O que são Testes A/B e Como Podem Alavancar suas Conversões
Você já ouviu falar sobre testes A/B? Sabe o que são ou como são executados? No artigo de hoje tentarei esclarecer todas as suas dúvidas!
Testes A/B são formas de analisar páginas e estratégias, principalmente no contexto do marketing digital. Podem ser aplicados a diversos instrumentos, como E-mail Marketing, Landing Pages, Campanhas de Adwords, Facebook Ads, dentre outros. Não raro, conquistamos resultados impressionante com testes A/B para nossos clientes aqui na Primesoft, como aumento na conversão em mais de 100%.
Meu nome é Érika Kampfert, assistente de Markeing Digital aqui na Primesoft, e meu objetivo será fazer uma introdução sobre utilização de Testes A/B no contexto do marketing digital.
Vamos começar?
Porque utilizar testes A/B?
Testes A/B são muito úteis para identificar mudanças em páginas de seu site ou campanhas que possam trazer melhores resultados. Essas mudanças podem ser em vários aspectos, como texto, imagens, cores, layout ou campos de um formulário. É preciso ressaltar que testes A/B são indicados quando a empresa já possui um volume de acessos relativamente grande, caso contrário, pode levar a decisões precipitadas ou errôneas.
A utilização de testes A/B não é indicada para todas empresas, em todos cenários. Se sua empresa ainda não investe em marketing digital, ou seja, se não possui um site estruturado, com volume significativo de acessos e páginas de conversão, não vale a pena investir em testes A/B. Neste cenário, o melhor investimento a ser feito é na estruturação de suas ferramentas de comunicação digital.
Afinal, não faz sentido algum realizar um investimento para melhorar em 100% a taxa de conversão de uma landing page que gera 3 Leads por mês. Por melhor que tenha sido a evolução conquistada, a base ainda é muito pequena! Além disso, o tempo necessário para aferição da melhoria teria de ser muito longo.
Todavia, caso o marketing digital de sua empresa já esteja bem estruturado, atraindo uma quantidade relevante de visitantes e convertendo LEADS, a estratégia de aplicar testes A/B para melhorar sua taxa de conversão faz todo sentido.
O que deve-se testar?
- Headline (título-destaque) da página
- Call-to-action (botões para conversão)
- Imagens ou vídeos
- Textos descritivos
- Tamanho e campos do formulário
- Indicadores de confiabilidade (depoimentos, certificados, etc.)
- Cores e elementos do design
Evidentemente seus testes não devem limitar-se a essas opções, mas estes pontos são uma boa referência para você começar seus testes.
Diretrizes da Aplicação de Testes A/B
Antes de mais nada é fundamental que você siga algumas diretrizes antes de realizar seus testes. Seus resultados podem ser totalmente comprometidos caso você ignore os tópicos listados abaixo:
- Mude apenas um elemento por vez: fazendo uma única alteração em cada teste, você garante que os resultados gerados pela mudança estejam diretamente ligados ao elemento alterado.
- Estabeleça uma meta: tendo uma meta como referência, é possível mensurar melhor os resultados e determinar o ROI (Retorno sobre Investimento) do teste. Desta forma você não desperdiça esforços em retornos insignificantes.
- Teste duas versões ao mesmo tempo: Mantenha parte do trafego daquela página que você está testando para a versão original dela. Esta parte servirá como grupo controle, garantindo que realmente houve melhora ou piora, excluindo a possibilidade de mudança do comportamento dos visitantes devido a fatores externos.
- Crie um objetivo: Numa Landing Page, por exemplo, o grande objetivo é a conversão do visitante em Lead. Portanto, o que se deve medir são quantas pessoas chegaram na página e quantas preencheram o formulário de captação. Nesse caso o objetivo é a geração do Lead.
Seguindo essas diretrizes e monitorando constantemente os efeitos é provável que você alcance bons resultados no aumento da conversão em suas páginas.
Esteja sempre atento ao feedback de seus visitante, mesmo quando ele não diz nada. Monitorar as métricas de suas páginas de conversão e fazer testes A/B são formas de conversar com seus visitantes sem que eles manifestem suas opiniões, registrando de forma indireta suas preferências.
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