Quais métricas de marketing digital devo monitorar?
Cada vez mais, empresas apostam no marketing digital como uma estratégia para aumentar suas vendas, o que é muito útil para o crescimento dos negócios. E, uma das maiores razões para a popularização de sua utilização é que as estratégias de marketing digital são facilmente mensuráveis, diferentemente das ações promocionais tradicionais.
Cada vez mais, empresas apostam no marketing digital como uma estratégia para aumentar suas vendas, o que é muito útil para o crescimento dos negócios. E, uma das maiores razões para a popularização de sua utilização é que as estratégias de marketing digital são facilmente mensuráveis, diferentemente das ações promocionais tradicionais.
Ou seja, os gestores conseguem analisar o trabalho que está sendo realizado pelos resultados diretamente gerados. Para isso, existem inúmeras métricas de marketing digital que devem ser monitoradas regularmente. 👩💻
Apesar de se falar bastante sobre as métricas, como existem muitas delas, é comum que os empreendedores ou colaboradores de uma empresa não saibam ao certo qual acompanhar. Para sanar essa dor, vamos esclarecer, neste post, o que são as métricas de marketing digital e quais delas sua empresa deve monitorar. Confira!
Conteúdo deste Post
O que são métricas de marketing?
São indicadores utilizados para avaliar e acompanhar, de forma prática e objetiva, o desempenho de campanhas e ações de marketing digital de uma empresa.
É fundamental que elas sejam monitoradas desde o início de uma campanha até o seu final porque, a partir delas, o gestor da área consegue visualizar os resultados obtidos pela estratégia e analisar se ela está funcionando ou não.
Caso ela não esteja funcionando, é possível modificar o planejamento inicial para que melhores resultados sejam obtidos. Se a estratégia estiver dando certo, as métricas também vão mostrar esse dado, e o indivíduo saberá que deve continuar com o que foi projetado inicialmente, ou até mesmo ampliar os esforços, a fim de obter resultados ainda mais expressivos. 📉
Além disso, por meio da análise de métricas, a empresa é capaz de medir outros dados muito importantes, como o envolvimento do público-alvo na ação e o ROI (Retorno Sobre o Investimento).
Com isso, o gestor da campanha consegue identificar oportunidades de negócio ou, ainda, notar um problema que poderia passar despercebido, sem o auxílio das métricas.
Além dessas vantagens, é essencial medir as métricas de marketing, porque, ao saber o desempenho da campanha, ganha-se mais segurança para a tomada de decisões, algo indispensável para a assertividade das mesmas.
Existem diversas métricas que uma empresa deve monitorar. Entretanto, se um indivíduo tentar acompanhar todas elas diariamente, provavelmente não conseguirá, e se perderá com tantas informações. Por isso, é necessário identificar quais métricas fazem mais sentido para seu negócio, passando a ser monitoradas por seu time.
Quais métricas de marketing acompanhar no dia a dia?
De acordo com o objetivo de uma campanha, as métricas de marketing que você deve acompanhar podem variar. Entretanto, existem 4 métricas que recomendamos acompanhar sempre, independentemente do campo de atuação e do propósito da empresa. Agora, veremos quais são elas!
1. Número de visitantes no site
O número de visitantes em um site ou blog é muito relevante para a empresa, porque é nesse espaço que o público conhece mais sobre o negócio e os produtos ou serviços oferecidos.
Ou seja, é onde há uma grande chance de potenciais clientes tornarem-se consumidores da empresa e compradores fiéis da marca. Então, é fundamental que o número de visitantes de um site continue sempre crescendo. 📈
Caso ele permaneça estável ou diminua de um mês para o outro, a empresa deve parar e analisar o que não está funcionando e está afastando o público de sua página.
2. Taxa de conversão de leads
Lead é aquele visitante que a empresa é capaz de identificá-lo, através de alguma informação fornecida por ele, como seu nome e e-mail, por exemplo. É muito comum converter visitantes anônimos em leads oferecendo um item ou informação de valor como, por exemplo, um e-book, infográfico ou até mesmo a assinatura de uma newsletter.
A taxa de conversão de leads é o percentual de visitantes que se tornaram leads. É importante saber esse dado, porque os leads são as pessoas com quem a empresa pode começar um relacionamento com a finalidade de transformá-las em clientes.
Outras métricas relacionadas aos leads que devem ser monitoradas com certa frequência são os canais que mais trazem leads (redes sociais, e-mail, etc.) e o CPL (custo por lead). Para descobrir esse valor, basta dividir a quantidade investida em marketing digital pelo número de leads gerados. 💸
3. Taxa de conversão de leads em oportunidades
Essa taxa refere-se ao percentual de leads que podemos classificar como oportunidades de negócios. Isto é, aqueles leads que demonstram interesse em adquirir o serviço ou produto da empresa.
Caso ela seja baixa, significa que algo está dando errado entre a geração de leads e a qualificação destes. Por isso, é essencial monitorar essa métrica e tomar providências quando ela estiver baixa. 🧐
4. Vendas
As vendas também são consideradas métricas de marketing, afinal, elas são o resultado mais importante para um negócio. É preciso medir quanto dessas oportunidades geradas tornam-se, de fato, vendas para sua empresa, evidenciando que as ações de marketing digital estão em pleno funcionamento.
Se o número for baixo, a empresa deve rever todo esse caminho para localizar onde está o erro. Por exemplo, ele pode estar na abordagem do time de vendas ou até mesmo no conteúdo do site que está atraindo as pessoas com perfis diferentes do almejado. ⌨️
Basta acompanhar essas métricas em uma empresa?
Como foi dito, as métricas de marketing citadas acima são essenciais para qualquer empresa. Contudo, isso não significa que somente elas devam ser acompanhadas. Existem mais métricas que também são muito relevantes para um negócio e, por isso, é preciso observá-las.
O CPC (custo por clique), por exemplo, deve ser mensurado sempre que houver alguma campanha de anúncios ativa, com a finalidade de evidenciar o custo para cada clique em seus anúncios. 🖱️
Medir o CPA (custo por aquisição) também é fundamental, já que ele mostra quanto foi investido para que o consumidor fizesse a ação desejada da campanha, como adquirir um produto ou converter em determinada Landing Page. 💻
O bounce rate, que mostra a taxa de rejeição do site, ou seja, a porcentagem de usuários que entraram na página, mas saíram rapidamente. Assim, os analistas de marketing poderão propor ações para redução desta métrica, negativa para seu negócio. ↩️
Além dessas, dependendo da estratégia utilizada por sua empresa, é importante monitorar outros indicadores. Por exemplo, se a empresa usa a estratégia de e-mail marketing, ela tem que acompanhar a taxa de abertura e de cliques nesses e-mails.
Como saber se as ações de Marketing Digital são eficientes?
Como você pode ter notado, as principais métricas de marketing a serem medidas seguem o caminho do funil de vendas (visitantes – leads – clientes). Isso acontece porque elas mostram se as ações de marketing digital estão levando o visitante para o caminho desejado, ou seja, para a aquisição de um produto ou serviço.
👉 Confira: Como criar conteúdo para cada etapa do funil?
Afinal de contas, é essa atividade principal que fará a empresa crescer e melhorar os seus resultados. Então, é necessário ficar de olho nos números de visitantes, leads e clientes, sempre!!!
Se você tem uma empresa ou faz parte de um time de marketing, não deixe de monitorar essas métricas de marketing para saber se as suas estratégias estão tendo êxito! 🙂
Sobre o Autor
Meu nome é Fernando Barcellos, Especialista em Marketing Digital aqui na Agência Primesoft.
Espero ter ajudado sua empresa com o conteúdo desta publicação!
Caso você queira esclarecer alguma dúvida ou tenha sugestões para novos posts, entre em contato conosco ou deixe um comentário. É sempre um prazer conversar com os leitores aqui do Blog.
Bons negócios e até a próxima!
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