O que é Google Trends? Como utilizar essa ferramenta em sua estratégia digital?
Por mais desafiadora que seja a tarefa de tentar entender o seu cliente ideal e planejar ações de marketing que chamem a sua atenção, existem algumas ferramentas que podem nos auxiliar durante esse processo. O Google Trends é uma delas!
Você já sabe que o inbound marketing de qualquer empresa deve focar os seus esforços nas personas do seu negócio e fazer o possível para oferecer soluções para as suas dores, certo? Se você não estiver familiarizado com esses termos, não deixe de clicar nos links e ler os nossos conteúdos sobre os temas!
Mas… Voltando às dores das nossas personas e às soluções: como saber quais são exatamente essas dores para pensar em como solucioná-las?
Por mais desafiadora que seja a tarefa de tentar entender o seu cliente ideal e planejar ações de marketing que chamem a sua atenção, existem algumas ferramentas que podem nos auxiliar durante esse processo.
O Google Trends é uma delas. Trata-se de uma ferramenta gratuita do próprio Google que permite identificarmos as pesquisas que os usuários têm feito acerca de determinado tema no buscador.
O termo trends vem do inglês e significa, em tradução livre, tendências. Assim, o Google Trends é um serviço que torna possível a descoberta das principais tendências relacionadas a uma ou mais palavras-chave específicas na internet.
Enquanto mecanismo de busca, o Google deseja proporcionar a melhor experiência possível ao usuário que realiza uma pesquisa em seu portal. Para isso, é preciso que haja conteúdo relevante sobre o tema a ser exibido. Seguindo esse raciocínio, o Google também oferece aos criadores de conteúdo dados sobre os assuntos e palavras-chave mais pesquisados pelos internautas com a possibilidade de utilizar alguns filtros.
O serviço é de grande valia para quem emprega técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para otimizar o desempenho das suas estratégias de marketing digital e figurar na primeira página do buscador quando um termo é pesquisado. O Google Trends facilita o monitoramento dos conteúdos pelos quais a sua persona tem demonstrado interesse e, dessa maneira, possibilita um planejamento das ações de marketing digital que sejam capazes de ir ao seu encontro de forma eficiente.
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Portanto, aprender mais sobre o funcionamento do Google Trends e como utilizá-lo é uma excelente ideia para quem deseja estar alinhado às principais tendências dos seus clientes em potencial. Vamos lá? 🤓
Como funciona o Google Trends?
Criado em 2006, o Google Trends pode ser entendido como uma grande enciclopédia que reúne um histórico de tudo aquilo que é mais pesquisado nos seus mecanismos de busca. Como o Google conta com mais de 90% do domínio do mercado, estamos falando de praticamente toda a internet. É possível obter registros desde 2004 até o que está sendo pesquisado em tempo real. Mas como ele funciona?
Ao realizarmos uma pesquisa no Google, a empresa armazena essa informação e a organiza de acordo com algumas outras informações atreladas a essa pesquisa, como a localização do usuário, o período de tempo, a categoria e as fontes de busca, como YouTube, Google Imagens, Google News, Google Shopping etc.
Estrutura-se, então, uma grande base de dados que reúne informações volumosas e organizadas sobre o comportamento dos usuários na internet no que tange às suas pesquisas. E é justamente através da ferramenta intitulada Google Trends que o Google as disponibiliza para você! Legal, né?
Por meio dela, você pode acompanhar a evolução do número de buscas por uma determinada palavra-chave ao longo do tempo. Torna-se possível, através de um gráfico gerado pela própria ferramenta, observar a variação das buscas sobre o assunto. Assim, será possível estar por dentro do interesse do público dentro de um período de tempo escolhido por você mesmo.
A sua utilização é simples: basta acessar https://trends.google.com.br/trends/ e inserir um termo de pesquisa ou um assunto de seu interesse. Feito isso, é só navegar pela ferramenta e aproveitar todas as suas funcionalidades. Apresentamos alguns filtros para refinar a sua busca e tornar suas ações de inbound marketing mais assertivas:
- Países, estados e cidades;
- Período de tempo (buscas realizadas nos últimos 3 dias, por exemplo);
- Categoria (finanças, jogos, política, arte etc);
- Tipo de busca (websearch, ou seja, pesquisa feita diretamente no Google ou YouTube, Google Imagens etc).
Ao refinar a sua pesquisa pelos filtros desejados, será possível saber quais as palavras-chave mais buscadas, as localidades em que determinado assunto tem ganhado relevância, as dúvidas mais comuns dos internautas, entre outros resultados que poderão embasar as suas estratégias de Marketing Digital. 👩💻
Por que utilizar o Google Trends?
Se, entre as suas formas de publicidade, encontra-se o marketing digital, o Google Trends auxiliará você a se destacar na internet e ser encontrado pelos seus leads. Confira alguns motivos:
- Identificação de oportunidades: a iniciativa do Google é uma excelente ferramenta de apoio para identificar as tendências dos usuários e auxiliar o levantamento de termos relevantes ao lado de outros mecanismos, como o planejador de palavras-chave do Google Ads. Assim, fica mais fácil definir conteúdos relevantes e otimizar suas estratégias de SEO;
- Dê início às ações no momento certo: um dos filtros pelos quais o Google Trends nos permite analisar melhor determinado assunto é o período de tempo. Dessa forma, é possível observar os picos de interesse por um assunto em determinada época do ano, por exemplo. Inteirar-se sobre a sazonalidade de um nicho permitirá que você se planeje melhor e otimize o seu calendário editorial de publicações;
- Saiba aquilo que é tendência: encontrar tendências dentro do seu segmento de mercado é essencial para aprimorar o seu modelo de negócio. O Google Trends permite a busca por termos relacionados e mostrará quais são as palavras-chave mais buscadas e aquelas que já não são mais tão populares;
- Compare termos: quem tem experiência com marketing digital sabe que um termo bem empregado pode definir o sucesso de uma campanha. Por isso, o Google Trends é uma excelente ferramenta para tornar os seus anúncios e ações de inbound marketing mais precisos. A ferramenta fornece estatísticas para auxiliar você a encontrar o sinônimo que melhor se encaixa ao seu público-alvo.
Interpretando as informações da ferramenta
Para ilustrar este post e facilitar a interpretação das informações do Google Trends, vamos aproveitar a época de fim de ano e fazer uma busca pelo termo black friday? A data de promoções arrasadoras importada dos Estados Unidos é esperada com muita expectativa pelos brasileiros e ocorre na última sexta-feira do mês de novembro de cada ano.
Realizar uma pesquisa no Google Trends é fácil. Basta acessar o link anterior. Na tela inicial, digite o termo desejado. No exemplo abaixo, digitei “black friday”. A ferramenta exibirá um gráfico em que o eixo horizontal representa o tempo e o vertical representa o volume de buscas pelo termo.
O país selecionado foi o Brasil, então a ferramenta irá analisar apenas as buscas que foram feitas em território nacional. O período de tempo escolhido foram os últimos 30 dias, em todas as categorias e apenas pesquisas na web (sem contar o que eventualmente tenha sido pesquisado no YouTube ou no Google Imagens, por exemplo). Por meio do gráfico exibido, é possível observar o interesse pelo termo ao longo do tempo (últimos 30 dias, no meu caso). Percebe-se um interesse contínuo ao longo de novembro, com uma leve queda no dia 15 e retomada a partir do dia seguinte. O interesse cresce expressivamente nos dias que antecedem a black friday e atinge o seu pico na data do evento, 27 de novembro. Se alterarmos o período de tempo para 12 meses, veremos que é justamente no fim de novembro que as buscas pelo termo crescem, levando-se em consideração o ano inteiro. Trata-se de um excelente indicativo para você planejar as suas ações envolvendo esta ocasião antecipadamente e impulsioná-las conforme a data se aproxima!
Logo abaixo, é possível verificar os estados da federação em que o termo foi mais pesquisado durante o período de tempo escolhido.
A cor azul fica mais forte de acordo com o número de pesquisas feitas pelos usuários de cada estado. Mas como interpretar os números absolutos, que vão de 0 a 100, exibidos ao lado do nome da localidade?
O Google Trends calcula os valores obtidos ao computar as buscas em uma escala de 0 a 100, em que 100 é o local com a maior popularidade do termo (pico) em relação ao total da região que foi escolhida lá em cima, na parte superior da ferramenta, conforme mostramos anteriormente. O número 50, por exemplo, indica um local que tem metade dessa popularidade. Se a pontuação for 0, isso indica que o termo teve menos de 1% da popularidade comparando-se ao seu pico.
Na nossa pesquisa, DF e SP foram os estados em que o termo em questão foi mais pesquisado, estabelecendo o pico da escala. A seguir, aparecem MG, RJ e GO, com os números 92, 89 e 82, respectivamente, o que indica o percentual de buscas quando se comparam as buscas feitas nesses estados às buscas feitas no DF e em SP.
Um recurso bastante interessante é a exibição dos assuntos relacionados e das consultas relacionadas ao termo pesquisado. Ele mostra outras pesquisas que foram feitas por quem também pesquisou o termo sob análise. Veja o exemplo.
É possível observar, assim, quais foram os produtos e as marcas que mais estiveram na mira do consumidor!
Se você quiser descobrir as tendências do seu nicho, o Google Trends lhe permite escolher entre diversas categorias para filtrar os resultados da sua busca.
Os fãs de livros são um excelente parâmetro para medir a temperatura da black friday, pois são consumidores que costumam esperar a data e fazer compras volumosas nas lojas que oferecem os melhores descontos. Observe o gráfico a seguir.
O gráfico acima nos permite interpretar que os consumidores desse segmento começam a sua busca por ofertas antes do que a média dos consumidores. Existe uma expectativa desse público em torno dos preços antes e durante a black friday. Quem sabe não seja um indicativo de que você pode começar as suas promoções antes e, dessa forma, garantir a venda?
Outra ferramenta interessante para analisar o comportamento do usuário na internet é comparar termos. A comparação é útil na medida em que pode ajudar você a decidir entre as opções de conteúdos a serem criados e anúncios a serem veiculados para determinado público, em determinada época e em determinada região.
Por exemplo: no Brasil, nos últimos 30 dias, em quais destes assuntos o interesse foi maior: na black friday ou nas eleições? Basta comparar os termos, como fizemos abaixo.
Observa-se, portanto, que o interesse pelas eleições foi significativamente maior do que pela black friday. O único dia em que as buscas pelo termo black friday superaram as buscas pelo termo eleições no país foi justamente em 27 de novembro, data em que a black friday é realizada. Abaixo desse primeiro gráfico, a ferramenta ainda exibe o detalhamento e o interesse comparados por sub-região de cada um dos termos comparados. 📈
E olha só que legal: todo ano, o Google faz uma retrospectiva em vídeo dos termos mais pesquisados e posta no canal do YouTube. Quer saber quais foram as tendências de 2019? Confira o vídeo!
Se você já usa o Google Trends há algum tempo, deve ter algumas apostas para o que vai figurar na retrospectiva de 2020, não é mesmo? Comenta com a gente abaixo e compartilhe o post com os colegas! 😉
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