Blog de Marketing Digital

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS POR E-EMAIL

Inbound Marketing – O que é e como usá-lo a seu favor?

Em algum momento você já desejou atingir um público mais qualificado para o seu negócio gastando menos? Pode parecer impossível, mas essa é a estratégia de sucesso do Inbound Marketing.

Todos conhecemos a forma tradicional de se fazer marketing, anúncios em meios de comunicação, outdoors, banners e pop-ups em grandes portais da web. Esses são alguns exemplos de mídias que demandam mais investimentos, atingem centenas de milhares de pessoas, sendo que muitas delas não tem interesse no seu negócio.
 
No marketing Inbound o cliente vem até você em busca do conteúdo relevante que você produz. Ele pode não estar pronto para comprar seu produto ou serviço, mas ele está se educando com seus materiais e quando chegar o momento da compra, sua empresa será a primeira opção que ele irá lembrar.
 
Na estratégia Inbound criamos marketing que as pessoas gostam e aproveitam, não apenas propaganda e sim conteúdo personalizado para seu cliente.
 
 

Marketing inbound

 

  • Atrair público através da produção de conteúdo relevante;
  • Comunicar diretamente com quem interessa à sua empresa
  • Oferecer o conteúdo que os consumidores estão buscando;
  • Analisar os resultados para melhorar sua estratégia.

 
O objetivo da metodologia Inbound é converter estranhos em promotores, para isso ela segue as seguintes etapas:
 

Ciclo Inbound Marketing

 
 

1 – Atrair

Trazer potenciais compradores através de conteúdo relevante publicado no site de sua empresa e compartilhado nas Redes Sociais, ações de e-mail marketing, dentre outras possibilidades de disseminação. Nessa etapa o cliente está buscando conhecer mais sobre algum assunto específico. Para que seu site seja encontrado em buscas orgânicas é preciso utilizar boas técnicas de SEO.
 
 

2 – Converter

Transformar visitantes em Leads, captando seus contatos através de formulários, landing pages e calls to action. O contato é a moeda de troca no mundo do marketing inbound, então ofereça um conteúdo realmente relevante que seus visitantes vão se interessar e fazer essa conversão.
 
 

3 – Fechar

Observando o ciclo de venda e oferecendo conteúdo informativo até que o lead esteja preparado para a compra. Conseguir o contato do seu lead não é garantia de venda fechada. Crie um funil de vendas e ofereça materiais direcionados para cada momento deste ciclo.
 
 

4 – Encantar

Mantenha a satisfação de seus clientes através da entrega de conteúdos relevantes. Só porque o cliente fechou uma compra não significa que você deve parar de oferecer conteúdo direcionado. Essa é uma estratégia muito importante: produzir materiais relevantes para seus clientes mesmo após a compra. Através da metodologia inbounbd seus clientes tornar-se-ão divulgadores espontâneos de seus produtos e serviços.
 
 
Para produzir conteúdo que seus consumidores vão adorar é preciso pensar na jornada do comprador.

  • Descoberta: identificação da existência de um problema;
  • Consideração: busca de soluções que possam solucionar o problema;
  • Decisão: comparação entre as opções de soluções;

 
Apenas na fase de decisão o consumidor está preparado para verificar se a solução oferecida pela sua empresa atende a seus anseios. Antes disso, o ideal é apresentar a indústria que sua empresa está inserida, problemas que podem ser solucionados com seus produtos ou ferramentas.
 
É extremamente importante que seu conteúdo não seja apenas propaganda do que sua empresa faz, isso é justamente o que afasta as pessoas do marketing tradicional. Na metodologia inbound o objetivo é realmente ajudar seu comprador a encontrar a melhor solução pra ele.
 
Em um primeiro momento esse conceito pode parecer estranho, uma vez que a melhor solução para um cliente pode não ser a que você está oferecendo. Mas a questão é que um cliente que não necessita do seu serviço ou produto dificilmente será um cliente satisfeito. Como já vimos anteriormente, um cliente satisfeito vale ouro na estratégia de marketing inbound. Qualquer empresa, de qualquer tamanho e qualquer setor pode se beneficiar com estratégias de marketing inbound.
 
Você já aplica alguma dessas estratégias em seu negócio?
Gostaria de aprender mais?
Comente no post suas principais dúvidas!!
 
 
Conheça um pouco mais do trabalho que realizamos frente à Primesoft para maximizar as conversões de nossos clientes – clique aqui.
 
 

Quer receber mais conteúdos como esse em seu e-mail?

Preencha o formulário abaixo para receber nossos conteúdos e torne-se um membro da comunidade PRIME!
Informe o seu nome.
Informe o nome da empresa.
Informe um e-mail válido.