Como conseguir mais tráfego em meu site?
Ter tráfego em seu site é essencial para obter bons resultados com a sua página na internet. Sem ele, seu site não será visto por seus potenciais clientes e, portanto, não será capaz de converter leads e gerar oportunidades de vendas. Por isso, conseguir mais tráfego para seu site é algo que você sempre deve buscar.
Você sabe que existem diferentes fontes de tráfego para seu site? Por isso, a seguir, explicaremos quais são as origens de tráfego existentes e como fazer para conquistar novos visitantes utilizando-as!
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1. Tráfego Orgânico
Esse tipo de tráfego é designado para classificar os usuários que chegam ao seu site por meio de um mecanismo de busca, como o Google. Ou seja, ele pesquisa algo no buscador, como uma informação ou um produto, e encontra a página de sua empresa entre os resultados.
A maioria das pessoas clica apenas nos primeiros resultados do buscador, por isso, é importante que o seu site apareça nesse espaço quando o usuário fizer a pesquisa. Para que isso aconteça e você consiga aumentar o tráfego orgânico da sua página, é preciso produzir conteúdo relevante e de qualidade para os seus potenciais clientes.
Descubra quais são as maiores dores do seu público-alvo e crie conteúdos que auxiliem na resolução dessas questões. Por exemplo, se a sua empresa vende itens esportivos, você pode produzir textos, e-books ou vídeos relacionados a esse assunto e que acabem com as dúvidas dos consumidores.
Além de fazer materiais relevantes e de qualidade, é necessário utilizar boas práticas de SEO on-page para conquistar os primeiros lugares nos mecanismos de busca. Esse tipo de técnica tem como objetivo otimizar os conteúdos de uma página para que ela fique bem ranqueada nos resultados das pesquisas orgânicas.
Então, você tem que pesquisar a palavra-chave certa para utilizar em seu artigo, por exemplo, ou para divulgar seu vídeo. Organizar a distribuição do texto na página, o tamanho dos títulos, das descrições e conquistar back links são outras táticas importantes de SEO.
2. Tráfego de Referência
O tráfego de referência acontece quando o usuário encontra o seu site por indicação de outro site. Por exemplo, se ele está lendo um texto na página do G1 e encontra um link para seu site, ao clicar neste link para conferir mais detalhes, esse acesso é classificado como Tráfego de Referência.
Esse modelo de tráfego é bastante importante por ser bem-visto pelos buscadores, podendo melhorar a autoridade do seu domínio, algo essencial para um bom posicionamento em buscas orgânicas. Para conseguir mais tráfego de referência, uma boa opção é investir em guest posts. Esses são conteúdos produzidos por sua equipe, porém publicados em sites de terceiros, como um autor convidado.
Lembre-se de convidar outras empresas para que elas escrevam em seu site também, porque com certeza elas vão divulgar o trabalho e, consequentemente, conquistar mais tráfego para seu site. Outra maneira de conseguir mais tráfego de referência é apostar no link building, uma técnica muito utilizada em projetos de SEO.
Faça parcerias com outros sites e combine de fazer trocas de conteúdos. Isto é, você realiza publicações no site parceiro e ele faz o mesmo em seu site. Além disso, esteja realmente presente na internet. Comente em posts de terceiros, por exemplo, mas sempre com cuidado para não se tornar um spammer.
3. Tráfego Pago
Também conhecido como anúncio, o tráfego pago é conquistado através de links patrocinados. Esta fonte de acessos ao seu site é indicada para negócios que desejam aumentar rapidamente o tráfego de uma página de conversão.
O ponto positivo dessa estratégia é que, como você está pagando, pode escolher onde quer anunciar e para quem. Para que seus anúncios obtenham sucesso e aumentem o seu tráfego, defina um objetivo para a sua campanha. Em seguida, determine para qual público essa ação é direcionada e defina qual é a melhor plataforma para apresentá-la (Google, Facebook, Instagram, outros sites, etc.).
Não é necessário anunciar em um canal só. Na realidade, o ideal é que você coloque os anúncios em diferentes plataformas. Assim, você é capaz de fazer testes e ver qual delas traz os melhores resultados para a sua empresa.
Diferentemente das demais fontes de tráfego, nesta você precisará definir um orçamento para ser investido na aquisição de acessos qualificados. Os dois formatos mais utilizados para consumo do orçamento de suas campanhas de tráfego pago é de o custo por clique (CPC – custo por cada potencial cliente que clica no seu anúncio) e o custo por mil impressões (CPM – custo de apresentação de seu anúncio mil vezes).
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4. Tráfego Social
O Tráfego Social é conquistado por meio de interações nas redes sociais, como o compartilhamento de conteúdos (links) ou até mesmo através do perfil de sua empresa na rede social, que deve mencionar o link para seu site.
Para conseguir mais tráfego desse gênero, em primeiro lugar, você deve escolher em quais redes sociais a sua empresa estará presente. Veja qual delas faz sentido para o seu negócio, levando em consideração onde seu público-alvo fica conectado. Para conquistar tráfego para o seu site, é fundamental que sua equipe faça conteúdos distintos para cada rede, seguindo o estilo e a linguagem de cada uma.
Ter um perfil para marcar presença na mídia social não basta. Lembre-se de manter a sua conta ativa, ou seja, faça posts com frequência para engajar os usuários. Ao conquistar esse engajamento, não se esqueça de que as pessoas esperam uma interação de volta.
Então, converse com seus seguidores, curta seus comentários e sempre responda-os. Dessa forma, a sua empresa ganha credibilidade e cultiva o bom relacionamento. Essas são características que podem fazer muita diferença na hora de transformar um seguidor em cliente.
5. Tráfego Direto
Tráfego direto é quando o usuário acessa diretamente o site de sua empresa (sem passar pelo Google), ou seja, digita o domínio de seu site no navegador. Para fazer isso, significa que ele já conhece a sua empresa, ou ao menos foi impactado por uma ação offline. Sendo assim, para conseguir esse tipo de tráfego você precisa investir em branding e na divulgação do domínio de seu site em todos os canais de comunicação.
Coloque o domínio de seu site nos cartões de visita, fachada de sua empresa, nos folders e demais materiais de papelaria. Além disso, deixe-o visível em aplicativos, nas redes sociais e até em propagandas feitas de forma offline, como em Outdoors, Rádio, Televisão, Revistas, etc. Lembre-se de criar um domínio simples e curto, porque assim ele poderá ser memorizado com mais facilidade pelos potenciais clientes.
Aumentar o tráfego de seu site é essencial para obter melhores resultados na era digital. Entretanto, não se esqueça de que é preciso dedicar-se e ter paciência para colher os bons frutos dessas estratégias.
Agora que você sabe o que fazer para conseguir mais tráfego para o seu site, já decidiu qual das estratégias vai executar primeiro? Conte para a gente nos comentários!
Sobre o Autor
Meu nome é Fernando Barcellos, Especialista em Marketing Digital aqui na Agência Primesoft.
Espero ter ajudado sua empresa com o conteúdo desta publicação!
Caso você queira esclarecer alguma dúvida ou tenha sugestões para novos posts, entre em contato conosco ou deixe um comentário. É sempre um prazer conversar com os leitores aqui do Blog.
Bons negócios e até a próxima!
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