Rede de Pesquisa do AdWords – 4 dicas básicas para Impulsionar seus Resultados
Uma campanha bem configurada para Rede de Pesquisa do AdWords pode trazer resultados expressivos para sua empresa. De forma geral, o AdWords é uma excelente forma de atração de visitantes que façam parte do público-alvo de sua empresa.
O presente artigo tem por objetivo apresentar algumas dicas básicas na configuração de campanhas para a Rede de Pesquisa do AdWords. Apesar deste conteúdo ser direcionado para iniciantes, não menospreze seu potencial. Grande parte dos resultados obtidos nas campanhas advém de configurações básicas.
Você não precisa ir muito além disso para conquistar bons resultados, principalmente se você for investir quantias inferiores a R$ 2.000 / mês. Configurações avançadas tendem a apresentar resultados condizentes com o investimento empregado para configurá-las quando aplicadas em contas com maior volume de investimento.
Ao final deste post, esperamos que você sinta-se mais confiante para investir em suas campanhas na Rede de Pesquisa do Google AdWords e consiga obter bons resultados.
Vamos começar…
Conteúdo deste Post
1- Escolha adequada de palavras-chave
A escolha de palavras-chave adequadas é o ponto inicial de sua campanha na Rede de Pesquisa do Google AdWords. Através da seleção das palavras-chave, você estará segmentando a distribuição de seus anúncios.
Dependendo do objetivo de sua campanha e do orçamento da ação, você pode impactar prospectos de topo de funil, meio de funil, ou fundo de funil, que são justamente àqueles mais próximos ao momento de compra. Para fazer isso, você deve incluir uma intenção às suas palavras-chaves.
Vou apresentar um exemplo hipotético para facilitar seu entendimento…
Tenho uma Loja Virtual de calçados e gostaria de fazer uma ação de vendas na Rede de Pesquisa do Google AdWords.
Para este caso hipotético, você poderia utilizar palavras-chave com seus produtos e intenção de compra:
- comprar tenis nike
- tenis nike com desconto
- tenis nike em oferta
- tenis nike frete grátis
Combinando palavras-chave de intenção de compra e relacionadas aos produtos / serviços de sua empresa, você estará atraindo potenciais compradores de fundo de funil, ou seja, mais próximos ao momento de compra.
Todavia, caso o objetivo da campanha fosse a conversão de LEADS, ou seja, uma ação mais direcionada para meio de funil ou topo, você poderia trabalhar outras intenções, como por exemplo a consideração da solução. Para este tipo de intenção, você pode trabalhar com palavras-chave como esta: “melhor tênis corrida”
Utilizando palavras chaves similares a esta você estaria atraindo visitantes que ainda estão pesquisando sobre o mercado de atuação de sua empresa e as melhores opções disponíveis, mas ainda não estão no momento de compra. O objetivo de atrair a atenção destes potenciais clientes seria para educá-lo, passá-lo para a próxima etapa do funil, para quando ele estiver no momento de compra, realizar a venda.
Campanhas com esta finalidade geralmente trabalham com palavras-chave mais baratas, embora você precise fazer um trabalho de nutrição do LEAD para conseguir transformá-lo em cliente. A seguir, apresentamos alguns exemplos de palavras-chave utilizadas por usuários com intenção de pesquisa:
- nome do produto (ex: tênis nike flex show)
- categoria do produto (ex: tênis de corrida / tênis de basquete / tênis de vôlei)
- pesquisa por marca (ex: modelos tênis nike / tênis nike lançamentos)
- termos comparativos (ex: melhor / mais barato / mais resistente / mais leve)
- avaliações do produto (ex: comentários tênis nike flex / avaliação tênis nike flex)
2 – Configuração de correspondência de palavras-chave
Definidas as palavras-chaves de sua campanha, você precisa entender o conceito de correspondência de palavras-chave utilizada pelo Google no AdWords que, forma bem ampla, seria a forma com que o Google utiliza para apresentar seu anúncio diante das milhões de pesquisas processadas diariamente.
Correspondência EXATA: [tênis corrida]
Correspondências: tênis corrida
Os anúncios podem ser exibidos em pesquisas que são um termo exato e variações aproximadas desse termo exato.
Correspondência DE FRASE: “tênis corrida”
Corresponde também a: tênis corrida nike, tênis corrida masculino, tênis corrida azul…
Os anúncios podem ser exibidos em pesquisas que são uma frase e variações aproximadas dessa frase.
Correspondência AMPLA MODIFICADA: +tênis +corrida
Corresponde também a: tennis corida, tênis corridas, tenis corrida para homem…
Os anúncios podem ser exibidos em pesquisas que contêm o termo modificado (ou variações aproximadas, mas não sinônimos), em qualquer ordem.
Correspondência AMPLA: tênis corrida
Corresponde também a: tenis passeio, tennis corida, comprar tênis, tênis para corrida, sapato corrida….
A correspondência ampla é o tipo de correspondência padrão atribuído para todas as suas palavras-chave. Os anúncios podem ser exibidos em pesquisas que incluem erros ortográficos, sinônimos, pesquisas relacionadas e outras variações relevantes.
Correspondência NEGATIVA: -locação -conserto
Através das palavras-chave negativas, o Google possibilita que você evite a impressão de seu anúncio para determinadas buscas, que não façam parte de seu mercado de atuação.
Seguindo o exemplo da loja virtual de calçados, a configuração de palavras-chave poderia evitar que um anúncio fosse apresentado a um usuário que estivesse buscando por serviços de “conserto de sapatos” ou até mesmo para “locação de sapatos” para festas de casamento / formatura.
3 – Instale um pixel de conversão do AdWords
O Google possibilita, através do pixel de conversão do Adwords, a coleta de dados importantíssimos para sua campanha. Saber o Custo por Aquisição (CPA) de uma venda ou novo LEAD, dependendo do objetivo de sua campanha, é uma ótima forma de saber se você está no caminho certo para obter bons resultados através de anúncios em Redes de Pesquisa.
Em outra postagem já falamos de algumas métricas para acompanhar o desempenho de suas campanhas.
Apesar do CPA ser uma métrica muito valiosa, você poderá minerar mais informações de seu pixel de conversão. A análise de palavras-chave e anúncios que geram mais conversões deve ser uma constante em sua campanha.
Através da constante análise de dados e ajuste de sua campanha, você conseguirá impactar uma quantidade maior de potenciais clientes a um custo menor, melhorando assim seus resultados.
4 – Vincule o AdWords ao seu Google Analytics
Sincronizar sua conta do Google Analytics com seu Google Adwords é uma excelente forma de acompanhar os visitantes impactados por sua campanha. Dessa forma, você conseguirá saber o que as pessoas fazem após clicar em seu anúncio, antes de realizar a ação que conta como uma conversão (pixel de conversão do AdWords).
Ao sincronizar as contas, fica mais fácil identificar palavras-chave que geram maior engajamento, sendo possível, por exemplo, encontrar palavras-chave que não levam à conversão, mas fazem com que as pessoas passem muito tempo navegando no seu site e conhecendo sua empresa, ou palavras-chave que resultam em maior taxa de rejeição.
Independentemente do que você decida fazer com os conhecimentos trazidos neste post, certifique-se de que seja algo que melhore a performance da sua campanha. Assim, seus resultados no Google AdWords se tornarão mais consistentes.
Você tem alguma dica de como melhorar a performance de uma campanha na Rede de Pesquisa do Google AdWords?
Deixe sua mensagem na seção de comentários.
Sobre o Autor
Meu nome é Fernando Barcellos, Especialista em Marketing Digital aqui na Agência Primesoft.
Espero ter ajudado sua empresa com o conteúdo desta publicação!
Caso você queira esclarecer alguma dúvida ou tenha sugestões para novos posts, entre em contato conosco ou deixe um comentário. É sempre um prazer conversar com os leitores aqui do Blog.
Bons negócios e até a próxima!
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