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Como Contratar uma Agência de Marketing Digital?

Muitas empresas apresentam dúvidas no que tange à seguinte questão: vale mais a pena investir em um time de marketing digital próprio ou contar com a ajuda de uma agência especializada no assunto?

image author
Por Gabriel Walter Fuchsberger
em 19/01/21
Assistente de Marketing

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Como Contratar uma Agência de Marketing Digital?

O marketing digital é uma realidade indissociável do mundo dos negócios hoje em dia. Desde a virada do século, muitas empresas apostam na publicidade pela internet como forma de aumentar o seu alcance e concretizar mais vendas. E a razão é óbvia: com a democratização da tecnologia e a constante expansão das suas possibilidades, é possível alcançar praticamente qualquer público através da internet.

Para se ter uma ideia, o Marketing de Conteúdo, uma das estratégias de Marketing Digital, junto ao E-mail Marketing, Redes Sociais, Otimização de Conversão e Marketing de Busca, é 62% mais barato que as mídias tradicionais (TV, rádio, outdoor etc.) e gera aproximadamente 3 vezes mais leads, de acordo com uma pesquisa realizada pela Demand Metric. Interessante, não é mesmo?

Mesmo quem não é expert no tema e ainda está começando pode afirmar com segurança: investir em marketing digital é uma excelente opção para o crescimento do seu negócio. 

Muitas empresas apresentam dúvidas, todavia, no que tange à seguinte questão: vale mais a pena investir em um time de marketing digital próprio ou contar com a ajuda de uma agência especializada no assunto?

Sendo assim, neste post, vamos mostrar as diferenças entre internalizar o marketing digital ou terceirizar essa função para uma agência e auxiliar você em como contratar uma agência de marketing digital. Vamos lá? É só continuar a leitura! 🤓

Internalizar ou terceirizar?

A implementação ou ampliação das estratégias de marketing digital para o seu negócio deve, claramente, contar com funcionários que realizem o trabalho necessário para que você possa perceber os resultados. No entanto, esses funcionários serão os seus (atuais ou futuramente contratados) ou os de uma agência de marketing digital a ser terceirizada?

A verdade é que a questão envolve diretamente as suas necessidades e o orçamento disponível.

Antes de sair à procura de uma agência de marketing digital, olhe para dentro da sua equipe. Dada a estratégia em que você deseja investir, existem funcionários suficientemente capacitados e com tempo hábil para se dedicar a ela? Procure reunir a sua equipe e discutir o que precisa ser feito para que as suas metas sejam atingidas. Em seguida, trace um plano de ação com essas estratégias e veja o que é possível de ser executado internamente. Ou, ainda, cogite a possibilidade da contratação de outros trabalhadores para a sua equipe. Dessa forma, você poderá ter mais controle sobre o que está acontecendo, pois as suas ações estarão concentradas dentro de casa.

Entretanto, solicitar a funcionários que se dediquem exclusivamente às funções exigidas pelo marketing digital ou contratar novos pode ser bastante custoso para a empresa. Além disso, você não contará com toda a expertise de uma agência que se dedica somente ao marketing digital. Se você não tem experiência com marketing digital no seu time, gerir uma área que não é a sua especialidade pode se tornar um grande problema. Por isso, pode ser melhor optar pelo outsourcing, ou seja, a terceirização de uma ação. 

Terceirizar as ações de marketing digital para uma agência especializada é uma prática muito comum para as empresas que não dispõem de tempo, não contam com equipe para isso, não sabem por onde começar ou são receosas quanto ao investimento necessário para a contratação de um especialista.

Além do mais, o marketing digital é muito amplo. Nesse segmento, existem diversas especialidades, que vão desde o desenvolvimento de sites até a produção de conteúdo. Isso exige uma série de especializações por parte de quem atua nessa área a fim de que o serviço seja executado com excelência. Mais um motivo para contar com o time de uma agência de marketing digital, não é mesmo?

Sendo assim, contratar uma agência de marketing digital fará com que você tenha campanhas de maior sucesso, mais economia e gaste menos tempo lidando com assuntos que não são o foco do seu negócio. Vamos conferir o que é uma agência de marketing digital, o que elas fazem e algumas razões para contratá-las?  🔎

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O que é uma agência de marketing digital?

Uma agência de marketing digital é uma empresa cuja prestação de serviços está focada na divulgação de marcas na internet. Para isso, existem diversas estratégias a serem adotadas. A principal delas é o inbound marketing (ações com o objetivo de atrair potenciais clientes até a empresa por intermédio de conteúdos relevantes). 👨‍💻

O que uma agência de marketing digital faz?

As agências de marketing digital analisam e executam os projetos solicitados pelos clientes que desejam usufruir do marketing digital para promoverem a sua marca.

Algumas agências prestam serviços gerais e atuam, por exemplo, desde o planejamento da comunicação online até a execução do projeto, etapa por etapa. Outras, no entanto, especializam-se em um ou mais segmentos.

Por isso, é importante que você tenha bem definido o tipo de serviço a ser executado e saiba como determinada agência poderá auxiliar nessa tarefa.

Mas, em geral, as agências de marketing digital atuam para aproximar marcas de pessoas que apresentam grandes chances de se tornarem clientes. Como elas fazem isso? Por meio de sua expertise, as agências de marketing digital contam com uma inteligência capaz de orientar as suas ações a fim de impactar quem mais manifesta interesse pelo seu produto na internet. 

Confira, a seguir, algumas atividades desempenhadas por agências de marketing digital 💻:


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1) Estudo do público-alvo e mapeamento de personas

Ao definir bem o seu público-alvo e fazer o mapeamento de personas, a agência de marketing digital saberá a melhor forma para coletar informações, selecionar o público que interessa para o seu negócio e comunicar-se da melhor maneira com ele, utilizando-se de canais digitais como site, redes sociais, marketplaces etc. 👥

2) Otimizações de SEO

Para que você seja encontrado com mais facilidade pelos usuários da internet ao realizarem buscas sobre o seu produto, figurar entre as primeiras posições de buscadores como o Google é essencial. Para isso, são empregadas técnicas de otimizações de SEO no seu site pelas agências de marketing digital, que farão a avaliação da sua webpage, indicarão as melhorias necessárias e farão o gerenciamento do site para aumentar o seu tráfego e, consequentemente, as suas vendas. 🤑

3) Criação de conteúdo

Quando falamos em criação de conteúdo, estamos empregando um termo genérico que envolve diferentes formatos de mensagem, como textos, áudio e vídeo, por exemplo. As agências de marketing digital conhecerão o seu público por meio da inteligência e passarão a produzir conteúdo relevante para chamar a sua atenção, visibilizando a sua marca e agregando autoridade a ela. ✍️

4) Gestão de campanhas de anúncios

O investimento em anúncios (como o Google Ads e Facebook Ads) é de suma importância no marketing digital. As plataformas acima, que envolvem todos os serviços do Google (o próprio buscador, o Google Shopping, o Youtube) e do Facebook (como a própria rede social de mesmo nome e o Instagram) são essenciais para que a sua marca e os seus produtos ganhem notoriedade para os usuários da internet. Ao contratar uma agência de marketing digital competente no assunto, sua marca estará em todos os lugares! 🌟

5) Gestão de redes sociais

Criar um perfil nas redes sociais é uma excelente estratégia para se relacionar com os seus clientes e alcançar mais pessoas com a divulgação dos seus serviços. No entanto, é preciso manter-se ativo e entender como elas funcionam. Para isso, as agências de marketing digital fazem a gestão das suas contas nas redes sociais e desenvolvem estratégias para atrair a atenção do público-alvo, entregar valor e otimizar o atendimento. 📲

6) Identidade visual

A identidade visual da sua marca se constitui como uma das formas mais persuasivas de comunicação. Por isso, é recomendável que ela esteja nas mãos de especialistas, não é mesmo? As agências de marketing digital podem contribuir para a boa aparência do seu site, facilidade de navegação e concentração dos meios de contato em um só lugar. 🚀

Por que contratar uma agência de marketing digital?

Contratar uma agência de marketing digital tornará a sua rotina mais ágil, otimizará os seus custos e fará com que a sua campanha de publicidade chegue ao maior número de pessoas possível. Além disso, a contratação de uma agência terá impacto positivo na imagem do seu negócio, pois os profissionais que vão cuidar da sua marca sabem como funcionam as demandas digitais e a melhor forma de se comunicar com as suas personas, despertando nelas um interesse genuíno pelo seu produto. Vamos conferir em detalhes algumas vantagens? ⚓

1) Trabalhe com especialistas

As agências contam com especialistas nos mais diversos segmentos do marketing digital. Os profissionais qualificados poderão atender as suas demandas com excelência, tornando seu relacionamento com o público-alvo mais assertivo e aumentando a sua captação de leads. 🧐

2) Gerencie seu orçamento com mais eficiência

A experiência que uma agência de marketing digital tem no ramo será muito útil para auxiliar você quanto ao orçamento que a sua empresa deve destinar para as ações de marketing, contribuindo para um budget realista e controlado de acordo com as suas expectativas. 📈

3) Reduza os custos

Ao concentrar o trabalho de marketing digital em uma agência, os custos devem ser menores, porque você não precisa se preocupar com gastos com mão de obra e equipamentos. Além disso, o próprio marketing digital já apresenta custos reduzidos em relação a formatos tradicionais de publicidade, como comerciais na TV e anúncios em jornais. 💸

4) Tenha acesso a métricas e indicadores

Investir em formas tradicionais de marketing gera mais incertezas quanto ao público que se atinge do que o investimento em marketing digital. Isso porque, na internet, cada ação dos usuários deixa um rastro capaz de ser acompanhado. Ao monitorar esses dados, resultados importantes de métricas relacionadas às suas estratégias de marketing são colhidos pelas agências. Dessa forma, caso sejam insatisfatórios, podem rapidamente ser substituídos por uma rota melhor. 📊

5) Tenha acesso a todas as ferramentas

As agências de marketing digital oferecem diversas ferramentas para uma estratégia de sucesso, como automação, administração de redes sociais, e-mail marketing, criação de conteúdo,  além dos melhores softwares para tratar imagem e garantir um design impecável. 🎨

E aí, gostou do nosso post sobre como contratar uma agência de marketing digital? E você, internaliza ou terceiriza esse processo? Conte para a gente nos comentários e compartilhe o post com os amigos! 😉

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O Inbound marketing veio para ficar e você não precisa perder mais nenhuma venda para seus concorrentes por conta desta nova realidade. Essa estratégia de marketing digital auxilia empresas a crescerem seu faturamento através do universo digital. De forma bem resumida, são ações com objetivo atrair visitantes qualificados ao site da empresa, por intermédio de conteúdos relevantes, que permitam a conversão de leads e criação de autoridade para sua marca. Tudo isso sem a necessidade de pagar por cliques em campanhas de anúncios.

Ficou interessado? Agende uma mini consultoria gratuita com nosso gerente de projetos para montar um plano de crescimento de vendas através da internet.

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