Mídia paga no marketing digital: principais canais e porque investir
A mídia paga no marketing digital, quando parte de uma estratégia de marketing bem elaborada, traz muitos benefícios para a empresa que está divulgando o seu produto ou serviço. Os anúncios pagos trazem um alcance muito maior para a sua marca, apresentam resultados melhores em curtos intervalos de tempo e atingem os objetivos propostos mais rapidamente.
Há alguns anos, as empresas costumavam anunciar seus produtos ou serviços na mídia impressa, nas estações de rádio e nos canais de televisão. Este último, por ter um retorno maior, também demandava um maior investimento financeiro. Com o passar do tempo e com a evolução da tecnologia, as mídias digitais surgiram para revolucionar este mercado: agora as empresas estão presentes nas redes sociais, nos buscadores e em sites em geral. Porém, para obter um retorno maior, a mídia paga no marketing digital é o melhor caminho. Você já ouviu falar dela?
A mídia paga no marketing digital, quando parte de uma estratégia de marketing bem elaborada, traz muitos benefícios para a empresa que está divulgando o seu produto ou serviço. Os anúncios pagos trazem um alcance muito maior para a sua marca, apresentam resultados melhores em curtos intervalos de tempo e atingem os objetivos propostos mais rapidamente.
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Como funciona e porque investir em tráfego pago?
Mas, no que consiste exatamente a mídia paga no marketing digital? Ao pagar por determinado anúncio, você o estará impulsionando. Este anúncio pode ser um texto simples, um texto com imagens, vídeos, links, banners ou qualquer outro formato que a plataforma escolhida aceite.
O tráfego pago é bastante simples de compreender: o primeiro passo é determinar o seu orçamento. Em seguida, você deverá selecionar o seu público-alvo e a plataforma onde os seus anúncios irão aparecer. Você pagará pelas ações do seu cliente, ou seja, visualizações, cliques ou conversões.
Um outro grande diferencial de investir em mídia paga no marketing digital é que, diferentemente do que acontece com os conteúdos orgânicos, você terá acesso aos resultados do seu anúncio. Ou seja, poderá visualizar quantas pessoas foram alcançadas, número de visualizações, cliques, interações, conversões, dentre uma infinidade de outras métricas.
É preciso ter em mente que, quanto mais investir, maior retorno você terá. Contudo, a mídia paga precisa estar alicerçada em um sólido Plano de Marketing, para que os investimentos não sejam em vão. Vamos conhecer agora os benefícios dos anúncios pagos para a sua empresa.
Benefícios de investir em mídia paga no marketing digital
São muitos os benefícios que a marca terá ao investir na mídia paga no marketing digital, seja a curto ou médio prazo. Confira os principais:
Gerar mais tráfego para o site da sua empresa
O Marketing de Conteúdo combinado aos anúncios pagos nas redes sociais, nos buscadores e em outras plataformas diversas são ótimos para atrair clientes para o site da sua empresa aumentando o tráfego e as conversões. Se você deseja que os clientes cheguem até o seu site, é importante analisar todas as ferramentas para ver qual se enquadra melhor com o seu objetivo.
Alcançar resultados mais rápidos
Na mídia paga, os resultados são quase que imediatos, o que você dificilmente conseguirá mantendo apenas conteúdos orgânicos. No momento em que você paga pelo anúncio, ele já estará aparecendo com prioridade para o público-alvo que você determinou. Bacana, não é mesmo?
Imagine a mídia paga no marketing digital como um atalho, onde você conseguirá se destacar de uma melhor forma e mais rapidamente do que a sua concorrência. Lançou um site para a sua marca ou um novo produto? Invista na mídia paga para alcançar resultados mais rápidos.
Você escolhe quanto investir por dia
Você decidiu investir em anúncios pagos, porém a sua verba disponível não é das maiores. Não precisa ficar triste ou achar que não irá obter retorno. Outro grande benefício da mídia paga no marketing digital é que você tem a liberdade de escolher quanto pode investir por dia.
O Facebook Ads e o Google Ads, por exemplo, conseguem impactar um número bem grande de pessoas com um valor relativamente baixo de investimento, desde que você selecione corretamente o público-alvo. Outro grande diferencial da mídia paga é que como você estará pagando por cliques, ou seja, você só vai investir no que realmente apresenta resultado.
Fácil mensuração de resultados
A mídia paga também tem o benefício de fornecer dados bastante precisos sobre o que está acontecendo. Desta forma, você consegue mensurar a sua estratégia: estou obtendo um número razoável de cliques? Por que eles não aumentam? Preciso determinar melhor o meu público-alvo? Todas essas questões podem ser ajustadas conforme você for analisando os resultados dos seus anúncios.
Principais canais de mídia paga no marketing digital
Redes Sociais
Difícil encontrar uma pessoa que não esteja em nenhuma rede social, não é mesmo? Facebook, Instagram, LinkedIn… Você precisa ser encontrado onde o seu público-alvo está, por isso as redes sociais são tão solicitadas quando o assunto é mídia paga.
A partir do comportamento dos usuários, as redes sociais geram dados que podem ser segmentados. Desta forma, é possível ajustar os anúncios para atingir o público que se espera. Vamos a um exemplo prático: no Facebook ou no Instagram, por exemplo, você pode ajustar a sua estratégia a partir do que o usuário curte ou segue o seu perfil ou página.
Contudo, é preciso ter em mente que quem está utilizando as redes sociais, não está fazendo isso com o objetivo de comprar. Por isso, o seu anúncio precisa ser bem estruturado com outros objetivos, como o remarketing. Entre as ferramentas mais utilizadas para anúncios pagos em redes sociais estão o Facebook Ads e o LinkedIn Ads.
Buscadores
Quando você precisa buscar uma determinada informação, onde você vai? Para os sites de busca, como o Google, o Yahoo e o Bing. Por isso, os buscadores também são ótimas escolhas para investir em anúncios pagos. O grande objetivo é colocar o seu anúncio entre os primeiros resultados que aparecem quando o usuário faz uma pesquisa.
Para isso, você precisa escolher corretamente as palavras-chave, a otimização do conteúdo e o investimento. Assim como acontece com as redes sociais, você pode ir ajustando os seus anúncios conforme observa o que o seu público-alvo considera relevante. A melhor ferramenta para inserir uma mídia paga nos sites de busca é o Google Ads.
Portais, sites em geral e demais plataformas
Os portais, na grande maioria das vezes, têm um público bastante específico. Pessoas que acessam um site de pesca, querem informações sobre este determinado assunto. Então, se o seu produto pertence a este segmento, é um excelente canal para você anunciar. Além disso, os sites em geral oferecem estruturas pré-prontas para o seu anúncio e também o local de publicação (em cima, em baixo, nas laterais, em pop-ups).
Os relatórios para mensurar os resultados em sites de pesquisa funcionam de forma diferente. Vai depender muito do portal onde você está anunciando. O Google Analytics, por exemplo, é uma plataforma que consegue mensurar as origens dos acessos, o que pode ajudar na mensuração de resultados para este formato de mídia paga.
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