produção de materiais mais abrangentes sobre seu mercado de atuação e sobre possíveis dores dos seus clientes, utilizando linguagem clara e de fácil acesso, dado que o potencial cliente possivelmente ainda não é expert no assunto. O objetivo dos conteúdos produzidos nesta etapa do funil é aumentar o tráfego qualificado no site da sua empresa, trazendo dados de mercado e evidenciando as dores dos seus potenciais clientes.
  • Meio de Funil: aqui o conteúdo deve ser mais informativo, uma vez que o potencial cliente reconhece a existência de um problema e passa a considerar possíveis soluções. No entanto, isso não significa que você deve criar conteúdos que explorem diretamente seus produtos e serviços. O objetivo desta etapa é educar o Lead, portanto, confirme suas dores e apresente possíveis soluções para saná-las. Lembre-se que primeiro você constrói autoridade e, somente depois disso, você terá uma oportunidade concreta de venda.
  • Fundo de Funil: o potencial cliente já está inclinado a solucionar suas dores, sendo esta a etapa ideal para você apresentar seus produtos e serviços. Conteúdos que influenciam a decisão da compra são ideais, tais como depoimentos de outros clientes, cases de sucesso ou acesso experimental.

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