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O que é Link Building e como utilizar a seu favor?

Link building é o termo utilizado para identificar as estratégias que visam conseguir backlinks (links em outros sites apontando para o seu, de forma natural ou não), com o objetivo de melhorar o tráfego e ranqueamento nos mecanismos de buscas.

O que é Link Building e como utilizar a seu favor?

Link building é o termo utilizado para identificar as estratégias que visam conseguir backlinks (links em outros sites apontando para o seu, de forma natural ou não), com o objetivo de melhorar o tráfego e ranqueamento nos mecanismos de buscas.

Os mecanismos de buscas usam links para rastrear a web e é um dos quesitos utilizados para medir a autoridade de cada site. Isso quer dizer que, se você dominar a arte de conquistar backlinks de qualidade para seu site, isso ajudará que seu site se sobressaia aos concorrente nas buscas orgânicas, algo que repercutirá positivamente em suas vendas.

Apesar das estratégias de SEO estarem sempre mudando, nunca foi tão importante buscar backlinks de qualidade na produção de conteúdos, para deixar seu site bem posicionado no Google e demais mecanismos de busca.

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1. Por que links são importantes?

Os links são importantes porque facilitam aos mecanismos de pesquisa a descoberta de novas páginas na web, além de ajudar na classificação de autoridade das mesmas. Após rastreá-las, os mecanismos de busca adicionam as novas páginas aos seus índices, indexando todo o conteúdo e habilitando-as para aparecer nos resultados orgânicos de busca.

Vale destacar que os mecanismos de busca não levam em conta apenas o conteúdo da página, mas também a quantidade de links que são apontados para ela e qual a relevância desses sites, ou seja, a qualidade dos mesmos.

Logo, quanto mais sites de qualidade estiverem fazendo referência ao seu, melhor vai ser, pois os mecanismos de busca levam isso em consideração na hora de classificar a posição de um site. Assim, se você utilizar a estratégia de link building, juntamente com outras técnicas de SEO, as chances de você conseguir uma boa classificação serão altas.

Utilizar os backlinks para classificar a autoridade dos sites foi o que fez do Google dominar os mecanismos de buscas nos anos 90. Larry Page, um dos fundadores do Google, criou a PageRank, métrica que era utilizada para classificar um domínio de acordo com a quantidade de links externos que recebe. Ao longo dos anos, essa métrica demonstrou-se bastante eficaz, pois partia do pressuposto de que o backlink era um voto de confiança, como se alguém indicasse seu conteúdo por sua qualidade e credibilidade.

No entanto, logo o Google descobriu que essa estratégia poderia ser manipulada, assim como os resultados das palavras-chave. E assim passou a fazer atualizações regulares, tentando encontrar os sites que manipulavam os resultados. Passaram a aprimorar cada vez mais o PageRank com o objetivo de punir os sites que não mereciam ter uma boa classificação nos mecanismos de buscas.

Não se sabe ao certo todas as regras de negócio do algoritmo do Google que determina a classificação de uma página na web. Mas é quase uma unanimidade entre os analistas de SEO: os links externos que apontam para seu site são fundamentais para o bom posicionamento nas buscas orgânicas.

2. Quanto vale um link?

Todos links têm suas diferenças e é avaliado pelo Google de maneira positiva ou negativa. Dessa forma, é importante que, ao implementar estratégias de Link Building, você se preocupe não só com a quantidade de links, mas também com a qualidade deles.

Os algoritmos desenvolvidos para a classificação de autoridade de sites são programados para conseguir identificar backlinks comprados ou de sites com autoridade duvidosa. E, se for identificado que seu site está tentando burlar os mecanismos de classificação, você poderá receber uma punição, tendo seu posicionamento orgânico prejudicado. Portanto vale o aviso: muito cuidado com a compra de backlinks. Veja nota de alerta do suporte do Google.


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3. Devo trazer o Link Building para minha estratégia de marketing digital?

Se você não for comprometido com o tráfego em seu site e não se importar muito com a qualidade do conteúdo, nem com o posicionamento nos mecanismos de pesquisas, então não precisa trazer o Link Building para sua estratégia de marketing digital.

Mas, como sabemos que esse tipo de pessoa não existe ou não sabe quanto dinheiro está deixando na mesa, com certeza você se preocupa com a reputação de seu site e deseja estar bem ranqueado nos principais motores de buscas. Logo, é essencial trazer o Link Building para sua estratégia de marketing digital, visando que suas ações no digital alcancem os resultados esperados.

4. Cuidados ao trabalhar com Link Building

  • URL: quando for selecionar um link, tenha certeza de que ele não sofrerá alterações ao longo do tempo e não fará nenhum tipo de redirecionamento.
  • Posição do link: o local de inserção do link é muito importante, pois a probabilidade de alguém clicar no link no meio de um post de blog é muito maior do que se você colocá-lo no rodapé, por exemplo.
  • Nofollow X Dofollow: o nofollow é um atributo aplicado em um link, e o dofollow é quando não há esse atributo no link. Um dos principais motivos para aplicar o nofollow é quando o site não tem controle total sobre o conteúdo publicado em seu próprio site como, por exemplo, na área designada aos comentários de um post, espaço em que qualquer pessoa pode inserir comentários ou até mesmo links. Os usuários desses canais, muitas vezes, aproveitam para deixar spam com conteúdo promocional linkado. Como o site não tem total controle sobre os links deixados nos comentários, é aplicado o atributo nofollow em todos os links que foram inseridos.

5. Definições e métricas de Link Building

  • PageRank: Criado pelo Google, é um algoritmo que serve para classificar e posicionar os websites nos mecanismos de buscas. Esse cálculo se dá com base na quantidade e qualidade dos links que apontam para o site, dentre uma série de outros fatores.
  • Autoridade do domínio: É uma métrica desenvolvida pela SEOmoz que simula o algoritmo do Google. Trata-se de um indicador de qualidade que faz análise dos links, da quantidade de acessos que o site recebe, e mais alguns outros fatores que indicam a relevância do site.
  • Texto âncora: É o texto contido no link. Ele é muito importante para o processo de link building, pois os mecanismos de buscas levam em consideração quando há um texto âncora, identificando se a página é relevante ou não, tendo como base o termo utilizado na ancoragem.
  • Tráfego de Referência: O tráfego de referência acontece quando o usuário encontra o seu site por indicação de outro site. Por exemplo, se ele está lendo um texto na página do G1 e encontra um link para seu site, ao clicar neste link para conferir mais detalhes, esse acesso é classificado como Tráfego de Referência. Todo tráfego gerado por sua estratégia de link building será classificado como tráfego de referência.

👉 Conheça as diferentes fontes de Tráfego para Sites


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6. Como o Link Building pode beneficiar a minha empresa?

Como já foi dito anteriormente, os links são peças fundamentais na classificação de autoridade de um site. E quanto mais links de qualidade passam a referenciar seu site, melhor será o seu posicionamento nos mecanismos de busca. E, para finalizar, vale ressaltar mais três benefícios para sua empresa.

Desenvolvimento de relacionamentos

O desenvolvimento de relacionamentos é dos benefícios de se trabalhar com link buildind, pois envolve a interação com outros sites/empresas do mesmo setor. Esse trabalho, que pode ser concretizado através de um guest post ou até mesmo por um material rico co-branded, é uma parceria ganha-ganha, onde ambos os sites podem tirar proveitos mútuos da empreitada, fortalecendo parcerias e gerando resultados.

Construção da marca

Fazer uso do link building ajuda a estabelecer a reputação de sua marca no mercado, assim como a torna uma autoridade no setor em que atua. Por isso, criar conteúdos relevantes e que demonstrem domínio sobre um determinado assunto, ajuda significativamente no posicionamento de sua marca.

Tráfego Qualificado

Tráfego qualificado é o que todos os analistas de marketing digital mais valorizam. Um backlink de qualidade pode aumentar o tráfego qualificado do seu site, trazendo público relevante e, consequentemente, expandindo suas vendas.

Portanto, trabalhar na construção de links deve ser algo bem pensado. Todas as campanhas de criação de links deve ter como ponto de partida algo que valha a pena vincularem. Assim, deve-se entender que um link não é apenas sobre técnicas e estratégias de SEO, é principalmente sobre clientes.

Sobre o Autor

Meu nome é Fernando Barcellos, Especialista em Marketing Digital aqui na Agência Primesoft.

Espero ter ajudado sua empresa com o conteúdo desta publicação!

Caso você queira esclarecer alguma dúvida ou tenha sugestões para novos posts, entre em contato conosco ou deixe um comentário. É sempre um prazer conversar com os leitores aqui do Blog.

Bons negócios e até a próxima!

Fernando Barcellos - Gerente Projetos Marketing Digital

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