Black Hat SEO: o que é e por que evitar?
As técnicas de SEO (Searching Engagement Optimized) são amplamente utilizadas para gerar tráfego orgânico e conseguir uma posição melhor nas buscas do Google. No entanto, algumas formas um tanto questionáveis e que, a longo prazo são pouco efetivas, vêm sendo utilizadas para “acelerar o processo” de subida no ranking de pesquisas. Entre essas técnicas está o Black Hat SEO, que pode ser definido com um conjunto de ações que serve para enganar os algoritmos a fim de melhorar o rankeamento.
Tudo que uma empresa busca através das estratégias de marketing digital é alcançar o topo das pesquisas no Google de forma orgânica, ou seja, sem o uso de anúncios pagos. Isso é fundamental para criar autoridade, e claro, atrair mais leads.
O que muitos não sabem, é que existem algumas estratégias que são um verdadeiro tiro no pé, e o Black Hat SEO é uma delas.
Pois atrair e conquistar novos clientes demanda uma certa dedicação, no sentido de oferecer conteúdo relevante e que, de fato, solucione a dor daquele usuário que está buscando uma informação ou produto.
Para isso, é necessário seguir princípios e regras, pois o contrário pode ser bastante prejudicial a longo prazo. E são justamente esses princípios que o Black Hat ignora.
Portanto, conquistar um bom posicionamento no Google de forma orgânica vai exigir que as recomendações sejam seguidas, sempre com o foco no usuário. Dessa forma, a marca se torna confiável e o resultado vem: mais leads e mais retenção.
Mas, afinal, o que é Black Hat SEO? E por que ele é tão nocivo e deve ser evitado?
A seguir, explicaremos mais sobre essa tática e suas consequências negativas dentro do marketing digital. Acompanhe!
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O que é Black Hat SEO?
As técnicas de SEO (Searching Engagement Optimized) são amplamente utilizadas para gerar tráfego orgânico e conseguir uma posição melhor nas buscas do Google. No entanto, algumas formas um tanto questionáveis e que, a longo prazo são pouco efetivas, vêm sendo utilizadas para “acelerar o processo” de subida no ranking de pesquisas.
Entre essas técnicas está o Black Hat SEO, que pode ser definido com um conjunto de ações que serve para enganar os algoritmos a fim de melhorar o rankeamento.
Desse modo, algumas empresas e profissionais têm adotado práticas que burlam o sistema de palavras-chave e link building, por exemplo. Contudo, tais práticas são justamente o oposto do que é recomendado pelo Google, especialmente no que se refere a usabilidade e qualidade do conteúdo publicado.
Ou seja, o objetivo do Black Hat SEO é unicamente fazer com que a marca apareça no topo das pesquisas a qualquer custo, sem que haja um planejamento eficiente. E, apesar desse resultado aparecer rápido, a longo prazo essas ações de manipulação do algoritmo podem trazer consequências desastrosas e prejudicar todo o trabalho de marketing.
Qual a diferença entre White, Grey e Black Hat SEO?
Além do Black Hat, existem outras técnicas similares conhecidas como White Hat e Grey Hat. A diferença entre elas está, basicamente, nos tipos de práticas de SEO. Veja como cada uma é feita:
Black Hat SEO
Como vimos, Black Hat SEO são práticas maliciosas, que tem o único objetivo de burlar as regras para que o posicionamento no ranking de pesquisas do Google suba rapidamente e sem muitos esforços.
Para isso, o profissional precisa entender o funcionamento do algoritmo. Assim, ele aproveita brechas e usa da lógica, desconsiderando a experiência do usuário e as boas práticas de usabilidade do site ou conteúdo.
Por exemplo, utilizar uma palavra-chave de modo exagerado, em número bem acima do recomendado pelas regras de SEO, gerando um conteúdo que não tem qualidade, mas que repete o termo principal várias vezes.
White Hat SEO
As boas práticas de SEO que são utilizadas para melhorar o posicionamento de um site nos buscadores são chamadas de White Hat SEO. Tais estratégias estão de acordo com as diretrizes do Google e colocam sempre o usuário em primeiro lugar.
Ou seja, criar conteúdos inteligentes e de qualidade, estar ativo nas redes sociais, fazer postagens frequentes em blogs conforme o segmento da marca e ter um site amigável e responsivo são exemplos de White Hat SEO, que é o oposto do Black Hat.
Gray Hat SEO
Já o Gray Hat SEO é mescla de Black Hat e White Hat. Isso significa que as práticas não são de todo ruins, mas também não podem ser consideradas excelentes.
Na prática, quer dizer que é possível ter um planejamento de marketing digital correto, baseado em White Hat, mas em alguns casos, utilizar o Black Hat para ranquear mais rápido.
Nesse caso, o ponto chave está em usar essas práticas ruins de modo pontual e moderado, coisa que não ocorre no Black Hat SEO.
Por que você deve evitar a todo custo o Black Hat?
Uma vez que o Black Hat SEO vai contra as recomendações do Google para uma boa estratégia de marketing digital, isso já seria motivo suficiente para não lançar mão dessa prática.
Contudo, podemos listar outros motivos simples, mas importantes, como por exemplo:
- Black Hat não tem foco no usuário: isso quer dizer que o seu conteúdo não é relevante para a persona e, assim, acaba sendo injusto com quem você quer atrair e converter em cliente.
- As práticas maliciosas são desleais com a concorrência: mesmo que todos estejam disputando o topo do ranking de buscas, o jogo limpo é o melhor caminho para superar a concorrência. Além disso, dependendo da prática de Black Hat utilizada, ela pode ser considerada pela justiça como concorrência desleal. Por exemplo, o uso de palavras-chave com marcas de concorrentes é considerado crime de acordo com a Lei de Propriedade Intelectual.
- Prejudica a usabilidade do site: toda técnica de Black Hat induz ao erro ou leva ao engano, pois consistem em utilizar artifícios para confundir tanto os algoritmos quanto os próprios usuários. Isso é extremamente prejudicial para um fator bastante relevante para a reputação de um site: a usabilidade..
- Não traz resultados de longo prazo: o principal problema do Black Hat SEO é que os resultados gerados não se sustentam no longo prazo. Por isso, é melhor investir em campanhas de Google Ads, que geram resultados rápidos sem infringir regras.
Possíveis penalidades no Google para a prática de Black Hat SEO
Quem insiste em utilizar as práticas de Black Hat não passa ileso. De acordo com o Google, é possível identificar uma boa parte dos truques que são utilizados para manipular os resultados da busca, e isso é possível com as constantes atualizações dos algoritmos.
E para melhorar ainda mais as formas de identificação de práticas desleais, o Google possui um endereço eletrônico para que webmasters registrem denúncias de sites que possam estar praticando spam ou que tenham subido seu posicionamento de forma artificial. Para acessar a ferramenta é necessário ter ao menos um site cadastrado no Google Search Console.
Ao identificar a prática de Black Hat SEO, os buscadores podem tomar algumas medidas, como por exemplo:
- desconsiderar de seu algoritmo as irregularidades, sem penalizar o site;
- queda de 30 até 950 posições no ranking de busca;
- desindexação (banimento) do site no Google.
Caso você não siga as diretrizes do Google, seu site poderá receber uma punição, que varia de acordo com a gravidade da infração — determinada pelo volume de irregularidades e pela influência sobre o desempenho do site.
Assim, se o tráfego orgânico do seu site cair de repente, há grandes probabilidades de você estar recebendo uma punição por praticar Black Hat SEO.
💸 Tráfego Orgânico é sempre mais Barato
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