Inbound Marketing

Inbound Marketing

O Inbound marketing é uma estratégia de marketing digital que auxilia empresas a crescerem seu faturamento. De forma bem resumida, são ações com objetivo atrair potenciais clientes até a empresa por intermédio de conteúdos relevantes, que facilitam a qualificação dos prospectos e geram autoridade para sua marca.

Por isso, o Inbound marketing também é conhecido como marketing de atração. Independentemente do nome, o importante é conseguir atrair o público desejado, criar um relacionamento com os potenciais clientes e transformá-los em consumidores assíduos de seus produtos e serviços. 😀

O inbound marketing tem a capacidade de trazer tais resultados, principalmente, porque fornece conteúdo relevante para o público certo na hora correta. Neste sentido, a empresa oferece materiais que vão ao encontro das dores do público-alvo, com a finalidade de construir a reputação de autoridade da marca e transformar visitantes em clientes assíduos.

Etapas do Inbound Marketing

O inbound marketing possui 4 etapas que funcionam como um funil de vendas. Esta estratégia de marketing é um sucesso justamente por acompanhar o consumidor durante todas as etapas de sua jornada de compra. Sendo assim, você não pode dar atenção somente a uma ou a algumas fases do processo!

1. Atração

Essa etapa é essencial para que a estratégia toda funcione e o faturamento com inbound marketing cresça. Para atrair pessoas para o seu negócio, você deve investir no marketing de conteúdo e colocar em prática a produção de materiais relevantes para o seu público.

Forneça informações importantes para que um potencial cliente torne-se um visitante o site de sua empresa e se engaje com sua marca. Para que o seu conteúdo seja encontrado na internet, não se esqueça de usar técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e de possuir perfis ativos nas redes sociais utilizadas por seu público-alvo. 🙋‍♂️

2. Conversão

Depois de atrair visitantes, você precisa transformá-los em leads, para manter relacionamento ativo com eles durante a jornada de compra. Para isso, é necessário conseguir mais informações sobre os visitantes, como nome, idade, profissão, email e telefone de contato.

As landing pages (ou páginas de captura) são excelentes para conseguir dados sobre os visitantes. Nelas, você oferece um conteúdo melhor e mais completo em troca destas informações.

Outra dica importante é a utilização de calls to action (CTA), essenciais para aumentar sua taxa de conversão. Estes são chamadas para ação dentro de seu conteúdo que levam o usuário para onde você deseja, como uma landing page ou formulário de conversão. 👩‍💻

3. Relacionamento

Agora que parte de seus visitantes já se tornaram leads, é a hora de nutrir o relacionamento com eles para que você saiba quem pode se transformar em cliente.

O e-mail marketing é uma ótima ferramenta para essa etapa, já que ele pode ser automatizado, permite que você mande vários tipos de conteúdos (desde informações relevantes a promoções) e observe o comportamento de seu público. 🤔

4. Venda

Depois de todas essas etapas, você chegou àquela que vai literalmente aumentar o seu faturamento com inbound marketing: as vendas! Ao analisar o comportamento de seus potenciais clientes, seja pelo download de materiais ricos ou posts/páginas visitadas, você saberá quem demonstra interesse em seus produtos ou serviços.

Estes indivíduos são classificados como oportunidades e são eles que você precisa repassar para o seu time comercial. Assim, eles podem entrar em contato e realizar a venda. Lembre-se de que é fundamental continuar nutrindo o relacionamento com os clientes mesmo após a compra, pois assim eles podem contribuir para suas metas de up-selling. 🤑

Marketing de Conteúdo

Marketing de conteúdo é uma técnica de marketing digital que consiste na criação e compartilhamento de conteúdos relevantes ao público-alvo de sua empresa, com a finalidade de criar uma percepção positiva da sua marca e, assim, gerar mais negócios. Isso significa que o Marketing de Conteúdo irá ajudar seu negócio a atrair e conquistar novos clientes, como consequência do processo de criação de uma imagem positiva de sua marca.

Principais formatos de conteúdos

  • Posts de Blog;
  • E-books;
  • Infográficos;
  • Webinars;
  • Vídeos;
  • Podcast.
O que é email marketing

O que são Leads?

Podemos classificar seus potenciais clientes em três estágios: visitante, lead e oportunidades. Visitantes são todas as pessoas que acessam o site de sua empresa, embora você não saiba quem são. Lead é o visitante que foi convertido pelo interesse nos conteúdos divulgados por sua empresa.

Oportunidades são todos os leads qualificados, que possuem interesses reais pelos produtos e serviços oferecidos por sua empresa. Feita essas definições, o objetivo principal da nutrição é transformar visitantes anônimos em leads qualificados em oportunidade, encurtando, dentro do possível, a jornada de compra deste potencial cliente.

Nutrição de leads

Chamamos de Nutrição de Leads a prática de criar e enviar conteúdos direcionados, de acordo com o estágio do potencial cliente em sua Jornada de Compra. Dessa forma, você constrói uma relação com o Lead a fim de atingir o objetivo, que é conduzi-lo para o fundo do funil, realizando uma compra e transformando-o em cliente.

Essa construção de relação é feita através do envio automatizado de materiais e conteúdos que educam e informam o Lead. A nutrição é possível de ser realizada a partir das informações fornecidas pelo Lead ao baixar algum material, como ao preencher alguma Landing Page.

Para fazer a Nutrição de Leads, você precisa saber em qual etapa da jornada de compra ele encontra-se. Por essa razão, é preciso acompanhar os estágios do Funil de Vendas e identificar sua evolução. Assim, você poderá enviar materiais adequados para suas necessidades, de acordo com cada etapa.

Fluxo de nutrição de leads

O fluxo de nutrição é uma sequência de e-mails enviada para um determinado segmento de pessoas. O propósito é fazê-lo atingir um determinado objetivo. Ou seja, melhorar ou construir um relacionamento com o seu público.

Além disso, são e-mails personalizados, pois esse é um dos pilares do Inbound Marketing. Portanto, ele entregará para o seu cliente o que ele precisa naquele momento para atender às suas necessidades. 👥

Lead scoring

Essa técnica é utilizada para classificar o perfil e interesse de seus leads, baseado em uma escala de pontos. A pontuação serve para mostrar qual lead está mais próximo de seu momento de compra, ou seja, revela as oportunidades existentes em sua base para o seu time comercial.

Nesse sentido, assim que um lead receber a pontuação considerada ideal para receber uma abordagem comercial, ele é direcionado para seu time de vendas. A partir daí, é dado início ao processo de negociação junto ao potencial cliente, com apresentação comercial, negociação de valores e condições de pagamento.

A pontuação no lead scoring é feita com base na comparação do lead com sua persona ideal, bem como pelo interesse demonstrado por ele. Ou seja, quanto mais próximo o perfil de seu lead estiver da sua persona, mais pontos ela ganha. Bem como, quanto mais interesse esse lead tiver em relação aos conteúdos e soluções oferecidas por sua empresa, maior será sua pontuação também.

Critérios para qualificar os leads

Essa é uma das etapas mais difíceis, pois necessita de bastante atenção. Porém, lembramos a você que não existe uma receita de bolo pronta. Contudo, vamos te dar um norte de como fazer para qualificar os seus leads.

O mais importante nessa etapa é você definir quais são os critérios mais relevantes para classificar um lead para a fase de venda. Isso é mais importante do que a própria pontuação dele. O ideal é que sejam ao menos quatro critérios de qualificação. Assim, não se torna algo tão complexo.

Para achar os critérios mais relevantes para o seu tipo de negócio, analise alguns pontos que podem te ajudar a traçar o cliente ideal para vendas:

  • Perfil: cargo, segmentação de empresa, localização, remuneração, se é pessoa física ou jurídica e outros;
  • Interesse: tipos de materiais que já baixou, de quais fluxos de nutrição percorreu, e-mails enviados para ele, e-mails abertos, dentre outros.

Defina pesos para cada uma dessas questões. A partir do momento em que um lead começa a receber maior pontuação, pode ser que esteja preparado para comprar. Isso quem vai decidir é você! 🧐

Etapas do Projeto de Inbound Marketing

A seguir, apresentamos o passo a passo da execução do projeto, para o seu negócio vender mais através da internet.

Planejamento

  • Estudo e criação de personas;
  • Definição das jornadas de compra;
  • Pesquisa de palavras-chave;
  • Elaboração de pautas de conteúdos e materiais ricos.

Execução

  • Otimizações de SEO On-page;
  • Produção de conteúdo (post de blog, e-books, infográficos, et.);
  • Criação de Landing Pages (páginas de conversão);
  • Disparo de campanhas de e-mail marketing;
  • Implementação Fluxos de nutrição de Leads;
  • Configuração do LeadScoring.

Análise de resultados

  • Criação de relatórios;
  • Análise dos dados;
  • Reforço das estratégias que performam e ajuste ou desligamento das que não.
Função para Atrair

Possui Interesse neste Serviço?

Para podermos montar um orçamento que atenda suas necessidades, precisaremos da maior quantidade de informações que você puder nos passar.

Utilize o formulário abaixo para nos passar um briefing de seu projeto:
Informe o seu nome.
Informe um e-mail válido.
Informe o nome da empresa.
Informe o site da empresa.