Blog de Marketing Digital

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS POR E-EMAIL

Técnicas para Aumentar as Visitas ao Site de sua Empresa

Seus investimentos em marketing digital não estão trazendo os resultados esperados? Você já se perguntou o que está fazendo de errado? Uma das possibilidades é que você não esteja atraindo visitantes qualificados em quantidade suficiente para fazer sua empresa decolar as vendas.

Como vimos em outras publicações realizadas aqui no Blog, a atração de visitantes qualificados para o site de sua empresa é crucial para o sucesso de sua estratégia de marketing digital. Diversas formas podem ser utilizadas para este fim, tendo como uma das principais táticas a geração de conteúdo de qualidade, direcionado para a jornada do consumidor.
 
Focar na produção de conteúdo voltado para a jornada do consumidor é a melhor forma de gerar novas oportunidades de negócios online, embora você ainda possa contar com Links Patrocinados, outra ótima estratégia de atrair potenciais clientes ao site de sua empresa.
 
Meu nome é Érika Kampfert, assistente de Marketing Digital aqui na Primesoft, e apresentarei neste post algumas táticas que utilizamos aqui na empresa para alavancar as vendas de nossos clientes.
 
Vamos Começar?
 
 

1. Geração de Conteúdo

Como visto no post sobre a jornada do consumidor, nem todos os potenciais clientes de sua empresa estão no estágio de Decisão de Compra, ou seja, buscando um produto específico que atenda suas necessidades. Um potencial cliente de sua empresa, neste exato momento, pode estar pesquisando no Google sobre suas dores, ao invés de um produto propriamente dito.
 
Vou dar um exemplo que facilitará seu entendimento…
 

Supondo que você tenha um loja de calçados esportivos. A geração de conteúdo de sua empresa não deve ser voltada exclusivamente ao estágio da Decisão de Compra, com conteúdos do tipo “O Tênis XXXX é o melhor para corridas de Longa Distância” ou “Avaliação de 10 tênis de corrida”, pois a maior parte dos potenciais cliente de sua empresa não encontra-se neste estágio.
 
Muitos de seus potenciais clientes encontram-se em estágios anteriores, como o de Aprendizado e Descoberta (topo de funil), fazendo pesquisas no Google para saber por que sente dores nos pés depois de uma corrida ou pesquisando sobre eventuais provas/eventos para corredores amadores.
 
Produzir conteúdo para impactar seu público-alvo em diferentes estágios da jornada de compra (topo / meio / fundo de funil) é essencial para estar presente na mente e no coração de seus potenciais clientes.

 
 
Em tese, a Geração de Conteúdo é essencial na construção de uma estratégia sólida de marketing digital, não há como fugir disso. O conteúdo certo, disponibilizado no momento certo, possui efeitos expressivos em se tratando de conversão. O conteúdo produzido poderá ser utilizado para publicação no site de sua empresa (blog / notícias), através das redes sociais, disparado por e-mail, disponibilizado em uma landing page, ou em todas estas possibilidades.
 
Levar em consideração o direcionamento da Persona a ser impactada é outro aspecto essencial na produção de conteúdo relevante. Essa é uma técnica utilizada para garantir que a mensagem torne-se relevante e seja realmente compreendida.
 

Aqui vai um exemplo prático sobre a importância da definição da Persona a qual o conteúdo é destinado. Imagine que você trabalhe no Marketing de um Colégio focado no Ensino Médio e esteja produzindo conteúdo para geração de visitas qualificadas ao site da empresa. Seu conteúdo poderia ser destinado ao decisor (Mãe), ao financiador (Pai) ou ao consumidor/usuário (Filho). Cada uma destas personas possui uma forma de abordagem específica, consomem conteúdos distintos e a linguagem precisaria ser adaptada para cada uma delas. Logicamente, o conceito de persona vai muito além deste rápido exemplo utilizado para ilustração. Caso você tenha interesse em aprofundar seu conhecimento sobre a criação de personas do seu negócio, clique aqui.

 
Por fim, é essencial que seu conteúdo traga informações sobre o mercado em que sua empresa está inserida, curiosidades e dados relevantes. Lembre-se que seu público-alvo precisa ver valor no conteúdo gerado e dificilmente isso acontecerá se você produzir algo falando exclusivamente de sua empresa, seus produtos e serviços. Falar muito sobre o seu objetivo final pode afugentar prospectos que ainda não estão próximos à decisão de compra.
 
 

2. Mídias Sociais

As mídias sociais são indispensáveis para qualquer estratégia de marketing digital. Da mesma forma que as redes sociais tornaram-se parte vital do nosso relacionamento com amigos e familiares, percebemos o mesmo tratamento com empresas e seus clientes.
 
Facebook, Instagram e Twitter são facilitadores do relacionamento entre empresas e clientes. A internet tem crescido cada vez mais na última década, ultrapassando os meios tradicionais de comunicação, e isso implica que a comunicação da sua empresa também precisa evoluir nessa direção. O uso das mídias sociais é vital na consolidação de um bom plano de marketing digital, desde que utilizado de forma assertiva, voltada à geração de resultado quantificável.
 
Utilize as Redes Sociais de sua empresa para divulgar os conteúdos produzidos em seu blog, divulgar promoções que sua empresa esteja realizando, troca de informações com clientes (bate-papo e comentários) e apresentar informações de contato da empresa, como telefone, endereço, horário de funcionamento, etc..
 
Confira nosso ebook gratuito sobre Marketing no Facebook, clique aqui.
 
 

3. E-mail marketing

O e-mail marketing é uma forma econômica e sustentável de divulgar seu negócio, caso seja feito de forma correta. O e-mail é um canal de comunicação direto e pessoal com seus clientes, que possui alto potencial na geração de oportunidades de negócios.
 
Muitas empresas não pensam no cliente na hora de criar uma campanha de e-mail marketing. Ao invés de criarem campanhas que aproximam o público de sua marca, na verdade, o afastam. Campanhas de e-mail marketing devem ser segmentadas conforme o estágio deste potencial cliente na jornada de compra. É muito recomendado utilizar uma abordagem / linguagem pessoal, pois ninguém gosta da sensação de estar falando com uma máquina.
 
Utilize os Conteúdos publicados em seu site para capturar o e-mail de potenciais clientes. Cresça sua base de contatos de forma orgânica e sustentável, enviando e-mails somente para quem permitiu o contato.
 
Para mais dicas de e-mail marketing, clique aqui.
 
 

4. Otimizações de SEO

O termo SEO (Search Engine Optimization) pode ser designado para a otimização de seu site, visando a melhor compreensão por parte das ferramentas de busca, como Google. As técnicas de SEO tem por objetivo o melhor posicionamento de seu site em resultados de busca orgânica. O SEO é uma prática sem garantias, ou seja, ninguém pode garantir que seu site fique em primeiro em uma busca, nem por quanto tempo ficará, porque só quem pode determinar isso é o próprio Google.
 
Os fatores que influenciam o posicionamento de uma página são guardados a sete chaves pelo Google. Porém, é possível identificar melhores práticas na criação e estruturação de um site. O resultado de busca também depende da palavras-chave utilizadas, que corresponde ao termo que você utiliza para fazer a pesquisa.
 
Existem fatores internos e externos que influenciam no ranquemento das buscas. Os internos são relacionados ao site como, por exemplo:

  • URLs amigáveis
  • Correta utilização das tags HTML
  • Resposividade (capacidade de um site para ajustar-se ao dispositivo utilizado para acessá-lo, como um celular, tablet ou laptop)
  • Velocidade de carregamento de seu site
  • Constante atualização (geração de conteúdo)

 
Já a parte externa analisa como o site se relaciona com outros sites, como por exemplo:

  • Quantidade de links apontando para o seu site
  • Reputação dos sites que apontam ao seu site

 
Dependendo destes fatores, os sites são classificados pelos mecanismos de busca para determinar a relevância de cada um, diante das palavras-chave utilizadas na pesquisa.
 
 

5. Links Patrocinados

Links Patrocinados são muito importantes e podem trazer resultados expressivos para o seu negócio. Para atingir seus objetivos sem investir quantias astronômicas, é essencial ter uma estratégia muito bem definida. Nesse tipo de estratégia de Atração em específico, o monitoramento do ROI (retorno sobre investimento) é ainda mais crucial, para que o Custo de Aquisição de novos clientes não supere sua margem de lucro.
 
Existem diversos formatos de mídia paga:

  • Rede de Pesquisa: Resultados patrocinados na busca do Google
  • Display: Campanha visual na rede de pesquisa ou em sites afiliados – modelo muito utilizado para estratégias de Retargeting
  • Facebook Ads: Anúncios dentro do Facebook em diversos formatos
  • Native Ads: Anúncios dentro de sites e portais que simulam conteúdo nativo
  • Google Shopping: Anúncio de produtos, aparece antes dos outros resultados

 
Com essas ferramentas é possível desenvolver uma estratégia de sucesso, que impacte seu público-alvo de forma segmentada e efetiva.
 
Investir toda sua divulgação em um único canal nunca é uma boa ideia, pois na internet tudo muda muito rápido. Se hoje quase todo seu trafego vem do Facebook e amanhã acontece alguma mudança nas políticas da rede social, seu tráfego pode desabar. Distribuir as fontes de trafego é a melhor forma de garantir o crescimento sustentável da sua estratégia de marketing digital.
 
 
Você tem alguma dica ou estratégia que utiliza para aumentar os acessos em seu site?
Deixe sua mensagem na seção de comentários.
 
Até a próxima!

Quer receber mais conteúdos como esse em seu e-mail?

Preencha o formulário abaixo para receber nossos conteúdos e torne-se um membro da comunidade PRIME!
Informe o seu nome.
Informe o nome da empresa.
Informe um e-mail válido.