Chatbot nas Redes Sociais

Utilização de ChatBot no Facebook

Você já imaginou como seria produtivo e agregaria valor aos serviços de sua empresa caso pudesse oferecer atendimento otimizado, rápido e a baixo custo em seu Facebook? Saiba que isso já é possível graças às ferramentas de automação de atendimento conhecidas como ChatBots.

A integração do Facebook Messenger (aplicativo de mensagens inbox da Rede Social) com os Chatbots é uma das mais relevantes otimização na gestão de redes sociais. Essa automação pode ajudar a reduzir seus custos de suporte/atendimento e, além disso, contribuir para aumento de suas vendas. Ficou interessado? Então deixa eu te explicar em detalhes.

Chatbot nas Redes Sociais

Mas afinal, o que é esse tal Chatbot?

A tradução literal do termo em inglês seria robô de conversação. A tecnologia por trás do termo é capaz de simular diálogos com seres humanos através de uma série de gatilhos devidamente implementados. No Facebook, a principal utilidade do ChatBot é contribuir no processo de atendimento clientes e/ou prospectos, oferecendo acesso rápido às principais dúvidas que sua equipe de suporte recebe. Apesar disso, os profissionais do marketing souberam adaptar a tecnologia para também promover ações de relacionamento e divulgação.

ChatBot na prática

O Chatbot é uma das melhores alternativas para garantir rápido atendimento de seus clientes nas Redes Sociais, automatizando processos e gerando interações de baixo custo.

Através de um ChatBot bem configurado, é possível acelerar a compra de produtos, reserva de mesas, quartos ou lugares, agendamento de consultas, descobrir o endereço de seu estabelecimento e muitas outras formas de contato. O principal benefício do ChatBot é conseguir responder dúvidas de seus clientes sem que seja necessária a intervenção de um de seus funcionários.

Na implementação do ChatBot é possível configurar para que o mesmo responda perguntas pontuais ou, como é bastante comum, indicar endereços para que a pessoa busque novas informações, seja na base de conhecimento de sua empresa (uma wiki, por exemplo) ou nos conteúdos já publicados deu seu blog.

Gestão de Facebook

Case de Sucesso na Utilização de ChatBot

Para facilitar sua compreensão acerca do emprego desta tecnologia em sua rede social, vamos apresentar o case de um cliente em que utilizamos ChatBot. Ao acessar a Página do Facebook do Curso Prova da Ordem, você irá visualizar a opção “Enviar Mensagem”, recurso utilizado pelos usuários da Rede Social para buscar atendimento da empresa desejada.

Nesse sentido, configuramos o ChatBot para interagir a partir da abertura do canal de comunicação, enviando uma “Welcome Message” que apresenta as primeiras opções de interação. A partir das interações do usuários com as opções apresentadas, o ChatBot consegue dar um direcionamento nas dúvidas do cliente e/ou prospecto, ou até mesmo direcioná-lo para um canal de atendimento não automatizado.

Case Prova da Ordem - Chatbot no Facebook

ChatBot como ferramenta de Automação em Marketing

Outro emprego do Chatbot é em ações de Marketing Digital. Atualmente é possível realizar conversões no Facebook Messenger, de tal forma que você consiga efetuar disparos de mensagens em massa, algo muito semelhante ao utilizado com e-mail marketing.

Para realizar ações como esta, assim como no e-mail marketing, também é necessário que o cliente e/ou prospecto dê um aceite em algum gatilho de “opt-in”. Para seu melhor entendimento, o “opt-in” é a autorização necessária, dada por um indivíduo, para receber comunicações de uma determinada empresa. E para fazer isso na Rede Social, nada é mais efetivo que oferecer um conteúdo gratuito de interesse de seu cliente e/ou prospecto. Ao fazer essa oferta de conteúdo gratuito, você solicita que seja dado o aceite (“opt-in”), possibilitando que sua empresa possa enviar futuras mensagens em massa automatizadas.

Como Utilizar ChatBot para Converter usuários no Facebook?

O ChatBot também é uma excelente ferramenta para promover conversões na Rede Social. Para colocar essa estratégia em prática, como disposto anteriormente, uma das técnicas mais eficientes é oferecer um conteúdo relevante de forma gratuita.

Em posse desse Material Rico, faça uma publicação em sua Página no Facebook, solicitando que os interessados comentem uma palavra específica nos comentários desta publicação (algo do tipo: EU QUERO!). Para ter acesso ao material, o interessado precisará dar o gatilho nos comentários da publicação para que o ChatBot entre em ação, faça a conversão do interessado e envie o link de acesso ao Material Rico. Um exemplo prático do funcionamento da Conversão no Facebook utilizando ChatBot você pode conferir aqui.

Chatbot no Facebook

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