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Como contratar um profissional de marketing digital para sua empresa?

Para contratar um profissional de marketing digital é importante conhecer quais são as atribuições deste profissional e qual a necessidade da empresa. Isto porque, uma boa estratégia digital considera diversos fatores. Entre eles, pode-se citar: revisar conteúdos de blog, escolher os melhores canais para divulgar produtos e/ou serviços, gerenciar campanhas de anúncios, elaborar relatórios com métricas de marketing e, principalmente, gerar mais tráfego qualificado para o site de vendas da empresa. Sua função também inclui prestar atenção às postagens, às chamadas, à troca de mensagens (privadas e públicas) e estar sempre a par de tudo o que acontece em cada perfil nas redes sociais.

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Por Adriana Freitas
em 16/03/22

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homem em frente ao laptop em ambiente empresarial - contratar um profissional de marketing digital

A internet é hoje a principal fonte de busca de 97% dos consumidores antes de decidir comprar um produto ou serviço, segundo dados de uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas em conjunto com o Serviço de Proteção ao Crédito. Até mesmo aqueles que optam por comprar em uma loja física costumam fazer pesquisas online para conhecer o produto, avaliar as marcas, enfim, conhecer todos os detalhes divulgados no meio digital, antes de decidir o que comprar.

Esta realidade deixa claro a importância da reputação digital de uma empresa, ou seja, como ela se apresenta e aquilo que os consumidores pensam a respeito dela. Esta imagem se constrói com a experiência que o consumidor tem com a marca no universo online, assim como a percepção e opinião deixadas pelos demais consumidores, já que a avaliação de terceiros também influi na forma como se avalia um produto ou serviço e ainda na tomada de decisão.

Um exemplo disso é quando há um número grande de pessoas que fazem avaliações positivas sobre determinado produto ou marca. Sua boa reputação é capaz de aumentar o número de vendas; por outro lado, se há opiniões negativas sobre algo, elas podem eliminar o desejo de compra do consumidor.

Como tudo é uma questão de confiança, a reputação online afeta diretamente o sucesso de uma empresa. Assim, se a concorrência surgir melhor cotada, é possível perder um bom cliente para sempre. Por isso é fundamental contar com profissionais qualificados, capazes de gerir a reputação online para que seja sempre positiva.

E, é nesse momento, que se tem noção da importância de se contratar um profissional de marketing digital.

Quais são as principais atribuições de um profissional do marketing digital?

Para contratar um profissional de marketing digital é importante conhecer quais são as atribuições deste profissional e qual a necessidade da empresa. Isto porque, uma boa estratégia digital considera diversos fatores. Entre eles, pode-se citar: revisar conteúdos de blog, escolher os melhores canais para divulgar produtos e/ou serviços, gerenciar campanhas de anúncios, elaborar relatórios com métricas de marketing e, principalmente, gerar mais tráfego qualificado para o site de vendas da empresa. Sua função também inclui prestar atenção às postagens, às chamadas, à troca de mensagens (privadas e públicas) e estar sempre a par de tudo o que acontece em cada perfil nas redes sociais.

Planejamento de SEO

Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de estratégias de otimização da estrutura e conteúdo de sites ou blogs para que apareçam nos primeiros resultados dos motores de busca, como o Google, por exemplo. Isto aumenta a visibilidade do site e da marca, proporcionando melhor ranqueamento orgânico nas plataformas de pesquisa.

Quanto mais otimizado o site estiver diante dos motores de busca, maior será a chance de estar entre os primeiros resultados quando os usuários pesquisarem por palavras-chave relevantes para a empresa.

Produção de Conteúdo Digital

O conteúdo pode ser considerado a base das ações do marketing digital. É por meio dele que se tem contato direto com o público, pode-se aumentar a audiência, captar leads, posicionar melhor a marca, gerar autoridade e vendas, aumentando o faturamento de uma empresa.

Para desenvolver conteúdos e materiais que engajem e despertem interesse, o profissional deve ter objetivos claros, conhecer bem seu público alvo, as personas e as diferentes etapas do funil de vendas e como o conteúdo vai atender cada fase. Além disso, é fundamental que conheça bem a persona da marca e os objetivos da empresa.

Seu trabalho deve estar alinhado com o SEO, pois é a partir da análise de palavras-chave que ele desenvolve sua produção de conteúdo.

Gestão de Redes Sociais

O profissional de marketing digital também é responsável pela gestão das redes sociais da empresa, sendo encarregado de fazer o planejamento de postagens e campanhas para cada plataforma digital. É ele ainda quem monitora o resultado de campanhas, busca maior engajamento para as redes e estabelece as melhores estratégias para buscar seguidores e engajá-los com a marca por meio das redes sociais.

É ele ainda quem gerencia tudo o que ocorre na página ou perfil comercial da empresa nas redes sociais. Desde postagens, monitoramento do melhor horário das publicações, interação com o público, promoção de ações para gerar mais tráfego para o site e leads para o funil de vendas.

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Gestão de Anúncios

Como o tráfego orgânico, aquele que acontece de forma natural, é um meio bastante competitivo, muitas empresas optam por investir em links patrocinados. Atualmente, é quase obrigatório para empresas que almejam aumentar suas vendas nos canais online. O gestor de anúncios deve entender como funciona as campanhas de anúncios digitais para que possa desenvolver campanhas também no Google Ads, Facebook Ads, Native Ads, Linkedin Ads e em outras plataformas, além de monitorar resultados e métricas como, por exemplo, CTR (Click Through Rate – a taxa de clique que indica a qualidade de anúncios e palavras-chave); e CPC (Custo por Clique). 

Elaboração de Relatórios Gerenciais

Fazer uma análise das métricas e resultados é fundamental no gerenciamento de Marketing Digital. O profissional da área deve saber avaliar as ações, identificar problemas e propor soluções para melhorar os resultados. Estas ações devem ser feitas constantemente para garantir que os resultados almejados sejam alcançados. Assim, uma das habilidades mais importantes no profissional de marketing digital é ter capacidade analítica.

Quando for contratar um profissional de marketing digital é bom lembrar que ele pode desempenhar muitas atividades e funções. O tamanho da equipe dependerá das necessidades da empresa. Vale destacar que cada integrante da equipe não precisa ter conhecimento de todas as funções da área, podendo ter profissionais que se complementam durante a execução das tarefas.

Reflita sobre o nível de profissional que sua empresa precisa

O perfil do profissional indicado para cada empresa ao contratar um profissional de marketing digital depende diretamente da sua necessidade e do orçamento aprovado para este fim. Caso a demanda seja pela efetivação de alguém para assumir o planejamento e execução das funções citadas no tópico anterior, é indicado a contratação de profissionais com nível de analista ou assistente. Agora, se a necessidade for por alguém para liderar toda a equipe, é indicado optar por um sênior.

Os níveis mais comuns dos profissionais de marketing digital são:

  • Estagiários
  • Analistas e Assistentes de Marketing Digital
  • Gestores e Especialistas em Marketing

Conheça o perfil de cada um deles:

Estagiários: auxiliam nas tarefas do dia a dia, quando a empresa já possui um plano de marketing, mas vale lembrar que ele não vai levar a estratégia para um outro nível ou ter um entendimento amplo do negócio. A vantagem dessa escolha é que a empresa pode lapidar este profissional, na aposta que ele poderá crescer junto com os resultados. Mas vale lembrar que é preciso ter tempo e conhecimento para auxiliar no seu crescimento profissional.

Analistas e Assistentes de Marketing Digital: são profissionais que já adquiriram certa experiência e podem desenvolver tarefas mais complexas. É uma boa opção quando a empresa já tem um gerente ou coordenador na área de marketing digital.

Gerentes e Especialistas em Marketing: são profissionais mais experientes, com capacidade de liderar e de se responsabilizar por contas e métricas mais complexas. É a melhor opção caso o setor esteja iniciando ou precise de uma reestruturação. Por ser um profissional mais maduro, ele consegue gerenciar as atividades do dia a dia e dar feedback dos resultados.

O profissional de marketing digital tem qual formação?

Apesar de existir cursos superiores de marketing digital, talvez por ser um campo relativamente novo, em constante construção, há profissionais de diversos setores que buscam na área uma boa oportunidade de desenvolvimento profissional. São eles publicitários, administradores, jornalistas, tecnólogos em computação, etc.

Há ainda quem acredite que talento não tem formação clássica e o que vale é o que já foi feito e a vontade de aprender, ser nativo do mundo digital e apaixonado por números e métricas. Já muitos defendem que uma boa escola fornece conteúdos essenciais para a formação de bons profissionais. Independente da formação, é importante que o profissional esteja sempre ligado, pois o mundo digital está em constante movimento. Lembrando ainda que o mercado oferece atualizações e certificações digitais em excelentes escolas, que acrescentam muito na formação profissional.

A ideia de que as competências de um profissional de marketing são aquelas aptidões que já nascem com a pessoa e podem ser desenvolvidas a partir da sua experiência de mercado e de vida também tem adeptos. Entre estas competências estão a curiosidade, a comunicação, o amor pelo digital, a familiaridade com números e gostar de estudar, pois é uma atividade em constante transformação.

Estas considerações são bem importantes no momento de contratar um profissional de marketing digital.

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O que seria melhor para minha empresa: contratar um profissional ou uma agência de marketing digital?

A necessidade de cada empresa é o que indica o que é melhor: contratar um profissional ou uma agência de marketing digital. Assim como optar por um modelo misto, como deixar itens técnicos, como a compra de mídia, nas mãos de uma agência; e a gestão geral mantida internamente.

Para isso, é importante avaliar os prós e contras das duas situações na hora de contratar um profissional de marketing digital.

Profissional na sua equipe

  • Profissional que conhece bem o seu negócio e seus objetivos.
  • Pessoa dedicada em tempo integral.
  • Comprometimento focado apenas nos resultados da empresa.
  • Pode ou não ter muita experiência na área.

Agência de Marketing Digital

  • Com a terceirização do serviço, a empresa pode focar no seu core business.
  • Experiência de mercado, atuando no marketing digital de outras empresas.
  • Pode ter menos tempo dedicado para as ações de marketing digital da sua empresa.
  • Comprometimento dividido entre contas de outras empresas.

Outro fator que é importante considerar no momento de se contratar um profissional de marketing digital é que para formar um bom time, mesmo que se tenha excelentes profissionais, é preciso de tempo para que se adaptem ao trabalho em equipe, já que as pessoas costumam ter estilos e maneiras diferentes de trabalhar. Já quando se terceiriza o trabalho de marketing a uma agência, tem-se muitos benefícios. Isto porque, uma agência garante um trabalho mais especializado, com estratégias exclusivas e equipes totalmente dedicadas ao projeto da empresa. Além disso, é possível otimizar as tarefas, garantir resultados mais rápidos com uma equipe de especialistas aptos para atender as necessidades da empresa, além de reduzir as despesas com o setor de marketing.

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😥 Não perca Clientes para o Concorrente

Se você ainda não investe em anúncios na internet, com 100% de certeza podemos afirmar que você está perdendo clientes para seus concorrentes. Apesar da mensagem ser dura, você precisa ouvi-la, ou continuará perdendo vendas importantes. As Campanhas de Anúncios online são oportunidades para que sua empresa consiga aumentar as venda, mesmo sem possuir grandes orçamentos para compra de mídia paga.

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