Auditoria de Conteúdo: o que é e como utilizá-la para aumentar o tráfego orgânico em seu site?
Quem trabalha utilizando posts e páginas de site como meios de divulgação de serviços ou produtos deve saber a importância do investimento em marketing de conteúdo e SEO, bem como colocar tais estratégias em prática. Uma das ações a ser realizada é a auditoria de conteúdo, por meio da qual é possível analisar detalhadamente o conteúdo postado, para gerar melhores posicionamentos nos buscadores, aumento de tráfego orgânico, entre outras vantagens.
Conteúdo deste Post
Auditoria de conteúdo: o que é e como funciona
Auditoria de conteúdo é a prática de analisar de maneira sistemática o conteúdo de um site, visando compreender se ele atende às metas definidas previamente. As metas ou objetivos podem ser aumento de tráfego, conversão de clientes e ranqueamento orgânico no Google, só para citar alguns.
Planejamento e acompanhamento são as palavras de ordem para obter sucesso em qualquer empreendimento, e no ambiente digital não é diferente. É necessário, ainda, readaptar o que for preciso, caso as estratégias não apresentem os resultados esperados, e uma auditoria serve exatamente para cumprir tal finalidade.
Na prática, uma auditoria de conteúdo funciona da seguinte forma:
- um profissional realiza um levantamento utilizando ferramentas de diagnóstico para detectar possíveis problemas técnicos no site, tais como conflitos de plugins, erros no código-fonte, ajustes de SEO, entre outros;
- além dos problemas técnicos, é feita a verificação no conteúdo para checar o uso de palavras-chave, adequação em termos de otimização, atualização de conteúdo, posicionamento orgânico no Google, necessidade de atualização dos posts e outras possibilidades;
- as informações coletadas são sistematizadas para análise e realização de um plano de ação, no qual devem constar as novas estratégias visando a melhoria do site e seu conteúdo, bem como seu posicionamento orgânico nos buscadores.
Esse trabalho é necessário mesmo?
A resposta é um enfático SIM, por algumas razões muito simples. Os critérios de ranqueamento do Google são continuamente atualizados para que os usuários tenham conteúdos de qualidade, respeitando suas experiências dentro do site. Na introdução deste post, citamos o investimento em SEO.
SEO significa otimização de sites para mecanismos de busca, que é uma tradução da sigla em inglês Search Engine Optimization. O objetivo das atualizações de SEO é melhorar cada vez mais as respostas para as dúvidas dos usuários e as mudanças alteram as estruturas para que os conteúdos estejam bem posicionados nos buscadores.
Conteúdo de qualidade significa que ele tem relevância e originalidade para quem busca determinada informação. Já a experiência do usuário é avaliada, dentre outras formas, segundo o tempo de permanência que ele navega na página, o percentual da taxa de rejeição (identificado quando o usuário inicia a leitura e a abandona sem concluí-la) e a possibilidade de acessar a página sem erros pelo celular.
A quantidade de palavras-chave, o tag da imagem e a estratégia de linkagem interna e/ou externa também são outros elementos que ajudam a estabelecer a autoridade da página. A auditoria de conteúdo ganha relevância por abranger todos esses detalhes e muito mais!
Cuidado com a quantidade, qualidade e a ocorrência de canibalismo de palavras-chave!
Este é um ponto que muita gente desconhece. Na ânsia de publicar vários posts para alimentar o site, a quantidade pode atrapalhar a qualidade de maneira considerável. O que é levado em consideração atualmente? Hoje, a técnica de SEO põe em destaque a qualidade da informação que deve ter clareza, abrangência e exatidão do assunto.
Quanto mais específica e completa a informação, menor a necessidade de escrever vários posts incluindo as mesmas palavras-chaves, por exemplo. Até porque, se isso acontece, gera o que é conhecido como canibalismo de palavra-chave. Isto é, os posts competem entre si pelo mesmo termo de busca, comprometendo o posicionamento orgânico das suas páginas.
Além disso, no caso em que as ferramentas interpretam uma publicação como conteúdo duplicado, existe a possibilidade de punição do Google, porque ele entende que o conteúdo foi copiado, ou seja, plagiado.
A eficiência da atualização de conteúdo
Ao explicar sobre o funcionamento da auditoria de conteúdo, comentamos sobre a realização de um plano de ação. Parte do plano é realizar a atualização de conteúdo. Para isso, será necessário desapegar de alguns posts, se eles forem reconhecidos como ineficazes para o direcionamento ou mudanças das estratégias de marketing.
Informações como dados, links de direcionamento, posicionamento das palavras-chaves das postagens, todas essas atualizações de conteúdo irão contribuir positivamente para a relevância e rankeamento do site.
3 passos básicos para fazer uma auditoria de conteúdo e aumentar o tráfego orgânico em seu site
Como já dito aqui no post, a auditoria deve ser feita por um profissional que entenda do assunto, conheça as ferramentas e tenha uma visão clara dos objetivos que a empresa deseja alcançar. No caso do tráfego orgânico, por exemplo, este pode ser obtido sem investir em anúncios, porém os critérios devem estar bem alinhados conforme indicado nos tópicos anteriores.
Os passos, a seguir, estão voltados para a estratégia de aumento de tráfego orgânico no site.
1. Catalogar os conteúdos publicados
Cada publicação tem sua própria URL e existem ferramentas que facilitam a visualização das URLs, embora também exista a possibilidade de utilizar uma planilha. Informações como categoria, tipo de arquivo, tamanho das postagens, títulos e palavras-chaves são relevantes na hora de fazer esse levantamento.
Quanto às ferramentas, a escolha dependerá do sistema de gestão de conteúdo utilizado. Algumas delas que servem para exportar as URLs são: Google Search Console, Yoast SEO e WP All Export.
2. Análise de dados
Uma vez que os dados foram coletados e catalogados, chega o momento de analisá-los. Para isso, ferramentas como Google Analytics, SEMrush, entre outras, são úteis para a análise porque vão mostrar os números referente a taxa de rejeição, tempo de experiência na página, tempo de acesso via mobile, etc.
Tais dados são relevantes para o profissional responsável pela auditoria verificar o desempenho das postagens e propor novas práticas.
3. Plano de ação
Nesta etapa, todo o apanhado e análise feitos servirão para tomar as rédeas das estratégias que fazem sentido para o objetivo. Veja o que deve ser considerado:
- adequação dos conteúdos a serem mantidos de acordo com as novas regras de SEO;
- faz parte da adequação o reaproveitamento dos posts que precisam ter os dados atualizados, por exemplo, e a reescrita dos conteúdos evergreen, que são aqueles que mantêm a sua relevância ao longo do tempo. Seja como for, o foco no SEO sempre deve ser mantido;
- eliminação dos conteúdos com baixa performance, que podem concorrer com outras postagens do site.
Conclusão
Como você pôde ver, um planejamento estratégico, com objetivos claros, aliados à auditoria de conteúdo e as ações adequadas podem trazer resultados positivos para a performance do site. Além de corresponder às expectativas dos usuários, garante um bom ranqueamento nos buscadores e aumenta o tráfego orgânico, trazendo maior visibilidade e possibilidade de conversão para os negócios.
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Sobre o Autor
Meu nome é Fernando Barcellos, Especialista em Marketing Digital aqui na Agência Primesoft.
Espero ter ajudado sua empresa com o conteúdo desta publicação!
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Bons negócios e até a próxima!
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