Blog de Marketing Digital

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS POR E-EMAIL

Como fazer meu site aparecer no Google? Aprenda a Indexar seus conteúdos no Buscador

Muitos se questionam sobre como fazer seu site aparecer no Google. Essa pergunta é importante pois possuir um site bem posicionado no buscador proporciona inúmeras vantagens.

Muitos se questionam sobre como fazer seu site aparecer no Google. Essa pergunta é importante pois possuir um site bem posicionado no buscador proporciona inúmeras vantagens.

Os sites mais bem ranqueados no Google têm mais chances de captar novos clientes, fidelizar os clientes já conquistados, conscientizar o público consumidor e obter um lucro maior em suas vendas, seja por meio da comercialização de produtos próprios ou do recebimento por cliques qualificados, bem como demonstrar mais autoridade aos leitores, entre outros benefícios. 

Tudo isso é possível porque parte expressiva da população conecta-se à internet diariamente. De acordo com pesquisa realizada pela TIC Domicílios, o uso da internet vem crescendo no Brasil. Em torno de 70% da população brasileira já está conectada à rede mundial de computadores, o que equivale a 126,9 milhões de pessoas.

Sendo assim, a internet mostra-se um local estratégico para a divulgação de marcas e oportunidades de obter maiores rendimentos no negócio. No entanto, para que isso ocorra, é necessário saber utilizar o Google a seu favor. Segundo estudo publicado pela Advanced Web Ranking, o site posicionado em primeiro lugar no Google recebe em torno de 34% dos cliques. Enquanto isso, o segundo lugar recebe 19% e o terceiro 12%.

Ou seja, para se beneficiar dessa rede estratégica que é a internet, faz-se necessário empregar algumas estratégias a fim de estar bem posicionado no Google. 

Desse modo, trazemos algumas dicas de como fazer o seu site aparecer no Google. Continue acompanhando o post e saiba mais! 🤓

Como fazer meu site aparecer no Google?

Veja,  a seguir, um conjunto de dicas para saber como ranquear o seu site no Google e obter as vantagens em se destacar dos seus concorrentes dentro do buscador. 

Divulgue conteúdos relevantes em seu site

Uma das principais formas de fazer o seu site aparecer no Google é divulgando conteúdos relevantes em sua página a partir da adoção de estratégias de marketing de conteúdo, as quais empregam técnicas de SEO.

Esta sigla significa Search Engine Optimization que, traduzida livremente para a língua portuguesa, quer dizer otimização para motor de busca. Essa otimização se baseia em um conjunto de procedimentos que influenciam os algoritmos do Google a definir o posicionamento de um site para determinada palavra-chave pesquisada. 🔎

Isso quer dizer que, ao criar conteúdo que seja relevante, além de engajar os consumidores fidelizados, você também consegue se destacar no Google e obter um aumento no número de visitas no site e, consequentemente, nos lucros da sua empresa. 🤑

Esse destaque é obtido pois, ao escrever sobre um conteúdo relevante, você pode introduzir a palavra-chave de forma estratégica várias vezes no corpo do texto. Assim, quando uma pessoa pesquisar o termo no buscador, o Google apresentará o seu site como uma referência sobre o assunto. 🔝

Há diversas ferramentas para auxiliar na seleção da palavra-chave que alavancará a sua página no Google. Entre as opções, há muitas que são gratuitas, tais como: Keyword PlannerUbersuggest e Google Trends

Cadastre-se no Google Search Console

Outra forma de fazer o seu site aparecer no Google é se cadastrar no Google Search Console. Trata-se de uma ferramenta gratuita que auxilia webmasters a obter informações sobre a sua página. 

Após se cadastrar, será necessário verificar a propriedade do site, isso é, evidenciar que você é o proprietário da página. Para isso, você pode utilizar o Google Analytics ou, caso não tenha essa ferramenta instalada, adicionar uma tag ao site.

Feito isso, basta abrir o Search Console, adicionar a URL do site e aguardar a validação. Caso o site ainda não esteja sendo reconhecido pelo Google, você poderá fazer através da própria plataforma a solicitação de indexação. 🌐

Crie um sitemap.XML

Por fim, mais um meio de fazer o seu site aparecer no Google é criando um sitemap.XML, que é um arquivo dentro do protocolo SITEMAP XML. Nele, são listadas todas as URLs de sua página. Para criá-lo, basta instalar o plugin Yoast SEO, utilizado mundialmente, disponível para WordPress, o qual apresenta essa funcionalidade.

Durante o procedimento, você poderá adicionar todas as páginas que deseja que sejam indexadas e, posteriormente, isso é atualizado de forma automática a cada nova postagem realizada. Feito isso, basta você abrir o Search Console e buscar pela opção “Sitemaps” para acrescentar a URL do seu mapa do site. 🔗

Como identificar se o seu site já está aparecendo no Google?

Após realizar esses procedimentos, há duas formas manuais de verificar se o seu site aparece no Google de fato. A primeira forma manual consiste, basicamente, em copiar um trecho de algum conteúdo já postado em sua página e colar no buscador do Google. Feito isso, se o seu site estiver indexado no Google, ele irá apresentar a sua página no resultado da busca.

A segunda forma manual consiste em pesquisar no Google a URL do seu site (exemplo: www.meusite.com/minhapagina.html) e, caso o seu site esteja indexado no Google, o buscador irá retorná-la nos resultados de busca.

Essas foram as nossas principais dicas para fazer o seu site aparecer no Google. Lembre-se de que essas pequenas ações são de suma importância para alavancar os seus negócio na internet. 💸

Além de empregar essas estratégias para ranquear o seu site nos buscadores e obter mais conversões, essas técnicas também auxiliarão na construção de autoridade para a sua marca e aumentarão a competitividade perante a concorrência.

A elaboração de conteúdo relevante para a sua página fará com que você engaje e conscientize ainda mais o seu público-alvo a respeito das vantagens e benefícios dos seus produtos e/ou serviços. 

Portanto, considere a implementação dessas estratégias para fazer o seu site aparecer no Google e usufrua do retorno que o emprego dessas técnicas proporcionarão. 

Se gostou desse conteúdo sobre como fazer o site aparecer no Google, continue acompanhando as nossas postagens e mantenha-se atualizado sobre esse e outros assuntos.

Até a próxima! 😉

Sobre o Autor

Meu nome é Fernando Barcellos, Gerente de Projetos de Marketing Digital aqui na Primesoft.

Espero ter ajudado sua empresa com o conteúdo desta publicação!

Caso você queira esclarecer alguma dúvida ou tenha sugestões para novos posts, entre em contato conosco ou deixe um comentário. É sempre um prazer conversar com os leitores aqui do Blog.

Bons negócios e até a próxima!

Fernando Barcellos - Gerente Projetos Marketing Digital
Serviço Otimização de SEO - PrimesoftServiço Otimização de SEO - Primesoft

💸 Tráfego Orgânico é sempre mais Barato

Você gostaria de crescer o faturamento da sua empresa sem a necessidade de pagar por cliques em campanhas de anúncios? Caso esse questionamento faça sentido para o seu negócio, você PRECISA ampliar as ações em otimização de SEO. Se você ainda não é familiarizado com o termo, SEO (Search Engine Optimization), como a própria tradução sugere, é a otimização do seu site para os motores de busca (Google, por exemplo). Um conjunto de técnicas que contribuem para que os algoritmos dos buscadores melhorem o posicionamento orgânico de uma página para determinada palavra-chave pesquisada. Como resultado do emprego destas otimizações, o site da sua empresa passará a receber tráfego orgânico qualificado, algo que pode fazer uma verdadeira revolução em suas vendas.

Entre em contato conosco

Quer receber mais conteúdos como esse em seu e-mail?

Preencha o formulário abaixo para receber nossos conteúdos e torne-se um membro da comunidade PRIME!
Informe o seu nome.
Informe o nome da empresa.
Informe um e-mail válido.