TikTok para empresas: como tirar proveito desse fenômeno social?
O TikTok está presente em 154 países, disponível em 39 idiomas diferentes e tem, atualmente, 800 milhões de usuários ativos. Qualquer rede social que tenha números tão expressivos quanto estes merece atenção da equipe de Marketing das empresas. Conforme estatísticas oficiais divulgadas pela rede, um quarto dos usuários (25,8%) é formado por jovens entre 18 e 24 anos, outro quarto (24,5%) é formado por adultos entre 25 e 34 anos e a metade que sobra (49,7%) é formada por adolescentes menores de 18 anos.
Você que é pai ou mãe já deve ter visto o seu filho curtindo algumas dancinhas no TikTok ou, até mesmo, se aventurando nas suas próprias performances na rede. O fato é que o TikTok é o novo fenômeno social: o número de downloads feitos no aplicativo já ultrapassou o Instagram e está bem próximo do Facebook, tendo superado a marca de 1 bilhão. Apenas em dezembro de 2018, ano de seu surgimento, o aplicativo bateu todos os recordes de instalação chegando a 75 milhões de downloads. Em 2021, esses números subiram ainda mais, tornando o TikTok o segundo aplicativo mais baixado do ano.
No TikTok é possível produzir vídeos curtos de até 15 segundos. O aplicativo é considerado uma rede social, pois o usuário pode editar os vídeos, inclusive colocando música e alguns efeitos, e depois compartilhar com os amigos. O TikTok tornou-se um concorrente direto do Instagram Stories e também do Snapchat e, ao que tudo indica, vai deixá-los para trás em algum tempo.
E onde está o público estão os negócios, não é mesmo? O TikTok para empresas é um novo nicho de investimento, sendo uma oportunidade direta, de baixo custo e de fácil manuseio para aproximar o seu negócio do público. Vamos conhecer um pouco mais sobre o TikTok para empresas?
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TikTok para empresas: Estratégias de Marketing na Rede Social
O TikTok está presente em 154 países, disponível em 39 idiomas diferentes e tem, atualmente, 800 milhões de usuários ativos. Qualquer rede social que tenha números tão expressivos quanto estes merece atenção da equipe de Marketing das empresas.
O TikTok atrai tantos usuários novos diariamente por ser uma plataforma leve e divertida onde o conteúdo é consumido, muitas vezes, sem a percepção do passar do tempo. Por isso, investir em conteúdos para esta Rede Social é algo que pode dar muito certo para as empresas. O primeiro passo para isso acontecer é conhecer os usuários do TikTok.
Quem são os usuários do TikTok
Para vender seus produtos ou serviços no TikTok, você precisa conhecer quem consome o conteúdo diariamente. Apesar de ser formado por uma grande parte do público jovem, a Rede Social vem se expandindo para faixas etárias superiores.
Conforme estatísticas oficiais divulgadas pela rede, um quarto dos usuários (25,8%) é formado por jovens entre 18 e 24 anos, outro quarto (24,5%) é formado por adultos entre 25 e 34 anos e a metade que sobra (49,7%) é formada por adolescentes menores de 18 anos. Ainda, de acordo com as estatísticas, 90% destes usuários utilizam o TikTok diversas vezes em um único dia.
Então, podemos concluir que se você vende um produto para adolescentes e jovens até os 24 anos, os resultados de entrar no TikTok podem ser ótimos para a sua empresa, não é? Mas isso não significa que se os seus clientes são mais velhos, isso também não possa acontecer. Você pode criar estratégias diferentes para alcançar este público mais velho que vem crescendo na Rede Social.
Utilização de vídeos virais e influenciadores – TikTok para empresas
Criar um conteúdo viral não é uma tarefa tão simples assim. Para veicular uma propaganda na televisão, por exemplo, as empresas investem valores altos e, muitas vezes, o conteúdo acaba não sendo tão bem aceito. Com o surgimento da internet, o investimento vem acontecendo nas redes sociais.
No TikTok, especificamente, o engajamento é ainda maior do que nas demais redes sociais, uma vez que os usuários não podem simplesmente rolar o feed sem deixar uma interação. Por isso, se você quer investir na internet e viralizar os seus conteúdos, a plataforma é o TikTok.
Inclusive, muitas marcas buscam fazer parcerias com influenciadores digitais para divulgação. A remuneração destes profissionais vai depender de muitos fatores, entre eles a taxa de engajamento, o número de seguidores, os produtos que já divulga e a localização.
4 abordagens para iniciar a sua empresa no TikTok
É natural não saber como começar um perfil de empresa em uma rede social. Por isso, separamos 4 ideias diferentes para que você ou a sua equipe de Marketing possam se inspirar:
- Bastidores: Muitas empresas não têm um perfil corporativo e fazem uso de um perfil pessoal para divulgar a marca. O perfil pode ser do proprietário ou até mesmo de um colaborador (com a permissão e a participação dele, é claro). Você pode mostrar o dia a dia da empresa, os bastidores e também divulgar os produtos.
- Desafios: Os desafios, também conhecidos como challenges, são ótimos para apresentar a empresa ao público. Quando um desafio é lançado, muitos usuários acabam imitando e o vídeo viraliza.
- Informação: Algumas empresas também utilizam o perfil para manter os usuários informados sobre a marca. Crie conteúdos informativos e fortaleça cada vez mais o vínculo com o público.
- Seleção de colaboradores: que tal selecionar os novos colaboradores através do TikTok? Esta pode ser uma boa abordagem e uma boa maneira de montar uma equipe para o Marketing. Peça para que os vídeos sejam enviados via TikTok e depois os reposte no perfil corporativo.
TikTok para empresas: use e abuse das hashtags
Ao postar os vídeos no TikTok, lembre-se de fazer o uso das #hashtags. Elas são essenciais para que você possa encontrar outros conteúdos e também ganhar visibilidade para as suas próprias postagens. Ao clicar em uma hashtag ou pesquisar sobre ela, por exemplo, #challenge, os usuários encontrarão todos os perfis que fizeram algum tipo de desafio e utilizaram a hashtag. O próprio TikTok elenca as hashtags mais utilizadas pelos usuários para que você possa aproveitá-las nas suas postagens.
Conclusões sobre TikTok para empresas
Se você está se perguntando, ainda, se deve ou não investir no TikTok para empresas, a resposta é sim! O TikTok é uma rede social que se tornou um fenômeno em muito pouco tempo e que, a cada dia, agrega mais seguidores.
Se você não tem uma equipe de Marketing para criar os conteúdos ou nem tem valores para investir na contratação de um influenciador digital, não tem problema. Comece com vídeos simples. Ao baixar a plataforma, você verá que os vídeos são fáceis de fazer e de editar, pois o aplicativo é bastante intuitivo. Por serem curtos, os vídeos são ainda mais fáceis de fazer.
O que você precisa ter claro em mente é o seu público-alvo. A partir disso, crie conteúdos para esses usuários. Esse também é um ponto que merece atenção: crie e edite vídeos divertidos e leves, mas também agregue algum conteúdo ao público. Busque referências e, aos poucos, vá dando asas à imaginação. Não espere mais. Comece agora a utilizar o TikTok para empresas e viralize a sua marca no mercado!
👍 Curtida não é uma boa métrica para Redes Sociais
Curtidas não pagam boletos e sua estratégia nas redes sociais precisa gerar resultados consistentes em termos de vendas para justificar todo esforço empregado nestes canais. O engajamento nas publicações do seu perfil é fundamental para o crescimento da sua audiência, todavia, as ações devem estar sempre voltadas para vendas, relacionamento e branding.
Para alcançar resultados expressivos em suas redes sociais, com melhor direcionamento dessa linha tênue entre engajamento e retorno sobre investimento (ROI), agende uma mini consultoria gratuita com nosso gerente de projetos para montar um plano de crescimento da sua audiência.
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