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Principais métricas para as redes sociais de sua empresa

Analisar as métricas das redes sociais de sua empresa é uma das estratégias de sucesso para seu marketing digital. Porém, para fazer o gerenciamento das mídias corretamente, é necessário que haja um planejamento sólido e todas as etapas do processo precisam ser bem executadas.

Analisar as métricas das redes sociais de sua empresa é uma das estratégias de sucesso para seu marketing digital. Porém, para fazer o gerenciamento das mídias corretamente, é necessário que haja um planejamento sólido e todas as etapas do processo precisam ser bem executadas.

Além disso, é importante verificar se alguma estratégia utilizadas necessita de melhoria. Caso precise, é fundamental pensar em sua implementação com bastante eficiência.

Fazer a análise das métricas para as redes sociais é pré-requisito para sempre colher bons resultados das ações realizadas. Afinal, elas vão te mostrar onde você está acertando ou não. Hoje, vamos falar mais sobre essas poderosas aliadas. Continue acompanhando este post e saiba quais são as principais métricas para as redes sociais de sua empresa. Boa leitura! 🤓

O que são métricas para as redes sociais?

Primeiramente, vamos te explicar o que são métricas para as redes sociais. Elas têm o objetivo de mensurar o resultado das ações implementadas em seus perfis empresariais. Os dados ajudam a entender o comportamento e o perfil dos seus seguidores, bem como as tendências de mercado e outras variáveis.

Além disso, as métricas auxiliam o analista de marketing ou mídias sociais a perceber se o planejamento está gerando os resultados almejados. Afinal, as métricas funcionam como indicadores de resultados. Assim, é possível entender melhor o que o seu público deseja, qual o tipo de conteúdo que ele mais consome e o que você deve mudar em seu planejamento de mídias sociais. 📈

Principais métricas para as redes sociais da sua empresa

Agora que você já sabe o que são métricas para as redes sociais, conheça as principais para serem analisadas por sua empresa:

Taxa de engajamento

Métrica que revela quantas pessoas se envolveram nas publicações feitas em seu perfil, seja por meio de curtidas, comentários ou compartilhamentos. Se o seu objetivo é construir uma audiência recorrente nas redes sociais e que sua marca seja amada por todos os seus clientes, é de grande importância que você acompanhe a taxa de engajamento e pense em ações que envolvam ações de seu público.

Para calcular a taxa de engajamento, é preciso saber o número de interações e dividir pelo número de impressões, ou seja, o alcance que esse post teve. Por exemplo:

Você fez um post no Facebook, alcançou 5.000 pessoas e obteve 700 curtidas, 300 comentários e 60 compartilhamentos.  Qual foi a taxa de engajamento?

700 + 300 + 60 = 1.060 / 5.000 = 21,2%

Portanto, esse é o resultado da sua taxa de engajamento. Vale lembrar que cada postagem tem um resultado, pois possui conteúdo único e estilo próprio.

Alcance orgânico

O grande desafio dos analistas de mídias sociais é fazer com que suas postagens tenham um bom alcance orgânico. Essa é uma das métricas mais importantes para as redes sociais, especialmente para quem não tem volumosos orçamentos  para investir em impulsionamento de publicações.

O alcance orgânico calcula quantas pessoas foram atingidas por uma postagem naturalmente. Ou seja, sem que você tenha que investir um valor para que ela viralize. Esta métrica relaciona-se diretamente com os algoritmos das redes sociais. Cada mídia social tem um algoritmo específico e critérios próprios de alcance orgânico. Portanto, é necessário levar isso em consideração na hora de disponibilizar algum conteúdo em suas redes sociais.

Taxa de rejeição

A taxa de rejeição geralmente é apresentada como percentual de visitantes que acessaram uma página ou post de um site, mas rapidamente a fecharam, por qualquer razão. O mesmo conceito também aplica-se às redes sociais. Nelas, o número de pessoas que bloqueiam o seu conteúdo em seu feed, descurtem o seu perfil ou o denunciam como spam consolidam justamente sua taxa de rejeição.

Isso mostra quantas pessoas estão rejeitando o seu perfil ou estão incomodadas com o tipo de conteúdo que você posta. Caso isso aconteça com muita frequência, é preciso repensar sobre o que está sendo compartilhado.

👉 Saiba mais: 8 erros cometidos por empresas nas Redes Sociais

Taxa de conversão

Essa é uma das métricas para as redes sociais mais profundas. Porém, de suma importância para os analistas de mídias sociais. Ela mede quantas pessoas realmente estão iniciando um contato com a sua empresa, a partir de seus perfis nas redes sociais.

Trata-se de uma métrica importante para saber se os seus esforços em publicações estão impactando as pessoas certas e gerando oportunidades de vendas para seu time comercial. A conversão desejada é você quem decide. A maioria das empresas mede a taxa de conversão em vendas. Apesar disso, pode ser qualquer outro tipo de conversão, como, por exemplo, a conversão de um lead, download do seu aplicativo, iniciar um conversa no WhatsApp ou inscrição em seu mailing. 

Conclusão

Para você alcançar bons resultados através das redes sociais da sua empresa, além de conhecer as principais métricas, é necessário realizar o monitoramento constante e adotar um bom padrão de qualidade nos conteúdos postados. Não invista seu tempo e recursos somente por vaidade. Execute seu planejamento e avalie se as estratégias escolhidas estão realmente dando retorno. 

Além disso, pesquise quais redes sociais seu público-alvo realmente utiliza, dentre as centenas existentes no mercado. Normalmente, as empresas possuem uma página no Facebook, um perfil no Instagram, no LinkedIn e no Twitter. Há quem tenha o seu canal no YouTube também, porém, o que funciona para algumas empresas, pode não fazer sentido para o seu negócio, pois cada mercado/nicho possui suas próprias especificidades. Não acredite em receitas de bolo, pois elas geralmente não funcionam para marketing digital. 

Para fazer todo esse acompanhamento necessário, recomenda-se que você acesse o painel de informações e análises das redes sociais que você escolher utilizar. No entanto, caso a sua empresa utilize múltiplos perfis, isso pode ser um tanto trabalhoso. 

Nesse caso, o recomendado é contratar uma ferramenta específica para gestão de contas nas redes sociais. Assim, será possível analisar corretamente cada perfil que você monitora e tomar as decisões mais assertivas para seu negócio. Há diversas plataformas para fazer essa análise de forma eficiente e você pode encontrá-las no próprio Google. 👨‍💻

Gostou de saber mais sobre as métricas para as redes sociais? Deixe seu comentário.

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