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Gestão de Youtube: guia para um canal de sucesso

Você sabia que, para dar maior visibilidade ao seu canal no YouTube existe uma série de otimizações para auxiliar no melhor rankeamento de seus vídeos? Pois é. Preocupar-se em implementar melhorias de SEO em seus vídeos é algo obrigatório para quem almeja aumentar sua reputação na plataforma, crescendo o número de seguidores e visualizações.

Você sabia que, para dar maior visibilidade ao seu canal no YouTube existe uma série de otimizações para auxiliar no melhor rankeamento de seus vídeos? Pois é. Preocupar-se em implementar melhorias de SEO em seus vídeos através da gestão de YouTube é algo obrigatório para quem almeja aumentar sua reputação na plataforma, crescendo o número de seguidores e visualizações.

Afinal, quem não deseja ter seus vídeos exibidos nas primeiras posições dos resultados de busca, não é mesmo? A gestão de Youtube está aí para lhe ajudar a percorrer esse caminho. Esse é o tema que abordamos no post de hoje. Técnicas de otimização a fim de fazer seu canal crescer de forma sólida e constante.

Prepara o café que o papo vai ser interessante. Vamos começar?

O que é gestão de Youtube?

Se engana quem pensa que, para ter sucesso, basta criar um canal e sair postando vídeos. Para não ser injusta, alguns canais até alcançam o objetivo produzindo vídeos em larga escala, mas com as técnicas que vamos apresentar hoje, você compreenderá que é possível chegar lá com menos esforço.

Para construir um canal de sucesso, além de criar vídeos de qualidade, é preciso fazer otimizações a fim de deixá-los mais fáceis de serem encontrados pelo Youtube. É aí que entra a gestão de Youtube, um conjunto de otimizações utilizadas para auxiliar na organização e crescimento de seu canal.

Qual o processo de gestão de Youtube?

A gestão de Youtube deve começar antes mesmo da câmera ser ligada. Você deve fazer algumas pesquisas com seu público-alvo, criar um planejamento e colocá-lo em ação de forma estratégica. Afinal, qual a probabilidade de você ligar a câmera, sair falando e o resultado final ser um vídeo interessante para sua audiência?

Antes de iniciar a gravação, é preciso ter em mente a mensagem que você quer transmitir e, tão importante quanto, é saber o que o seu público deseja consumir. Para isso, as pesquisas são essenciais. Além de auxiliar na produção de conteúdo com qualidade, faz você poupar tempo gravando assuntos que não serão tão interessantes para seu público-alvo.

A gestão de Youtube conta com otimizações significativas. Prepare o papel e a caneta e faça seu check list. Quando for criar vídeos para seu canal, tenha em mente os itens abaixo.

Antes

O antes é constituído por todo o processo de pesquisa e planejamento. Como já citado anteriormente, pesquisar antes de gravar é uma prática muito importante para que seus vídeos ganhem visibilidade. Saber quais são as dúvidas de seu público e o formato que sua audiência gostaria de consumir esse conteúdo são informações essenciais. Caso sua empresa já trabalhe com inbound marketing, criando conteúdos para blog, aqui vai uma dica de ouro: pesquise os posts com maior tráfego orgânico e reproduza o conteúdo em seu canal no Youtube.

Saiba também o título que o vídeo terá, isso ajuda muito na hora de criar o conteúdo, serve como uma bússola. Outro item importante é saber a razão de gravar determinado vídeo. Qual sua intenção com ele? Afinal, você quer atingir o público certo ao invés de simplesmente conquistar inscritos que não irão interagir com os seus conteúdos e/ou produtos.

Tudo isso deve fazer parte de sua estratégia. Ao definir o objetivo esperado com cada vídeo e como chegar lá, você estará pronto para ligar a câmera e apertar o play!

Durante

Bom, durante você já deve imaginar. É quando você coloca a mão na massa e passar a pôr em prática todo seu planejamento. Para produzir conteúdos de qualidade, você precisará ter bons equipamentos, como câmera, microfone e boa iluminação.

Além dos equipamentos, certifique-se que a gravação seja feita em ambiente adequado. De nada adianta você ter bons equipamentos, se a gravação for feita em um ambiente sem acústica, como um quarto vazio ou uma área aberta em dia de muito vento. A parte visual também conta muito, ou seja, sua audiência pode não sentir empatia se você gravar um vídeo com uma parede branca como cenário.

O interlocutor também é algo que conta muito para um canal de sucesso. É notório que a oratória exige prática e para você conseguir criar vídeos que encantam sua audiência você precisará de dedicação a essa causa. Como a essa altura você já deve possuir uma boa pesquisa dos interesses de seu público-alvo, a ideia aqui é utilizar uma linguagem que vá ao encontro desses interesses, levando também em consideração o posicionamento de sua marca. Vou apresentar um exemplo para facilitar seu entendimento:

Vamos supor que sua empresa preste consultoria em marketing digital, tendo como clientes grandes empresas nacionais. Sua empresa decidiu criar um canal no Youtube para dar dicas de marketing digital e assim, ganhar autoridade e divulgar seus serviços. Nesse cenário, dificilmente um vídeo com linguagem infantil ou no formato de entretenimento/humor impactaria o público-alvo de forma a gerar resultados consistentes para sua empresa, simplesmente por não conversar de forma assertiva com esse público.

Em relação a produção de vídeos, sempre é válido relembrar um velho ditado: “o seguro morreu de velho”. Nesse sentido, antes de gravar seus vídeos, faça alguns experimentos e certifique-se que tudo esteja funcionando. Já presenciei diversos problemas na produção de vídeos. Pelo fato de utilizarmos vários equipamentos interligados, ambientes de gravação distintos, horários de gravação variados, dentre um universo de outras variáveis, é comum que muitos problemas ocorram até você chegar ao formato ideal de gravação. Diante disso, sempre será válida a realização de muitos testes, a fim de encontrar o formato ideal para seu canal.

Por fim, mas não menos importante, a edição dos vídeos é uma das atividades que mais agregarão valor a todo esse trabalho. Na edição é que você fará os cortes necessários, corrigirá algum áudio distorcido, ajustará enquadramentos, dará movimento ao vídeo com elementos visuais e transições.

Depois

Chegou o momento de fazer as otimizações e acompanhamento de seus vídeos. Aqui é onde você fará os ajustes de SEO em seus vídeos. Nessa fase, a análise da descrição de seus vídeos merece muita atenção e dedicação.

Se você quer que seus vídeos sejam encontrados por seu público-alvo, é importante saber que utilizar a descrição dos mesmos apenas para divulgação de links é um tremendo erro de sua parte. E se você vinha utilizando esse formato de descrição, recomendamos que você comece a usar melhor esse espaço, afinal, o mesmo pode ser explorado de forma a ampliar a visualização de seus vídeos. A seguir, apresentamos uma estrutura de descrição para seus vídeos no Youtube.

Estrutura de descrição de vídeo

Para facilitar seu entendimento acerca da estrutura proposta, apresentamos algumas explicações. As três primeiras linhas da descrição de seus vídeos devem ser uma prévia de forma atraente e objetiva sobre o que será encontrado de conteúdo no vídeo. Os outros 4 parágrafos você pode aproveitar para explicar um pouco melhor, apresentando mais de detalhes.

Você pode utilizar um espaço da descrição para indicar outros vídeos de seu canal que poderão ser do interesse do telespectador. É interessante também, inserir na descrição o material utilizado para a gravação do vídeo, o Setup. É comum as pessoas terem dúvida sobre a câmera ou o software de captação utilizados, por exemplo.

Chegando ao fim da descrição, divulgue seu site / loja virtual ou suas Redes Sociais, convidando o público para acompanhá-las também. Procure não utilizar links que não sejam de seu site. Ao divulgar suas Redes Sociais, informe como os interessados podem lhe achar, como o nome do perfil. Ah, não esqueça de utilizar as hashtags, um importante meio para o público encontrar seus vídeos.

É importante ressaltar que, para melhorar a gestão de seu canal no youtube, a descrição deve ser criada com base na palavra-chave escolhida para o vídeo. Além disso, essa otimização deve ser feita com o foco nas pessoas ao invés dos algoritmos, como de costume. Não que os algoritmos não sejam importantes, mas o objetivo é conquistar vendas e não apenas inscritos!

Confira outras otimizações:

Título do Vídeo: Tão importante quanto a descrição, o título de seu vídeo deve utilizar a palavra-chave escolhida para o vídeo e, acima de tudo, despertar o interesse de sua audiência. Assim como as 3 linhas de sua descrição e a Thumbnail de seu vídeo, o título aparecerá em destaque no resultados de buscas feitas no Youtube. Portanto, tente criar um título que destaca-se dos demais resultados. Nesse sentido, a utilização de um emoji pode ajudar.

Cartões (cards): Com certeza você já deve ter visto a sugestão de vídeos relacionados enquanto assistia seu canal favorito do Youtube. A utilização dos cartões permite que você sugira conteúdos ao longo dos vídeos de seu canal. Esse tipo de mecanismo pode ajudar você a promover outros vídeos / playlists de seu canal, conhecer melhor sua audiência, ajudar a divulgar um canal parceiro ou até mesmo direcionar vendas para sua loja virtual. Confira os formatos de cartões disponíveis:

→ Vídeo ou Playlist;
→ Promoção de outro canal;
→ Pesquisa;
→ Link para website aprovado.

Tela Final: Outra ferramenta muito utilizada nos canais de Youtube é a Tela Final dos vídeos. Diferentemente dos Cartões, como o próprio nome da funcionalidade remete, a Tela Final é uma ferramenta de encerramento de seus vídeos, muito utilizada para convidar sua audiência para inscrever-se no canal e/ou indicar outros vídeos. Confira as opções disponíveis para a Tela Final de seus vídeos:

→ Vídeo ou Playlist;
→ Inscrições para seu canal;
→ Promoção de outro canal;
→ Pesquisa;
→ Link para website aprovado.

Nome do arquivo: Antes de fazer o upload de seu vídeo para o youtube, salve ele com um nome que indique sobre o que é, utilizando também a palavra-chave. É uma forma de auxiliar a plataforma no entendimento do assunto abordado no vídeo.

TAG: Utilizar tags longas e curtas facilitam a chegada de pessoas até seu conteúdo, mas claro, não vá exagerar e sair enchendo a descrição de tags.

Thumbnail: Quantas vezes você já se pegou comprando um livro pela capa? Funciona da mesma forma com os vídeos. Uma thumbnail bem feita chama atenção e nossa tendência é clicar. Atente-se: as Thumbnails são a vitrine do seu canal! Lembre-se que, assim como título e as três primeiras linhas da descrição, a thumbnail de seu vídeo também aparecerá na página de resultado de busca do Youtube, podendo influenciar diretamente no CTR de seu vídeo.

Fazer a gestão de youtube parece complicado, principalmente quando você se depara com o fato de precisar escrever na descrição, fugindo da zona de conforto de quem apenas costuma gravar e postar. É simples fazer essas otimizações, tenha paciência no início, alguns vídeos depois você nem perceberá que está fazendo.

Meu nome é Jade Zart, Assistente de Marketing Digital aqui na Primesoft.

Espero que o conteúdo apresentado possa lhe ajudar na Gestão de Youtube e seu canal alcance os objetivos!

Caso tenha alguma dúvida, fique à vontade para comentar abaixo. Será um prazer lhe ajudar!

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Bons negócios e até a próxima!

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