Como gerar mais engajamento no Instagram? Estratégias para aumentar a relevância do seu perfil na rede social.
Engajar no Instagram diz respeito ao interesse que você gera no seu público com suas publicações. Você deve estar se perguntando: “Mas isso importa?” e, com toda certeza, podemos dizer que sim, importa muito. É a partir do engajamento que você pode medir seus resultados, pois de quase nada adianta ter simplesmente um grande número de seguidores se eles não se interessam pelo seu conteúdo.
Você já parou para pensar em como gerar mais engajamento no Instagram? Mas antes de nos aprofundarmos em técnicas para aumentá-lo, trazemos uma importante reflexão: você realmente sabe o que é engajamento e como medi-lo?
Se sua resposta foi “não” para alguma dessas perguntas, não saia daqui!
Atualmente, o Instagram é a quarta rede social mais utilizada no Brasil, com 110 milhões de contas ativas, segundo relatório de julho de 2021 da We Are Social em parceria com a Hootsuite.
Quer aproveitar as vantagens dessa rede social gigante e aumentar o engajamento no Instagram? Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas para lhe ajudar. Quer descobrir quais são elas? Continue a leitura!
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O que é engajamento no Instagram?
Com o crescimento das redes sociais, um termo importante surgiu: engajamento. Engajar pode significar, segundo o Dicionário Oxford Languages, “dedicar-se com afinco”. Mas o que seria, então, engajamento no Instagram?
Engajar no Instagram diz respeito ao interesse que você gera no seu público com suas publicações.
Você deve estar se perguntando: “Mas isso importa?” e, com toda certeza, podemos dizer que sim, importa muito. É a partir do engajamento que você pode medir seus resultados, pois de quase nada adianta ter simplesmente um grande número de seguidores se eles não se interessam pelo seu conteúdo.
Quando falamos em interesse, muita coisa está envolvida. Começa simplesmente em gostar do que você posta, mas vai muito além disso. Um público engajado participa e, muitas vezes, faz outros usuários participarem.
O engajamento no Instagram se mede sobretudo pela interação que seu público tem com seu perfil e existem algumas formas de interagir. São elas:
- Publicação no feed:
- Curtir;
- Comentar;
- Salvar;
- Rolar o carrossel;
- Compartilhar nos stories;
- Enviar por Direct para amigos.
- Publicação nos Stories:
- Enviar uma mensagem direta;
- Responder às enquetes;
- Responder a caixinha de perguntas;
- Enviar a publicação por mensagem direta.
- Compartilhar o perfil
- Enviar mensagem pelo Instagram Direct
O algoritmo do Instagram reconhece essas formas de interação como “pontos” no quesito engajamento. Quanto mais pontos um perfil tiver, mais a rede social entrega seu conteúdo, tanto para seus seguidores, quanto para o público que possa se interessar por ele, através das hashtags e função explorar.
Como medir a sua taxa de engajamento?
Enquanto usuário, você pode pensar que para medir o engajamento no Instagram, você deve levar em consideração simplesmente seu número de seguidores. Mas não!
Existem duas taxas que podem ser levadas em consideração, mas somente uma delas lhe dará uma real informação sobre sua taxa de engajamento. Vamos conhecê-las?
Taxa pública de engajamento do Instagram
A taxa pública de engajamento leva em consideração o seu número de seguidores. Seria como pegar o número total de curtidas de uma publicação e dividir pelo seu número total de followers.
Você pode sim calcular essa taxa, mas a título de comparação com a que virá em seguida. Isso porque essa fórmula não leva em consideração o real engajamento do seu público, pois normalmente o alcance é maior do que o número de seguidores.
Por exemplo, se você tem 1.000 seguidores e teve um total de 200 curtidas, você deverá dividir 200(curtidas)/1000(total de seguidores) para conhecer a taxa pública de engajamento, que, nesse exemplo, será de 20%.
No entanto, isso não é tão eficaz, pois o resultado será maior do que a taxa real, como você poderá ver a seguir, o que traz uma falsa impressão.
Taxa real de engajamento do Instagram
A taxa real de engajamento é o principal índice a ser levado em consideração. Essa taxa tem por objetivo, como o próprio nome diz, apresentar a realidade sobre o quão engajado o seu público se encontra.
Ela é muito eficiente, pois ela leva em consideração o seu alcance ao invés de seu número de seguidores, mostrando então a realidade sobre o engajamento do seu público no Instagram.
Voltando ao exemplo anterior, se você tiver um total de 200 curtidas em uma publicação, para descobrir a taxa real de engajamento desse post, precisará dividir esse dado pelo número de alcance. Se o alcance foi de 2000 usuários, o cálculo será: 200(curtidas)/2000(alcance) que é igual a 10%.
Perceba como é considerável a diferença entre a taxa pública (20%) e a taxa real (10%). Por isso, é importante sempre valorizar a taxa real de engajamento, frente à taxa pública, pois aquela lhe apresentará a verdade sobre o interesse do seu público.
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Dicas para aumentar seu engajamento no Instagram
Agora que você já sabe o que é, sua importância e como medir o engajamento no Instagram, separamos algumas dicas de como aumentar esse índice. Quer saber mais? Segue a lista abaixo!
1 – Planeje seu trabalho
O planejamento é essencial em qualquer trabalho na internet, se você tem o objetivo de gerar resultados positivos.
Com o Instagram, não é diferente. Assim, dedicar algum tempo da sua semana para planejar o que será postado pode potencializar o alcance de suas publicações.
2 – Publique nos melhores horários
Publicar nos melhores horários não quer dizer fazer postagens no momento de pico da rede social. Você deverá estudar o seu público para descobrir o seu comportamento.
Nesse quesito, algumas ferramentas podem ser úteis ao apresentar os dias e horários de maior audiência. Pesquise nos buscadores e conheça o que está disponível no mercado e a que melhor pode lhe atender. Outra possibilidade é utilizar o recurso “insights”, disponível para contas comerciais e de produtores de conteúdo no instagram.
3 – Interaja com seu público
Segundo o Dicionário Oxford Languages, interação pode ser conceituado como “comunicação entre pessoas que convivem; diálogo, trato, contato”. Por isso, não se esqueça de também interagir com sua audiência.
Boa parte do engajamento do Instagram vem da interação que o público tem com seu perfil. Por isso, é muito importante incentivar esse diálogo e responder a todos que entrarem em contato com você.
4 – Esteja sempre de olho na persona
Não apenas conhecer os dias e horários que seu público está mais engajado, mas conhecê-lo em todos os sentidos possíveis e fazer conteúdo com base nisso é importantíssimo.
Para isso, estar sempre de olho na persona é uma das formas mais eficazes de criar conteúdo de qualidade ao qual a sua audiência se identifique.
5 – Publique constantemente
A constância é fundamental para aumentar o engajamento no Instagram. Não queremos dizer com isso que você deverá postar o dia inteiro ou mesmo todos os dias.
Nesse caso, o que vai determinar a frequência das suas postagens é a resposta do público. Faça publicações e observe quando você tem maior engajamento e publique apenas nesses dias para correr menos risco de não obter o resultado que esperava.
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6 – Crie conteúdo de valor
A publicação constante é essencial para ser lembrado, mas não é publicar qualquer postagem que vai trazer o engajamento esperado.
Para receber um bom retorno da sua audiência, é preciso publicar conteúdo de valor, ou seja, as suas publicações precisam resolver algum problema que o público tenha ou até mesmo um conteúdo que possa entretê-lo.
7 – Humanize o seu perfil
A humanização do seu perfil no Instagram pode aumentar o seu engajamento.
Por meio dessa tática, você pode expor o dia a dia da sua empresa, ou até mesmo, o simples fato de apresentar uma fotografia dos profissionais por trás do perfil já ajudará a aumentar sua autoridade.
Isso acontece porque a humanização gera conexão com o público, o qual tende a reagir de forma positiva.
8 – Invista nos stories
Os stories do Instagram são recentes na rede social, mas já são a função preferida de muita gente.
Segundo o Canaltech, compilando dados do próprio Facebook, em 2018, os stories já contavam com 500 milhões de usuários ativos diariamente.
Por isso, se você deseja gerar engajamento no Instagram, apostar nessa função da rede social é uma excelente escolha.
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Como explorar os stories para ganhar engajamento no Instagram?
Você já viu como os stories estão populares dentre os usuários do Instagram, viu também como é importante investir nessa ferramenta para aproveitar os seus benefícios.
Agora, vamos lhe mostrar como explorar adequadamente essa função para ganhar engajamento no Instagram.
Caixinha de perguntas
Uma das funções que o Instagram disponibiliza é a caixinha de perguntas. Nela, o seu público pode fazer perguntas diversas, e você pode responder de forma privada ou pública, através de uma nova postagem nos stories.
Enquetes
Outra função da rede social são as enquetes. Também foram feitas baseadas em perguntas, mas, neste caso, há somente duas opções de resposta pré-definidas.
Caixinha de múltipla escolha
Assim como as enquetes, a caixinha de múltipla escolha pode ser utilizada para disponibilizar respostas objetivas para perguntas criadas por você.
Através deste recurso, é possível criar uma pergunta e determinar a resposta correta, que aparecerá em verde assim que o usuário responder.
Contagem regressiva
Se você faz lives ou eventos em geral, essa é uma excelente aposta.
Você pode abrir uma contagem regressiva para que o seu público acompanhe a espera junto com você, criando assim uma notificação para o usuário que desejar participar do evento.
Disponibilize templates
Outra forma de fazer seu público interagir, é disponibilizando templates prontos.
É possível compartilhar modelos de protetores de tela ou temas para serem respondidos e compartilhados nos stories.
Por exemplo, é bastante comum a Netflix disponibilizar protetores de tela com fotos de suas séries e filmes. Assim, ela instiga que os stories sejam “printados”, e sua marca fica presente na memória do público, visto que ela vai ser sempre vista quando abrir o celular. Ótima tática de Marketing, não é?
Crie filtros
Também é possível criar filtros para disponibilizar ao público em geral. Pode ser um filtro divertido ou um de maquiagem, por exemplo… independentemente de qual seja, assim como a disponibilização de templates, instigará o seu público a salvar e, neste caso, sua marca será compartilhada sempre que uma foto com o filtro for postada nos stories.
Anuncie
Passando para o plano do tráfego pago, também é possível fazer anúncios pagos nos stories e aproveitar os mais de 500 milhões de usuários que utilizam essa função. Em 2018, já eram mais de 2 milhões de anunciantes, o que mostra o sucesso da função.
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