Blog de Marketing Digital

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS POR E-EMAIL

Guia Prático sobre Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo, estratégia muito eficiente e já bastante utilizada na internet, tornou-se um dos pilares no Planejamento de Marketing de empresas do mundo todo. 

Junto ao crescimento nos investimentos em marketing digital, a criação de conteúdo relevante passou a ser uma das prioridades no fortalecimento da imagem institucional e aumento das vendas através da internet.
 
Para melhorar a relevância de sua empresa na internet, vamos apresentar em detalhes o que consiste o Marketing de Conteúdo, suas aplicações práticas e a importância dessa técnica para a melhoria de seu posicionamento no Google e demais ferramentas de busca.
 
 
O que é Marketing de Conteúdo?
 
Marketing de conteúdo consiste na criação e compartilhamento de conteúdos relevantes a um determinado público com a finalidade de comercialização de um produto/serviço e conquista de seguidores para sua empresa.
 
 

Quais os formatos mais comuns de Marketing de Conteúdo?

  • Publicações de notícias e posts Blogs
  • Mídias Sociais
  • Disparos de Newsletters
  • Publicações em Vídeos
  • Criação de E-books
  • Podcast

 
 

Por que investir em Marketing de Conteúdo?

  • 93% das experiências online começam por intermédio de uma ferramenta de Busca;
  • 75% das pessoas não passam da primeira página do resultado de busca;
  • 68% dos consumidores leem publicações sobre um produto antes de comprá-lo.

 
 
Nesse novo cenário, gestores de marketing têm identificado grandes oportunidades para tornar empresas referências nos mercados em que atuam. Ao produzir conteúdo relevante sobre determinado assunto, sempre ligado à área de atuação da empresa, os leitores passam a construir uma imagem positiva dessa empresa, tendo-a como referência sobre aquele assunto específico. E, quando despertar a necessidade de consumo neste potencial cliente, ele lembrará da empresa que produziu o conteúdo que considerou interessante.
 
Vou trazer um exemplo para facilitar seu entendimento. Supondo que você é proprietário de uma Loja Virtual de acessórios para Celular que comercializa aparelhos, carregadores, cabos USB, capas, películas, dentre outros produtos. Uma forma de você tornar sua Loja uma Autoridade nesse mercado, através do Marketing de Conteúdo, seria fazendo algumas publicações relevantes ao seu público-alvo. Apresento algumas sugestões:
 

  • 10 ferramentas para melhorar o desempenho de seu Android.
  • Quebrou a tela de seu Smartphone? Confira estas dicas para que isso não aconteça novamente.
  • Android, iOS ou Windowsfone, qual o melhor sistema operacional?
  • Foi Roubado? Veja como bloquear seu celular agora mesmo.
  • Dicas úteis para estender a vida útil de sua bateria.

 
 
Com conteúdos similares aos trazidos neste exemplo, focados exclusivamente no mercado-alvo, essa empresa estaria criando uma imagem positiva com seus potenciais consumidores. Eles passariam a ver a Loja Virtual em questão como uma autoridade nesses assuntos e, quando surgisse uma necessidade de consumo, a Loja estaria um passo à frente de seus concorrentes para converter essa imagem positiva em VENDAS!
 
 

“Quando os consumidores ficam sabendo de um produto hoje, sua primeira reação é ‘Vou pesquisar na internet’. E assim eles embarcam em uma jornada de descobertas: sobre um produto, um serviço, um problema, uma oportunidade. Hoje você não está atrás de seus concorrentes. Você não está atrás da tecnologia. Você está atrás do seu consumidor.”Rishad Tobaccowala, Executivo principal de estratégia e inovação, VivaKi

 
 

Marketing de Conteúdo e SEO

 
O objetivo dos mecanismos de busca, em especial o do Google, é bem simples: juntar a informação presente na internet e apresentá-la de forma simples e organizada. Para isto, o Google conta com um super-robô de busca, o Google bot, que processa o conteúdo presente na internet e o indexa, para posteriormente apresentá-lo sempre que algum usuário faça uma nova busca.
 
Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de técnicas e/ou métodos que tem como principal objetivo tornar websites mais amigáveis para mecanismos de busca (como Google e Bing), visando que uma ou várias das páginas de seu site apareça entre os primeiros resultados da busca orgânica. A essência de um Projeto de SEO é angariar novos visitantes através das ferramentas de busca e, com mais visitas, aumentam as chances de conversão / vendas de seu site.
 
Sites como o Google avaliam uma série de aspectos relevantes para apresentar o resultados de uma busca. Fatores como velocidade de carregamento, indicadores sociais (comentário / compartilhamento em Redes Sociais), responsividade da interface, taxa de cliques (CTR – Click-Through Rate), URL amigável, tempo de domínio, dentre inúmeros outros fatores analisados são apenas alguns exemplos. A empresa não revela exatamente como o cálculo é feito para apresentar o site da Empresa A na frente do site na Empresa B em uma busca orgânica.  Todavia, há uma certa unanimidade em relação a um dos fatores analisados: a produção constante de conteúdo relevante é um dos principais indicadores de relevância para ferramentas de busca. Isso quer dizer que gerar conteúdo de qualidade e pertinente ao seu mercado-alvo faz TODA diferença para que o site de sua empresa apareça nas primeiras páginas do Google.
 
 
Através do presente artigo espero ter trazido alguns insights para sua próxima reunião de planejamento de marketing. Com estas dicas, tenho certeza que você conseguirá dar seus primeiros passos no Marketing de Conteúdo, criando publicações direcionadas ao seu mercado de atuação e gerando relevância para potenciais consumidores e Ferramentas de Busca.
 
 
Gostou?
Compartilhe este material com seus amigos!
 
 
Meu nome é Fernando Barcellos, analista de Marketing Digital aqui na Primesoft!
Até a próxima!

Quer receber mais conteúdos como esse em seu e-mail?

Preencha o formulário abaixo para receber nossos conteúdos e torne-se um membro da comunidade PRIME!
Informe o seu nome.
Informe o nome da empresa.
Informe um e-mail válido.