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Estratégias avançadas de Marketing de Conteúdo utilizadas no Vale do Silício

Anunciar na internet deixou de ser uma estratégia promocional secundária para se tornar o meio principal de vendas para muitas empresas. Algumas, inclusive, apostaram todas as suas fichas no e-commerce e não possuem mais loja física.

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Por Gabriel Walter Fuchsberger
em 11/09/20
Assistente de Marketing

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Estratégias avançadas de Marketing de Conteúdo utilizadas no Vale do Silício

Para que isso seja possível, independentemente de os seus serviços serem totalmente virtuais ou não, é necessário que as pessoas conheçam a sua marca e sintam confiança no trabalho realizado por ela. Mas como o Vale do Silício pode me ajudar com isso?

Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas precisam estar atentas às tendências dos consumidores para manter ou aumentar o faturamento. Uma pesquisa divulgada pela HubSpot mostrou que 54% dos consumidores valorizam o conteúdo veiculado por uma marca e 80% dos usuários de buscadores como o Google se interessam apenas pelos resultados orgânicos das buscas. Mas como figurar na primeira página e destacar-se dos concorrentes de forma natural? O marketing de conteúdo oferece uma solução viável para pequenas, médias e grandes empresas.

Conforme já apresentamos em outros posts, o marketing de conteúdo é uma estratégia valiosa e cada vez mais frequente nas empresas de diversos segmentos. Trata-se da produção e distribuição de conteúdos relevantes relacionados ao seu produto, sem promover a sua marca de forma explícita. Mais do que simplesmente efetuar uma venda, o marketing de conteúdo agrega valor à marca e a transforma em uma verdadeira autoridade no assunto aos olhos do público. Os buscadores valorizam a produção de conteúdo e fazem o ranqueamento de páginas de acordo com critérios afins. Você pode ler mais sobre mecanismos de busca e SEO clicando aqui.

Para aprimorar ainda mais o alcance do seu negócio, nada melhor do que conferir estratégias avançadas de marketing de conteúdo utilizadas no Vale do Silício, localização das empresas mais renomadas em tecnologia e inovadoras do mundo, com a ajuda de um expert, né? Por isso, confira o que selecionamos para você de entrevistas de Kasey Luck, a criadora do blog Bold & Zesty. 🤓

A importância de um plano editorial bem feito

O marketing digital envolve um planejamento assertivo e bem detalhado. Para isso, um plano editorial é essencial. Trata-se da documentação de tudo aquilo que será feito no marketing de conteúdo, incluindo a estratégia a ser adotada e detalhes técnicos. No que tange aos aspectos estratégicos, eles são mais abrangentes e você deve ter em mente os objetivos, o seu público-alvo, as personas etc. Já os detalhes técnicos incluem o formato de conteúdo, calendário e checklist de publicação, por exemplo.

A pergunta decisiva para traçar o seu plano editorial deve ser: qual é o objetivo que desejo alcançar com essa estratégia? São exemplos: geração de leads, promoção da marca, mudar a imagem que as pessoas têm da empresa, etc. Tendo o objetivo definido, é hora de definir a sua persona e também registrar as suas características no documento do plano editorial.

A documentação é muito importante para que tudo esteja organizado e, se algo precisar ser alterado, ficará mais fácil descobrir em que parte do processo essa alteração deve ser realizada. O que está dando certo e o que não atendeu às expectativas? Documentar é uma técnica eficiente e recomendada por quem lida com estratégias de marketing de conteúdo utilizadas no Vale do Silício. 📃

Descubra o que seus clientes fazem – não somente quem eles são

Saber quem são os seus clientes não basta. É preciso descobrir o que eles fazem. Ter clara a sua audiência e uma descrição aprofundada da sua persona é a base para um marketing de sucesso. É claro que isso não acontecerá de um dia para o outro, mas quanto mais informações você tiver sobre os seus possíveis clientes, mais segmentadas podem ser as suas ações e mais êxito elas alcançarão. 

Para Kasey, que tem experiência em estratégias avançadas de marketing de conteúdo utilizadas no Vale do Silício, devemos nos perguntar “O que essa persona faz? Onde ela está agora? Onde ela passa seu dia? Aonde ela gosta (e não gosta) de ir? Do que ela realmente gosta de fazer? O que ela detesta? Ela quer escutar o quê? O que ela evita e procrastina eternamente? Qual é seu processo de decisão? Com quem ela fala para se informar?” Mais do que a definição de perfis, é importante analisar comportamentos. Assim, você criará conteúdos que despertarão interesse e saberá onde deve distribuí-lo para garantir a audiência esperada.🔎

Volume de produção vs. qualidade/profundidade

Outra questão que é levantada por quem está por dentro das estratégias avançadas de marketing de conteúdo utilizadas no Vale do Silício é a do volume de produção versus a qualidade/profundidade do conteúdo produzido.

O seu foco deve estar em atender ao objetivo do usuário quando este escolhe clicar em um link em detrimento de outro. O que ele quer saber? O texto deve ser claro e conter informações relevantes sobre o tema. Afinal, é disso que trata o marketing de conteúdo. Mostre como o tema abordado impacta a sua vida e as soluções oferecidas por você.

Lembre-se de que qualidade é mais importante do que quantidade. Publicar conteúdo com frequência é importante. Porém, pouco adiantará se o usuário não se sentir satisfeito com o que foi lido. 👨‍💻

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Co-marketing, só se for estratégico

O co-marketing pode ser uma estratégia interessante para o seu negócio. No entanto, só deve entrar em cena se for estratégico. Ele consiste na união de duas ou mais empresas para o desenvolvimento de produtos, serviços ou conteúdos. Há um compartilhamento de dados capaz de atingir muitos usuários que, caso as empresas atuassem sozinhas, seria mais dificultoso alcançar. Contudo, a estratégia deve levar em consideração as personas de cada marca e se elas terão interesse no conteúdo produzido por ambas. 👥

Faça de novo, mas melhor

A cada ação, um resultado. O emprego de estratégias de marketing de conteúdo utilizadas no Vale do Silício levam em consideração o aprendizado que cada nova campanha é capaz de proporcionar. Olhar atentamente para os resultados obtidos, sendo eles bons ou ruins, e aprimorar-se faz parte do processo. Kasey recomenda prestar atenção a aspectos técnicos, como a velocidade de carregamento de uma página e o seu mapa de calor, a fim de ajustar o que pode ser melhorado no conteúdo para cativar o usuário. 📊

Marketing de Conteúdo para além da geração de Leads

Ainda que o principal objetivo do marketing de conteúdo seja a geração de leads, nem sempre é o caso. Essa estratégia, além de guiar o cliente pelas etapas do funil de vendas, possui outros propósitos, como: construção de marca, brand awareness, retenção de clientes, aumento de ticket, etc. 

O foco das estratégias avançadas de marketing de conteúdo utilizadas no Vale do Silício está em tornar a empresa uma autoridade no assunto. Dessa forma, busque responder às dúvidas e às dores das suas personas por meio de conteúdo que agregue a elas informações sobre determinado assunto e conheçam a sua marca como a solução para os seus problemas. O processo de compra se torna algo natural e os clientes irão demonstrar cada vez mais engajamento. 🌟

E aí, curtiu nosso post com as principais estratégias avançadas de marketing de conteúdo utilizadas no Vale do Silício? Conta pra gente nos comentários e compartilhe com os amigos! 🗣️

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🚀 Não perca Vendas para seus Concorrentes

O Inbound marketing veio para ficar e você não precisa perder mais nenhuma venda para seus concorrentes por conta desta nova realidade. Essa estratégia de marketing digital auxilia empresas a crescerem seu faturamento através do universo digital. De forma bem resumida, são ações com objetivo atrair visitantes qualificados ao site da empresa, por intermédio de conteúdos relevantes, que permitam a conversão de leads e criação de autoridade para sua marca. Tudo isso sem a necessidade de pagar por cliques em campanhas de anúncios.

Ficou interessado? Agende uma mini consultoria gratuita com nosso gerente de projetos para montar um plano de crescimento de vendas através da internet.

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