Marketing de Conteúdo para Youtube: uma excelente estratégia para construir autoridade de marcas
O marketing de conteúdo é um método para atrair clientes por meio de conteúdos que sejam interessantes para o público. É uma estratégia para chamar a atenção das pessoas - por meio de vídeos, podcasts, textos, cartilhas, livros digitais, redes sociais e uma infinidade de materiais - sem que o produto seja anunciado em uma publicidade direta.
Quando o assunto é YouTube, estamos falando de uma potência no universo digital. Afinal, é a plataforma que possui mais de 2 bilhões de usuários no mundo e que registra o acesso de mais de 100 milhões de pessoas todos os meses no Brasil, foi eleita como a preferida entre os brasileiros, em 2020. Neste artigo vamos entender porque o marketing de conteúdo para Youtube é indispensável e como ele pode trazer benefícios de alcance para o seu negócio.
Antes de mais nada, os dados revelados pela pesquisa Why Video (2020) mostram uma plataforma com público fiel e bastante engajado. Desde o início da pandemia de Covid-19, o tempo de navegação dos usuários do YouTube cresceu significativamente. 91% dos entrevistados pela pesquisa revelaram passar mais tempo consumindo conteúdo pela plataforma durante o período de isolamento social, sendo que 72% procuraram o YouTube apenas como uma forma de relaxar.
Além do crescimento de canais – batendo a marca de 1,8 mil perfis com mais de 1 milhão de seguidores -, o YouTube também alavanca marcas e empresas. A pesquisa mostra que as pessoas buscam a plataforma para conhecer produtos e marcas, assistir reviews e fazer aquisições baseadas em informações que encontraram em conteúdos disponíveis na plataforma. Bem como, 62% dos entrevistados indicaram que os anúncios presentes nos vídeos os fazem considerar adquirir um produto.
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Por que fazer Marketing no Youtube?
Com dados tão expressivos, o marketing de conteúdo para YouTube é, por si só, mais do que necessário. Afinal, é preciso considerar que o marketing – bem estruturado e com propósito definido – é um caminho excelente para o crescimento de visibilidade, autoridade e engajamento.
Com um público ativo e pronto para consumir conteúdo de qualidade, unimos a força do marketing com o alto potencial de alcance que o YouTube tem. Também é importante o fato de que a produção de vídeos nos traz inúmeras possibilidades, contribuindo para um marketing de conteúdo relevante e cheio de criatividade.
Se um público tão expressivo está, mensalmente, conectado à plataforma, as marcas nem cogitam ficar longe do conteúdo que as pessoas desejam consumir. Do mesmo modo, o público também busca a presença digital de marcas com quem tem afinidade, ampliando o consumo para além dos produtos.
Fica evidente que o YouTube é bem mais do que uma plataforma de hospedagem de vídeo, que permite compartilhamentos com o mundo todo. O YouTube se torna, assim, uma plataforma pronta para fazer e gerar negócios.
Portanto, como implementar uma estratégia de marketing de conteúdo para YouTube? De que maneira a sua empresa pode gerar conteúdo relevante e chamar a atenção do público? Vamos atrás dessas respostas!
O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é um método para atrair clientes por meio de conteúdos que sejam interessantes para o público. É uma estratégia para chamar a atenção das pessoas – por meio de vídeos, podcasts, textos, cartilhas, livros digitais, redes sociais e uma infinidade de materiais – sem que o produto seja anunciado em uma publicidade direta.
Ou seja, o marketing de conteúdo permite que a empresa ofereça materiais que conversem com a necessidade do público-alvo, permitindo que ele se identifique com o conteúdo que a marca oferece. Vamos explorar um pouco mais os caminhos para que a sua marca se aprofunde e conquiste presença digital, compreendendo como as etapas para produzir conteúdo se complementam.
Conheça o seu público
Se estamos falando de uma plataforma com tantos acessos mensais no Brasil, também estamos falando de diversidade de público. Dessa forma, é fundamental compreender que nem todo mundo inscrito na plataforma vai demonstrar interesse em tudo.
O YouTube consegue atrair produtores de conteúdo dos mais variados assuntos, dos temas genéricos, àqueles bastante específicos. Assim, conhecer o seu próprio público é fundamental para direcionar o conteúdo que você vai gerar. Aquela máxima continua valendo: quem fala para todo mundo, não fala para ninguém. Seja curioso e conheça o público com quem você deseja se relacionar.
Defina suas pautas de conteúdo e estabeleça objetivos antes das gravações
Conhecendo o público, o próximo passo é definir e escolher as pautas. Antes de gravar os vídeos para adicionar na plataforma, definida sobre quais assuntos deseja falar e como deseja abordar determinados temas.
A definição de pautas conta muito com criatividade e boas referências. Ou seja, é momento de explorar e fazer boas escolhas para desenvolver um marketing de conteúdo para YouTube de qualidade.
Crie um roteiro para os seus vídeos
Roteiro ajuda muito! Dar play na câmera e sair gravando nem sempre é o melhor caminho. Aliás, ao criar um roteiro, você vai descobrir o ponto forte do seu conteúdo e preencher as lacunas que ainda merecem atenção. Além de facilitar na produção do conteúdo, o roteiro também agiliza uma das etapas fundamentais: fazer uma boa edição.
Estabeleça uma frequência de publicação
Quando a sua empresa conhece o público, fica mais simples de entender seus hábitos de consumo de conteúdo online. Diante disso, ter uma frequência de publicação e respeitar o planejamento colabora para que o público se engaje.
A definição de frequência para a publicação dos vídeos também ajuda na organização de produção e permite que o conteúdo seja publicado sem atropelos e atrasos.
A qualidade de edição dos seus vídeos faz total diferença
Uma boa edição anda de mãos dadas com o marketing de conteúdo para YouTube. Imagine ler um texto cheio de erros de ortografia, mal elaborado e de difícil entendimento. Ruim, não é?
Uma edição mal feita cria ruídos na comunicação e afasta a sua audiência. Em síntese, garanta que a edição dos vídeos seja de qualidade para não criar uma barreira entre um bom conteúdo e uma apresentação ruim do produto final.
Utilize diferentes formatos de conteúdo
Uma dica de ouro é não subestimar o público. Afinal, ele sabe quando um conteúdo é bem elaborado e atribui autoridade para as marcas que demonstram isso por meio dos vídeos.
O marketing de conteúdo para YouTube permite explorar uma infinidade de formatos, contribuindo para que a sua empresa seja reconhecida como autoridade no assunto.
Existem diferentes formas de construir os vídeos, mesmo que o tema geral seja muito específico. A lista abaixo mostra diferentes maneiras de apresentar os vídeos:
- Conteúdos relacionados à sua área de atuação
- Demonstração de produtos
- Tutoriais
- Vídeo-resposta
- Entrevistas
- Cobertura de eventos
- Transmissões ao vivo
Logo, com planejamento bem feito, esses formatos contribuem para uma produção diversa, dinâmica e que conversa com seu público por diferentes linguagens. O YouTube é um mundo de possibilidades. Assim que a sua marca estiver presente na plataforma que os brasileiros não podem viver sem – como demonstrado na pesquisa Why Video – novos caminhos dentro da produção de conteúdo também vão surgindo.
Aposte nas dicas e chame a atenção do seu público, gerando uma afinidade ainda maior com quem já ama a sua marca e abrindo diálogo com aqueles que estão curiosos para descobrir o potencial da sua empresa.
Sobre o Autor
Meu nome é Fernando Barcellos, Especialista em Marketing Digital aqui na Agência Primesoft.
Espero ter ajudado sua empresa com o conteúdo desta publicação!
Caso você queira esclarecer alguma dúvida ou tenha sugestões para novos posts, entre em contato conosco ou deixe um comentário. É sempre um prazer conversar com os leitores aqui do Blog.
Bons negócios e até a próxima!
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