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Jornada do Consumidor

Em nossa publicação sobre Inbound Marketing comentamos brevemente sobre a Jornada do Consumidor, que é o processo pelo qual seu potencial comprador passa até decidir pela compra.

Para trabalhar o inbound marketing de seu negócio e produzir conteúdos relevantes ao seu público é essencial entender bem as etapas pelas quais seu consumidor passa.
 
As etapas da jornada são tipicamente divididas entre:

  • Descoberta e Aprendizado;
  • Reconhecimento do Problema;
  • Consideração da Solução;
  • Decisão de Compra.

 

Jornada do consumidor

 
 
Na etapa de descoberta o consumidor ainda não sabe que tem um problema. Ele está buscando saber mais sobre algum tema relevante ao seu negócio. Nesta fase seu objetivo deve ser chamar a atenção dele com conteúdos mais amplos mas ainda sim relevantes ao negócio do comprador.
 
Já na fase de reconhecimento o cliente percebe que tem um problema e começa a pesquisar mais sobre o tema. Agora seu objetivo é revelar a ele qual o problema que ele tem mas não sabia, através de conteúdos um pouco mais aprofundados e focados no problema.
 
Agora sim, na fase de consideração você pode finalmente apresentar sua solução para o problema dele. É a hora de mostrar porque a sua solução é melhor que a dos concorrentes e criar uma necessidade de resolver o problema com urgência. Para essa etapa é interessante apresentar casos de sucesso de clientes e os grandes diferenciais de sua empresa.
 
No fim do processo vem a etapa de decisão, que é onde você irá efetivar a venda. Neste momento é interessante oferecer um teste gratuito ou uma amostra da sua solução. É preciso convencer o cliente a optar pela sua empresa em detrimento aos concorrentes.
 
 

Manter um cliente é até 7 vezes mais barato do que conseguir um novo.

Pense em quanto dinheiro você está perdendo não dando a devida atenção aos compradores após virarem clientes?

 
 
Negócios em que o cliente não compra de forma recorrente ou serviços com mensalidade podem se beneficiar muito ao identificar as necessidades do comprador após converter. É necessário fazer um levantamento de seu perfil e criar conteúdos que possam ser úteis após a compra.
 
Para qualquer negócio, estar atento a jornada do consumidor é essencial para sua estratégia de produção de conteúdo atinja seus objetivos. O conteúdo certo no momento certo com certeza irá trazer bons resultados a sua empresa.
 
 
Meu nome é Érika Kampfert, assistente de marketing Digital aqui na Primesoft!
 
Deixe seu comentário com outros conteúdos que desejar, ou alguma contribuição a esta publicação!
 
Até a próxima! 

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