Utilização de Rich Snippets para aumentar o tráfego orgânico em seu site
A palavra snippet, em tradução livre, significa fragmento. Os fragmentos são as informações que você tem acesso ao fazer uma pesquisa no Google: título, URL e descrição (esta última também conhecida como meta description). Este, portanto, é o snippet. Em 2009, o Google introduziu aos resultados das pesquisas os Rich Snippets (fragmentos ricos, em tradução livre). Os Rich Snippets são informações mais completas que aparecerão junto ao resultado da pesquisa do usuário.
Há poucos anos atrás, quando nossos avós ou pais precisavam buscar um produto ou serviço, eles apenas folheavam as listas telefônicas ou classificados. Sem muito critério para escolha, o anúncio que mais se destacava, muitas vezes, era o escolhido da vez. Hoje em dia, com a internet chegando a quase todos os lugares, a forma de buscar fornecedores para nossas necessidades mudou bastante.
Atualmente, o produto ou serviço que precisamos está ao alcance de um clique. Basta digitar no Google o que você precisa e esperar os resultados que chegam em menos de um segundo. Os primeiros anúncios da lista são sempre os que recebem mais atenção e, consequentemente, mais compradores em potencial. Por isso, estar neste lugar de destaque é tão importante para as empresas.
Neste artigo, vamos ensinar você a utilizar Rich Snippets para aumentar o tráfego orgânico em seu site, afinal, quem não é visto não é lembrado, não é mesmo? E para você ser visto você precisa estar na primeira página do Google.
Conteúdo deste Post
O que são Rich Snippets?
Para que você possa compreender o que são Rich Snippets, vamos começar falando apenas do conceito snippet. A palavra snippet, em tradução livre, significa fragmento. Os fragmentos são as informações que você tem acesso ao fazer uma pesquisa no Google: título, URL e descrição (esta última também conhecida como meta description).
Este, portanto, é o snippet. Em 2009, o Google introduziu aos resultados das pesquisas os Rich Snippets (fragmentos ricos, em tradução livre). Os Rich Snippets são informações mais completas que aparecerão junto ao resultado da pesquisa do usuário.
Um bom exemplo de Rich Snippets são as avaliações dos usuários (as estrelinhas que aparecem logo abaixo da URL). Elas vão ajudar o usuário a conhecer um pouco mais sobre a qualidade do produto ou serviço sem efetivamente entrar no site da empresa. Outro exemplo é o horário de funcionamento. Se o usuário está buscando um lugar para almoçar e já de cara recebe a informação de que o restaurante desejado está fechado, ele logo busca outro local, sem nem acessar o site.
Como criar Rich Snippets para aumentar o CTR em buscas orgânicas?
Para criar Rich Snippets e aumentar o tráfego orgânico para o seu site é preciso ter um conhecimento um pouco maior sobre os processos do Google e também sobre programação. O primeiro passo é informar dados estruturados no código HTML, afinal é ele quem irá organizar todas as informações.
Pense no robô do Google como uma pessoa super inteligente no momento de captar informações. Então, quanto mais você facilitar a vida dele, melhor para o seu site. Portanto, sempre forneça dados estruturados. Ao ler os seus dados, o robô logo identificará do que se trata e o que é realmente relevante para ser exibido.
Para fornecer ao robô do Google dados estruturados, você pode seguir alguns passos, como mostraremos a seguir:
- Com auxílio do Schema, você criará as marcações para colocá-las no código da página. Este é um processo totalmente manual;
- O Google Search Console é uma ferramenta de marcação de dados para que você possa mostrar ao robô como o seu conteúdo precisa ser lido;
- Se você usa o WordPress, o plugin All In One do Schema também pode ajudar a tornar esta tarefa mais fácil.
Na sequência veremos a utilização de Rich Snippets para aumentar o tráfego orgânico em seu site. Você sabe como funciona? Então continue com a gente!
Utilização de Rich Snippets para aumentar o tráfego orgânico em seu site
Existe uma gama bastante grande de Rich Snippets para aumentar o tráfego orgânico em seu site e você não precisa conhecer e muito menos utilizar todos eles para obter êxito. Vamos conhecer os principais:
Sitelinks
Os Sitelinks funcionam apenas para quem está na primeira posição da lista de pesquisa. Agora você deve estar se perguntando como chegar a esta posição, não é mesmo? Estar em primeiro lugar não depende da inserção de dados estruturados para melhor interpretação do robô do Google. É o próprio Google que irá definir quais links serão mostrados aos usuários.
Para essa decisão, o Google levará em consideração a relevância das páginas e também o tráfego. Se você quiser utilizar este Rich Snippet para aumentar o tráfego orgânico em seu site, você deve criar uma navegação de fácil compreensão. Assim, as chances do seu usuário voltar e recomendar para outras pessoas é bem maior.
Local Search
A tendência do Google é se modificar para se adaptar aos usuários. A Local Search (pesquisa local) é um Rich Snippet que vem se popularizando exatamente pela quantidade de uso. Muitas pessoas costumam buscar determinado produto ou serviço e junto a ele adicionar a região, o estado, a cidade ou o bairro.
Se você pretende utilizar a Local Search como Rich Snippet para aumentar o tráfego orgânico em seu site, você precisa oferecer informações completas sobre onde o seu negócio está localizado. A visibilidade do que você está oferecendo é bem maior quando dados estruturados sobre localização são acrescentados e a chance de você estar na primeira página da lista de pesquisa aumenta muito. O primeiro passo para fazer isso é criar uma conta no Google Business. A ferramenta mesmo fornecerá os próximos passos.
Breadcrumbs
Breadcrumbs, em tradução livre, significa “migalhas de pão”. O breadcrumbs mostrará ao usuário o caminho que ele deve percorrer dentro do site para encontrar o que procura. Vamos a um exemplo prático: o usuário está buscando por um celular em promoção. Na URL do Rich Snippet aparecerá o link do site > Eletroeletrônicos > Smartphones (este texto aparece na cor verde logo abaixo do título).
Reviews
As reviews são as avaliações. Elas são apresentadas em formato de estrelas em uma escala de 1 a 5 abaixo da URL. Elas mostram a opinião do usuário sobre determinado produto ou serviço e como são bastante atrativas costumam chamar a atenção. Dificilmente o usuário clicará em um site que possui uma ou duas estrelas na avaliação.
Contato
O contato é o telefone da empresa, seja ele Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), setor de televendas, suporte técnico ou qualquer outro. O Google pode encontrar o telefone da empresa de três maneiras diferentes: através do contato que foi fornecido no Google Business, dos dados estruturados ou em outros sites da internet que mencionam a empresa.
Artigos
O artigo é um ótimo tipo de Rich Snippet para aumentar o tráfego orgânico se você possui um site de notícias ou um blog. Através de bons dados estruturados, você poderá aparecer no carrossel entre as principais notícias, também chamado de top stories.
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