Por que uma instituição de ensino precisa investir em Marketing Digital?
O marketing digital é uma das maneiras mais eficazes de divulgar a sua empresa. A presença das marcas na internet não pode mais ser encarada como um plus: a depender do seu tipo de negócio, deve ser a sua principal estratégia para publicidade.

O marketing digital é uma das maneiras mais eficazes de divulgar a sua empresa. A presença das marcas na internet não pode mais ser encarada como um plus: a depender do seu tipo de negócio, deve ser a sua principal estratégia para publicidade. Em um país como o Brasil, em que 3 a cada 4 cidadãos têm acesso à internet, veicular o seu nome na rede mundial de computadores se torna uma necessidade para a sua própria manutenção e reinvenção constante.
Existem algumas estratégias de marketing digital que vêm comprovando os seus resultados com métricas cada vez mais eficientes. Uma delas é o Inbound Marketing, que consiste em promover ações com o objetivo de atrair potenciais clientes até a empresa por intermédio da disponibilização de conteúdos relevantes. Os canais mais utilizados para isso são blogs, redes sociais, e-mail marketing, automação, anúncio etc.
Os benefícios do emprego constante dessa estratégia consistem em posicionar-se onde o seu público-alvo se encontra e visibilizar a sua marca no mercado, atraindo novos leads e possíveis clientes.
Mas como isso pode ajudar o meu negócio na área de educação? Continue a leitura e saiba por que uma instituição de ensino precisa investir em marketing digital. 🤓
Conteúdo deste Post
Motivos para escolas e instituições de ensino investirem em Marketing Digital
Assim como aconteceu com a maioria dos segmentos, a forma de conquistar novos clientes mudou para o setor da educação. Se antes o que predominava era um marketing focado em propagandas na TV e na distribuição de folhetos, hoje em dia a presença digital é muito mais relevante.
É preciso estar onde os seus clientes estão, a fim de captá-los e retê-los de forma eficaz. Caso contrário, você jogará tempo e dinheiro fora.
De acordo com uma pesquisa divulgada pela Content Trends, quase 70% das instituições de ensino no Brasil contam com um blog ativo para divulgação de conteúdo, além de marcarem presença nas redes sociais. Se você ainda não está fazendo isso, saiba que está perdendo mercado!
Mas não é (só) porque os outros fazem que você também deve fazer. Queremos que você entenda, de fato, os benefícios que o marketing digital poderá trazer para a sua instituição de ensino. Vamos lá? 👨💻
Torna a sua instituição de ensino referência no seu segmento de atuação
O Inbound Marketing tem como um dos principais objetivos tornar o seu negócio uma autoridade no seu ramo. Por isso, destacamos o fato de que investir em marketing digital torna referência sua instituição de ensino.
A tática consiste em mostrar ao seu público-alvo a que você veio: por meio da publicação de conteúdo relevante, você atinge diretamente as pessoas que têm a ver com o seu negócio e demonstra que você entende do assunto. Dessa maneira, os possíveis alunos reconhecerão em você autoridade quando se trata de educação, porque já conhecem o seu histórico de estar constantemente atualizando as mídias com conteúdo relevante sobre temas afins.
O mercado de educação já está acostumado a produzir conteúdo para chamar a atenção de quem está à procura de uma instituição de confiança para estudar. Sendo assim, o investimento em marketing digital não será um tiro no escuro, porque os gestores escolares já reconhecem a importância de promover-se por meio de amostras do próprio serviço, ou seja, conteúdo sobre educação. 📚
Melhora a análise dos resultados de suas ações
Uma das grandes vantagens em investir em marketing digital na sua instituição de ensino é que, ao contrário de outras formas de publicidade, os resultados dessas estratégias podem ser aferidos por meio de métricas cada vez mais precisas.
É possível direcionar suas ações para onde o seu público mais se encontra e conferir as taxas de sucesso dessas ações (quantas visualizações foram obtidas, quantas vezes os usuários clicaram nos links, quantos negócios foram fechados através deles etc).
Dessa maneira, será possível ter mais controle dos investimentos e provar ao departamento financeiro, com dados objetivos, o alcance que determinadas estratégias de marketing digital têm. Logo, a percepção de “gasto” será transformada em “investimento”, porque o retorno é apenas uma questão de tempo para quem executa o serviço com maestria. 🤑
Investir em Marketing Digital amplia sua abrangência geográfica
Ao utilizar estratégias de marketing tradicional, é preciso definir bem onde será empregada a força de trabalho. Muitas vezes, por restrições financeiras, o alcance geográfico não consegue ser tão grande.
Ao investir em marketing digital, por outro lado, sua instituição de ensino ampliará a sua abrangência geográfica com facilidade e custos baixos. Ao publicar conteúdo relevante em blogs e usar técnicas de SEO que lhe garantam uma boa colocação nos mecanismos de busca, não haverá fronteiras que a sua marca não possa ultrapassar!
Além disso, é comum que muitas instituições de ensino apostem no tráfego orgânico com prazos maiores em mente e, no caso de ações mais pontuais, façam uso do tráfego pago, ou seja, anúncios em buscadores (como o Google) e em redes sociais. Essas plataformas permitem, por exemplo, direcionar a localização daqueles que verão o seu anúncio, permitindo uma segmentação de acordo com os critérios desejados.
👉 Confira também: Tráfego Pago ou Tráfego Orgânico – Qual a melhor opção para sua empresa?
Aproxima e fideliza os alunos pelo tratamento individualizado
Se várias outras instituições de ensino já oferecem o mesmo que você, como você irá tentar se destacar?
O investimento em marketing digital trará esse destaque tão esperado das marcas de diversos segmentos hoje em dia.
Para isso, investir no relacionamento com o cliente e com os possíveis clientes é essencial. E nada melhor do que, além de fazê-los lembrar que você existe, ainda conseguir ser útil agregando informações relevantes para esse público, não é mesmo?
O marketing digital torna possível comunicar-se constantemente com o seu público e imprimir a sua marca no imaginário do público-alvo. Trata-se de cativar pela excelência no conteúdo produzido, em vez de perturbá-lo rotineiramente com ligações toda hora e anúncios abusivos.
Relacionar-se de maneira personalizada com a instituição de ensino, desde os conteúdos em blog até o contato via e-mail implicará um grande diferencial na percepção que o seu público-alvo terá da sua marca.
Dar aos pais e alunos protagonismo também fará com que se sintam especiais: por isso, ter um blog e incentivar comentários sobre os posts manterá seu público engajado e passará a mensagem de que é possível ter voz ativa na sua instituição, prezando por um ambiente democrático. 🗣️
Investir em Marketing Digital prolonga a conquista dos resultados
O marketing digital é um ótimo investimento para a sua instituição de ensino porque ele prolonga a conquista dos resultados. Como, muito provavelmente, você deseja que a sua escola continue a prosperar por muitos e muitos anos, investir em estratégias de médio e longo prazo é uma decisão acertada.
É aquele ditado: coisas boas vêm para aqueles que esperam. Ao aderir ao Inbound Marketing, não é diferente. Dificilmente os resultados serão percebidos da noite para o dia. No entanto, quando eles começarem a aparecer, tendem a se consagrar e contribuir significativamente com a imagem da sua instituição de ensino. Quanto mais familiaridade e facilidade você tiver com as ações de marketing digital, mais o processo fica simples e dinâmico. 🌟
Como fazer Marketing Digital para escolas e instituições de ensino
Agora que você já conferiu algumas vantagens em investir em marketing digital na sua instituição de ensino, vamos falar sobre dois pontos essenciais para começar a pôr a mão na massa: definição da sua persona e análise da sua jornada de compra. ⌨️
A importância da persona (seu público-alvo)
Entender quem é a sua persona é de suma importância para ser bem-sucedido nas suas estratégias de marketing digital, segmentando o seu público e direcionando os recursos para os lugares certos.
👉 Confira também: Personas do seu negócio: um guia prático para identificar e conhecer melhor o seu cliente ideal
Para conhecer a sua persona, é fundamental pesquisar bem e iniciar uma estratégia de aproximação e abordagem. Procure responder à pergunta: a quem o conteúdo que eu vou produzir deve interessar?
Com base nisso, busque compreender as necessidades dos seus clientes em potencial: quais são as suas dores? Como o meu negócio pode supri-las? O que os levaria a matricularem-se na minha instituição de ensino e não em outra? Preço? Grade curricular? Certificação?
Ao definir a sua persona, você terá um mapa capaz de guiar todos os passos das suas estratégias em marketing digital de maneira sólida, o que embasará a produção de conteúdo para atrair, relacionar e reter os alunos. 👥
Jornada de compra para gerar matrículas
Todas essas ações de marketing digital convergem em um objetivo para a sua instituição de ensino: gerar matrículas!
Para que isso aconteça, faz-se necessário entender e tratar diferentemente leads que estão em diferentes estágios da jornada de compra ou jornada do cliente.
👉 Clique e confira: A Jornada do Cliente no Marketing Digital
Quando estamos dispostos a comprar um produto, talvez nem nos demos conta, mas é provável que já tenhamos passado por algumas etapas preconizadas pela jornada do cliente. Para cada uma delas, existe um conteúdo específico a ser produzido, a fim de “suprir” a necessidade da sua persona em cada uma dessas etapas.
Sendo assim, para entender melhor o relacionamento com o lead implicado no processo de venda, sintetizamos as principais propriedades das quatro etapas da jornada de compra sob a ótica da sua instituição de ensino:
Aprendizado e descoberta: na primeira etapa, o seu futuro aluno ainda não está consciente do seu problema (ou dor). Esta pode ser, por exemplo, a necessidade de se atualizar ou investir numa formação continuada para ampliar o currículo e disputar novas vagas no mercado de trabalho. Por isso, os conteúdos para esses leads devem ser mais genéricos e de escopo amplo.
Reconhecimento do problema: nesta segunda etapa, o lead já reconheceu que tem um problema. Sua atitude, daqui para frente, será pesquisar formas para solucioná-lo. Sendo assim, o conteúdo produzido pode ser mais aprofundado e focado no problema específico da sua persona.
Consideração da solução: na terceira etapa, o seu lead está considerando as soluções para as suas dores. Sua instituição de ensino deve mostrar-se enquanto tal, fazendo com que o lead enxergue nela a resposta para os seus problemas. Nessa etapa, é importante ser o mais objetivo possível, levando o seu aluno em potencial a fechar negócio com você o quanto antes em vez de perder a oportunidade. O conteúdo deve ser produzido no sentido de convencer o lead de que a sua solução é a melhor apresentada. Dessa maneira, uma ótima estratégia é usar depoimentos de ex-alunos, os chamados cases de sucesso, demonstrando como um curso da sua instituição foi útil para a carreira de diversos profissionais.
Avaliação e compra: o seu lead chegou ao momento em que vai tomar a decisão de matricular-se na sua instituição de ensino. Nessa última etapa, ofereça guias ou materiais extras do curso pelo qual o seu aluno está interessado e ressalte pontos positivos da sua instituição, como a estrutura e o corpo docente.
Ao finalmente ter passado por todos os estágios da jornada de compra, o seu aluno sentirá mais confiança na escolha feita pela sua instituição em meio a tantas outras. Isso terá sido possível por conta da evolução gradativa de seu interesse e certeza graças aos materiais produzidos cuidadosamente para cada uma das etapas acima.
Além disso, procure lembrar ao seu aluno de que estudar nunca é demais. Aproveite quem já conhece a sua instituição de ensino para ofertar novos cursos ou esforce-se para oferecer um bom serviço e garantir um marketing de recomendação ou referral marketing (o famoso boca a boca), o que gerará recorrência nas matrículas e contribuirá para o sucesso do seu negócio. 🎉
Marketing de conteúdo – algo essencial para qualquer instituição de ensino
O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais assertivas no marketing digital dentro de qualquer segmento. No caso das instituições de ensino, todavia, sua importância é ainda maior. Afinal de contas, conteúdo de qualidade, aliado a um excelente corpo docente e estrutura, é a forma como as escolas se destacam para os seus alunos durante as aulas. Para chegar até eles e divulgar a sua marca, nada melhor do que oferecer porções desse conteúdo na internet com o objetivo de despertar o interesse das suas personas.
Ao transmitir conteúdos atuais e relevantes para o público, o seu futuro aluno sentirá mais confiança quanto à contribuição que a sua instituição de ensino pode ter para a sua formação, por conta do seu compromisso com aquilo que é veiculado nos seus canais e da autoridade que esse tipo de trabalho confere à sua marca.
Se você ainda não tem muita experiência no ramo, pode pensar que disponibilizar conteúdo gratuitamente é o mesmo que “gastar” material que poderia gerar lucro. Contudo, trata-se de uma visão equivocada do marketing de conteúdo! Quando falamos em produzir e disponibilizar conteúdo relevante para atingir a sua persona, o que se propõe é a criação de um conteúdo específico e personalizado para esse fim, demonstrando domínio da área de atuação da sua instituição. É possível extrair fragmentos de materiais já utilizados para outros fins, bem como adaptá-los para se tornarem um blogpost ou uma postagem nas redes sociais.
Mais do que isso: a depender do conteúdo disponibilizado, é comum que as empresas solicitem, em troca, dados dos usuários que consomem o seu material. Dessa maneira, produzir conteúdo relevante também deve ser encarado sob a ótica de obter informações importantes para as suas ações de marketing.
Ao realizar essa coleta de dados fornecidos voluntariamente e tratá-los da maneira correta, você pode segmentar o público e direcionar ações de marketing específicas para cada perfil posteriormente, o que permite maior controle financeiro e maiores índices de sucesso para as suas campanhas. Pode-se conseguir as informações em uma Landing Page ou página de conversão, por exemplo.
Além do próprio conteúdo, todos os negócios que apostam nesse tipo de marketing devem ter cuidado em relação à forma como se apresentam, sob pena de perderem a credibilidade. Para as instituições de ensino, o cuidado deve ser redobrado! Invista na padronização dos textos, tenha olhos atentos à gramática da norma-padrão e adote uma linguagem clara, coesa e coerente. É recomendado que, antes de publicá-los, os textos passem por um revisor. 🔎
A ausência de equipe não é um problema – Contrate uma Agência especializada em Marketing Educacional
Como o seu foco é o ensino, é compreensível que os seus funcionários tenham uma formação direcionada para a educação, além dos trabalhadores que atuam nos setores administrativos e na limpeza. Dessa maneira, acaba não sendo viável, para muitas instituições de ensino, estruturar uma equipe de marketing. No entanto, a sua ausência não é um problema!
Uma ótima escolha é contratar uma agência de marketing especializada em marketing digital educacional. Assim, você garante que o conteúdo produzido vá ao encontro do seu público-alvo e as estratégias empregadas para a sua divulgação sejam as melhores possíveis, graças ao trabalho de quem já é especialista na área.
Por falar nisso, você já conhece o que faz a Primesoft?
Há mais de 10 anos de estrada, contribuímos para que centenas de clientes alcançassem resultados expressivos através da internet. Formamos cases de sucesso em diferentes mercados, através da integração de serviços de marketing digital.
Conheça mais sobre a nossa atuação e os nossos serviços acessando nosso website e confira outros conteúdos no nosso blog 😉
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