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O que é PageRank?

PageRank nada mais é do que uma métrica empregada pelo Google em seu algoritmo para auxiliar na avaliação da importância que um site ou uma página apresentam na internet.

Muitas pessoas que trabalham com marketing digital acreditam que a métrica recebe o nome PageRank pois está relacionada ao ranqueamento de páginas na internet. No entanto, esse mecanismo recebe esse nome pois foi criado por Larry Page, na Universidade de Stanford, em 1995.

Page é cofundador e, atualmente, presidente executivo e de produtos da Google Inc. Depois de desenvolver a métrica, contou com a colaboração de Sergey Brin, também cofundador e ex-presidente do Google, para aprimorar ainda mais o algoritmo. Esse mecanismo é utilizado pelo Google até hoje e, na realidade, foi a base para a existência do algoritmo do buscador.

Apesar de o PageRank ter sido criado por Page com a colaboração de Brin e ser amplamente utilizado pelo Google, sua patente pertence à Universidade de Stanford. 

Qualquer pessoa que atua no ramo do marketing digital sabe o quão importante é conhecer e dominar o funcionamento desse mecanismo. Pensando nisso, preparamos esse post com as principais informações sobre o assunto a fim de deixar você atualizado a respeito do tema.

Vamos lá? 🤓

Como o PageRank funciona?

O PageRank apresenta um ranking que vai de 0 a 10 pontos. Desse modo, os sites e páginas indexados pelo Google são posicionados de acordo com essa pontuação. Ela considera três fatores em conjunto, sendo eles a quantidade, a qualidade e o contexto dos cliques que a página recebe.

Sendo assim, não adianta a sua página ser acessada por milhares de pessoas (quantidade) se ela não for uma referência para outros sites (qualidade) e os cliques não tiverem contexto. Somente atendendo a essas três dimensões é que será possível subir o posicionamento de seu site ou página no PageRank. 🆙

Desse modo, toda e qualquer estratégia de marketing digital deve atender a esses três fatores. Além disso, o profissional da área necessita constantemente atualizar-se sobre o assunto, pois o Google vem aprimorando as camadas do seu algoritmo a cada dia que passa, com vistas a oferecer um conteúdo de mais qualidade para os seus usuários. 👩‍💻

Isso ocorre porque, cada vez mais, as pessoas estão acessando e buscando conteúdos digitais na internet. De acordo com a GlobalWebIndex, o Brasil está em segundo lugar no ranking de países que mais passam tempo na rede mundial de computadores. Sendo assim, compreender, dominar e aplicar estratégias que auxiliem no ranqueamento do seu site no Google é uma forma poderosa de atrair mais clientes e aumentar os rendimentos do negócio. 🤑

No entanto, já faz um certo tempo que o Google não permite a visualização do PageRank dos sites. Assim, há outras ferramentas e métricas que auxiliam os profissionais do marketing digital a verificar o desempenho do site e elaborar estratégias caso o resultado apresentado não seja satisfatório.

Confira, a seguir, mais duas métricas de suma importância para os profissionais do marketing digital!

O que é Domain Authority e como medi-lo?

Domain Authority é uma expressão inglesa que, traduzida livremente para a língua portuguesa, significa Autoridade de Domínio. Esse conceito nomeia quem é referência, ou seja, quem possui autoridade entre os demais domínios (websites). 

Para identificar os sites e páginas que possuem Domain Authority, são avaliadas algumas informações, tais como:

  • Qualidade dos links externos;
  • Quantidade de visitas e de visitantes;
  • Conversões;
  • Tempo de permanência nas páginas;
  • Outras variáveis. 

Sendo assim, Domain Authority é mais uma métrica muito importante que deve ser levada em consideração por qualquer profissional que atue na área de marketing digital. Essa métrica pode ser medida a partir da MozBar, um aplicativo gratuito da empresa que desenvolveu o mecanismo. 

A métrica tem por objetivo “imitar” o algoritmo do Google, avaliando os websites a partir das informações apresentadas anteriormente. Portanto, quanto melhor for o ranqueamento de seu site ou página nessa métrica, também são maiores as chances de ele estar bem posicionado no PageRank. 

Para obter Domain Authority, é necessário investir em conteúdos de qualidade e ser citado como referência por outros sites de qualidade, entre outras coisas. Desse modo, constitui-se uma rede de canais de comunicação de alta qualidade para o público que deseja ser mais bem informado sobre determinado tema. 

É de suma importância destacar que, mesmo após o seu site obter um bom posicionamento no que se refere ao Domain Authority, é fundamental que as estratégias que levaram a esse bom resultado continuem sendo empregadas, a fim de que se garanta a estabilidade e o crescimento na qualidade dos conteúdos e, consequentemente, do site. 🌐

O que é Page Authority e como medi-lo?

Enquanto o Domain Authority é uma métrica que auxilia na avaliação da autoridade de um domínio ou website, a Page Authority é uma métrica que indica a autoridade das páginas de um site

Cada página dentro de um domínio possui a sua própria autoridade e pode contribuir para a obtenção de uma boa posição na autoridade de domínio, pois é a partir da avaliação das partes que o todo será definido de fato.

As páginas com autoridade são aquelas utilizadas por outros sites na forma de link, pois apresentam relevância no assunto e credibilidade. Portanto, para apresentar um bom posicionamento na Page Authority, deve-se considerar:

  • Número de links que aquela página recebeu;
  • Qualidade desses links;
  • Número de menções sociais que a página recebeu;
  • Frequência de menção da página através de links ao longo do tempo.

Para medir especificamente a Page Authority das suas páginas, você pode utilizar a própria MozBar ou ferramenta Open Site Explorer.

Essas foram as nossas principais dicas e informações sobre PageRank. Lembre-se de que é de muito importante permanecer atualizado sobre esse e outros temas correlacionados, porque o campo digital está se transformando frequentemente. 

Continue acompanhando as nossas postagens e fique por dentro de tudo o que está ocorrendo! 📰

Até a próxima! 😉

Sobre o Autor

Meu nome é Fernando Barcellos, Gerente de Projetos de Marketing Digital aqui na Primesoft.

Espero ter ajudado sua empresa com o conteúdo desta publicação!

Caso você queira esclarecer alguma dúvida ou tenha sugestões para novos posts, entre em contato conosco ou deixe um comentário. É sempre um prazer conversar com os leitores aqui do Blog.

Bons negócios e até a próxima!

Fernando Barcellos - Gerente Projetos Marketing Digital
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