Como e por que otimizar conteúdos antigos do seu Blog?
Tenha um fato em mente: o Google adora quando você atualiza a sua página. No entanto, isso não significa que todo conteúdo precisa ser inédito! Muitos acreditam que precisam apresentar conteúdos completamente novos a cada post, mas isso não é verdade. Ao longo do tempo, reciclar é preciso.
Em um país como o Brasil, em que 3 a cada 4 cidadãos possuem acesso à internet, aproveitar essa forma de divulgar a sua marca parece ser um ótimo negócio. No entanto, é preciso saber como fazer corretamente, a fim de gastar o mínimo possível e ver os seus ganhos aumentarem com rapidez.
Felizmente, o blog da Primesoft é constantemente atualizado com conteúdo nesse sentido!
Hoje, o nosso tema é a otimização de conteúdos antigos do seu blog com vistas a melhorar o ranqueamento da sua página nos principais buscadores, como o Google.
Você já sabe da importância de ficar bem colocado no principal mecanismo de busca da internet do mundo, não é mesmo? Basicamente, hoje em dia, é impossível ignorar a gigante californiana. Afinal, dar um google para pesquisar qualquer coisa já faz parte do comportamento dos internautas – e isso inclui os produtos que a sua empresa comercializa.
Para figurar entre os primeiros resultados das pesquisas e garantir o maior número de cliques possível, existem dois jeitos principais: pagando, via anúncios, e gratuitamente, de forma orgânica, “agradando” ao buscador, ou seja, cumprindo uma série de requisitos que serão analisados pelo Google na hora de definir a ordem em que os links são exibidos. São as famosas técnicas de SEO – Search Engine Optimization.
E é melhor aparecer na primeira página do Google gratuitamente do que pagando, não é mesmo? É claro que investir parte da sua receita para ser anunciante pode ser interessante, mas prestar atenção às técnicas de SEO tem outras vantagens: uma pesquisa divulgada pela HubSpot mostrou que 54% dos consumidores valorizam o conteúdo veiculado por uma marca e 80% dos usuários de buscadores como o Google se interessam apenas pelos resultados orgânicos das buscas. Ou seja, muitas pessoas acabam passando direto pelos links patrocinados e vão direto para os resultados abaixo.
Para ajudar você a obter sucesso no tráfego orgânico, o marketing de conteúdo apresenta uma solução adotada por uma maioria expressiva de negócios ao redor do mundo: trata-se da produção e distribuição de conteúdos relevantes relacionados ao seu produto em seu site sem promover a sua marca de forma explícita. Mais do que simplesmente efetuar uma venda, o marketing de conteúdo agrega valor à marca e a transforma em uma verdadeira autoridade no assunto aos olhos do público. Os buscadores valorizam a produção de conteúdo e fazem o ranqueamento de páginas de acordo com critérios afins.
Ser bem ranqueado pelo Google fará toda a diferença, pois os sites que aparecem nas primeiras posições têm mais chances de conscientizar o público consumidor sobre a sua autoridade, captar novos clientes, fidelizar os já conquistados e aumentar os lucros.
Especificamente, neste post, vamos falar sobre uma das oportunidades que quem investe no marketing digital tem para garantir que o seu site seja bem-visto pelos buscadores: a otimização de conteúdos antigos do seu blog.
Tenha um fato em mente: o Google adora quando você atualiza a sua página. No entanto, isso não significa que todo conteúdo precisa ser inédito! Muitos acreditam que precisam apresentar conteúdos completamente novos a cada post, mas isso não é verdade. Ao longo do tempo, reciclar é preciso. Se você não tem ideias inovadoras ou sente que tem um post com conteúdo excelente mas que não recebe mais a atenção merecida por ter sido publicado há algum tempo, a melhor solução é reaproveitá-lo com alguns ajustes pontuais para fazê-lo bombar novamente.
Acredite: vale muito a pena! Principalmente quando você tem como costume uma boa prática: a criação de posts atemporais, ou seja, aqueles que não perdem muito do seu valor atual ao longo do tempo, porque, nesses casos, são poucos os ajustes necessários.
Quer conhecer mais motivos para otimizar conteúdos antigos do seu blog e como fazer isso da melhor forma? É só continuar lendo o post! 🤓
Conteúdo deste Post
Por que otimizar conteúdos antigos do seu Blog?
A otimização de conteúdos antigos do seu blog traz diversas vantagens, tanto para posts que bombaram e você deseja reaproveitar quando para aqueles posts que não tiveram tanto sucesso, mas que têm potencial. Porém, o que é isso?
Otimizar conteúdos antigos do seu blog nada mais é do que o emprego da técnica de atualizar e aperfeiçoar conteúdos que já foram publicados por você anteriormente visando às melhorias necessárias para o seu bom ranqueamento de acordo com as técnicas mais precisas de SEO.
Trata-se de uma excelente oportunidade para deixar o que é bom ainda melhor e melhorar o que não teve um desempenho abaixo do esperado.
O principal ganho ao fazer isso está em gastar menos recursos com um post novo e dar ainda uma nova chance àquele conteúdo que ficou para trás: isso porque, ao otimizá-lo e publicá-lo novamente, o Google irá reconhecê-lo como novo quando estiver fazendo a varredura do seu site e posicioná-lo melhor no ranking pois, como dissemos, o buscador dá preferência a conteúdos mais recentes em seus resultados.
Sendo assim, mãos à obra! 👩💻
Como otimizar conteúdos antigos do seu Blog?
A seguir, confira as principais dicas a serem seguidas na hora de otimizar conteúdos antigos do seu blog. 💻
Identifique os posts que você quer reciclar
O primeiro passo a ser dado é identificar os posts que você quer otimizar. Isso porque você não vai desempenhar a técnica em posts que dificilmente trarão bons resultados, como posts muito datados (que já estão “fora de época”). Faça uma análise dos posts antigos mais frutíferos para gerarem bons novos resultados. Uma ferramenta interessante para descobrir quais conteúdos precisam ser atualizados é o Google Search Console ou Google Analytics e outras métricas utilizadas pelo seu site. Analise as impressões, posição das suas páginas e palavras-chave para tomar a decisão. 🔎
Atualizar a data
Otimizar conteúdos antigos do seu blog é sinônimo de conteúdo novo para o Google. Por essa razão, ao (re)publicá-lo, não se esqueça de atualizar a data de publicação a fim de que ele seja visualizado na primeira página do seu blog. 🥇
Atualizar links internos
Sabe aqueles links e hiperlinks que levam você do texto que está lendo a outros? Então: não se esqueça de atualizá-los também! Afinal de contas, você não gostaria de que uma pessoa que está lendo o seu texto acabe sendo redirecionada para um post antigo ou uma página que não existe mais, certo? 🆕
Melhorias no SEO
As melhorias no SEO são um dos grandes objetivos para otimizar conteúdos antigos do seu blog, certo? Sendo assim, dê atenção especial à palavra-chave de cada post, ao título, à title tag e à metadescrição, além da quantidade de palavras do seu texto e a legibilidade da página. 🔧
Redirecionamento
Não se esqueça de que, apesar das mudanças necessárias para otimizar conteúdos antigos do seu blog, a URL original do post deve ser mantida. Mas por quê? O motivo é que essa URL já tem um histórico de pontuação (mesmo que ainda seja baixo) e já conta com algumas posições no ranking do Google. Sendo assim, não é necessário começar do zero. A alteração é bem-vinda apenas se for para atender às boas práticas de SEO, como no caso de a URL antiga ser muito extensa. Nesse caso, uma boa dica é utilizar o Redirect 301 com o objetivo de passar a autoridade da URL antiga para a nova a fim de que os links não fiquem quebrados. 🔗
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Por fim, ao otimizar conteúdos antigos do seu blog, não se preocupe apenas com o conteúdo principal do post! Aproveite todo o espaço disponível para se promover. Ao final de cada texto, adicione widgets como o nosso “Saiba Mais”, por exemplo, e indique em torno de 4 outros posts para que o usuário continue navegando pelo seu site. Assim, você mostra que tem mais conhecimento sobre o assunto para oferecer, demonstrando autoridade e transformando os seus visitantes em verdadeiros leitores assíduos do seu blog. 🖱️
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