Blog de Marketing Digital

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS POR E-EMAIL

Como a escaneabilidade impacta em seus conteúdos?

Você sabe como tornar seu conteúdo mais atraente, legível e de fácil consumo? A escaneabilidade vai te ajudar a alcançar esse objetivo. Continue lendo e descubra como!

Na correria do dia a dia, o que mais te chama atenção ao entrar em um post? Não vale responder que posts mal estruturados chamam atenção, pois certamente chamam, mas de forma negativa. Com o questionamento, refiro-me ao que você considera importante logo quando bate o olho em um conteúdo.

Com o grande volume de conteúdo sendo postado na internet, é essencial tomar algumas medidas para destacar-se no meio da multidão, transmitindo mais credibilidade e confiança ao visitante.

Se você está procurando formas de tornar seus posts mais atrativos, está no lugar certo. Neste artigo, vamos falar sobre uma técnica que certamente fará total diferença em seus conteúdos, a escaneabilidade. Aqui você encontrará:

  • O que é escaneabilidade;
  • A importância dela para seus posts;
  • Como fazer;
  • Os benefícios de tornar seu texto escaneável; e
  • A relação da escaneabilidade com o rankeamento de sua página.

Continue lendo e saiba TUDO sobre essa técnica!

1) O que é escaneabilidade?

Sabe quando você entra em um determinado post e dá uma rolada pela página a fim de identificar se você realmente irá investir seu precioso tempo na leitura do conteúdo ou não? É aí que a escaneabilidade atua. Consiste em uma técnica utilizada para otimizar seu conteúdo, tornando a experiência do usuário mais agradável.

Ao redigir um post, é importante levarmos em consideração não somente a qualidade do conteúdo, mas também a estética e divisão de “capítulos”. Afinal, a leitura de um texto sem formatação, ou seja, um bloco constante de texto mal espaçado, sem elementos visuais e subtítulos, prejudica muito a experiência de seu visitante. Particularmente, costumo fechar a página mais rápido que o Flash quando me deparo com um conteúdo mal estruturado.

A escaneabilidade tem o intuito facilitar a leitura para o visitante, auxiliando a extrair informação de forma rápida. E caso o visitante considere o conteúdo relevante, ele permanecerá mais tempo em seu site, ainda mais se você utilizar linkagem interna entre os conteúdos de seu site.

2) Importância de um texto escaneável

Vamos parar e analisar rapidamente o comportamento de grande parte dos consumidores de conteúdos na internet: rotina corrida, necessidade de conteúdos fáceis de serem consumidos e com linguagem / apresentação acessíveis. Com essa breve visão comportamental, já podemos ter uma boa noção da importância da escaneabilidade para os posts de seu site.

Ao realizar uma pesquisa sobre um tema, é comum abrir várias abas para depois selecionar o que fica para leitura e os descartes. Um texto redigido utilizando as técnicas de escaneabilidade, com certeza chamará atenção, pois facilitará a leitura dinâmica e isso aumentará as chances de potencializar os resultados de seus conteúdos.

Um exemplo mais claro é quando encontramos um texto composto por longos parágrafos, sem formatação (negrito, sublinhado, formatação diferenciada para links, etc.) e sem divisão clara de subtítulos. Por mais que o texto guarde uma preciosidade de conteúdo, as pessoas dificilmente irão se dar ao trabalho de ler, pois visualmente não despertou o interesse do leitor.

Para que isso não aconteça com seus conteúdos, no tópico a seguir, vamos apresentar os passos para tornar seu texto escaneável. Então, continue lendo!

3) Como tornar meu texto escaneável?

Para redigir textos utilizando técnicas de escaneabilidade é fácil, e com o tempo torna-se natural para o redator. Veja os passos abaixo!

Parágrafos curtos

Evite frases compridas e parágrafos com mais de 5 linhas. Acumular muita informação em um único bloco de texto torna cansativa sua leitura, além de dificultar a compreensão. Parágrafos de até 5 linhas já são suficientes para desenvolver uma ideia e não prejudicam a escaneabilidade do texto, deixando-o mais “legível”.

Outro detalhe para atentar-se é cuidar com o espaçamento entre linhas e o alinhamento dos parágrafos. Dê preferência pelo alinhamento à esquerda; afinal, no alinhamento justificado, os espaços entre as palavras atrapalham a leitura e criam os blocos uniformes de texto, que prejudicam a experiência do leitor.

Subtítulos

Para deixar seu texto mais objetivo, procure dividi-lo em subtítulos. Isso deixará seu conteúdo mais claro, organizado e de fácil acesso à informação que o leitor deseja saber. Um exemplo é este texto que você está lendo, o qual é organizado em subtítulos, abordando diferentes tópicos de um mesmo tema.

Destacando partes relevantes

Quando o texto é longo, é necessário acrescentar detalhes que chamem a atenção do leitor. Um exemplo bem prático é o emprego de formatação (negrito, sublinhado ou itálico), destacando as partes relevantes. Apesar disso, use com moderação. Não é recomendado sair ressaltando tudo, pois isso causará efeito reverso.

Bullet points

Outra técnica de organizar seu texto é criar listas, utilizando bullet points. Em textos mais longos, é interessante inserir listas, pois torna a informação mais acessível e fácil de ser encontrada.

Além dos bullet points, quando for necessário criar uma lista em que há uma hierarquia de informações, a opção mais indicada é utilizar listas numeradas no lugar dos bullet points. Assim, você transmite a informação na ordem de importância.

4) Quais os benefícios de um texto escaneável?

Redigir textos utilizando as técnicas de escaneabilidade traz diversos benefícios para seu conteúdo. Vamos listar alguns a seguir!

Maior o tempo de permanência

Não poderia iniciar com um tópico diferente. O tempo de permanência em uma página é diretamente influenciado pela estética e organização do conteúdo.

Como já comentei anteriormente, quando o leitor depara-se com uma página em que o conteúdo encontra-se bem estruturado, com informação de fácil acesso, o tempo de permanência tende a ser muito maior.

A escaneabilidade pode, além de aumentar o tempo de permanência na página, aumentar o tráfego de seu site. Tenha em mente que o tempo de permanência após um acesso orgânico é monitorado pelos mecanismos de buscas, fazendo com que seus posts melhorem o posicionamento, trazendo mais visitas ao seu site.

Menor a taxa de rejeição

Aproveitando o gancho do tópico anterior, vamos falar sobre a taxa de rejeição, também chamada de “bounce rate”, que é diretamente influenciada pelo tempo de permanência em uma página.

Se você não sabe o que é taxa de rejeição, calma que eu te explico. A taxa refere-se a uma porcentagem de visitantes que acessam sua página, não realizam nenhuma ação e saem em seguida de seu site ou fecham a aba.

Deu para perceber que o tempo de permanência está diretamente ligado a taxa de rejeição? Se o visitante passa mais tempo em sua página, a taxa de rejeição será menor e isso é ótimo para o rankeamento orgânico de seu site.

Maior valor ao seu conteúdo

Ao produzir conteúdo de qualidade e redigi-los levando as técnicas de escaneabilidade em consideração, sem dúvidas você terá bons resultados e consequentemente verá o valor de suas produções aumentando.

“Mas como assim valor aumentando?”Para um bom rankeamento, o Google leva em consideração, além de todo seu cuidado com a estrutura e qualidade do conteúdo, o comportamento do usuário.

Com comportamento do usuário, refiro-me ao tempo de permanência, suas ações na página e conversões. Tudo isso é analisado pelo Google quando o assunto é rankear o que é ou não relevante para o usuário. Ou seja, seguindo as dicas, você terá benefícios significativos para seu site.

5) O Google tem alguma relação com a escaneabilidade?

A resposta é SIM. Para um bom rankeamento, o Google leva em conta uma série de fatores e a escaneabilidade pode te ajudar. As práticas de SEO e as técnicas para deixar seu texto escaneável podem ser trabalhadas em conjunto para obter melhores resultados.

Quando o assunto é SEO, alguns dos detalhes que devem ser trabalhados em conjunto com a escaneabilidade para aumentar a relevância do conteúdo, são:

  • Palavra-chave;
  • Meta-description;
  • Descrição das imagens;
  • Títulos;
  • URLs.

Essas são algumas técnicas SEO On-Page que auxiliam seu conteúdo a conquistar melhores posicionamentos no rankeamento orgânico do Google. Essas técnicas são tão importantes que produzimos um post especialmente para o tema:

Confira 👉 SEO On-Page: Técnicas para Decolar seu Ranking no Google

Para ter resultados mais expressivos, além de levar em consideração as questões de SEO on-page, recomenda-se que você também cuide da legibilidade de seus conteúdos. Se você utiliza o plugin Yoast SEO deve saber, pois o mesmo também aponta o quão escaneável seu texto está.

Para finalizar, quando for produzir um post, pense nas necessidades de sua persona, produza conteúdos considerando cada etapa da jornada de compra, levando em consideração o seu funil de vendas. Junto a isso, não deixe de fora todas dicas que foram apresentadas ao longo deste artigo.

Agora que você já sabe o que precisa para produzir um bom post, está na hora de colocar seus novos conhecimento em prática. Não há como evitar um conteúdo relevante, bem escrito e escaneável, então não perca tempo!

Meu nome é Jade Zart, Assistente de Marketing Digital aqui na Primesoft.

Gostou do conteúdo deste post? Então compartilhe em suas redes sociais, vai que tenha alguém precisando de uma ajudinha também.

Caso tenha alguma dúvida, conte comigo. Estou aqui para lhe ajudar!

Ah, nos acompanhe também no Facebook.

Bons negócios e até a próxima!

Quer receber mais conteúdos como esse em seu e-mail?

Preencha o formulário abaixo para receber nossos conteúdos e torne-se um membro da comunidade PRIME!
Informe o seu nome.
Informe o nome da empresa.
Informe um e-mail válido.