Gestão de blog: o que é e quais ferramentas utilizar?
Ter um espaço na internet requer responsabilidade e organização. Para que um blog atinja o objetivo a que se propõe, ele precisa, em primeiro lugar, ser bem estruturado. E para isso, uma boa gestão faz toda a diferença. Montar e alimentar um blog é uma atividade que traz muitos desafios: criação das pautas, desenvolvimento dos conteúdos e avaliação dos resultados são apenas alguns deles.
Apesar dos blogs serem ferramentas conhecidas dos usuários da internet hoje em dia, o termo já é bem antigo, tendo sido criado em meados de 1997. A nomenclatura foi dada para as páginas que eram conhecidas entre os adolescentes como diários online, onde o usuário escrevia sobre o dia a dia, publicava poemas, registrava imagens e outras ações semelhantes.
Foi somente a partir dos anos 2000, com a expansão da internet, que as empresas perceberam uma mudança no comportamento dos clientes: eles acompanhavam os blogs, liam os assuntos e se interessavam ou não por determinados produtos ou serviços. Assim, o blog tornou-se uma das maiores estratégias de marketing da atualidade.
Melhor do que isso, o blog é uma ótima ferramenta para conquistar posicionamento orgânico no Google. O tráfego orgânico é aquele que você conquista sem precisar investir em publicidades pagas. Quando uma empresa tem uma boa gestão de blog, ela consegue publicar conteúdos relevantes para o seu público e, com isso, aparecer gratuitamente entre as primeiras posições em uma busca no Google.
Neste artigo, vamos entender melhor o que é a gestão de blog, as estratégias utilizadas e quais as ferramentas necessárias para um ótimo desempenho. Boa leitura!
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Por que é importante fazer a gestão do blog da sua empresa?
Ter um espaço na internet requer responsabilidade e organização. Para que um blog atinja o objetivo a que se propõe, ele precisa, em primeiro lugar, ser bem estruturado. E para isso, uma boa gestão faz toda a diferença. Montar e alimentar um blog é uma atividade que traz muitos desafios: criação das pautas, desenvolvimento dos conteúdos e avaliação dos resultados são apenas alguns deles.
Ao contratar um profissional especializado para fazer a gestão do blog da sua empresa, ele conseguirá desenvolver o espaço com foco em atrair mais visitantes e conquistar a atenção dos clientes em potencial por mais tempo.
Para ter uma boa reputação online, o seu negócio precisa de uma boa gestão de blog. Os conteúdos precisam ser relevantes para os usuários, as informações devem ser tratadas com veracidade e é necessário um cuidado especial com tudo o que é postado.
Boas práticas na Gestão de blog
Agora que você já sabe o que é uma gestão de blog e a sua importância para o marketing de uma empresa, vamos conhecer algumas estratégias utilizadas pelos gestores:
Ter objetivos claros
É imprescindível que se tenha objetivos claros ao colocar um blog no ar. O que a empresa precisa neste momento? Aumentar as vendas? Desenvolver a credibilidade? Quando a empresa tem objetivos claros, fica muito mais fácil para a equipe de gestão do blog traçar as metas.
Quando a empresa não possui objetivos concretos, as metas se perdem e os resultados esperados não são obtidos. Aliás, qual resultado esperar quando não há objetivos? Então, junte a equipe, estabeleça um alvo e juntos tracem formas para alcançá-lo.
Planeje suas publicações
Depois dos objetivos traçados, o próximo passo é criar um cronograma com as pautas a serem desenvolvidas e as respectivas datas de postagem. Tendo este planejamento, você saberá quando cada conteúdo deve ser produzido e revisado. É interessante, ainda, que toda a equipe tenha acesso a este cronograma.
Invista em SEO
Search Engine Optimization (SEO) são as técnicas utilizadas para que as pessoas que usam os buscadores da internet (Google, Bing, entre outros) cheguem ao seu blog de forma orgânica. Portanto, é essencial que a equipe de gestão esteja sempre atenta às atualizações e novidades em SEO. Assim, o blog da sua empresa poderá sempre estar à frente dos demais.
Mensure os resultados
A mensuração dos resultados é feita por meio da análise do número de visitas que o blog recebeu, quantas páginas foram visualizadas por cada visitante, tempo de navegação, comentários, curtidas, dentre outras métricas de desempenho. Quando você analisa o que está acontecendo, você consegue perceber se os objetivos estão sendo atingidos e, caso não estejam, você tem tempo hábil para mudar as estratégias.
Quais ferramentas utilizar?
Na hora de fazer a gestão de blog, algumas ferramentas podem ser melhores que outras e te ajudar mais facilmente a atingir os objetivos propostos. Vamos conhecer algumas delas:
Google Trends
Por meio do Google Trends você consegue descobrir quais as tendências do momento, ou seja, os assuntos que estão sendo mais procurados pelos usuários e, entre os resultados, quais estão recebendo um maior número de comentários. Inclusive, você consegue comparar mais de um assunto e descobrir aquele que está recebendo a maior atenção do público.
Trello
O Trello é uma ferramenta que ajudará a equipe de gestão a se manter organizada. Você consegue dividir as tarefas por status e assim entender o que está sendo feito, o que já terminou e o que ainda falta elaborar.
Yoast SEO
Entender o SEO pode ser uma tarefa um tanto quanto complicada, principalmente para quem não trabalha diariamente com métricas e marketing. Para facilitar a gestão de Blogs, foi criado um plugin para WordPress chamado Yoast SEO. Mas, o que exatamente ele faz? Depois de cada postagem no blog da empresa, o plugin avalia a publicação e dá uma nota. Esta avaliação está baseada unicamente no SEO.
Ou seja, se um post tirou nota máxima no Yoast SEO, isso significa que ele está qualificado para ser bem ranqueado entre os primeiros resultados orgânicos de uma busca no Google. Já se a nota não for tão boa, o post precisa ser melhorado para poder conquistar posições melhores nos buscadores.
Google Keyword Planner
O Google Keyword Planner é o planejador de palavras-chave do Google. Esta ferramenta gratuita vai ajudar os gestores do blog da sua empresa a encontrarem as melhores keywords para cada postagem. Com o Google Keyword Planner é possível analisar o volume de vezes que determinadas palavras-chave foram buscadas e também o custo para segmentá-las.
O Google Keyword Planner oferece muitas vantagens: a descoberta de novas palavras-chave, as estimativas de pesquisas mensais, o conhecimento dos custos de exibição de um anúncio nas pesquisas de uma keyword, a organização das palavras-chaves e a criação de novas campanhas baseadas em pesquisas detalhadas.
Blog: uma ferramenta em constante ascensão
O blog é uma ferramenta que continua em crescente ascensão. Criado na década de 1990 com a simples função de ser um diário online, atualmente ele é o foco de pequenas, médias e grandes empresas que buscam conquistar posicionamento orgânico no Google.
Apesar de ser um velho conhecido dos usuários que estão há mais tempo na internet, o blog, principalmente quando ligado a um negócio, precisa ser tratado com responsabilidade e organização. Investir na gestão de blog é essencial para que os conteúdos sejam feitos de maneira adequada e possam estar cada vez melhores ranqueados nos buscadores.
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