Quais as principais ferramentas de e-mail marketing disponíveis no mercado?
O e-mail marketing permite que as mensagens certas sejam enviadas ao segmento de pessoas desejado, no momento mais apropriado possível. Dessa forma, os conteúdos enviados podem ser entregues para as pessoas no momento em que elas realmente precisam, aumentando as chances de conseguir o fechamento de uma venda.
O envio de e-mails é uma das estratégias de marketing digital mais utilizadas para transformar leads em potenciais clientes. Seja para enviar newsletters, promoções de produtos ou para nutrir os leads, existem inúmeras possibilidades de ferramentas de e-mail marketing para ajudar na execução dessas estratégias.
O fato é que o uso de e-mails nunca saiu de moda. Hoje, o e-mail marketing é uma estratégia de marketing digital que tem como finalidade disparar e-mails para um determinado público, seja ele vindo de uma base de contatos de clientes ou leads gerados em ações de conversão em seu próprio site. 📩
O e-mail marketing permite que as mensagens certas sejam enviadas ao segmento de pessoas desejado, no momento mais apropriado possível. Dessa forma, os conteúdos enviados podem ser entregues para as pessoas no momento em que elas realmente precisam, aumentando as chances de conseguir o fechamento de uma venda.
Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela empresa Thindata, com agências de marketing digital, constatou que 80% dos profissionais afirmaram que o e-mail é a mídia digital que mais gera vendas para os seus negócios. Interessante, não é mesmo? 🧐
Pensando em deixar você mais inteirado sobre esse assunto, neste post, listamos as principais ferramentas de e-mail marketing disponíveis no mercado. Continue lendo para conhecê-las!
Conteúdo deste Post
1. RD Station Marketing
A Resultados Digitais é uma empresa que disponibiliza diversas soluções de marketing para os negócios. A plataforma RD Station Marketing desenvolvida pela empresa, inclusive, é considerada um dos principais instrumentos de automação de marketing do país. Em seu incrível pacote de soluções, há também uma ótima ferramenta de e-mail marketing. Além desta plataforma, a empresa recentemente também desenvolveu seu próprio sistema de CRM, totalmente integrado ao RD Station Marketing.
No RD Station Marketing, é possível encontrar inúmeros modelos de e-mail com um editor no estilo drag and drop – aquele que você arrasta e solta os elementos onde desejar enquanto cria a composição do e-mail.
Dentre as várias funções da plataforma, é possível:
- Segmentar sua base de clientes;
- Gerar relatórios detalhados para verificar o desempenho das suas campanhas;
- Criar estratégias de conversão de leads;
- Fazer integração com as redes sociais;
- Enviar e-mails;
- Criar landing pages;
- Otimizar conteúdos em SEO;
- Acompanhar os leads;
- Entre outras ações.
2. MailChimp
Esta é a ferramenta de e-mail marketing mais conhecida no mercado. A ferramenta é perfeita para aqueles que estão começando a fazer campanhas de e-mail marketing e precisam dar os primeiros passos, pois você poderá dar seus primeiros passos gratuitamente. Apesar de ser cotada em dólar, a ferramenta possui valores acessíveis e é simples de manusear, além de possuir o design intuitivo, o que torna o aprendizado mais ágil e fácil.
Além de ser fácil e intuitiva, o principal benefício do MailChimp é, sem dúvida, a oportunidade de ter uma conta integralmente gratuita, com limite de disparos mensais de e-mails. A opção é ideal para iniciantes no marketing digital e/ou que não dispõem de grandes orçamentos para investir em estratégias para melhorar as vendas.
Com a ferramenta de e-mail marketing MailChimp, você tem a possibilidade de criar campanhas segmentadas para sua base de clientes, listas personalizadas e ainda quantificar os resultados de cada uma das suas campanhas dentro da plataforma.
Quem não tem muita habilidade em criar layout dentro dos e-mails também não precisa se preocupar. Isso porque o MailChimp possui diferentes opções de templates e um editor drag and drop, semelhante ao RD Station Marketing; basta arrastar e soltar para criar e-mails.
Além disso, a plataforma pode ser incorporada ao Shopify, Magento, Woo Commerce e até mesmo ao Google Analytics. A ferramenta possibilita, de forma gratuita, o envio de até 12 mil mensagens a cada mês, para até 2 mil pessoas.
Para quantidades superiores a estas, o usuário precisa contratar a ferramenta. As opções pagas iniciam com valores a partir de 10 dólares, e nelas há funcionalidades como automação, recomendação de produtos e muito mais.
3. LeadLovers
A LeadLovers é uma ferramenta de e-mail marketing brasileira ideal para ajudá-lo na gestão de leads. Por meio de diversas páginas de captura, é possível gerar leads através de anúncios no Facebook, landing pages, comentários nas redes sociais, além de outros formatos de anúncios.
A plataforma possui uma ferramenta denominada Builder, que permite a você criar páginas personalizadas a partir de templates e também de forma livre, a partir do zero. No entanto, os clientes mais avançados podem importar sites inteiros em HTML para dentro da plataforma.
Dentro da ferramenta de e-mail marketing, é possível utilizar gatilhos de disparos de mensagens automatizadas, criando assim uma estratégia de nutrição de leads ideal e armazenando todas as informações pertinentes ao comportamento dos usuários.
Nesta ferramenta, os planos iniciam com valores a partir de R$154,00 mensais e você pode ter acesso a todas as funcionalidades da plataforma.
4. E-Goi
A E-Goi é considerada uma das ferramentas de e-mail marketing mais completas do mercado. O título é atribuído à plataforma porque ela oferece soluções multichannel a seus clientes, o que vai muito além de simples disparos de e-mail. Na versão completa da ferramenta, é possível encontrar soluções automatizadas para e-mail e mobile, além de envio de SMS, notificações e chamadas de voz.
Assim como nas outras ferramentas de e-mail marketing já mencionadas neste artigo, o E-Goi também apresenta relatórios completos que possibilitam acompanhar o desenvolvimento e sucesso da campanha, incluindo números de cliques, taxas de abertura e, o principal: é possível acompanhar a quantidade de conversões que foram geradas através dos disparos.
Com a ferramenta, é possível também segmentar a base de clientes, utilizar modelos prontos para redigir e-mails e utilizar ainda recursos voltados para e-commerce, com o objetivo de resgatar carrinhos abandonados.
5. SendPulse
O SendPulse também é uma ferramenta de e-mail marketing de relevância no mercado internacional.
A plataforma oferece cinco canais de comunicação: E-mail, SMS, notificações Web Push, Viber e Chatbot para Facebook Messenger.
Além disso, a ferramenta permite que você arrecade endereços de e-mail através dos formulários de inscrição personalizáveis no seu website. Assim, você pode ajustar os formulários conforme as suas necessidades, adicionando os campos que forem necessários, utilizando recursos como: texto, imagem, botão, etc; sem contar que você pode também segmentar os e-mails.
O SendPulse também possui a funcionalidade de “Arrastar e soltar”, assim como as outras ferramentas de e-mail marketing mencionadas anteriormente. Dessa forma, é possível criar e-mails eficientes sem a necessidade de ter habilidades de codificação ou conhecimento técnico no assunto. Você pode criar e-mails com base em templates ou usar os modelos prontos para criar uma nova campanha de e-mail.
Dentre as funcionalidades da ferramenta de e-mail marketing, podemos citar, ainda: integrações com sistemas CMS (WordPress, Joomla e outros) e/ou CRM (ferramenta de gestão de relacionamento com clientes).
Além disso, você pode usar o plano gratuito da ferramenta de e-mail marketing, caso a sua lista tenha até 2.500 assinantes.
Por fim, essas são as cinco principais ferramentas de e-mail marketing existentes no mercado, dentre um universo infindável de soluções disponíveis. Como você pôde perceber, cada uma possui suas funcionalidades e benefícios. Cabe a você, portanto, escolher aquela que mais atende às necessidades do seu negócio e fazer um teste. E o melhor é que muitas delas possuem plano experimental gratuito e são muito intuitivas e fáceis de manipular. São ideais para quem deseja começar a dar seus primeiros passos no universo digital!
Agora que você conhece as principais ferramentas de e-mail marketing disponíveis no mercado, já decidiu qual vai testar primeiro? Conte para a gente nos comentários!
Sobre o Autor
Meu nome é Fernando Barcellos, Especialista em Marketing Digital aqui na Agência Primesoft.
Espero ter ajudado sua empresa com o conteúdo desta publicação!
Caso você queira esclarecer alguma dúvida ou tenha sugestões para novos posts, entre em contato conosco ou deixe um comentário. É sempre um prazer conversar com os leitores aqui do Blog.
Bons negócios e até a próxima!
🚀 Não perca Vendas para seus Concorrentes
O Inbound marketing veio para ficar e você não precisa perder mais nenhuma venda para seus concorrentes por conta desta nova realidade. Essa estratégia de marketing digital auxilia empresas a crescerem seu faturamento através do universo digital. De forma bem resumida, são ações com objetivo atrair visitantes qualificados ao site da empresa, por intermédio de conteúdos relevantes, que permitam a conversão de leads e criação de autoridade para sua marca. Tudo isso sem a necessidade de pagar por cliques em campanhas de anúncios.
Ficou interessado? Agende uma mini consultoria gratuita com nosso gerente de projetos para montar um plano de crescimento de vendas através da internet.