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Qual a diferença entre remarketing e retargeting

As estratégias de marketing são de suma importância para o bom desempenho dos negócios. Pensando nisso, hoje, iremos abordar a diferença entre remarketing e retargeting, duas estratégias bastante importantes.

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Por Fernando Barcellos
em 23/06/20

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Qual a diferença entre remarketing e retargeting

A diferença é desconhecida por muitas pessoas, inclusive por profissionais que trabalham com marketing digital.

Esse tema ganha ainda mais relevância para as empresas, que estão cada vez mais inseridas em um cenário de concorrência online. Atualmente, a técnica de fazer marketing diretamente para quem já conhece a sua empresa, produtos e/ou serviços tem ganhado destaque. Ao fazer isso, você está mobilizando pessoas que já demonstraram interesse na sua marca e, assim, possibilitando maiores chances de converter vendas.

Dessa maneira, para que você entenda a diferença entre remarketing e retargeting, continue acompanhando o post. Boa leitura! 🤓

O que é remarketing?

O remarketing é uma estratégia que consiste em reengajar o cliente em potencial (lead) ou o cliente assíduo a concluir uma compra através de fluxos de automação ou campanhas de e-mail marketing. Nesse sentido, a técnica de REmarketing é utilizada com o objetivo de impactar novamente o lead que já manifestou interesse na sua marca.

Por exemplo: imagine que um lead ou cliente entra em seu site e adiciona determinados produtos no carrinho. Entretanto, por algum motivo, não finaliza a compra. 

Para reengajar esse lead por meio de uma estratégia de remarketing, você pode enviar um e-mail para ele, com um lembrete de finalização da compra. 🛒

Quais as vantagens do remarketing?

A vantagem mais significativa e visível do remarketing para as empresas é o aumento da conversão de vendas. No entanto, essa não é a única vantagem apresentada.

O remarketing também é fundamental para o fortalecimento da relação entre empresa e cliente/potencial cliente, pois é uma forma de manter contato direto com esses usuários, de forma individualizada. 

Além disso, o remarketing é de suma importância para melhorar a percepção de marca, mantendo uma interação positiva entre empresa, clientes e prospectos. As pessoas impactadas pelo remarketing não precisam passar novamente por todas as etapas do funil de vendas, pois já conhecem seus produtos e serviços, precisando apenas de um convencimento de fechamento. 👥

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O que é retargeting?

O retargeting também é uma estratégia de marketing digital muito explorada por empresas. Todavia, existe diferença entre remarketing e retargeting. 

O retargeting também tem como objetivo impactar novamente o lead que já manifestou interesse na sua marca com foco na conversão em vendas, porém, o método utiliza mídia paga para impactar os leads ao invés do e-mail. Essa técnica consiste na instalação de um cookie no navegador do usuário enquanto ele visita o site da sua empresa. Esse cookie, por sua vez, coleta informações estratégicas, tais como quais produtos mais chamaram a atenção do usuário.

Para realizar essa operação, é necessário que a equipe de marketing configure-o adequadamente para efetuar tal operação. 

A partir da coleta dessa informação, será possível criar campanhas de anúncios de determinado produto ou serviço em que o usuário demonstrou interesse, a fim de que esse interesse seja convertido em uma compra. 👨‍💻

Quais as vantagens do retargeting?

Da mesma forma que o remarketing, o retargeting também aumenta o percentual de conversão de vendas da sua empresa. Além disso, a partir da informação coletada do usuário, é possível identificar o público-alvo da empresa e planejar estratégias de marketing focadas diretamente no perfil do cliente. 

A identificação do perfil da marca é de suma importância para o sucesso de qualquer negócio, pois o produto, serviço ou solução que a empresa oferece só surgiu e se mantém no mercado porque existem pessoas que necessitam dele. 

Ademais, as pessoas estão cada vez mais conectadas à internet. De acordo com levantamento realizado pela TIC Domicílios, 126,9 milhões de pessoas acessaram a internet regularmente em 2018. Além disso, metade da população rural e das classes D e E já tinham acesso à internet naquele ano. 

Sendo assim, é fundamental que as empresas ocupem esse espaço, de modo a interagir com o público. Afinal, é lá em que ele se encontra. 🌐

Afinal, qual é a diferença entre remarketing e retargeting?

Conforme você pôde perceber, as duas estratégias compartilham objetivos em comum e até mesmo têm vantagens semelhantes. No entanto, não são os fins que distinguem essas duas técnicas de vendas, mas sim os meios.

A diferença entre remarketing e retargeting consiste no fato de que a primeira estratégia estabelece contato com o cliente em potencial a partir do e-mail. Já o retargeting capta as informações a partir de um cookie e apresenta para esse cliente em potencial anúncios pagos com o mesmo intuito de converter o interesse demonstrado em vendas. 🤑

Como usar o remarketing e retargeting na prática?

Agora que você já sabe a diferença entre remarketing e retargeting, é de suma importância que você saiba como empregar essas duas estratégias no seu negócio. Melhor ainda é saber que você pode aplicá-las em conjunto, de forma a se beneficiar das vantagens das duas estratégias. 

  1. Planejamento e monitoramento

Como mencionado anteriormente, é fundamental que você evite o excesso de anúncios. Sendo assim, o planejamento e o monitoramento do emprego dessas duas estratégias é de suma importância para evitar exageros, bem como avaliar o modo com que o público está respondendo aos estímulos enviados.

  1. Segmentação do público

A segmentação do público é fundamental. A partir do momento em que você conhece exatamente a persona do seu negócio, você pode investir de forma eficiente os recursos financeiros da sua empresa e obter o máximo de ganhos. Isso porque todas as estratégias estarão voltadas ao público-alvo, ou seja, aos clientes que de fato tem potencial para efetuar a compra, focando nos produtos que lhes interessam.

  1. Abordagem personalizada

Além de identificar exatamente qual público se identifica com a sua empresa e o que eles desejam dela, é fundamental utilizar essas informações para estabelecer uma abordagem mais personalizada, ou seja, uma comunicação que de fato seja eficiente com o seu cliente. 

Então, agora que não há mais dúvidas sobre a diferença entre remarketing e retargeting, que tal apresentar essas duas estratégias para a sua equipe e planejar novas ações de marketing? Se gostou do post, deixe o seu comentário!

Sobre o Autor

Meu nome é Fernando Barcellos, Especialista em Marketing Digital aqui na Primesoft.

Espero ter ajudado sua empresa com o conteúdo desta publicação!

Caso você queira esclarecer alguma dúvida ou tenha sugestões para novos posts, entre em contato conosco ou deixe um comentário. É sempre um prazer conversar com os leitores aqui do Blog.

Bons negócios e até a próxima!

Fernando Barcellos - Gerente Projetos Marketing Digital

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