Landing Pages

O que são Landing Pages?

Utiliza-se o termo Landing Pages para as páginas de objetivo único em seu site (Conversão), geralmente utilizadas como página de destino para suas campanhas digitais ou para baixar algum material rico em troca dos dados de seu potencial cliente.

Dessa forma, as páginas de conversão possuem menos elementos visuais que uma página tradicional, bem como, menos links de saída (único, sempre que possível), focando apenas na oferta central que objetivou sua criação.

As Landing Pages tendem a ser muito eficientes em seu propósito. Há diversas pesquisas no campo do comportamento humano que apontam a redução do número de opções como um facilitador do processo decisório de um indivíduo. Em marketing digital, isso pode ser traduzido em aumento do percentual de conversões.

Sites em geral possuem diversas opções de cliques. Esse universo de possibilidades não resultam em bons índices de conversão, motivo pelo qual as Landing Pages são criadas, apresentando um única opção ao visitante – a CONVERSÃO desejada!

Principais elementos de uma Landing Page

Para criar uma Landing Page performática, é primordial que a mesma possua alguns elementos indispensáveis, quais sejam:

  • Oferta: você precisa ter um material rico, promoção, cupom desconto, ou qualquer outra coisa que desperte muito o interesse do seu público-alvo para que ele seja persuadido a fornecer seus dados em troca. Em suma, sua oferta precisa gerar muito valor para aqueles que visitam a landing page, caso contrário, eles a deixarão sem converter. Como sugestão, apresente as dores do seu público e explique como a Oferta irá ajudar a saná-las.
  • Título: logo no começo da sua landing page apresente um título que deixe claro a oferta que está sendo feita. Seja sucinto e chamativo. Deixe para passar maiores detalhes da Oferta na descrição.
  • Descrição: utilize a descrição para dar detalhes sobre a Oferta da Landing Page. É de suma importância que os visitantes sintam-se interessados e jamais os deixe com sensação de que foram enganados após a conversão, com uma promessa muito superior à entrega.
  • Conteúdos visuais: para auxiliar na apresentação da oferta e correlacionar a mesma com as dores de seu público-alvo, utilize conteúdos visuais, com um vídeo ou ao menos uma imagem ilustrativa. Se você conseguir gravar um vídeo simples, curto e didático, além de poupar um bom tempo de leitura, aumentará e muito o percentual de conversão de sua Landing Page. Para ser mais exato, de acordo com um estudo publicado pela Eyeview, a chance de conversão nesse caso seria incrementada 80% em relação a uma landing page comum.
  • Formulário: o formulário de conversão, principalmente quando a oferta tratar-se de um material rico, será a a moeda de troca do visitante para ter acesso ao conteúdo da sua Landing Page. Vale destacar que, mesmo que sua oferta gere valor e vá ao encontro das dores do seu público-alvo, isso não quer dizer que você possa pedir qualquer informação. Cada campo adicional no formulário, por mais que seja uma informação útil à sua empresa, será um empecilho adicional em termos de conversão. Não peça nada que tenha utilização incerta. Informações delicadas, como, por exemplo, CPF e telefone, não devem ser solicitadas, salvo se forem imprescindíveis em sua estratégia digital.
  • CTA: por último, mas não menos importante, o “call to action” (CTA) é outro item que merece sua atenção. É fundamental que o CTA seja claro, objetivo e que convide o visitante para preencher o formulário de conversão, reforçando sua recompensa. Vale ressaltar que o CTA deve destacar-se em relação aos demais componentes visuais de sua landing page, ou seja, possuir bastante contraste.

Criação de Landing Pages

Existem diversas ferramentas utilizadas para criar Landing Pages, sendo o RD Station a mais recorrente no mercado brasileiro. A ferramenta possui um excelente page builder, fácil de utilizar e com diversos templates para você não ter que começar tudo do zero.

Apesar disso, algumas configurações de responsividade e edições mais avançadas de design não são tão simples de serem implementadas, fazendo com que alguns projetos demandem a criação de Landing Pages com linguagem de programação mesmo, porém, utilizando formulário de conversão integrados ao RD Station. Essa opção geralmente é utilizada em Landing Pages de conversão em vendas, destino mais apropriado para suas campanhas de marketing digital, em função da maior performance desse tipo de página quando comparada a página do mesmo produto ou serviço disposta em seu site.

Em ambos os caso podemos lhe atender, utilizando as melhores técnicas de conversão. Afinal, você não deseja perder leads em razão de uma página que não esteja devidamente otimizada para gerar resultados consistentes, não é mesmo?!

Possui Interesse neste Serviço?

Para podermos montar um orçamento que atenda suas necessidades, precisaremos da maior quantidade de informações que você puder nos passar.

Utilize o formulário abaixo para nos passar um briefing de seu projeto:
Informe o seu nome.
Informe um e-mail válido.
Informe o nome da empresa.
Informe o site da empresa.