Pesquisa por comando de voz, prepare seu negócio
Tendência resultante da mudança de comportamento do usuário, a pesquisa por comando de voz promete mudar as buscar. Conheça a tendência e saiba como adapatar seu negócio!
A pesquisa por comando de voz é umas das tendências do Marketing Digital que está vindo para otimizar a experiência dos usuários que utilizam ferramentas de busca. Esse tipo de pesquisa vem crescendo rapidamente e, segundo previsões de especialistas no setor, em 2020 pelo menos metade das pesquisas realizadas no Google serão por intermédio do comando de voz.
Em meio a correria e falta de tempo, as pesquisas por comando de voz oferecem agilidade para buscas, principalmente através dos smartphones, tecnologia amplamente utilizada por todos nós. Através dessa modalidade de pesquisa, realizamos buscas sem parar o que estamos fazendo. Ou seja, nos próximos anos o comando “Ok Google” será um grande aliado!
Aviso dado, vamos entender um poucos mais sobre a pesquisa por comando de voz. Continue lendo e saiba tudo sobre o assunto!
Conteúdo deste Post
O que é pesquisa por comando de voz?
A pesquisa por voz é uma forma de realizar buscas no Google. Ao realizar sua busca, ao invés de você ter que digitar o que deseja saber, você pronuncia o termo de busca desejado e a pesquisa é feita automaticamente. Sabemos que isso não é novidade no mercado, mas somente há poucos anos que o uso desse facilitador vem ganhando maior número de adeptos.
Não é a toa que vários assistentes de voz estão sendo desenvolvidos, como Alexa, Cortana, Siri, Google Assistant. Esses dispositivos são provas reais de que o mercado está acompanhando a tendência da pesquisa por comando de voz e investindo em tecnologias para ampliar seu uso além do celular. Para você ter noção da magnitude dessa mudança no hábito de utilização de pesquisas online, segundo a ComScore, projeções indicam que em 2020 pelo menos 50% da população estará realizando pesquisas por comando de voz.
Imagem retirada do site Pavel Surmenok
As pesquisas por comando de voz tem alcance mundial e estão aí para facilitar nossa vida. De acordo com a Forbes, cerca de 27% dos internautas utilizam a pesquisa por voz através de celulares e, como smartphones não são o único meio de pesquisa, 34% dos usuários afirmam ter interesse em comprar um assistente inteligente controlado por voz.
Ok, a pesquisa por voz está aumentando a porcentagem de uso, mas ela gera impacto em meu negócio? A resposta é SIM. Afinal, como a linguagem de pesquisa varia, caso você não passe a adaptar seu conteúdo, acaba perdendo posições nos resultados orgânicos do Google. Veja abaixo como adaptar seu site para a mudança.
Seu negócio está preparado para essa mudança?
Que a pesquisa de voz é uma tendência você já entendeu, mas será que seu negócio precisa de alguma adaptação para recebê-la?
Bom, ao realizarmos uma pesquisa por voz, ocorre naturalmente uma mudança de comportamento. Essa mudança é referente à forma em que falamos o que desejamos saber. Mas como assim? Ao pesquisarmos normalmente no campo de busca, costumamos ser mais diretos, realizando pesquisas com palavras chave.
Ao contrário da pesquisa realizada por voz, a qual temos a tendência de especificar melhor o que queremos, colocando mais palavras que liguem umas nas outras. Nossa pesquisa sai de forma natural, como se estivéssemos conversando. Portanto, passar a utilizar uma linguagem mais natural em suas páginas é primordial para manter e/ou melhorar seu ranqueamento orgânico com a ampliação das pesquisas por comando de voz.
Confira no vídeo abaixo um pouco sobre a mudança!
SEO: Adaptações para pesquisas por voz
Nas próximas publicações que você realizar no site de sua empresa, utilize as dicas de otimização listadas abaixo, para otimizar o SEO de seu site, observando as boas práticas para ranqueamento em pesquisas por comando de voz.
– Velocidade de carregamento: Quando uma página demora muito para carregar, a tendência é que a abandonemos antes mesmo de ver o conteúdo. A velocidade de carregamento é fundamental para tornar a navegação em seu site mais rápida e tem papel importante quando se trata de pesquisa por voz;
– Uso de HTTPS: O Google dá preferência para sites com certificado digital habilitado (HTTPS). Em relação às pesquisas por comando de voz, trata-se de um pré-requisito. Além do ranqueamento, habilitar o HTTPS no site de sua empresa ajudará na segurança e confiabilidade;
– Escrita objetiva: Respostas curtas e objetivas são as preferidas do Google. As pesquisas por voz costumam ter no máximo 29 palavras (em inglês). Então, nada de enrolação;
– Linguagem simples: Conteúdos simples e fáceis de ler são melhores quando se trata de SEO para pesquisa por voz;
– Perguntas e respostas: Procure inserir perguntas ao longo do texto, e claro, a resposta. Trabalhe seu conteúdo pensando em como os usuários irão realizar a pesquisa. Na imagem abaixo está, respectivamente, a forma que as pesquisas costumam ser realizadas de acordo com suas intenções;
– Palavras-chave: São fundamentais para seu rankeamento. Com o crescimento da pesquisa por comando de voz, com termos de busca mais detalhados, utilizar palavras-chave long tail passa a ser tão importante quanto as head tail;
– Estrutura de dados: Estruturar seu conteúdo para pesquisa por voz também é essencial, chamado de speakable. O Google permite que você marque as partes mais relevantes do texto para a leitura em voz alta feita pelos assistentes. O Schema.org oferece esquemas de dados que podem lhe ajudar nesse processo.
Para todas as dicas citadas, é essencial que você conheça sua persona. Assim, você terá mais facilidade para adaptar suas páginas e criar conteúdos de qualidade. Lembrando que, as dicas também servem para e-commerce, adaptando a descrição dos produtos e tudo mais.
Concluindo
A pesquisa por voz chegou para revolucionar o modo como utilizamos ferramentas de busca. Adaptar o site de sua empresa para receber as mudanças que virão é de extrema importância. Afinal, como citado, as projeções mostram metade das pesquisas serão realizadas por comando de voz em 2020. Você não vai querer ficar para trás nessa, não é mesmo?
As mudanças SEO são pequenas, mas significativas para seu conteúdo. Lembrando que, de nada adianta ter o melhor SEO da internet se o conteúdo é negligenciado. Trabalhar as adaptações junto à criação de conteúdo de qualidade é imprescindível.
Não espere resultados diferentes se você faz sempre a mesma coisa. Invista seu tempo e dedicação que os resultados aparecerão!
Meu nome é Jade Zart, Assistente de Marketing Digital aqui na Primesoft.
Espero que as dicas apresentadas possam ajudar no crescimento de seu negócio!
Caso tenha alguma dúvida, conte comigo. Estou aqui para lhe ajudar!
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Bons negócios e até a próxima!
💸 Tráfego Orgânico é sempre mais Barato
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