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Quais são os 10 erros mais comuns em SEO?

O SEO (Search Engine Optimization) é um dos itens mais importantes do Marketing Digital, essencial para as empresas que almejam possuir sites com grande volume de acessos orgânicos.

Quais são os 10 erros mais comuns em SEO?

O SEO (Search Engine Optimization) é um dos itens mais importantes do Marketing Digital, essencial para as empresas que almejam possuir sites com grande volume de acessos orgânicos. Essa estratégia tem como principal objetivo colocar as páginas de seu site nos primeiros resultados de um buscador, como o Google.

Estar bem colocado nos resultados de um mecanismo de busca é essencial para quem deseja aumentar tráfego em seu site. Isso ocorre porque as primeiras posições nas ferramentas de buscas como Google são amplamente acessadas em relação às demais. E grande parte destas pesquisas são justamente para tirar dúvidas ou procurar produtos e serviços possivelmente ofertados pela sua empresa. ⌨🔎

Existem várias técnicas de SEO que são utilizadas para aprimorar um site, entretanto, nem sempre elas são usadas da maneira correta. Sendo assim, vamos mostrar os 10 erros mais comuns em SEO para que você possa evitá-los. Confira!

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Erros mais comuns em SEO

1. Ter um site lento

Muitas pessoas se esquecem de que o SEO envolve não somente o conteúdo de um site, mas também a parte técnica, relacionada à programação, volume de conteúdo a ser carregado e serviço de hospedagem. Por isso, em primeiro lugar, é preciso ter um site que seja mais rápido do que seus concorrentes.

Se a sua página demorar a carregar, o visitante pode ficar frustrado e abandoná-la. 😠 Ou seja, a experiência dos usuários em um site lento geralmente não é boa. Por esse motivo, os mecanismos de busca dão prioridade para aquelas páginas que carregam mais rapidamente. 

Caso você não saiba como melhorar esse ponto do seu site, basta entrar no PageSpeedInsights (uma ferramenta do próprio Google), para que ela faça um teste e lhe dê sugestões de como você pode aprimorar a rapidez de sua página.

2. Criar um site que não é responsivo

Atualmente, os usuários não acessam mais a internet somente pelo computador. A maior parte das buscas, inclusive, é feita por celulares. Então, o seu site não pode se preocupar apenas em funcionar bem no computador, que é o meio mais tradicional de acessar a internet. Você PRECISA adequar seu site para acessos advindos de dispositivos móveis. Isso significa que seu site deve ser responsivo.

Dessa forma, as pessoas vão conseguir acessá-lo a partir de um celular, tablet ou computador, por exemplo, e não desistirão de conferir o seu conteúdo.

Ademais, isso também colabora para que sua página seja encontrada mais facilmente, pois o Google considera a experiência do usuário na hora de ranquear os resultados na busca orgânica. Isso significa que ele dá uma colocação melhor para os sites que são responsivos.


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3. Fazer conteúdo de baixa qualidade

Assim como a parte técnica de um site é importante para o SEO, o conteúdo das páginas também é. Então, evite cometer um dos erros mais comuns em SEO, que é criar conteúdo de baixa qualidade. O Google é capaz de identificar esse tipo de material e pode punir o seu site pela postagem.

Mas que tipo de conteúdo, exatamente, você deve evitar em seu site?

Não existe uma única definição para conteúdo de baixa qualidade. Ele pode ser, por exemplo, um material que é irrelevante para o seu público, isto é, que foi criado somente para dar volume ao site e que não traz informações novas ou importantes para os leitores.

Outro tipo de conteúdo que não é positivo para o seu site é o duplicado, aquele que aparece em mais de uma página do site. Isso pode acontecer devido a problemas estruturais do seu site que talvez você nem perceba. Por isso, é imprescindível poder contar com equipe técnica qualificada, para que, caso haja um erro como esse, conseguir identificá-lo e corrigi-lo prontamente. Para saber se você tem alguma página duplicada, acesse o Copyscane ou o Siteliner.

Mais um tipo de conteúdo de baixa qualidade é aquele copiado integral ou mesmo parcialmente de outro site, e publicado na sua página. O Google consegue identificar isso também, algo que não é positivo para a reputação de seu site.

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4. Não colocar imagens

As imagens são essenciais em suas publicações, porque, além de deixarem o texto mais interessante, elas podem auxiliar na compreensão do conteúdo e atrair mais visitantes. Sendo assim, escolha bem as imagens que vão ilustrar o seu material e lembre-se de preencher o alt text, que é o responsável por fazer os buscadores entenderem a figura.

GIF mulher comemorando

5. Não utilizar bem as palavras-chave

Um dos erros mais comuns em SEO é não utilizar bem as palavras-chave. Em alguns casos, os conteúdos não são criados com as palavras exatas usadas pelo público e, em outros, a palavra-chave é muito utilizada em um mesmo material.

Então, lembre-se sempre de pesquisar bem a palavra-chave a ser utilizada nos posts de seu site, para que o conteúdo chegue ao seu público, e de não exagerar em sua utilização, para não ser punido pelos buscadores.

6. Não estruturar o texto

Os textos de um site devem ser estruturados para que fiquem mais agradáveis ao leitor e para que o mecanismo de busca consiga entender a hierarquia do conteúdo. A estrutura geralmente é feita com as heading tags (h1, h2, h3, h4, h5 e h6), que são intertítulos usados para organizar o texto e definir o que é mais importante nele. 

7. Usar URLs complicadas

Este é um dos erros mais comuns em SEO, porque muitas pessoas não se atentam às URLs. As URLs são links das páginas do site e influenciam em seu rankeamento. Assim, precisam ser bem feitas para que os mecanismos sejam capazes de compreendê-las.

Por exemplo, URLs que possuem códigos ou números em vez de palavras não dizem nada sobre a página, e até mesmo o mecanismo tem dificuldade para entender o link. Isso pode fazer com que a posição desta página seja prejudicada, por mais que possua conteúdo relevante.

8. Não dar atenção à meta-description

A meta-description é o resumo que fica abaixo do título de sua página no buscador. Esse recurso é importante, porque se for escrito de maneira clara e com palavras relevantes sobre o assunto, pode influenciar o usuário a clicar em seu link. Por isso, não se esqueça de preencher com atenção esse espaço.


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9. Não fazer linkagem interna

Colocar links próprios em seus conteúdos é uma ótima forma de fazer o usuário continuar navegando pelo seu site e conhecer mais sobre a sua empresa. Então, não fazer a linkagem interna é um dos grandes erros comuns em SEO.

10. Utilizar links quebrados ou conteúdos desatualizados

Links quebrados são aquelas páginas que não existem mais ou estão com problemas e, por isso, não é possível acessá-las. Quando o usuário clica em um link quebrado, ele é redirecionado para uma página de erro.

Isso é negativo, pois frustra o visitante e, ainda, pode acontecer com o próprio Google quando ele estiver indexando as páginas de seu site. Caso isso aconteça, o posicionamento orgânico de seu site tende a cair.

O mesmo vale para conteúdos desatualizados em seu site. Então, se você tiver postagens antigas que ainda são relevantes, basta atualizá-las! Essa atividade será boa tanto para o seu rankeamento, quanto para seu público.

Depois de ver quais são os 10 erros mais comuns em SEO, tente evitá-los, em seu site, ao máximo, para que a sua estratégia de marketing digital seja bem-sucedida e performe os resultados almejados. E, se quiser saber mais dicas sobre Marketing Digital, não deixe de ler as demais publicações disponíveis em nosso site!

Agora que você conhece os 10 erros mais comuns em SEO, já decidiu qual vai corrigir primeiro? Conte para a gente nos comentários!

Sobre o Autor

Meu nome é Fernando Barcellos, Especialista em Marketing Digital aqui na Agência Primesoft.

Espero ter ajudado sua empresa com o conteúdo desta publicação!

Caso você queira esclarecer alguma dúvida ou tenha sugestões para novos posts, entre em contato conosco ou deixe um comentário. É sempre um prazer conversar com os leitores aqui do Blog.

Bons negócios e até a próxima!

Fernando Barcellos - Gerente Projetos Marketing Digital

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