• Trindade, Florianópolis/SC
  • Buscar
Logo Agência Primesoft Marketing Digital
Logo Agência Primesoft Marketing Digital

Tel (48) 3024.5197

Zap (48) 99969.5857

  • Empresa
  • Serviços
    • Inbound Marketing
      • Geração de Leads
      • Nutrição de Leads
      • E-mail Marketing
      • Criação de Materiais Ricos
      • Gerenciamento RD Station
    • SEO
      • Marketing de Conteúdo
      • Consultoria de SEO
      • Melhorias de SEO on-page
      • Link Building
      • Auditoria de SEO
    • Redes Sociais
      • Gestão de Instagram
      • Gestão de LinkedIn
      • Gestão de Youtube
      • Gestão de Facebook
    • Anúncios
      • Google Ads
      • Facebook Ads
      • LinkedIn Ads
      • Native Ads
      • Remarketing Google Ads
      • Remarketing Facebook Ads
    • Produção de Vídeos
      • Vídeos Comerciais
      • Vídeos Institucionais
      • Vídeos de Conteúdo
      • Videoaulas e Cursos EaD
    • Desenvolvimento
      • Landing Pages
      • Criação de Blogs
      • Criação de Sites
  • Serviços
    • Inbound Marketing
      • Geração de Leads
      • Nutrição de Leads
      • E-mail Marketing
      • Criação de Materiais Ricos
      • Gerenciamento RD Station
    • SEO
      • Marketing de Conteúdo
      • Consultoria de SEO
      • Melhorias de SEO on-page
      • Link Building
      • Auditoria de SEO
    • Anúncios
      • Google Ads
      • Facebook Ads
      • LinkedIn Ads
      • Native Ads
      • Remarketing Google Ads
      • Remarketing Facebook Ads
    • Mídias Sociais
      • Gestão de Instagram
      • Gestão de Youtube
      • Gestão de LinkedIn
      • Gestão de Facebook
      • Chatbot nas Redes Sociais
    • Produção de Vídeos
      • Vídeos Comerciais
      • Vídeos Institucionais
      • Videos de Conteúdo
      • Videoaulas e Cursos EaD
    • Desenvolvimento
      • Criação de Sites
      • Criação de Blogs
      • Landing Pages
  • Cases
  • Clientes
  • Materiais
  • Vídeos
  • Blog
  • Contato
  • Orçamento
  • Buscar
Orçamento

Blog de Marketing Digital

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS POR E-EMAIL
Página Inicial > Blog > Gestão de Youtube: guia para um canal de sucesso
  • Atrair
    • Anúncios
    • Aumento de Tráfego
    • Marketing de Conteúdo
    • SEO
  • Converter
    • Call to Action
    • Landing Pages
    • Leads
    • Otimização de Conversão
  • Relacionar
    • Automação em Marketing
    • E-mail Marketing
    • Nutrição de Leads
    • Redes Sociais
  • VENDER
    • Funil de Vendas
    • Jornada de Compra
  • Analisar
    • Monitoramento
    • Personas
    • Testes A/B
    • Web Analytics
  • Outros
    • Agência Digital
    • Desenvolvimento
    • Inbound Marketing
    • Marketing Educacional
    • Produção Cursos EaD
    • Tendências
    • Trabalhe Conosco
    • Usabilidade

Gestão de Youtube: guia para um canal de sucesso

Você sabia que, para dar maior visibilidade ao seu canal no YouTube existe uma série de otimizações para auxiliar no melhor rankeamento de seus vídeos? Pois é. Preocupar-se em implementar melhorias de SEO em seus vídeos é algo obrigatório para quem almeja aumentar sua reputação na plataforma, crescendo o número de seguidores e visualizações.

image author
Por Jade Zart
em 01/04/19

Compartilhe este post nas suas Redes Sociais

Gestão de YouTube

Afinal, quem não deseja ter seus vídeos exibidos nas primeiras posições dos resultados de busca, não é mesmo? A gestão de Youtube está aí para lhe ajudar a percorrer esse caminho. Esse é o tema que abordamos no post de hoje. Técnicas de otimização a fim de fazer seu canal crescer de forma sólida e constante.

Prepara o café que o papo vai ser interessante. Vamos começar?

O que é gestão de Youtube?

Se engana quem pensa que, para ter sucesso, basta criar um canal e sair postando vídeos. Para não ser injusta, alguns canais até alcançam o objetivo produzindo vídeos em larga escala, mas com as técnicas que vamos apresentar hoje, você compreenderá que é possível chegar lá com menos esforço.

Para construir um canal de sucesso, além de criar vídeos de qualidade, é preciso fazer otimizações a fim de deixá-los mais fáceis de serem encontrados pelo Youtube. É aí que entra a gestão de Youtube, um conjunto de otimizações utilizadas para auxiliar na organização e crescimento de seu canal.

Qual o processo de gestão de Youtube?

A gestão de Youtube deve começar antes mesmo da câmera ser ligada. Você deve fazer algumas pesquisas com seu público-alvo, criar um planejamento e colocá-lo em ação de forma estratégica. Afinal, qual a probabilidade de você ligar a câmera, sair falando e o resultado final ser um vídeo interessante para sua audiência?

Antes de iniciar a gravação, é preciso ter em mente a mensagem que você quer transmitir e, tão importante quanto, é saber o que o seu público deseja consumir. Para isso, as pesquisas são essenciais. Além de auxiliar na produção de conteúdo com qualidade, faz você poupar tempo gravando assuntos que não serão tão interessantes para seu público-alvo.

A gestão de Youtube conta com otimizações significativas. Prepare o papel e a caneta e faça seu check list. Quando for criar vídeos para seu canal, tenha em mente os itens abaixo.

Antes

O antes é constituído por todo o processo de pesquisa e planejamento. Como já citado anteriormente, pesquisar antes de gravar é uma prática muito importante para que seus vídeos ganhem visibilidade. Saber quais são as dúvidas de seu público e o formato que sua audiência gostaria de consumir esse conteúdo são informações essenciais. Caso sua empresa já trabalhe com inbound marketing, criando conteúdos para blog, aqui vai uma dica de ouro: pesquise os posts com maior tráfego orgânico e reproduza o conteúdo em seu canal no Youtube.

Saiba também o título que o vídeo terá, isso ajuda muito na hora de criar o conteúdo, serve como uma bússola. Outro item importante é saber a razão de gravar determinado vídeo. Qual sua intenção com ele? Afinal, você quer atingir o público certo ao invés de simplesmente conquistar inscritos que não irão interagir com os seus conteúdos e/ou produtos.

Tudo isso deve fazer parte de sua estratégia. Ao definir o objetivo esperado com cada vídeo e como chegar lá, você estará pronto para ligar a câmera e apertar o play!

Durante

Bom, durante você já deve imaginar. É quando você coloca a mão na massa e passar a pôr em prática todo seu planejamento. Para produzir conteúdos de qualidade, você precisará ter bons equipamentos, como câmera, microfone e boa iluminação.

Além dos equipamentos, certifique-se que a gravação seja feita em ambiente adequado. De nada adianta você ter bons equipamentos, se a gravação for feita em um ambiente sem acústica, como um quarto vazio ou uma área aberta em dia de muito vento. A parte visual também conta muito, ou seja, sua audiência pode não sentir empatia se você gravar um vídeo com uma parede branca como cenário.

O interlocutor também é algo que conta muito para um canal de sucesso. É notório que a oratória exige prática e para você conseguir criar vídeos que encantam sua audiência você precisará de dedicação a essa causa. Como a essa altura você já deve possuir uma boa pesquisa dos interesses de seu público-alvo, a ideia aqui é utilizar uma linguagem que vá ao encontro desses interesses, levando também em consideração o posicionamento de sua marca. Vou apresentar um exemplo para facilitar seu entendimento:

Vamos supor que sua empresa preste consultoria em marketing digital, tendo como clientes grandes empresas nacionais. Sua empresa decidiu criar um canal no Youtube para dar dicas de marketing digital e assim, ganhar autoridade e divulgar seus serviços. Nesse cenário, dificilmente um vídeo com linguagem infantil ou no formato de entretenimento/humor impactaria o público-alvo de forma a gerar resultados consistentes para sua empresa, simplesmente por não conversar de forma assertiva com esse público.

Em relação a produção de vídeos, sempre é válido relembrar um velho ditado: “o seguro morreu de velho”. Nesse sentido, antes de gravar seus vídeos, faça alguns experimentos e certifique-se que tudo esteja funcionando. Já presenciei diversos problemas na produção de vídeos. Pelo fato de utilizarmos vários equipamentos interligados, ambientes de gravação distintos, horários de gravação variados, dentre um universo de outras variáveis, é comum que muitos problemas ocorram até você chegar ao formato ideal de gravação. Diante disso, sempre será válida a realização de muitos testes, a fim de encontrar o formato ideal para seu canal.

Por fim, mas não menos importante, a edição dos vídeos é uma das atividades que mais agregarão valor a todo esse trabalho. Na edição é que você fará os cortes necessários, corrigirá algum áudio distorcido, ajustará enquadramentos, dará movimento ao vídeo com elementos visuais e transições.

Você está curtindo este Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média das avaliações / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Depois

Chegou o momento de fazer as otimizações e acompanhamento de seus vídeos. Aqui é onde você fará os ajustes de SEO em seus vídeos. Nessa fase, a análise da descrição de seus vídeos merece muita atenção e dedicação.

Se você quer que seus vídeos sejam encontrados por seu público-alvo, é importante saber que utilizar a descrição dos mesmos apenas para divulgação de links é um tremendo erro de sua parte. E se você vinha utilizando esse formato de descrição, recomendamos que você comece a usar melhor esse espaço, afinal, o mesmo pode ser explorado de forma a ampliar a visualização de seus vídeos. A seguir, apresentamos uma estrutura de descrição para seus vídeos no Youtube.

Estrutura de descrição de vídeo

Para facilitar seu entendimento acerca da estrutura proposta, apresentamos algumas explicações. As três primeiras linhas da descrição de seus vídeos devem ser uma prévia de forma atraente e objetiva sobre o que será encontrado de conteúdo no vídeo. Os outros 4 parágrafos você pode aproveitar para explicar um pouco melhor, apresentando mais de detalhes.

Você pode utilizar um espaço da descrição para indicar outros vídeos de seu canal que poderão ser do interesse do telespectador. É interessante também, inserir na descrição o material utilizado para a gravação do vídeo, o Setup. É comum as pessoas terem dúvida sobre a câmera ou o software de captação utilizados, por exemplo.

Chegando ao fim da descrição, divulgue seu site / loja virtual ou suas Redes Sociais, convidando o público para acompanhá-las também. Procure não utilizar links que não sejam de seu site. Ao divulgar suas Redes Sociais, informe como os interessados podem lhe achar, como o nome do perfil. Ah, não esqueça de utilizar as hashtags, um importante meio para o público encontrar seus vídeos.

É importante ressaltar que, para melhorar a gestão de seu canal no youtube, a descrição deve ser criada com base na palavra-chave escolhida para o vídeo. Além disso, essa otimização deve ser feita com o foco nas pessoas ao invés dos algoritmos, como de costume. Não que os algoritmos não sejam importantes, mas o objetivo é conquistar vendas e não apenas inscritos!

Produção de Videoaulas - Agência Primesoft MarketingProdução de Videoaulas - Agência Primesoft Marketing

📲 Ensinar Online nunca foi tão Fácil

A produção profissional de videoaulas ganha um destaque mais que especial no mercado educacional, tanto por sua capacidade de multiplicar conhecimento, quanto pelo potencial de gerar lucros para às instituições de ensino que investem na modalidade online.

Se você tem a intenção de migrar seus cursos para o formato digital, ou até mesmo iniciar um novo projeto educacional, conheça todo espectro de serviços que a Agência Primesoft pode oferecer ao seu negócio.

Entre em contato conosco

Você está curtindo este Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média das avaliações / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Confira outras otimizações:

Título do Vídeo: Tão importante quanto a descrição, o título de seu vídeo deve utilizar a palavra-chave escolhida para o vídeo e, acima de tudo, despertar o interesse de sua audiência. Assim como as 3 linhas de sua descrição e a Thumbnail de seu vídeo, o título aparecerá em destaque no resultados de buscas feitas no Youtube. Portanto, tente criar um título que destaca-se dos demais resultados. Nesse sentido, a utilização de um emoji pode ajudar.

Cartões (cards): Com certeza você já deve ter visto a sugestão de vídeos relacionados enquanto assistia seu canal favorito do Youtube. A utilização dos cartões permite que você sugira conteúdos ao longo dos vídeos de seu canal. Esse tipo de mecanismo pode ajudar você a promover outros vídeos / playlists de seu canal, conhecer melhor sua audiência, ajudar a divulgar um canal parceiro ou até mesmo direcionar vendas para sua loja virtual. Confira os formatos de cartões disponíveis:

→ Vídeo ou Playlist;
→ Promoção de outro canal;
→ Pesquisa;
→ Link para website aprovado.

Tela Final: Outra ferramenta muito utilizada nos canais de Youtube é a Tela Final dos vídeos. Diferentemente dos Cartões, como o próprio nome da funcionalidade remete, a Tela Final é uma ferramenta de encerramento de seus vídeos, muito utilizada para convidar sua audiência para inscrever-se no canal e/ou indicar outros vídeos. Confira as opções disponíveis para a Tela Final de seus vídeos:

→ Vídeo ou Playlist;
→ Inscrições para seu canal;
→ Promoção de outro canal;
→ Pesquisa;
→ Link para website aprovado.

Nome do arquivo: Antes de fazer o upload de seu vídeo para o youtube, salve ele com um nome que indique sobre o que é, utilizando também a palavra-chave. É uma forma de auxiliar a plataforma no entendimento do assunto abordado no vídeo.

TAG: Utilizar tags longas e curtas facilitam a chegada de pessoas até seu conteúdo, mas claro, não vá exagerar e sair enchendo a descrição de tags.

Thumbnail: Quantas vezes você já se pegou comprando um livro pela capa? Funciona da mesma forma com os vídeos. Uma thumbnail bem feita chama atenção e nossa tendência é clicar. Atente-se: as Thumbnails são a vitrine do seu canal! Lembre-se que, assim como título e as três primeiras linhas da descrição, a thumbnail de seu vídeo também aparecerá na página de resultado de busca do Youtube, podendo influenciar diretamente no CTR de seu vídeo.

Fazer a gestão de youtube parece complicado, principalmente quando você se depara com o fato de precisar escrever na descrição, fugindo da zona de conforto de quem apenas costuma gravar e postar. É simples fazer essas otimizações, tenha paciência no início, alguns vídeos depois você nem perceberá que está fazendo.

Meu nome é Jade Zart, Assistente de Marketing Digital aqui na Primesoft.

Espero que o conteúdo apresentado possa lhe ajudar na Gestão de Youtube e seu canal alcance os objetivos!

Caso tenha alguma dúvida, fique à vontade para comentar abaixo. Será um prazer lhe ajudar!

Deixe sugestões do que você gostaria de ler nos próximos posts, ok?

Ah, nos acompanhe também no Instagram.

Bons negócios e até a próxima!

Gestão de Redes Sociais - Agência Primesoft MarketingGestão de Redes Sociais - Agência Primesoft Marketing

👍 Curtida não é uma boa métrica para Redes Sociais

Curtidas não pagam boletos e sua estratégia nas redes sociais precisa gerar resultados consistentes em termos de vendas para justificar todo esforço empregado nestes canais. O engajamento nas publicações do seu perfil é fundamental para o crescimento da sua audiência, todavia, as ações devem estar sempre voltadas para vendas, relacionamento e branding.

Para alcançar resultados expressivos em suas redes sociais, com melhor direcionamento dessa linha tênue entre engajamento e retorno sobre investimento (ROI), agende uma mini consultoria gratuita com nosso gerente de projetos para montar um plano de crescimento da sua audiência.

Entre em contato conosco

Você está curtindo este Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média das avaliações / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Confira também:

👉 7 dicas para vender pela internet

👉 Uso do Mapa da Empatia na Criação de Personas de seu Negócio

👉 Cresça seu faturamento com inbound marketing

👉 Princípios da persuasão e a Importância deles em seu negócio

Você está curtindo este Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média das avaliações / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Facebook Twitter Linkedln WhatsApp
Gestão de Redes Sociais - Agência Primesoft Marketing
Produção de Videoaulas - Agência Primesoft Marketing
Anúncios Online - Agência Primesoft Marketing
Guia Inbound Marketing

Post Recentes

  • computador com página do buscador aberta - Título de SEO

    Título de SEO: Mostrar benefícios do produto é melhor que emoções

  • Atendente de loja de roupas atendente cliente feminina - Cliente Oculto

    Cliente Oculto: o que é e como usá-lo para melhorar o seu atendimento?

  • vendedor realizando atendimento telefônico com headset - Venda Consultiva

    Venda Consultiva: entenda o que é, vantagens e técnica para converter mais

Quer receber mais conteúdos como esse em seu e-mail?

Preencha o formulário abaixo para receber nossos conteúdos e torne-se um membro da comunidade PRIME!
Informe o seu nome.
Informe o nome da empresa.
Informe um e-mail válido.
Somos focados em resultados
Nestes 10 anos de estrada, contribuímos para que centenas de clientes alcançassem resultados expressivos através da internet. Formamos cases de sucesso em diferentes mercados, através da integração de serviços de marketing digital.
Vamos crescer juntos?
SOLICITE ORÇAMENTO

SERVIÇOS

  • SEO
    • Consultoria de SEO
    • Marketing de Conteúdo
    • Auditoria de SEO
    • Melhorias de SEO on-page
    • Link Building
  • Anúncios
    • Google Ads
    • Facebook Ads
    • Remarketing Facebook Ads
    • Remarketing Google Ads
  • Redes Sociais
    • Gestão de Facebook
    • Gestão de Instagram
    • Gestão de Youtube
    • Chatbot nas Redes Sociais
  • Inbound Marketing
    • Geração de Leads
    • Nutrição de Leads
    • E-mail Marketing
    • Criação de Materiais Ricos
    • Gerenciamento RD Station
  • Produção de Vídeos
    • Vídeos Comerciais
    • Vídeos Institucionais
    • Vídeos de Conteúdo e Videoaulas
    • Gestão de Youtube
  • Desenvolvimento
    • Criação de Sites
    • Lojas Virtuais
    • Criação de Blogs
    • Landing Pages

ENDEREÇO

  • Rua Lauro Linhares, 2055, sala 705, Bloco Flora, Trindade, Fpolis/SC, CEP 88036-002

TRABALHE CONOSCO

  • Envie seu currículo: [email protected]

BLOG

  • Por que uma instituição de ensino precisa investir em Marketing Digital?
  • Como Contratar uma Agência de Marketing Digital?
  • SEO On-Page: Técnicas para Decolar seu Ranking no Google

REDES SOCIAIS

Agência Primesoft - Marketing Digital

Faça sua Busca

Navegue pelas Páginas do Site

  • Inbound Marketing
    • Geração de Leads
    • Nutrição de Leads
    • E-mail Marketing
    • Criação de Materiais Ricos
    • Gerenciamento RD Station
  • SEO
    • Consultoria de SEO
    • Marketing de Conteúdo
    • Auditoria de SEO
    • Melhorias de SEO on-page
    • Link Building
  • Redes Sociais
    • Gestão de Facebook
    • Gestão de Instagram
    • Gestão de Youtube
    • Chatbot nas Redes Sociais
  • Anúncios
    • Google Ads
    • Facebook Ads
    • Remarketing Facebook Ads
    • Remarketing Google Ads
  • Produção de Vídeos
    • Vídeos Comerciais
    • Vídeos Institucionais
    • Vídeos de Conteúdo e Videoaulas
    • Gestão de Youtube
  • Desenvolvimento
    • Criação de Sites
    • Lojas Virtuais
    • Criação de Blogs
    • Landing Pages

Faça sua Busca no Blog

Navegue pelas categorias do Post

  • ATRAIR
    • Aumento de Tráfego
    • Anúncios
    • Escaneabilidade
    • LinkBuilding
    • Marketing de Conteúdo
    • SEO
  • CONVERTER
    • Call to Action
    • Landing Pages
    • Leads
    • Otimização de Conversão
  • RELACIONAR
    • Automação em Marketing
    • CRM
    • Customer Success
    • E-mail Marketing
    • Redes Sociais
    • Nutrição de Leads
  • ANALISAR
    • Testes A/B
    • Monitoramento
    • Personas
    • Web Analytics
  • OUTROS
    • Vídeos
    • Inbound Marketing
    • Produção Cursos EaD
    • Marketing Educacional
    • Agência Digital
    • Planejamento
    • Primesoft na Mídia
    • Desenvolvimento
    • Tendências
    • Usabilidade
    • Trabalhe Conosco