O que é e como funciona o Google Shopping?
Trata-se, de forma bastante intuitiva, de uma vitrine virtual de produtos comercializados por lojistas que, geralmente, pagam para ocupar esse espaço e contar com uma posição privilegiada para a sua exibição quando um usuário buscar pelo termo correspondente.
Já faz algum tempo que quem pesquisa por um produto no buscador mais famoso do mundo, o Google, tem, como resultado privilegiado da pesquisa, esse produto sendo anunciado por diferentes vendedores através do Google Shopping. Sendo assim, fica fácil responder à pergunta: o que é o Google Shopping?
Trata-se, de forma bastante intuitiva, de uma vitrine virtual de produtos comercializados por lojistas que, geralmente, pagam para ocupar esse espaço e contar com uma posição privilegiada para a sua exibição quando um usuário buscar pelo termo correspondente. Seu lançamento ocorreu em 2011 e compartilha diversas semelhanças com ferramentas como o Buscapé e o Zoom, por exemplo. É apenas mais um dos diversos serviços que o Google oferece para quem acredita na força do marketing digital e na revolução que a internet provocou nas vendas de qualquer empreendimento.
Agora que você já sabe que o Google Shopping é, resumidamente, uma vitrine virtual de diversos produtos incorporada ao próprio buscador, deve estar se perguntando: mas como funciona o Google Shopping? Basta continuar a leitura para conferir a resposta para essa e outras dúvidas quanto a esse serviço fenomenal da gigante da internet! 🤓
Conteúdo deste Post
Como funciona o Google Shopping?
Vamos explicar como o Google Shopping funciona de maneira ilustrativa. Você pode escolher qualquer produto, digitar no buscador e clicar em enter para visualizar. Como exemplo, vou pesquisar pelo termo air fryer, uma fritadeira elétrica sem óleo que é produzida por diversas marcas e comercializada por diferentes lojas de varejo pelo Brasil.
É possível perceber que existe algo de diferente – e que chama bastante a atenção – em relação às buscas por outros termos que não se referem especificamente a produtos, como “escolas técnicas” ou simplesmente “marketing”, não é mesmo? Os primeiros resultados da minha busca, que vêm mesmo antes dos links patrocinados, são versões de produtos que correspondem a uma air fryer. Trata-se, pois, do Google Shopping entrando em ação.
Uma relação de fritadeiras elétricas – as air fryers – são dispostas umas ao lado das outras, exibindo imagem, nome do produto, preço e nome do lojista. Pode-se perceber, ainda, no primeiro produto exibido – do lojista Magazine Luíza – um indicativo de que é possível retirá-lo amanhã na loja. No canto direito da página, há um botão com flechas rumo à direita, indicando que existem mais produtos a serem mostrados pela ferramenta.
E isso é só uma prévia da ferramenta – como o Google Shopping funciona vai além. Perceba que, logo abaixo do campo em que digitei o termo air fryer, existem ícones que refinam a busca do termo – para exibir somente Shopping, imagens, vídeos etc. Ao clicarmos em Shopping, adentramos a ferramenta para valer.
Primeiramente, a página do Google Shopping exibe os produtos lado a lado. Ao rolarmos para baixo, a lista é vertical.
Chamo a atenção para o refinamento da busca que se torna cada vez mais específica de acordo com as necessidades do usuário. Observe o lado esquerdo das duas últimas imagens. Nele, o Google Shopping permite filtrar os resultados obtidos de acordo com uma série de quesitos, como, por exemplo, faixa de preço, categoria, método de cozimento, tipo, capacidade, potência e marca, recursos, condição (novo ou usado) e vendedores, logo abaixo.
Já deu para perceber que o serviço é uma mão na roda e chama bastante a atenção dos usuários que estão interessados no produto, não é mesmo? Sendo assim, estamos diante de uma oportunidade excelente para que o seu produto ganhe visibilidade.
Mas, tendo entendido como funciona o Google Shopping e visto alguns dos vários recursos da ferramenta… como fazer com que a minha loja figure lá? 🤔
Como incluir a minha loja no Google Shopping?
Depois de ter compreendido como funciona o Google Shopping, é hora de saber como incluir a sua loja nessa ferramenta. Afinal de contas, quem não é visto não é lembrado! Antes de começar, saiba que você precisa ter uma conta ativa no Google Ads. Imaginamos que você já conheça o serviço, mas se ainda for um iniciante, confira mais informações sobre essa plataforma para a criação e gerenciamento de anúncios online.
Vamos lá: em primeiro lugar, crie uma conta no Google Merchant Center. Em seguida, integre-a à sua conta do Google AdWords. Mas por que isso? Porque é através do próprio Google AdWords que você irá configurar a sua campanha, definindo o quanto destinará do seu orçamento para tentar figurar entre as primeiras posições exibidas pelo Google Shopping, dada a relevância das características do seu produto para a busca feita pelo usuário, bem como informar os atributos do seu produto, que serão as variáveis determinantes na exibição do seu produto – e não a palavra-chave! Quanto mais informações você disponibilizar, melhor. Exemplos:
- Identificadores exclusivos dos produtos;
- Nomes dos produtos;
- Descrições dos produtos;
- Disponibilidade dos produtos;
- Data-limite de exibição do produto;
- Preços promocionais;
- Medidas e dimensões;
- Parcelamentos;
- Páginas de destino na loja;
- URLs das imagens principais e adicionais;
- Nome da marca;
- Categorias dos produtos definidas pelo Google e por você etc.
Essas informações precisam ser enviadas para o Google em arquivo XML (formato criado a partir de uma planilha no Excel, por exemplo) e atualizadas em até 30 dias. 👩💻
Diferença entre Google Shopping Ads e Google Ads
Conforme o exposto, o Google Shopping Ads é uma ferramenta que funciona como uma vitrine virtual e entra em ação quando um usuário está buscando por um produto no Google ou, até mesmo, por meio de anúncios em outros sites. Mas qual é a diferença entre o Google Shopping Ads e o Google Ads? Basicamente, nas campanhas feitas no Google Ads, é você quem escolhe as palavras-chave para posicionar o seu negócio nos resultados das buscas. Já no Google Shopping Ads você é responsável por configurar o seu produto, mas é o próprio Google quem se encarrega de definir quais são as palavras relevantes para o seu anúncio. 🔎
Benefícios do Google Shopping para as empresas
Sabendo como funciona o Google Shopping, dá para ter uma ideia das vantagens que ele pode trazer para a sua empresa, não é mesmo? Para convencer você da importância da ferramenta para quem vende pela internet, confira os benefícios que listamos a seguir.
- Aumento de tráfego na sua loja virtual: o Google Shopping exibe o seu produto de maneira bastante atrativa para o usuário, conforme foi possível perceber: a posição é privilegiada, as fotos chamam atenção e a organização das informações é clara. Desse modo, é ele quem atrai a maior parte do público, conquistando maior tráfego no seu e-commerce;
- Leads qualificados: nós já falamos sobre a qualificação de leads na jornada do cliente e no funil de vendas, lembra? Então, outra vantagem de anunciar no Google Shopping é que os leads que chegam até você já estão em um estágio mais avançado do funil, demonstrando conhecimento sobre o produto, intenção de compra e figurando a poucos passos de fechar a compra;
- Mais conversões: ao ter como visitante um lead qualificado, as chances de que ele finalize a compra são mais altas. Para o seu negócio, isso significa maior lucratividade!
- Monitoramento da performance dos seus produtos: um dos maiores benefícios de toda estratégia de marketing digital é a possibilidade de monitoramento. Ao utilizar o Google Shopping, todas as variáveis do produto inseridas na ferramenta se tornam passíveis de análise. Além disso, é possível estabelecer comparações com o desempenho de produtos concorrentes por meio do histórico do segmento! Incrível, não é mesmo? Isso tudo contribui para que você direcione a sua verba para o que mais tem dado certo e aumente as suas vendas. 🤑
Dicas para usar o Google Shopping
É a sua experiência com o Google Shopping que vai definir a melhor maneira de usá-lo a seu favor. No entanto, se você está à procura de dicas para começar, não deixe de levar os seguintes itens em consideração: insira o máximo de informações sobre o seu produto, inclusive imagens, otimize o conteúdo para dispositivos móveis, aposte em preços promocionais, invista na redação e não gaste dinheiro gerando cliques que não são relacionados ao seu negócio ou incluem palavras negativas, por exemplo (existe a opção de bloqueá-las).
Antes de finalizarmos o artigo, mais uma curiosidade sobre como funciona o Google Shopping: faz pouco tempo (desde a black friday de 2020), mas a ferramenta agora inclui resultados orgânicos nos seus resultados – o mais comum é que o anunciante pague à plataforma para garantir a sua exibição. E, para figurar lá, a tática é uma velha conhecida: investir em técnicas de otimização de SEO! Tenha em mente fatores como: title tag atrativa, descrição detalhada dos produtos, preço competitivo, atualização constante do seu site e boas avaliações. 👀
E aí, gostou do nosso post sobre o que é e como funciona o Google Shopping? Já utiliza o serviço ou vai começar? Comente abaixo e compartilhe com os amigos! 😉
😥 Não perca Clientes para o Concorrente
Se você ainda não investe em anúncios na internet, com 100% de certeza podemos afirmar que você está perdendo clientes para seus concorrentes. Apesar da mensagem ser dura, você precisa ouvi-la, ou continuará perdendo vendas importantes. As Campanhas de Anúncios online são oportunidades para que sua empresa consiga aumentar as venda, mesmo sem possuir grandes orçamentos para compra de mídia paga.
Deseja fazer um orçamento para gestão de tráfego em seu site?