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Principais erros cometidos no Marketing de Conteúdo para empresas

Você sabe quais são os principais erros cometidos no Marketing de Conteúdo para empresas? E já conhece o potencial de vendas que esta área do marketing pode oferecer e sua importância nos dias atuais? Se sua resposta foi “não” para uma ou para ambas as perguntas, não precisa se preocupar. O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing voltada para a produção de conteúdo de valor para a sua audiência. Ela tem o objetivo de gerar engajamento e oportunidades de negócio para uma marca.

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Por Ester Raquel de Sousa
em 09/11/21

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Mulher usando laptop com cara de desaprovação - Principais erros cometidos no Marketing de Conteúdo para empresas

Você sabe quais são os principais erros cometidos no Marketing de Conteúdo para empresas? E já conhece o potencial de vendas que esta área do marketing pode oferecer e sua importância nos dias atuais? Se sua resposta foi “não” para uma ou para ambas as perguntas, não precisa se preocupar.

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing voltada para a produção de conteúdo de valor para a sua audiência. Ela tem o objetivo de gerar engajamento e oportunidades de negócio para uma marca.

Então, certo: “mas quais são os principais erros cometidos no Marketing de Conteúdo?” É isso que nós vamos destrinchar especialmente para você no conteúdo de hoje. Quer saber mais? Então boa leitura!

Qual é a importância do marketing de conteúdo para as empresas?

Como já foi dito, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia voltada para a produção de conteúdo relevante para o seu público-alvo, certo? Então, qual é a importância dessa técnica para as empresas? Vamos lá!

O Marketing de Conteúdo é uma tática voltada para o desenvolvimento orgânico de uma marca. O que isso quer dizer? Isso significa que, produzindo conteúdo de valor para sua audiência e seguindo as técnicas necessárias, você não precisará investir dinheiro em anúncios (tráfego pago), por exemplo.

Além disso, o crescimento orgânico, apesar de mais demorado, é também mais duradouro. Enquanto o tráfego pago oferece um rápido crescimento, quando você deixa de investir, ou sua verba de mídia chega ao fim, imediatamente o seu tráfego é cortado e seu site sai das primeiras posições do Google para o local onde estava antes.

Por isso, um dos principais erros cometidos no marketing, é investir somente em tráfego pago deixando o Marketing de Conteúdo de lado. Não faça isso!

Principais erros cometidos no Marketing de Conteúdo

E agora, você já tem uma ideia de quais são os principais erros cometidos no Marketing de Conteúdo? Ainda não? Então vamos às informações. 

Falta de estratégia

A principal intenção da estratégia é criar um objetivo para a sua produção de conteúdo. Sem esse objetivo, você estaria como em um barco à deriva, remando, remando, remando, mas sem lugar nenhum para atracar.

Por isso, a estratégia é tão importante. Ela fará com que o conteúdo criado cumpra seu papel, gerando resultados duradouros.

Conteúdo sem entrega de valor relevante

Um dos principais erros cometidos no Marketing de Conteúdo é a entrega de algo sem valor.

A principal causa disso é a criação de conteúdo sem observar a sua audiência, a sua persona. Por isso, antes de criar conteúdo, o primeiro passo é a criação de um personagem fictício feito com base nas características, nos dados sobre o seu público-alvo.

Observando essa persona, você terá ideia de suas necessidades, dores, desejos e não apenas poderá, mas deverá criar o seu conteúdo com base nisso.

Ausência de dados

A ausência de dados é também um grande motivo para o Marketing de Conteúdo não funcionar como deveria.

Primeiramente, os dados são importantes para a criação da persona, pois essa, quando criada com base em informações concretas sobre seu público-alvo, tende a ser mais fidedigna, fazendo, assim, com que as dores tocadas nos conteúdos publicados sejam reais.

Mas, além da criação da persona, não ter dados após a criação dos textos também é um problema. Isso porque é com base nos dados que o conteúdo será otimizado para gerar melhores resultados.

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Subestimar a alta concorrência em alguns segmentos

Não é muito esperto subestimar a alta concorrência em alguns segmentos do mercado. Sobretudo se você está no começo da sua estratégia de Marketing de Conteúdo.

Isso se deve ao fato de que quanto maior a concorrência, mais difícil é alcançar o seu público-alvo. Por isso, no caso de identificar uma competição muito grande por uma palavra-chave, pode ser melhor fazer uma nova pesquisa e investir em um conteúdo diferente, possivelmente utilizando uma palavra-chave de cauda longa (long tail).

Não ter visão de longo prazo

As estratégias de Marketing de Conteúdo tendem a demorar a ter resultados. Por isso, ter uma visão de longo prazo é tão importante.

Não adianta fazer um conteúdo hoje e esperar que, em uma semana, os resultados apareçam. Geralmente, levam meses até que um conteúdo seja bem ranqueado pelo Google.

Ausência do monitoramento de métricas de desempenho

A ausência de monitoramento de métricas de desempenho é um dos principais erros cometidos no Marketing de Conteúdo, pois são os principais dados gerados após a criação de conteúdo.

Por isso, depois de investir em uma estratégia de Marketing de Conteúdo, é sempre importante manter o hábito de monitorar as métricas de desempenho das suas produções.

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Não otimizar o SEO

Segundo dados do Internet Live Stats, o Google processa, em média, 40.000 consultas por segundo. Imagine como seria imprudente desperdiçar todo potencial de tráfego oferecido pelo buscador…

Se você já pesquisou sobre produção de conteúdo, com certeza já ouviu falar em Search Engine Optimization, o SEO (em português, otimização para mecanismos de busca). Essa é a principal estratégia que vai colocar você no topo dos resultados do Google ou de qualquer outro buscador da internet. Por isso, ele é tão importante para o Marketing de Conteúdo.

Inserir links para sites duvidosos

Uma das táticas que contam pontos positivos no SEO, é a utilização de backlinks no texto. O que é isso?

Backlinks são links que direcionam o usuário para páginas distintas do post que ele está lendo, sejam links externos (para fora do seu site) ou links internos (para outras publicações de seu site).

Um dos principais erros cometidos no Marketing de Conteúdo é fazer essa “linkagem” para sites duvidosos, ou seja, para sites que não possuem boa reputação ou que contenham informações equivocadas.

Como evitar os principais erros cometidos no Marketing de Conteúdo?

São muitos os equívocos possíveis que devem ser evitados na produção de conteúdo, sejam eles escritos ou audiovisuais. Tendo isso em vista, a melhor forma de evitar os principais erros cometidos pelo Marketing de Conteúdo é seguindo os seguintes passos:

  1. Definição de persona;
  2. Criação de Planejamento e estratégia;
  3. Criação de conteúdo adequado às dores e desejos da persona;
  4. Otimização de SEO;
  5. Monitoramento das métricas de desempenho;
  6. Otimização do conteúdo;
  7. Ter paciência (os resultados vêm a longo prazo).
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💸 Tráfego Orgânico é sempre mais Barato

Você gostaria de crescer o faturamento da sua empresa sem a necessidade de pagar por cliques em campanhas de anúncios? Caso esse questionamento faça sentido para o seu negócio, você PRECISA ampliar as ações em otimização de SEO. Como resultado do emprego desta estratégia, o site da sua empresa passará a receber tráfego orgânico qualificado, algo que pode fazer uma verdadeira revolução em suas vendas.

Ficou interessado? Agende uma mini consultoria gratuita com nosso gerente de projetos para montar um plano para melhorar o posicionamento do seu site em buscas orgânicas.

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