Blog de Marketing Digital

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS POR E-EMAIL

O que é Google Trends? Como utilizar essa ferramenta em sua estratégia digital?

Por mais desafiadora que seja a tarefa de tentar entender o seu cliente ideal e planejar ações de marketing que chamem a sua atenção, existem algumas ferramentas que podem nos auxiliar durante esse processo. O Google Trends é uma delas!

Você já sabe que o inbound marketing de qualquer empresa deve focar os seus esforços nas personas do seu negócio e fazer o possível para oferecer soluções para as suas dores, certo? Se você não estiver familiarizado com esses termos, não deixe de clicar nos links e ler os nossos conteúdos sobre os temas! 

Mas… Voltando às dores das nossas personas e às soluções: como saber quais são exatamente essas dores para pensar em como solucioná-las?

Por mais desafiadora que seja a tarefa de tentar entender o seu cliente ideal e planejar ações de marketing que chamem a sua atenção, existem algumas ferramentas que podem nos auxiliar durante esse processo.

O Google Trends é uma delas. Trata-se de uma ferramenta gratuita do próprio Google que permite identificarmos as pesquisas que os usuários têm feito acerca de determinado tema no buscador. 

O termo trends vem do inglês e significa, em tradução livre, tendências. Assim, o Google Trends é um serviço que torna possível a descoberta das principais tendências relacionadas a uma ou mais palavras-chave específicas na internet.

Enquanto mecanismo de busca, o Google deseja proporcionar a melhor experiência possível ao usuário que realiza uma pesquisa em seu portal. Para isso, é preciso que haja conteúdo relevante sobre o tema a ser exibido. Seguindo esse raciocínio, o Google também oferece aos criadores de conteúdo dados sobre os assuntos e palavras-chave mais pesquisados pelos internautas com a possibilidade de utilizar alguns filtros. 

O serviço é de grande valia para quem emprega técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para otimizar o desempenho das suas estratégias de marketing digital e figurar na primeira página do buscador quando um termo é pesquisado. O Google Trends facilita o monitoramento dos conteúdos pelos quais a sua persona tem demonstrado interesse e, dessa maneira, possibilita um planejamento das ações de marketing digital que sejam capazes de ir ao seu encontro de forma eficiente.

👉 Clique e confira: O que é PageRank?

Portanto, aprender mais sobre o funcionamento do Google Trends e como utilizá-lo é uma excelente ideia para quem deseja estar alinhado às principais tendências dos seus clientes em potencial. Vamos lá? 🤓

Como funciona o Google Trends?

Criado em 2006, o Google Trends pode ser entendido como uma grande enciclopédia que reúne um histórico de tudo aquilo que é mais pesquisado nos seus mecanismos de busca. Como o Google conta com mais de 90% do domínio do mercado, estamos falando de praticamente toda a internet. É possível obter registros desde 2004 até o que está sendo pesquisado em tempo real. Mas como ele funciona?

Ao realizarmos uma pesquisa no Google, a empresa armazena essa informação e a organiza de acordo com algumas outras informações atreladas a essa pesquisa, como a localização do usuário, o período de tempo, a categoria e as fontes de busca, como YouTube, Google Imagens, Google News, Google Shopping etc.

Estrutura-se, então, uma grande base de dados que reúne informações volumosas e organizadas sobre o comportamento dos usuários na internet no que tange às suas pesquisas. E é justamente através da ferramenta intitulada Google Trends que o Google as disponibiliza para você! Legal, né?

Por meio dela, você pode acompanhar a evolução do número de buscas por uma determinada palavra-chave ao longo do tempo. Torna-se possível, através de um gráfico gerado pela própria ferramenta, observar a variação das buscas sobre o assunto. Assim, será possível estar por dentro do interesse do público dentro de um período de tempo escolhido por você mesmo.

A sua utilização é simples: basta acessar https://trends.google.com.br/trends/ e inserir um termo de pesquisa ou um assunto de seu interesse. Feito isso, é só navegar pela ferramenta e aproveitar todas as suas funcionalidades. Apresentamos alguns filtros para refinar a sua busca e tornar suas ações de inbound marketing mais assertivas:

  • Países, estados e cidades;
  • Período de tempo (buscas realizadas nos últimos 3 dias, por exemplo);
  • Categoria (finanças, jogos, política, arte etc);
  • Tipo de busca (websearch, ou seja, pesquisa feita diretamente no Google ou YouTube, Google Imagens etc).

Ao refinar a sua pesquisa pelos filtros desejados, será possível saber quais as palavras-chave mais buscadas, as localidades em que determinado assunto tem ganhado relevância, as dúvidas mais comuns dos internautas, entre outros resultados que poderão embasar as suas estratégias de Marketing Digital. 👩‍💻

Por que utilizar o Google Trends?

Se, entre as suas formas de publicidade, encontra-se o marketing digital, o Google Trends auxiliará você a se destacar na internet e ser encontrado pelos seus leads. Confira alguns motivos:

  • Identificação de oportunidades: a iniciativa do Google é uma excelente ferramenta de apoio para identificar as tendências dos usuários e auxiliar o levantamento de termos relevantes ao lado de outros mecanismos, como o planejador de palavras-chave do Google Ads. Assim, fica mais fácil definir conteúdos relevantes e otimizar suas estratégias de SEO;
  • Dê início às ações no momento certo: um dos filtros pelos quais o Google Trends nos permite analisar melhor determinado assunto é o período de tempo. Dessa forma, é possível observar os picos de interesse por um assunto em determinada época do ano, por exemplo. Inteirar-se sobre a sazonalidade de um nicho permitirá que você se planeje melhor e otimize o seu calendário editorial de publicações;
  • Saiba aquilo que é tendência: encontrar tendências dentro do seu segmento de mercado é essencial para aprimorar o seu modelo de negócio. O Google Trends permite a busca por termos relacionados e mostrará quais são as palavras-chave mais buscadas e aquelas que já não são mais tão populares;
  • Compare termos: quem tem experiência com marketing digital sabe que um termo bem empregado pode definir o sucesso de uma campanha. Por isso, o Google Trends é uma excelente ferramenta para tornar os seus anúncios e ações de inbound marketing mais precisos. A ferramenta fornece estatísticas para auxiliar você a encontrar o sinônimo que melhor se encaixa ao seu público-alvo. 

Interpretando as informações da ferramenta

Para ilustrar este post e facilitar a interpretação das informações do Google Trends, vamos aproveitar a época de fim de ano e fazer uma busca pelo termo black friday? A data de promoções arrasadoras importada dos Estados Unidos é esperada com muita expectativa pelos brasileiros e ocorre na última sexta-feira do mês de novembro de cada ano.

Realizar uma pesquisa no Google Trends é fácil. Basta acessar o link anterior. Na tela inicial, digite o termo desejado. No exemplo abaixo, digitei “black friday”. A ferramenta exibirá um gráfico em que o eixo horizontal representa o tempo e o vertical representa o volume de buscas pelo termo.

Google Trends - Termos de busca

O país selecionado foi o Brasil, então a ferramenta irá analisar apenas as buscas que foram feitas em território nacional. O período de tempo escolhido foram os últimos 30 dias, em todas as categorias e apenas pesquisas na web (sem contar o que eventualmente tenha sido pesquisado no YouTube ou no Google Imagens, por exemplo). Por meio do gráfico exibido, é possível observar o interesse pelo termo ao longo do tempo (últimos 30 dias, no meu caso). Percebe-se um interesse contínuo ao longo de novembro, com uma leve queda no dia 15 e retomada a partir do dia seguinte. O interesse cresce expressivamente nos dias que antecedem a black friday e atinge o seu pico na data do evento, 27 de novembro. Se alterarmos o período de tempo para 12 meses, veremos que é justamente no fim de novembro que as buscas pelo termo crescem, levando-se em consideração o ano inteiro. Trata-se de um excelente indicativo para você planejar as suas ações envolvendo esta ocasião antecipadamente e impulsioná-las conforme a data se aproxima!

Logo abaixo, é possível verificar os estados da federação em que o termo foi mais pesquisado durante o período de tempo escolhido.

Google Trends - Resultados por região

A cor azul fica mais forte de acordo com o número de pesquisas feitas pelos usuários de cada estado. Mas como interpretar os números absolutos, que vão de 0 a 100, exibidos ao lado do nome da localidade?

O Google Trends calcula os valores obtidos ao computar as buscas em uma escala de 0 a 100, em que 100 é o local com a maior popularidade do termo (pico) em relação ao total da região que foi escolhida lá em cima, na parte superior da ferramenta, conforme mostramos anteriormente. O número 50, por exemplo, indica um local que tem metade dessa popularidade. Se a pontuação for 0, isso indica que o termo teve menos de 1% da popularidade comparando-se ao seu pico.

Na nossa pesquisa, DF e SP foram os estados em que o termo em questão foi mais pesquisado, estabelecendo o pico da escala. A seguir, aparecem MG, RJ e GO, com os números 92, 89 e 82, respectivamente, o que indica o percentual de buscas quando se comparam as buscas feitas nesses estados às buscas feitas no DF e em SP.

Um recurso bastante interessante é a exibição dos assuntos relacionados e das consultas relacionadas ao termo pesquisado. Ele mostra outras pesquisas que foram feitas por quem também pesquisou o termo sob análise. Veja o exemplo.

Google Trends -  assuntos relacionados

É possível observar, assim, quais foram os produtos e as marcas que mais estiveram na mira do consumidor!

Se você quiser descobrir as tendências do seu nicho, o Google Trends lhe permite escolher entre diversas categorias para filtrar os resultados da sua busca. 

Os fãs de livros são um excelente parâmetro para medir a temperatura da black friday, pois são consumidores que costumam esperar a data e fazer compras volumosas nas lojas que oferecem os melhores descontos. Observe o gráfico a seguir.

Google trends temperatura da black friday

O gráfico acima nos permite interpretar que os consumidores desse segmento começam a sua busca por ofertas antes do que a média dos consumidores. Existe uma expectativa desse público em torno dos preços antes e durante a black friday. Quem sabe não seja um indicativo de que você pode começar as suas promoções antes e, dessa forma, garantir a venda?

Outra ferramenta interessante para analisar o comportamento do usuário na internet é comparar termos. A comparação é útil na medida em que pode ajudar você a decidir entre as opções de conteúdos a serem criados e anúncios a serem veiculados para determinado público, em determinada época e em determinada região.

Por exemplo: no Brasil, nos últimos 30 dias, em quais destes assuntos o interesse foi maior: na black friday ou nas eleições? Basta comparar os termos, como fizemos abaixo.

Google Trends - Black Friday ou eleições?

Observa-se, portanto, que o interesse pelas eleições foi significativamente maior do que pela black friday. O único dia em que as buscas pelo termo black friday superaram as buscas pelo termo eleições no país foi justamente em 27 de novembro, data em que a black friday é realizada. Abaixo desse primeiro gráfico, a ferramenta ainda exibe o detalhamento e o interesse comparados por sub-região de cada um dos termos comparados. 📈

E olha só que legal: todo ano, o Google faz uma retrospectiva em vídeo dos termos mais pesquisados e posta no canal do YouTube. Quer saber quais foram as tendências de 2019? Confira o vídeo!

Se você já usa o Google Trends há algum tempo, deve ter algumas apostas para o que vai figurar na retrospectiva de 2020, não é mesmo? Comenta com a gente abaixo e compartilhe o post com os colegas! 😉

Serviço Inbound Marketing - PrimesoftServiço Inbound Marketing - Primesoft

🚀 Não perca Vendas para seus Concorrentes

O Inbound marketing veio para ficar e você não precisa perder mais nenhuma venda para seus concorrentes por conta desta nova realidade. Essa estratégia de marketing digital auxilia empresas a crescerem seu faturamento através do universo digital. De forma bem resumida, são ações com objetivo atrair visitantes qualificados ao site da empresa, por intermédio de conteúdos relevantes, que permitam a conversão de leads, qualificação dos prospectos e gerem autoridade para sua marca. Tudo isso sem a necessidade de pagar por cliques em campanhas de anúncios. Ficou interessado? Agende uma mini consultoria gratuita com nosso gerente de projetos para montar um plano de crescimento de vendas através da internet.

Entre em contato conosco

Quer receber mais conteúdos como esse em seu e-mail?

Preencha o formulário abaixo para receber nossos conteúdos e torne-se um membro da comunidade PRIME!
Informe o seu nome.
Informe o nome da empresa.
Informe um e-mail válido.