Estratégias digitais para aumentar a captação de alunos para seus cursos
É certo que os caminhos da educação estão mudando, e um dos fatores dessa modificação é a mudança dos hábitos das pessoas, que estão cada vez mais conectadas.
Tal fato vem, inclusive, impulsionando o crescimento do ensino a distância. Ainda que essa modalidade de ensino não exclua a presencial, ela se consolida como uma forte tendência nos dias hoje e para os próximos anos.
E, por conta dos novos hábitos virtuais da sociedade, é importante conhecer novas formas de aumentar a captação de alunos para sua instituição de ensino, seja para cursos online ou presenciais. A ideia errônea de que basta manter seus perfis ativos nas redes sociais para cultivar sua presença digital já está mais do que ultrapassada, sendo isso um pré-requisito e não um diferencial.
Se você almeja bater as metas da sua campanha de matrículas ou, até mesmo, está pensando em lançar cursos online, não deixe de ler este post. Nele, reunimos dicas sobre o que você precisa fazer para aumentar a captação de alunos que vão muito além de contar as curtidas no seu Instagram. Vamos começar? 🤓
Conteúdo deste Post
A internet como potencializadora na captação de alunos para instituições de ensino
O meio digital é uma ótima forma de divulgar cursos e se relacionar com alunos. Isso acontece porque a internet oferece inúmeras plataformas que permitem a interação entre instituição de ensino, corpo docente e alunos em potencial.
Com as plataformas digitais, você pode planejar, criar e monitorar estratégias voltadas para aumentar a captação de alunos, além de se relacionar com os alunos já matriculados em seus cursos.
Atualmente, captar novos alunos pela internet é essencial para diversas instituições de ensino que desejam manter-se no mercado em um cenário cada vez mais concorrido. Com o crescimento das redes sociais e o consumo de informações online, as alternativas de comunicação digital com alunos em potencial tornaram-se indispensáveis. Afinal, o ambiente virtual tem cada dia mais destaque entre as pessoas, especialmente entre as gerações mais novas.
A título de exemplo, uma pesquisa recente realizada pelo Hoopsuite com a We Are Social constatou que o Brasil é o segundo país do mundo que passa mais tempo conectado à internet. A pesquisa revela que, em média, cada pessoa no mundo passa seis horas e quarenta e dois minutos conectada à internet. Por aqui, ficamos conectados, em média, por nove horas e vinte e nove minutos todos os dias.
Sendo assim, para que a Campanha de Matrículas da sua Instituição de Ensino alcance as metas estipuladas, é imprescindível reservar grande parte do orçamento para o marketing digital. Planejar, executar e monitorar os resultados devem ser ações constantes da sua equipe, com intuito de se beneficiar de todo o potencial que as plataformas digitais têm a oferecer. Para ajudar você nesse processo, separamos 5 dicas valiosas para aumentar a captação de alunos para seus cursos! 📋
5 estratégias digitais para aumentar a captação de alunos para seus cursos
Antes de apresentar as 5 estratégias para aumentar a captação de alunos, você sabe quais pessoas deseja alcançar com sua campanha de matrículas? Saber qual é a persona da sua instituição de ensino deixará todo processo de captação muito mais simples.
Uma persona é uma representação semificcional do seu cliente ideal, sendo ela baseada em pesquisas de mercado e dados reais sobre os alunos matriculados em seus cursos. Personas ajudam a internalizar o consumidor que você busca atrair e aproximam o conceito de público-alvo de pessoas reais. Para definir a persona da sua instituição de ensino, você pode utilizar alguns dados, tais como: idade, escolaridade, sexo e renda. Além disso, pode definir comportamentos dessa persona, desafios, dores e objetivos enfrentados por ela no seu dia a dia.
Com todas essas informações reunidas, você estará um passo mais perto de atingir seus potenciais clientes. Ter essa persona definida facilita a comunicação com o seu público-alvo, já que quando você conhece o perfil do seu potencial cliente, você sabe quais canais de comunicação podem ser utilizados para se relacionar com ele e qual linguagem empregar.
Assim, como o seu objetivo é aumentar a captação de alunos, esse personagem funcionará como um guia durante a definição das suas estratégias de marketing digital, garantindo que o público certo seja atingido. 🎯
1. Crie um blog com conteúdo relevante relacionado aos seus cursos
Uma estratégia muito utilizada para divulgar cursos e aumentar a captação de alunos no meio digital é através de um blog com conteúdos de qualidade relacionados aos cursos. Além disso, é recomendado abordar assuntos correlatos que também sejam do interesse da persona da sua instituição de ensino.
No blog, você também deve publicar resumos dos conteúdos que o aluno aprenderá ao longo dos cursos como uma forma de despertar o interesse por eles, nos quais ele encontrará conteúdos mais densos e de acordo com suas necessidades.
Capriche no conteúdo divulgado no seu blog, com temas úteis e relevantes. O blog é, sem dúvidas, uma das melhores formas para aumentar a presença digital da sua instituição de ensino. Afinal de contas, é por meio dos conteúdos publicados no site que os potenciais alunos encontrarão você no Google. 👩💻
2. Crie Landing Pages para converter visitas do seu blog em leads
Uma landing page é uma página de conversão. Seu objetivo é levar o visitante anônimo a realizar uma ação específica, entre elas: baixar um ebook, inscrever-se em um treinamento online, ter acesso a um infográfico, realizar um teste gratuito em sua plataforma de ensino ou, até mesmo, fazer uma inscrição em seu webinar.
Em troca dessa oferta gratuita de conversão, você solicita os dados de contato desse visitante, a fim de convertê-lo em um lead e poder acompanhá-lo em sua jornada de compra.
Sendo assim, seu objetivo é gerar leads, que são pessoas possivelmente interessadas em seus cursos. Alguns exemplos de conteúdos para converter leads:
- Ebooks;
- Infográficos;
- Webinar;
- Podcast;
- Acesso experimental gratuito em sua plataforma de ensino;
- Aula gratuita.
Portanto, o objetivo da landing page é converter visitantes anônimos do seu site em leads. 🛒
3. Nutra seus leads com conteúdos educativos enviados por e-mail
Outra estratégia usada para aumentar a captação de alunos é o e-mail marketing. Ele é uma excelente forma de se relacionar com seus atuais e futuros alunos, de forma direta e personalizada. Através de fluxos de automação por e-mail, você pode nutrir sua base de leads com o objetivo de fazê-los avançar pelo funil de vendas.
Para criar e-mails que despertem a atenção da sua base de leads, escolha imagens leves, títulos atraentes e desafiadores, além de usar linguagem pessoal e exclusiva.
Você pode utilizar ferramentas para agendamento e segmentação de e-mails, como o RD Station, por exemplo. Além disso, o e-mail pode ser usado para divulgar um curso pelo qual a pessoa já tenha demonstrado interesse, porém não tenha efetuado sua matrícula, utilizando uma campanha de remarketing. Outra alternativa é usá-lo também para divulgar novos cursos à sua lista de contatos. A lista ações promocionais através de e-mail marketing é extensa, motivo pelo qual você não deve subestimar a relevância dessa ferramenta de comunicação. 📩
4. Realize lives nas redes sociais e/ou webinars
Os webinars e as lives são formas dos especialistas (professores, coordenadores, etc.) passarem seu conhecimento através de uma transmissão ao vivo.
Para realizar essa transmissão, são necessárias apenas 3 coisas: um computador com webcam (ou o próprio celular, no caso das lives nas Redes Sociais), microfone e acesso à internet. A vantagem desse formato são as oportunidades de interação entre os criadores de conteúdo e o público. Assim, essa transmissão é uma experiência de duas vias! 🖥️
5. Crie anúncios digitais para sua campanha de matrículas
A utilização de mídia paga nas campanhas de matrículas vem crescendo a cada semestre. Com essa estratégia, é possível segmentar o público que será atingido pelos anúncios, bem como personalizar e analisar dados por meio dos relatórios.
Além disso, a veiculação de anúncios aumenta a visibilidade do seu curso, com custo bem inferior se comparado às ações em mídias tradicionais, como a TV e o rádio, por exemplo. Com artifícios como geolocalização ou retargeting, é possível impactar as pessoas que moram ou trabalham em frente à sua instituição de ensino. Pode-se, até mesmo, apresentar uma promoção para algum aluno em potencial que tenha visitado a página de um dos seus cursos mas não realizou a matrícula.
Em razão do universo de possibilidades permitidas por plataformas digitais de anúncios, tal estratégia de captação destoa em termos de efetividade e potencial de metrificar alcance e conversões. 📱
Independentemente de quais estratégias você vá implementar para bater as metas de matrículas da sua instituição de ensino, é importante estar atento às dores das personas dos seus cursos e estruturar grades curriculares que atendam às suas necessidades. Afinal, depois de alcançar o fechamento de turmas desejado, você precisará realizar entregas de qualidade, a fim de superar as expectativas criadas durante a campanha de matrículas.
Somente com conteúdo de valor é que seus cursos conseguirão manter resultados de médio a longo prazo, e não há nada que o marketing digital possa fazer para corrigir isso. Se você gostou de conhecer estratégias para aumentar a captação de alunos, deixe o seu comentário!
Sobre o Autor
Meu nome é Fernando Barcellos, Especialista em Marketing Digital aqui na Agência Primesoft.
Espero ter ajudado sua empresa com o conteúdo desta publicação!
Caso você queira esclarecer alguma dúvida ou tenha sugestões para novos posts, entre em contato conosco ou deixe um comentário. É sempre um prazer conversar com os leitores aqui do Blog.
Bons negócios e até a próxima!
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Se você ainda não investe em anúncios na internet, com 100% de certeza podemos afirmar que você está perdendo clientes para seus concorrentes. Apesar da mensagem ser dura, você precisa ouvi-la, ou continuará perdendo vendas importantes. As Campanhas de Anúncios online são oportunidades para que sua empresa consiga aumentar as venda, mesmo sem possuir grandes orçamentos para compra de mídia paga.
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