Cresça seu faturamento com inbound marketing
O Inbound marketing é uma estratégia de marketing digital que auxilia empresas a crescerem seu faturamento. De forma bem resumida, são ações com objetivo atrair potenciais clientes até a empresa por intermédio de conteúdos relevantes, que facilitam a qualificação dos prospectos e geram autoridade para sua marca.
Por isso, o Inbound marketing também é conhecido como marketing de atração. Independentemente do nome, o importante é conseguir atrair o público desejado, criar um relacionamento com os potenciais clientes e transformá-los em consumidores assíduos de seus produtos e serviços. 😀
O inbound marketing tem a capacidade de trazer tais resultados, principalmente, porque fornece conteúdo relevante para o público certo na hora correta. Neste sentido, a empresa oferece materiais que vão ao encontro das dores do público-alvo, com a finalidade de construir a reputação de autoridade da marca e transformar visitantes em clientes assíduos.
Como esse contato é feito pela internet, é mais fácil atingir o público desejado e a abordagem é mais natural, uma vez que é o próprio público interessado que procura a empresa para resolver um problema. 🔎
Se você deseja aumentar suas vendas, investir no inbound marketing é uma ótima alternativa. Para entender como ele funciona e por que o faturamento da sua empresa pode melhorar bastante com inbound marketing, é só continuar lendo o nosso post!
Conteúdo deste Post
Diferenças entre o Inbound e Outbound Marketing
Antes de detalharmos as etapas do inbound marketing, vamos explicar as diferenças entre ele e o outbound marketing, para que você veja a importância e as vantagens de cada um.
A primeira diferença entre esses modelos de marketing é a direção. No outbound, a empresa vai até o cliente, enquanto, no inbound, acontece o contrário.
Outra grande diferença é que, no outbound, a empresa consegue atingir um volume maior de pessoas, dado que as ações nem sempre são segmentadas. Além disso, dificilmente todos os indivíduos atingidos pela ação fazem parte do público-alvo da empresa, fazendo com que a campanha não seja tão efetiva quanto o desejado.
Já no inbound, o objetivo das estratégias é ajudar a sanar as dores do consumidor. O volume de pessoas atingido tende a ser um pouco menor, porém, ao realizar a classificação de leads através de técnicas como o Lead Scoring, as ações conseguem ser direcionadas ao público-alvo da empresa, promovendo um ambiente propício para a geração de resultados mais consistentes. 📈
Como o inbound marketing é necessariamente online, torna-se mais acessível, principalmente para empresas de pequeno e médio porte. Afinal, é mais barato fazer um blog post, por exemplo, do que veicular um comercial na TV ou rádio. Isso não significa, contudo, que o marketing de todas as empresas deva migrar para o inbound, dado que cada mercado possui suas características e singularidades.
Vale salientar que enquanto o outbound é indicado para empresas que possuem ticket médio ou baixo e ciclo de vendas curto, o inbound, em contrapartida, é recomendado para empresas que possuem ticket médio ou alto e ciclo de vendas alongado. Atualmente, dada a larga utilização da internet e seus preços mais acessíveis, o inbound marketing tem sido mais utilizado. Apesar disso, não significa que o outbound está em desuso ou tenha perdido sua eficácia.
Quais são as etapas do Inbound Marketing
O inbound marketing possui 4 etapas que funcionam como um funil de vendas. Esta estratégia de marketing é um sucesso justamente por acompanhar o consumidor durante todas as etapas de sua jornada de compra. Sendo assim, você não pode dar atenção somente a uma ou a algumas fases do processo!
Vamos mostrar detalhadamente como esse modelo funciona para que o seu faturamento com inbound marketing realmente cresça. Confira!
1. Atração
Essa etapa é essencial para que a estratégia toda funcione e o faturamento com inbound marketing cresça. Para atrair pessoas para o seu negócio, você deve investir no marketing de conteúdo e colocar em prática a produção de materiais relevantes para o seu público.
Forneça informações importantes para que um potencial cliente torne-se um visitante o site de sua empresa e se engaje com sua marca. Para que o seu conteúdo seja encontrado na internet, não se esqueça de usar técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e de possuir perfis ativos nas redes sociais utilizadas por seu público-alvo. 🙋♂️
2. Conversão
Depois de atrair visitantes, você precisa transformá-los em leads, para manter relacionamento ativo com eles durante a jornada de compra. Para isso, é necessário conseguir mais informações sobre os visitantes, como nome, idade, profissão, email e telefone de contato.
As landing pages (ou páginas de captura) são excelentes para conseguir dados sobre os visitantes. Nelas, você oferece um conteúdo melhor e mais completo em troca destas informações.
Outra dica importante é a utilização de calls to action (CTA), essenciais para aumentar sua taxa de conversão. Estes são chamadas para ação dentro de seu conteúdo que levam o usuário para onde você deseja, como uma landing page ou formulário de conversão. 👩💻
3. Relacionamento
Agora que parte de seus visitantes já se tornaram leads, é a hora de nutrir o relacionamento com eles para que você saiba quem pode se transformar em cliente.
O e-mail marketing é uma ótima ferramenta para essa etapa, já que ele pode ser automatizado, permite que você mande vários tipos de conteúdos (desde informações relevantes a promoções) e observe o comportamento de seu público. 🤔
4. Venda
Depois de todas essas etapas, você chegou àquela que vai literalmente aumentar o seu faturamento com inbound marketing: as vendas! Ao analisar o comportamento de seus potenciais clientes, seja pelo download de materiais ricos ou posts/páginas visitadas, você saberá quem demonstra interesse em seus produtos ou serviços.
Estes indivíduos são classificados como oportunidades e são eles que você precisa repassar para o seu time comercial. Assim, eles podem entrar em contato e realizar a venda. Lembre-se de que é fundamental continuar nutrindo o relacionamento com os clientes mesmo após a compra, pois assim eles podem contribuir para suas metas de up-selling. 🤑
Formatos de Conteúdo
Os Conteúdos Ricos, que auxiliam nas dores de seus potenciais clientes, podem ser feitos em vários formatos e publicados em diferentes canais. A escolha do tipo de material e do canal vai depender do público da empresa.
Um formato bastante popular são as publicações de blog, porque são ótimas aliadas do SEO. O leitor retém melhor as informações e o texto ainda atrai os consumidores para uma página sua. 💻
Ademais, os vídeos costumam chamar atenção e, por isso, também são utilizados por várias empresas. Eles podem ser postados em sua própria página, canal do YouTube ou em uma rede social. 📹
Se o seu público não é muito fã de vídeos, textos ou não tem muito tempo livre, você pode elaborar um podcast. Afinal, ele é prático e pode ser consumido enquanto o indivíduo faz outras atividades. 👂
Guest post: uma excelente estratégia
O guest post é um artigo feito por um convidado em seu site ou blog. E por que essa é uma estratégia tão utilizada? Em primeiro lugar, porque ao ver que o blog tem mais de um autor, o visitante tende a dar mais credibilidade ao conteúdo encontrado naquele site.
Além disso, o seu convidado pode trazer um público que ainda não conhece os produtos/serviços de sua empresa e, assim, aumentar o seu alcance e o tráfego em seu site. Essas vantagens podem auxiliar bastante no crescimento de seu faturamento com inbound marketing.
Então, você não pode deixar de fazer guest posts. Na hora de escolher os seus convidados, não se esqueça de checar a autoridade deles e se eles estão de acordo com os valores de sua marca. 🧐
Como você pôde perceber, para elevar o faturamento com inbound marketing, é preciso ter organização e planejar bem cada etapa da jornada. Agora que você descobriu como aumentar o seu faturamento com inbound marketing, está na hora de colocá-lo em prática para obter melhores resultados. ⌨️🖱️
Para saber mais sobre o assunto, não deixe de conferir os posts de nosso blog!
Sobre o Autor
Meu nome é Fernando Barcellos, Especialista em Marketing Digital aqui na Agência Primesoft.
Espero ter ajudado sua empresa com o conteúdo desta publicação!
Caso você queira esclarecer alguma dúvida ou tenha sugestões para novos posts, entre em contato conosco ou deixe um comentário. É sempre um prazer conversar com os leitores aqui do Blog.
Bons negócios e até a próxima!
🚀 Não perca Vendas para seus Concorrentes
O Inbound marketing veio para ficar e você não precisa perder mais nenhuma venda para seus concorrentes por conta desta nova realidade. Essa estratégia de marketing digital auxilia empresas a crescerem seu faturamento através do universo digital. De forma bem resumida, são ações com objetivo atrair visitantes qualificados ao site da empresa, por intermédio de conteúdos relevantes, que permitam a conversão de leads e criação de autoridade para sua marca. Tudo isso sem a necessidade de pagar por cliques em campanhas de anúncios.
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