O que são Native Ads e como montar uma campanha de anúncios neste canal?
A Publicidade Nativa aparece como conteúdo recomendado em outros sites. Dessa forma, quando o usuário navega no site de seu interesse, como um portal de notícias, por exemplo, um conteúdo semelhante é apresentado (native ad), aumentando as chances de clique. A grande diferença desse tipo de anúncio para os demais é o momento em que a campanha é exposta e o seu formato, que possui visual de apresentação muito semelhante aos demais conteúdos do site em que o visitante está navegando. Em se tratando de Native Ads, o momento em que o conteúdo é apresentado faz toda a diferença para a conversão, pois mostra um conteúdo interessante para o usuário com base no que ele estava engajado no momento.
Se você faz anúncios pagos na internet, com certeza já se perguntou como poderia inovar e fazer sua publicidade gerar resultados mais expressivos. Uma boa oportunidade para isso são os Native Ads, uma forma de fazer campanhas na internet ainda pouco conhecida mas muito eficaz.
Também conhecidos como Publicidade Nativa, os Native Ads são uma forma de fazer anúncios pagos que fogem ao tradicional encontrado em plataformas como Google Ads e Facebook Ads.
Nesse meio, os anúncios são veiculados de maneira que não atrapalhem a experiência do usuário, por isso são tão eficazes.
Neste artigo, vamos apresentar as diferenças entre os Native Ads e outros meios de tráfego pago, as principais plataformas para fazer sua campanha e outras coisas mais.
Quer conhecer o Native Ads? Então continue a leitura!
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Diferença entre Native Ads e outras plataformas de anúncios
Antes de mais nada, vamos entender no que o Native Ads se diferencia dos demais tipos de anúncio pago.
A grande maioria dos anúncios no Google Ads utilizam a rede de display ou a rede de pesquisa.
Os anúncios na rede de display são apresentados para pessoas com interesse no que você tem a oferecer ou em listas predefinidas, como remarketing; já os anúncios na rede de pesquisa, são apresentados nos resultados de busca do Google, baseado em palavras-chaves pré-determinadas.
Já os anúncios do Facebook Ads aparecem nas redes sociais vinculadas ao Facebook e também, assim como na rede de display, os anúncios são apresentados para pessoas com interesse no que você tem a oferecer ou em listas predefinidas, como remarketing.
Enquanto isso, a Publicidade Nativa aparece como conteúdo recomendado em outros sites.
Dessa forma, quando o usuário navega no site de seu interesse, como um portal de notícias, por exemplo, um conteúdo semelhante é apresentado (native ad), aumentando as chances de clique.
A grande diferença desse tipo de anúncio para os demais é o momento em que a campanha é exposta e o seu formato, que possui visual de apresentação muito semelhante aos demais conteúdos do site em que o visitante está navegando. Em se tratando de Native Ads, o momento em que o conteúdo é apresentado faz toda a diferença para a conversão, pois mostra um conteúdo interessante para o usuário com base no que ele estava engajado no momento.
Principais Plataformas para Criar Campanhas de Native Ads
Existem muitas plataformas de Publicidade Nativa, mas poucas são conhecidas e utilizadas em grande escala no Brasil. As principais são:
Taboola
O Taboola é uma plataforma de afiliação onde blogs e sites podem monetizar seus espaços.
Os Native Ads feitos por essa ferramenta são apresentados na barra lateral (sidebar) dos artigos publicados nesses sites, bem como ao final dos conteúdos. Os anúncios são impressos sempre em páginas com conteúdos relacionados ao produto ou serviço anunciado.
Uma empresa muito relevante no mercado digital, não apenas no Brasil como no mundo, possui sites como Terra, Folha de São Paulo e MSN como parceiros.
Outbrain
O Outbrain, plataforma de Publicidade Nativa também muito utilizada no Brasil, é semelhante ao Taboola. Porém, tem como principal diferença o controle no que tange a conteúdos não relacionados e SPAM.
Segundo dados da própria ferramenta, os anúncios feitos nela possuem 40% mais engajamento do que os anúncios de Display. Uma porcentagem considerável, mostrando que vale a pena investir.
Em seu portfólio, apresenta diversas revistas da Editora Abril.
3 Vantagens das Campanhas de Native Ads
Você já sabe que a Publicidade Nativa é muito eficaz e pode ser utilizada para ter sucesso na geração de tráfego pago, mas vamos conferir mais detalhes?
Grande exposição e segmentação de interesses
A maior diferença do Native Ads para os anúncios de tráfego pago tradicionais é a forma de exposição dos anúncios.
Nessa modalidade, os anúncios são expostos em posições estratégicas de uma forma que muitas vezes se confundem inclusive com o próprio conteúdo do site em que o anúncio está sendo apresentado.
Isso, somado à segmentação de interesses do público, gera uma maior aceitação da sua campanha, gerando uma maior taxa de cliques.
Segundo a Outbrain, 87% dos usuários de sites preferem anúncios nativos a banners. É uma porcentagem gigante de diferença, o que demonstra o poder do anúncio nativo e o porquê de você investir também nessa forma de geração de tráfego.
Menor resistência do público em clicar nos anúncios
Como falado no item acima, as características de exposição e de segmentação dos anúncios nativos, fazem com que haja maior aceitação do público.
Como os anúncios estão em bom posicionamento e aparecendo para o público que tem potencial de se interessar pelos conteúdos, há uma menor resistência e maior número de cliques por parte dos usuários.
Canal ainda pouco explorado, oferecendo custos competitivos
A Union Square Media, agência de publicidade digital situada na cidade de Nova Iorque, teve, com o Outbrain, um custo por Clique (CPC) 62% menor do que na plataforma do Facebook Ads.
Isso demonstra que, por ser um meio de tráfego pago ainda pouco explorado, os orçamentos são competitivos.
Como planejar uma campanha de Native Ads?
Agora que você já conhece a diferença do tráfego pago tradicional para a Publicidade Nativa e também sabe as principais vantagens de utilizar esse meio, descubra como planejar sua campanha de Native Ads. Confira:
Defina o seu público
Como em praticamente toda ação de Marketing Digital, o primeiro passo para realizar uma campanha de anúncios nativos é a criação de uma persona.
Para isso, você precisará conhecer características do seu público alvo como:
- faixa etária;
- idade;
- trabalho;
- o quanto ganha;
- localização geográfica;
- nível de escolaridade; e
- linguagem.
Com essas informações em mãos, o primeiro passo foi dado na criação da sua campanha de Publicidade Nativa.
Utilize assuntos relevantes
Com as características do público-alvo em mãos, você deverá refletir sobre quais são as dores e as possíveis atividades do dia a dia dessa persona.
A partir daí, você poderá elaborar projetos de assuntos relevantes que, aliado às características do anúncio nativo, farão com que sua campanha tenha sucesso.
Conheça os canais de comunicação utilizados
Conhecendo o seu público-alvo, você saberá quais são os principais canais utilizados por eles.
Podem ser redes sociais, sites de notícia ou blogs… independentemente de que canal a sua persona acesse, você precisa estar lá.
A partir dessas informações, você poderá escolher a melhor plataforma de anúncios nativos, visto que cada uma delas tem parceiros diferentes.
😥 Não perca Clientes para o Concorrente
Se você ainda não investe em anúncios na internet, com 100% de certeza podemos afirmar que você está perdendo clientes para seus concorrentes. Apesar da mensagem ser dura, você precisa ouvi-la, ou continuará perdendo vendas importantes. As Campanhas de Anúncios online são oportunidades para que sua empresa consiga aumentar as venda, mesmo sem possuir grandes orçamentos para compra de mídia paga.
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