Como Criar Excelentes Anúncios através do Google AdWords?
Anúncios são excelentes oportunidades para que você consiga aumentar as vendas dos produtos e/ou serviços de sua empresa. A plataforma do Google Adwords, permite que você crie anúncios performáticos com orçamentos muito pequenos, ou seja, se você dispuser de pelo menos R$ 100, já pode começar a colher os frutos das vendas geradas através de anúncios.
Atualmente, o Google Adwords é a principal plataforma para criação de anúncios patrocinados na internet, possibilitando que empresas de qualquer tamanho possam anunciar, tendo presença local ou global. Tudo dependerá das configurações a serem feitas nas campanhas de anúncios, algo que iremos lhe apresentar em detalhes neste artigo.
Se você almeja criar uma estratégia de Marketing Digital consistente para sua empresa, o Google Adwords certamente será um importante aliado nessa jornada, com possibilidade de gerar resultados imediatos para seu negócio.
Está esperando o que?
Abra sua mente e acompanhe estas dicas essenciais para Criar Excelentes Anúncios através do Google AdWords.
Conteúdo deste Post
O que é o Google Adwords?
O Google Adwords é uma plataforma para criação e gerenciamento de anúncios online, que consolidou-se como a principal fonte de receita do Google.
Através da plataforma, é possível criar campanhas de anúncios em diversos formatos, tais como apresentados logo abaixo. A definição dos formatos de anúncio é uma configuração disponível no Adwords, dependendo do tipo de campanha escolhido, tópico que iremos abordar a seguir.
- Anúncios em Texto
- Anúncios Gráficos
- Anúncios Responsivos (texto e imagem)
- Anúncios em Vídeo
- Anúncios de Produtos
Onde os anúncios criados no Google AdWords são apresentados?
Uma das dúvidas mais comuns dos usuários é onde os anúncios criados no Google AdWords são apresentados. Atualmente o Google provê diversos serviços na internet de forma gratuita, tal como seu buscador, Gmail, Google Maps, Youtube, etc.. Todos estes serviços gratuitos são remunerados através da publicidade exibida aos usuários. Para apresentar anúncios a estes usuários, empresas utilizam o Google Adwords para criar suas campanhas de anúncios.
A seguir, apresentamos uma breve lista com os principais locais em que seu anúncio criado no Google AdWord pode ser veiculado:
- Pesquisa Google
- Youtube
- Google Maps
- Gmail
- Google Play (Apps, filmes, músicas, etc)
- Sites Parceiros do Google (sites que utilizam o AdSense para remunerar os acessos que recebem)
dentre outros..
Como Criar uma Campanha no Google AdWords?
A criação de Anúncios através do Google AdWords inicia-se com a criação de uma campanha. Para isso, você precisa escolher o tipo de campanha que deseja criar, com base nos objetivos almejados para sua ação promocional. Por exemplo, se você quiser exibir anúncios na página de resultados de busca do Google (SERP) para atrair mais visitantes ao site de sua empresa, recomendamos que você utilize uma campanha na Rede de Pesquisa.
Cada campanha pode possuir Grupos de Anúncios, que seriam agrupamentos de anúncios com configurações semelhantes. Os Grupos de anúncios compartilham orçamento, segmentação por local, dentre outras configurações comuns. Para criar anúncios de configurações distintas, adicione novo Grupo de Anúncios e personalize suas configurações.
O vídeo acima é um tutorial do Google AdWords, apresentando os principais tipos de campanhas e apresentado seus diferenciais para facilitar o processo de decisão sobre qual tipo de campanha atenderá melhor os objetivos de sua empresa.
Como funciona o sistema de leilões do Google AdWords?
Para decidir quais anúncios serão exibidos ao usuário e em qual posição, o Google Adwords utiliza um sistema de leilão de anúncios.
Antes de mais nada, para participar do leilão, o anúncio precisa estar qualificado, ou seja, ter sido aprovado pelas políticas editoriais do Google e ainda ter orçamento diário disponível na campanha / grupo de anúncios ao qual o anúncio pertence.
Dos anúncios qualificados, apenas aqueles com classificação do anúncio suficientemente elevada podem ser exibidos. A classificação do anúncio é uma combinação da configuração de valor do lance com o índice de qualidade do anúncio.
Vale ressaltar que um dos pontos mais importantes de sua campanha de anúncios é o índice de qualidade, uma vez que mesmo que os lances de anúncios concorrentes sejam mais altos do que o seu, você ainda poderá conquistar uma posição de maior destaque (por um preço menor) caso o índice de qualidade de seus anúncios seja maior.
Outro detalhe importante a salientar é que o processo de leilão é repetido a cada pesquisa feita no Google, assim como em cada visualização de página da Rede de Sites Parceiros na Rede de Display, podendo cada leilão ter resultados potencialmente diferentes, dependendo da concorrência no momento. Dessa forma, é comum observar oscilações na no critério de exibição ou não do anúncio e seu posicionamento.
Como Gerenciar o valor de lance e orçamento de meus anúncios Google AdWords?
Na criação de Anúncios através do Google AdWords, a estratégia de lance (automatizada ou manual) e orçamento diário são algumas das configurações mais relevantes para que você consiga gerar resultados significativos através dos anúncios.
O orçamento diário define os gastos sua campanha. Atualmente o Google utiliza o orçamento diária como uma média de gastos por dia, tendo como limite, o orçamento diário multiplicado por 30,4, que é o número médio de dias de um mês.
Por consequência dessa definição, o Google permite que sua campanha gaste até duas vezes mais em um dia em relação ao valor especificado pelo orçamento médio diário, o que é definido como superfornecimento.
Apesar disso, a plataforma do AdWords garante que ao longo do mês, você nunca pagará mais do que o valor de seu orçamento diário multiplicado por 30,4, ou seja, caso seu orçamento esteja configurado para R$ 20,00 por dia, sua campanha consumirá no máximo R$ 608,00 por mês.
Em relação ao valor de lance, é importante ressaltar as configurações disponíveis na plataforma, seja para uma estratégia de lances automatizada ou manual.
Estratégia de Lances automatizados:
- Localização da página segmentada para Pesquisa
- CPA de destino (custo por aquisição)
- ROAS desejado (Retorno Sobre o Investimento Publicitário)
- Parcela de vitórias desejadas
- Maximizar cliques
- Maximizar conversões
- CPC otimizado (custo por clique)
Estratégia de Lance Manual
- CPC manual (custo por clique)
O vídeo acima é um Tutorial do Google Adwords e aborda detalhadamente como é feito escolher a estratégia de lances em seus anúncios.
Quais os formatos de campanhas existentes no Google AdWords?
O tipo de campanha determina onde os clientes poderão ver seus anúncios e seu formato. Para cada uma das opções, preparamos um post com um tutorial detalhado para criação de seus anúncios.
- Rede de Pesquisa
- Rede de Display
- Google Shopping
- Vídeo
- Campanha Universal para Apps
Seria isso!
Espero ter contribuído para criação de excelentes anúncios através do Google Adwords.
Sobre o Autor
Meu nome é Fernando Barcellos, Especialista em Marketing Digital aqui na Agência Primesoft.
Espero ter ajudado sua empresa com o conteúdo desta publicação!
Caso você queira esclarecer alguma dúvida ou tenha sugestões para novos posts, entre em contato conosco ou deixe um comentário. É sempre um prazer conversar com os leitores aqui do Blog.
Bons negócios e até a próxima!
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