Publicidade online: saiba como funciona e os principais formatos existentes
A publicidade online é um conjunto de estratégias, métodos e tecnologias utilizados para construir uma marca, divulgar seus produtos/serviços, melhorar as vendas e fidelizar clientes nos ambientes virtuais. Quando comparado com a publicidade tradicional (rádio, tv, telemarketing, panfletos, cartões, etc.), a online possui um ROI (retorno sobre investimento) muito melhor, pois além de entregar resultados com mais agilidade, demanda muito menos tempo e dinheiro para se efetivar.
Entenda o que é e como funciona a publicidade online, uma estratégia fundamental para as empresas ganharem visibilidade e fidelizarem clientes.
A publicidade online deixou de ser tendência e passou a ser uma estratégia fundamental para aumentar a visibilidade de produtos, serviços e fidelizar bons clientes.
Não é de hoje que sabemos o poder que a internet tem de fomentar boas e novas oportunidades de negócios. Nos ambientes virtuais, uma empresa pode anunciar por meio de textos, vídeos e imagens em múltiplos canais, como sites, e-mail ou redes sociais, por exemplo.
Atualmente, a publicidade onlin e é a maneira mais eficaz de chegar até seu público-alvo, conquistar novos clientes e, por consequência disso, aumentar as vendas e melhorar os resultados.
Isso porque vivemos numa era já transformada pela tecnologia, onde as pessoas passam a maior parte do tempo conectadas, com o celular na mão ou na frente de um computador se informando, entretendo, conversando, procurando melhores ofertas de produtos e serviços, etc.
Continue a leitura e entenda porquê uma estratégia de publicidade online é fundamental para todas as empresas, independente de seu tamanho ou segmento de atuação.
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O que é Publicidade Online?
A publicidade online é um conjunto de estratégias, métodos e tecnologias utilizados para construir uma marca, divulgar seus produtos/serviços, melhorar as vendas e fidelizar clientes nos ambientes virtuais.
Quando comparado com a publicidade tradicional (rádio, tv, telemarketing, panfletos, cartões, etc.), a online possui um ROI (retorno sobre investimento) muito melhor, pois além de entregar resultados com mais agilidade, demanda muito menos tempo e dinheiro para se efetivar
Além disso, as estratégias digitais de publicidade entregam a possibilidade de segmentar melhor o público, permitindo que as ações de marketing sejam muito mais efetivas na hora de converter o público-alvo em novos clientes.
Isso sem levar em consideração o poder de alcance e audiência superior às estratégias de publicidade tradicional, uma vez que a internet permite que as empresas cheguem a milhares de pessoas com eficácia e facilidade.
Por que fazer publicidade online?
Uma campanha de publicidade, por mais cara e qualificada que seja, só é eficaz se acertar o público-alvo. Para isso, além de adotar uma linguagem e identidade visual que se encaixe com características do público, é preciso atrair sua atenção e convencê-lo de que a marca tem algo valioso para oferecer.
Para preencher todas essas lacunas com a publicidade tradicional, o publicitário ou a equipe de marketing de uma empresa precisa ser extremamente cirúrgico para encontrar o melhor canal de comunicação com sua audiência. Caso contrário, mesmo que elaborada uma peça excelente, se ela for propagada em regiões com poucos representantes de seu público alvo ou que não se comunica de acordo com a linguagem dos clientes ideais para o negócio, não surtirá o efeito esperado.
Nos ambientes virtuais, isso é muito difícil de acontecer, pois a internet é utilizada constantemente pelos consumidores, permitindo que a marca alcance audiências diversas, com as mais variadas características. Afinal, hoje as pessoas utilizam meios digitais para tudo, literalmente, inclusive para procurar produtos, compará-los e comprá-los.
Antes mesmo da pandemia, que obrigou muitas empresas a migrarem para o mundo online, a publicidade online crescia exponencialmente, ano após ano. Um bom exemplo é um mapeamento realizado no mercado latino americano que identificou um crescimento de 14% nos investimentos em publicidade online, chegando a aproximadamente US$9,2 bi.
Portanto, é muito evidente que não utilizar as múltiplas estratégias de publicidade online neste cenário totalmente sustentado pela tecnologia, significa o mesmo que perder relevância e ter muita dificuldade para estabelecer relações positivas com os consumidores.
É muito simples. Imagine que hoje você precisa comprar um eletrodoméstico. O que você faria para encontrar o que procura? Sairia nas ruas passando em todas as lojas que vendem o que você busca, comparando preços e produtos, ou faria uma pesquisa na internet?
A publicidade online é uma via de mão dupla, onde tanto o consumidor quanto as empresas se beneficiam das facilidades que a internet proporciona.
Principais formatos de publicidade online para impulsionar suas vendas
Bom, agora que você sabe o que é publicidade online e o porquê de investir nessa estratégia, vamos te mostrar os principais formatos online para impulsionar suas vendas.
Confira.
Links patrocinados
Com certeza você já se deparou com um link patrocinado, mesmo não tendo notado. Este formato de publicidade online são anúncios com texto simples destacados entre os primeiros resultados de uma busca em algum motor de pesquisa, como o google, por exemplo, ou então em redes sociais e sites de terceiros.
O objetivo de utilizar os links patrocinados é alcançar o maior número de conversões. Para isso, eles são segmentados de acordo com o público do interesse da empresa e rodam o tempo que ela desejar.
A grande vantagem, é de ficar posicionado entre os primeiros resultados de uma busca, descartando a necessidade de um rankeamento orgânico (algo que leva um bom tempo para acontecer) e oferecendo um melhor posicionamento para o site. Assim, você pode aparecer logo de cara na primeira página de resultados.
Obviamente, os links patrocinados requerem investimento, o contratante paga pelos cliques dos usuários no anúncio, a cada mil impressões obtidas ou com base nas conversões realizadas.
Perfil em Redes sociais
Atualmente, a grande maioria das pessoas (quase todas elas) passam boa parte de seu tempo nas redes sociais, seja para conversar com alguém, para se entreter, entender a opinião alheia sobre algum tema, produto ou marca, ou só para dar aquela bisbilhotada rápida no que está acontecendo no feed dos amigos.
Não tem porque não investir nesses ambientes virtuais para alcançar novos clientes, afinal, todo mundo tem pelo menos um perfil em uma das redes sociais com uma boa frequência de acesso.
As redes sociais, como facebook, instagram, twitter, pinterest e linkedin, por exemplo, além de permitirem um contato mais próximo e ágil com seu público, oferecem gerenciadores de anúncios totalmente configuráveis. Você pode segmentar seus anúncios de diversas formas como: região, idade, profissão, interesses, comportamento, conexões, etc.
Além disso, você pode desenvolver conteúdos para engajar seu público, expor os valores da marca e quaisquer outros tipos de mídia que você queira compartilhar, como notícias, vídeos, fotos, perfis de parceiros e muito mais.
Portanto, se a sua empresa ainda não tem uma página ou perfil em pelo menos uma das redes sociais, saiba que está perdendo tempo, dinheiro e novas oportunidades de negócios.
E-mail marketing
O e-mail marketing é uma das estratégias de publicidade online mais antigas e que continua sendo muito eficiente.
Quando se pensa nessa estratégia, logo vem à mente aqueles e-mails chatos e invasivos que enchem nossa caixa de entrada ou caem direto na pasta de spam. Apesar de algumas empresas apostarem nessas técnicas intrusivas de anúncios ou promoções camufladas, não é disso que estamos falando.
O que citamos aqui, são e-mails periódicos, com mensagens amigáveis, personalizadas, que chamam o cliente pelo seu nome e agregam valor, enviados somente para os usuários que permitiram fazer parte de sua lista de emails. Assim, você pode propagar a marca de maneira gradativa, agradável e permissiva.
Quando integrado numa estratégia digital robusta, que utiliza vários formatos de publicidade online, os resultados do e-mail marketing são ainda melhores.
Conteúdo de Blog
O conteúdo de blog é um formato de publicidade online que busca atrair consumidores por meio de materiais pertinentes às características do público e da empresa, como este artigo que você está lendo no momento, por exemplo.
O objetivo dessa estratégia é ganhar autoridade no mercado educando o público, mostrando como seus produtos/serviços podem ser soluções para suas dores e o levando, de maneira sutil, à decisão de compra.
Esses conteúdos são postados no blog da empresa e tem grande poder de atrair leitores. Quando esses usuários são qualificados, a estratégia serve para melhorar a imagem da marca.
Para isso, é preciso criar um blog e investir em técnicas de SEO (Otimização para Mecanismos de Busca) a fim de alimentar seu público com conteúdos que agregam valor.
Além de produzir conteúdos relacionados com o mercado de atuação da empresa, repletos de valor para o leitor, é imprescindível a utilização de técnicas que auxiliem no posicionamento da página da empresa entre os primeiros resultados da busca orgânica, no tema pesquisado pelos usuários (quando eles procuram algo relacionado com os produtos e serviços da empresa, obviamente).
Ao entrar num conteúdo de blog e conseguir encontrar as respostas para suas dúvidas, o usuário identifica a autoridade da marca no assunto e se sente seguro, se tornando mais propenso a adquirir um produto ou serviço da empresa que resolveu suas dores do que de outras marcas.
Pronto, agora você sabe o que é publicidade online, o porquê de investir nessa estratégia e quais os principais formatos digitais utilizados nela. E então, está esperando o que para começar a propagar a sua marca no mundo digital?
Gostou deste conteúdo sobre publicidade online? Para aprender muito mais sobre marketing digital e as inúmeras estratégias que o envolve, continue no blog.
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