O que é Referral Marketing? Confira 7 cases de sucesso para implementar em sua empresa
A palavra referral significa, em inglês, “referência”. Referral Marketing significa, portanto, marketing de referência ou marketing de indicação. É justamente da indicação da marca ou de determinado produto por parte de outros consumidores a que o termo se refere.
Vamos começar este post com uma pergunta: na hora de fechar um negócio, qual destas ações tem um poder de persuasão mais forte? Publicidade na televisão, anúncios nas redes sociais ou recomendação de amigos? Se você escolheu a última opção, saiba que está junto de 92% dos consumidores, de acordo com uma pesquisa encomendada pela Nielsen. De acordo com ela, quase a totalidade dos entrevistados se mostra mais suscetível a realizar uma compra quando ouve falar bem sobre uma marca do que quando é exposta a seus anúncios ou outras formas de publicidade. Mas o que isso tem a ver com Referral Marketing?
A palavra referral significa, em inglês, “referência”. Referral Marketing significa, portanto, marketing de referência ou marketing de indicação. É justamente da indicação da marca ou de determinado produto por parte de outros consumidores a que o termo se refere. É o famoso “boca a boca”, que sempre existiu e continuará existindo.
O objetivo das ações de referral marketing é expandir a propaganda do seu negócio por meio do bem mais valioso que qualquer empresa pode ter: o seu cliente. Trata-se de torná-los “advogados da marca”, os quais serão, de maneira espontânea, canais de vendas poderosos simplesmente porque acreditam na sua marca e querem que outras pessoas a conheçam.
O referral marketing é mais rentável do que as formas tradicionais de marketing e o seu alcance também é maior. Independentemente da sua área de atuação, é possível colher os benefícios da implantação desse tipo de publicidade sem investimentos expressivos e ver o seu negócio crescer junto à sua autoridade no mercado.
Quer saber mais sobre o que é Referral Marketing e conferir 7 cases de sucesso para implementar em sua empresa? É só continuar a leitura! 🤓
Conteúdo deste Post
Por que investir em marketing de indicação?
É fato que o referral marketing – ou seja, a indicação de um produto por parte dos seus consumidores – sempre vai acontecer. Isso porque as relações de consumo fazem parte do dia a dia das pessoas – desde itens mais básicos, como alimentos ou itens de higiene pessoal como tecnologias de ponta, cursos ou consultorias.
Por sermos seres essencialmente sociais – conforme já argumentava Aristóteles -, é inevitável comentar com as pessoas ao nosso redor sobre a nossa experiência com as compras que realizamos cotidianamente.
E, apesar de o foco estar no produto, toda a jornada do cliente é tema para discussão: seja a atenção da equipe de vendedores, a qualidade do produto em si ou o suporte prontamente oferecido caso o cliente sinta necessidade de manutenção.
É sempre mais fácil confiar em quem nós já conhecemos do que em alguém que ainda nos é estranho. O mesmo vale para marcas e, por essa razão, muito do investimento das empresas – principalmente as novas – se dá na divulgação da própria marca, a fim de construir uma imagem que seja representativa daquele segmento na mente dos consumidores. Os custos envolvidos nessas ações de marketing podem ser altos e os resultados não costumam ser imediatos.
O marketing de indicação surge como uma excelente forma de pular diversas etapas desse processo, tem potencial de crescimento exponencial e o melhor de tudo: seu custo é baixíssimo quando comparado a outras estratégias de promoção da sua marca. Mas como assim custo baixíssimo? Bem, você não precisa pagar nada para que as pessoas comentem umas com as outras sobre a experiência que tiveram com você. A ideia é que elas façam isso de maneira orgânica, ou seja, naturalmente. Todavia, nem sempre isso é fácil: por mais que os clientes gostem do seu serviço, é muito fácil fechar a sua aba na internet ou sair do seu estabelecimento fisicamente e distrair-se com qualquer outra coisa.
Pensando nisso, vamos mostrar para você como ir além das indicações orgânicas e quais são as métricas e táticas mais aplicadas para dar um empurrãozinho nas suas ações de referral marketing e fazer com que a sua marca esteja na boca do povo! 🗣️
Os benefícios de uma estratégia em referral marketing
Existem diversos benefícios no emprego de uma estratégia em referral marketing para o seu negócio. Entre eles, destacamos:
- Supersegmentação: um dos desafios que o marketing tradicional impõe é a segmentação dos seus leads, ou seja, dos seus clientes em potencial. Não adianta fazer propaganda de seguros de automóveis para quem não tem carro e nem pensa em ter, não é mesmo? Com o marketing de indicação, esse é um problema superado, porque são os seus próprios clientes que divulgarão a sua marca para quem eles sabem que podem se interessar pelo tipo de serviço que você presta;
- CAC menor: o Custo de Aquisição do Cliente é reduzido consideravelmente quando o responsável por atrair um consumidor é alguém que já conhece a sua marca e decidiu divulgá-la, concedendo-lhe sua credibilidade;
- Ciclo de venda menor: por já chegar até você com boas referências e conhecer o seu produto, o novo cliente em potencial precisa passar por menos estágios da jornada de compra. Isso torna, consequentemente, o processo de venda mais rápido e menos oneroso.
Por que o marketing de indicação funciona tão bem?
O marketing de indicação é uma forma orgânica de divulgar a sua marca e torná-la uma autoridade no assunto por meio das referências que pessoas que já tiveram contato com você irão passar para outras que elas considerem interessadas. Se elas gostarem do seu serviço, indicarão a outras pessoas e assim por diante. Dessa maneira, o seu crescimento pode ser exponencial! Para otimizar esse processo, confira como você pode aplicar o Referral Marketing de forma simples e eficiente. 👨💻
Aplicando o Referral Marketing de Forma Simples
Confira algumas técnicas que serão úteis para fazer o referral marketing gerar valor para a sua marca e atrair clientes da forma mais espontânea possível!
1 – Forneça uma experiência compartilhável aos seus consumidores
As redes sociais são ferramentas poderosas para potencializar o marketing de indicação. Que tal aproveitar o alcance delas para promover a sua marca? Confira algumas sugestões para fazer o seu produto aparecer nos stories e nos tweets de geral! 📱
Unboxing: as pessoas adoram assistir à abertura de pacotes e conferir a impressão de quem está com o produto em mãos! Incentive o compartilhamento de fotos e vídeos do seu produto através das redes sociais.
Mimos: todo mundo gosta de receber algum mimo, não é? Aproveite para surpreender os seus clientes mais assíduos! Com certeza, eles serão gratos e expressarão isso.
Capriche na estética: além de algo que seja funcional, as pessoas gostam de divulgar aquilo que é bonito. Isso porque o principal recurso com que as mídias sociais trabalham é a imagem. Por isso, capriche no design! Se o seu produto for físico, o cuidado com a estética pode começar já na embalagem.
2 – Crie um programa de indicações
Oferecer algo em troca para os seus clientes por indicações do seu produto a outras pessoas é altamente motivador. Você pode disponibilizar brindes, descontos ou pontos que poderão ser trocados por benefícios assim que o amigo para quem o serviço foi divulgado preencher um cadastro no seu site ou realizar uma compra, por exemplo. Grande parte dos programas de indicações fazem sorteios para ampliarem o seu alcance. Quanto mais indicações e vendas forem feitas com base numa indicação, maiores as chances de quem indicou ser sorteado! 👥
3 – Aproveite o marketing viral
Não é preciso inventar a roda para chamar a atenção para o seu produto. Uma tática para se inserir nos assuntos mais comentados do momento é surfar na onda de um conteúdo que já esteja viralizando no momento. Pergunte-se: como a minha marca pode se beneficiar de alguma ação envolvendo este tema? Fique de olho nas redes sociais! Seja criativo e aproveite para fazer marketing em cima do que já é tendência. 👀
4 – Utilize um influenciador ou um cliente como embaixador
Você já deve ter ouvido falar nos influenciadores digitais. Engana-se quem pensa que eles fazem sucesso apenas com as crianças: existem influenciadores em todos os nichos – e eles constituem uma oportunidade valiosa para fazer você fazer referral marketing. O alcance deles é enorme e direcionado para um público-alvo que pode ser bastante específico, o que faz com que a sua marca seja conhecida pelas pessoas certas, ou seja, aquelas que realmente se interessariam pelo seu produto e podem fechar negócio. Sendo assim, fazê-los falar sobre o seu negócio é uma grande aposta para o aumento das vendas. 📌
07 Cases de Sucesso
Para você se inspirar e ver até onde o marketing de informação já levou diversas empresas, confira estes 7 cases de sucesso abaixo – e retire ideias para o seu! 💡
1 – G SUITE: o G Suite é um dos maiores casos de sucesso de referral marketing no mundo. O conjunto de aplicativos criado pelo Google para empresas premia as pessoas que fizerem a indicação dos seus serviços com 15 dólares para cada nova conta que é criada através de um link enviado pelo usuário.
2 – DROPBOX: o Dropox é um serviço de armazenamento de arquivos em nuvem cuja popularidade aumenta a cada ano. E eles cresceram por meio do seu Programa de Indicações, oferecendo o próprio produto como recompensa para quem os indicasse. A cada novo cliente que assinasse o serviço por meio de indicação, a pessoa que indicou era premiada com o aumento da capacidade de armazenamento na nuvem – e a pessoa que se cadastrava por meio do link compartilhado pela outra também.
3 – AIRBNB: o AirBnb é o programa de hospedagem compartilhada mais conhecido do mundo. Por meio dele, é possível alugar quartos da própria casa – tornar-se “Anfitrião” – e oferecer hospedagem para pessoas do mundo inteiro. O Programa de Indicações é um dos grandes responsáveis pelo sucesso da plataforma. Ele funciona de maneira personalizada de acordo com o perfil dos usuários e da sua localidade. Assim, a segmentação do seu público ocorre de forma mais eficaz.
4 – TRELLO: o Trello é uma ferramenta de organização e gestão de projetos muito útil para empresas e diversas pessoas. Seu Programa de Indicações concede um mês grátis do Trello Gold – versão que conta com recursos premium para os usuários da plataforma – a quem fornece uma indicação bem-sucedida. Trata-se de uma excelente estratégia a ser considerada pelo seu negócio!
5 – AMERICAN EXPRESS: apesar de ser uma empresa estadunidense, os cartões de crédito da American Express são reconhecidos e aceitos mundialmente. O seu Programa de Indicações oferece tipos de recompensas diferentes de acordo com o tipo de cartão escolhido pelos indicados. Basicamente, a cada indicação, acumulam-se pontos que podem ser convertidos em diversos benefícios, incluindo dinheiro.
6 – HUBSPOT: se você trabalha com marketing, já ouviu falar da Hubspot, certo? Trata-se de um software com diversas funcionalidades para quem é da área. O seu Programa de Indicações oferece algo focado no seu público-alvo: conhecimento! São diversos materiais ricos com conteúdo específico para os profissionais de marketing escritos pelos seus fundadores a quem os indica.
7 – TRON INFORMÁTICA: a Tron Informática é uma fornecedora de softwares e soluções contábeis que se tornou referência nacional por conta das suas ações de referral marketing. A empresa definiu uma recompensa de 30% na próxima mensalidade para quem obtivesse sucesso nas suas indicações, além de um prêmio. Como resultado, os números surpreendem: atualmente, a Tron Informática converte 40% das indicações em vendas e, em média, 23% de todas as vendas são feitas graças ao seu Programa de Indicações.
E aí, gostou de saber o que é Referral Marketing e conferir esses 7 cases de sucesso para implementar em sua empresa? Comente abaixo e compartilhe com os amigos! 😉
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O Inbound marketing veio para ficar e você não precisa perder mais nenhuma venda para seus concorrentes por conta desta nova realidade. Essa estratégia de marketing digital auxilia empresas a crescerem seu faturamento através do universo digital. De forma bem resumida, são ações com objetivo atrair visitantes qualificados ao site da empresa, por intermédio de conteúdos relevantes, que permitam a conversão de leads e criação de autoridade para sua marca. Tudo isso sem a necessidade de pagar por cliques em campanhas de anúncios.
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