7 dicas para vender pela internet
Vender pela internet realmente é uma opção que tem aberto portas para muitos empreendedores. Para vender na internet você não precisa ser um expert em marketing digital ou especialista em e-commerce. Podemos dizer que, dedicação e esforço são os pontos mais importantes para que você consiga ter sucesso ao vender pela internet.
Hoje em dia, com as facilidades que o meio oferece, quem é que nunca abriu o site de uma loja ou um marketplace para realizar uma compra? Ou ao menos pesquisar sobre um produto no Google? Podemos dizer que quase todo mundo, não é mesmo? Afinal, se existem tantas pessoas presentes no ambiente online, vender nele certamente também é muito vantajoso.
Entretanto, isso não quer dizer que a internet é um mercado ainda não desbravado, muito pelo contrário, a concorrência nos meios digitais tende a ser bastante acirrada. Apesar disso, ainda assim é um canal de vendas muito promissor e, para ter sucesso, você precisa ter um diferencial competitivo.
Por isso, pensando em ajudá-lo a ter ainda mais sucesso na hora de vender pela internet, listamos neste post 7 dicas que realmente vão te ajudar nessa empreitada. Não perca!
Conteúdo deste Post
Monte um Plano de negócios para seu novo canal de vendas
1.1. Defina seus produtos
Isso provavelmente parece óbvio para você, não é mesmo? No entanto, muitas pessoas simplesmente subestimam essa etapa, deixando de planejar o que irão vender e como deverão entregar. Com isso, muitas empresas se perdem no caminho e acabam fracassando.
Por isso, é extremamente importante que você monte um plano de negócios de seu novo canal de vendas: a internet. Procure analisar cuidadosamente o seu mercado de atuação e concorrentes que eventualmente já estejam operando. Se você escolheu trabalhar com moda feminina, por exemplo, informe-se sobre o que é tendência neste mercado, como moda Tumblr, blogueira, geek, dentre outros estilos. Saiba também detalhes técnicos sobre o seu produto, para poder repassá-los aos seus clientes.
Depois de escolher seu segmento de atuação, procure manter-se focado nele. Começar vendendo moda feminina e depois migrar para moda evangélica, por exemplo, pode não ser uma boa decisão estratégica. É necessário, portanto, ter constância e segurança em relação ao seu planejamento e dar tempo para que seus objetivos se concretizem.
1.2. Conheça o seu público-alvo
Para montar seu plano de negócios, você precisará pesquisar sobre o público-alvo almejado. Somente conhecendo o seu público de verdade, ou seja, as pessoas que realmente comprariam em seu site, é que será possível ter sucesso ao vender pela internet.
A grande vantagem de vender pela internet é que você pode atingir um número muito maior de pessoas. Desta forma, ao ter uma plataforma com bom alcance, você pode vender para pessoas do país inteiro e até do mundo.
Portanto, fique atento às preferências do seu público, informe-se sobre os seus maiores desafios e como o seu produto poderia ajudá-lo. Assim, você poderá ofertar a este consumidor a melhor solução no melhor momento.
1.3. Tenha um site 100% funcional
Existem hoje diversas plataformas de vendas online para você vender pela internet. Algumas pessoas, inclusive, optam por vender pelas redes sociais por serem mais econômicas, como o caso do Facebook Marketplace.
No começo, você pode até iniciar apenas nas redes sociais, mas, conforme o seu negócio for se profissionalizando e/ou suas vendas forem aumentando de proporção, o recomendado é que você invista em um site/plataforma própria.
Ao criar seu próprio site de vendas, lembre-se que ele deve ser 100% funcional, tanto para clientes que o acessem de um computador, como para aqueles que optam pelo celular. Ou seja, tudo o que tem disponível nele deve funcionar da melhor forma, atendendo às necessidades do cliente, independente do dispositivo escolhido para acessar. Afinal, basta uma experiência ruim no seu site, como um travamento ou lentidão, para o cliente simplesmente desistir da compra.
Além disso, tome cuidado com muitas informações na tela, letras miúdas, imagens pequenas, anúncios sobrepondo-se ao conteúdo, cores inadequadas… Tudo isso pode gerar uma experiência negativa.
👉 Criação de sites para empresas – qual tecnologia contratar?
1.4. Monte um planejamento financeiro consistente
Lembre-se que vender pela internet é um negócio como qualquer outro, certo? Portanto, é imprescindível que você monte um planejamento financeiro e acompanhe os resultados obtidos nessa empreitada. Você precisa saber quanto faturou, quanto gastou e se houve lucro ao final de cada mês.
Considere os custos de produção e despesas administrativas para montar o preço de venda de seus produtos. Estime um volume de vendas necessário para alcançar o ponto de equilíbrio de seu negócio, ou seja, a quantidade mínima de vendas para você não ter prejuízo, levando em consideração a margem de lucro estabelecida.
Em posse desses cálculos, você poderá montar projeções de vendas e estimar o capital de giro necessário para investir em insumos e custear seu negócio até o valor dos produtos vendidos forem creditados em sua conta. Assim, você evita ser pego por imprevistos, como saldo negativo em conta, por exemplo.
1.5. Prepare seu estoque
Nesse ponto não existe muito mistério. Tudo o que precisa é definir se vai produzir uma quantidade inicial de produtos e guardar ou se isso vai acontecer sob encomenda. E essa estratégia varia de negócio para negócio. Caso suas vendas não funcionem sob demanda, seria prudente manter um estoque mínimo de cada produto comercializado em seu site, a fim de evitar problemas como o atraso nas entregas por falta de estoque.
1.6. Planeje a logística
Agora, você já definiu seu mix de produtos e público-alvo. Mas, como você vai entregar os produtos para os clientes quando os pedidos forem realizados? Esse é um ponto importantíssimo a ser pensado por quem deseja vender pela internet.
Lembre-se que você pode utilizar aplicativos de entrega, dos Correios ou até mesmo de transportadoras privadas. Tudo vai depender de sua disponibilidade e da necessidade de seus clientes. Para quem realiza vendas locais, por exemplo, contar com os aplicativos de entrega pode ser uma ótima opção.
Além disso, você também deve se preocupar com a logística reversa. Ou seja, quando o cliente, por algum motivo, desejar cancelar sua compra e reaver o dinheiro pago pelo produto ou trocar por outro similar, que melhor atenda suas necessidades.
1.7. Propaganda é a alma do negócio online
Depois de considerar todos esses pontos, é necessário divulgar o seu produto. Afinal, ele não estará numa esquina por aí para todo mundo ver. Você precisa mostrá-lo ao mundo.
Para fazer isso, você pode criar um blog para postar conteúdos relacionados ao seu mercado de atuação e temas relacionados ao seu produto, como curiosidades, benefícios e diferenciais. Além do blog, outro forte canal de divulgação é através das redes sociais, onde a maioria de seus clientes gasta o tempo vago.
Para escolher quais redes sociais investir em divulgação, leve em consideração as características de seu público-alvo. Ou seja, considerando que você atua com moda feminina, talvez o LinkedIn não seja a melhor rede social para suas vendas, apesar disso, investir no Instagram e Pinterest pode performar muito bem. Além disso, ao vender pela internet não deixe de prestar um atendimento de qualidade aos seus clientes e um pós-venda eficiente, mesmo que online. Afinal, independente do mercado de atuação, ter um bom atendimento é crucial para o sucesso de seu negócio.
👉 8 erros cometidos por empresas nas Redes Sociais
👉 Como Criar Excelentes Anúncios através do Google AdWords?
Sobre o Autor
Meu nome é Fernando Barcellos, Especialista em Marketing Digital aqui na Agência Primesoft.
Espero ter ajudado sua empresa com o conteúdo desta publicação!
Caso você queira esclarecer alguma dúvida ou tenha sugestões para novos posts, entre em contato conosco ou deixe um comentário. É sempre um prazer conversar com os leitores aqui do Blog.
Bons negócios e até a próxima!
🚀 Não perca Vendas para seus Concorrentes
O Inbound marketing veio para ficar e você não precisa perder mais nenhuma venda para seus concorrentes por conta desta nova realidade. Essa estratégia de marketing digital auxilia empresas a crescerem seu faturamento através do universo digital. De forma bem resumida, são ações com objetivo atrair visitantes qualificados ao site da empresa, por intermédio de conteúdos relevantes, que permitam a conversão de leads e criação de autoridade para sua marca. Tudo isso sem a necessidade de pagar por cliques em campanhas de anúncios.
Ficou interessado? Agende uma mini consultoria gratuita com nosso gerente de projetos para montar um plano de crescimento de vendas através da internet.