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Converter leitores em leads: como otimizar os posts do seu blog?

Converter leitores em lead é uma forma de se conectar melhor com seu público-alvo, aumentar a presença digital, gerar autoridade para a marca, atrair clientes e aumentar o volume de oportunidades. Isto porque, converter leitores em leads gera três oportunidades fundamentais para o bom desenvolvimento do negócio.

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Por Elisabete Alhadas
em 06/05/22

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Mulher com feição alegre olhando para um tablet - Converter leitores em leads

Você sabe como converter seus leitores em leads? Entenda as vantagens de otimizar seu blog e conheça as estratégias para fazer isso. 

Os blogs são uma excelente ferramenta de comunicação com o público, transmitindo conhecimento, solucionando dúvidas e problemas. Quando bem otimizados, se tornam uma poderosa estratégia de marketing para converter leitores em leads que, eventualmente, se tornarão clientes pagantes.

Por meio dos conteúdos de blog, uma empresa consegue mostrar os produto/serviços que ela oferece de uma forma mais amigável, minimamente invasiva e, ao mesmo tempo, entregando conteúdo de valor ao leitor. 

Além disso, eles são extremamente determinantes para um bom posicionamento orgânico no Google, garantindo que a marca consiga aparecer entre os primeiros resultados de uma busca relacionada com algum produto ou serviço do seu segmento de atuação. Isso ocorre quando existe uma estratégia bem definida, com as palavras-chave direcionadas ao perfil de cliente ideal e conteúdos que realmente agregam valor ao leitor.

Entretanto, a eficácia de uma estratégia de marketing de conteúdo não é medida apenas pelo posicionamento da marca, mas também pela capacidade que ela tem de converter leitores em leads, afinal, são esses os indivíduos que representam de fato a possibilidade de uma venda.

Mas, como otimizar os posts de seu blog a ponto de converter leitores em leads? Você sabe? Neste conteúdo vamos te apresentar as vantagens deste tipo de conversão e algumas ferramentas que ajudam a impulsioná-la.

Boa leitura!

Quais são as vantagens de converter leitores em leads?

Utilizar o blog para conseguir converter leads mais qualificados possui uma série de vantagens. Por meio dos conteúdos é possível gerar conversões orgânicas, muito bem direcionadas para o time de vendas. Agregar valor ao leitor colabora com a atração de novos leads e, por consequência, nas vendas do seu time comercial. 

Essa estratégia é uma forma de se conectar melhor com seu público-alvo, aumentar a presença digital, gerar autoridade para a marca, atrair clientes e aumentar o volume de oportunidades.

Isto porque, converter leitores em leads gera três oportunidades fundamentais para o bom desenvolvimento do negócio. Confira quais são elas.

Gerar mais engajamento

Desde sempre a comunicação é um dos principais recursos da humanidade para interagir, transmitir conhecimento e trocar experiências. As pessoas precisam e amam se comunicar, seja para assuntos informais, profissionais ou troca de conhecimento.

Ter uma boa comunicação com seu público no ambiente virtual é o mesmo que entregar brindes personalizados para os clientes que entram em uma loja. Otimizar o blog com conteúdos produtivos para a vida do consumidor é um meio eficaz e prático de alcançá-lo, causando um impacto positivo em sua percepção da marca.

Quando os posts de um blog tem a capacidade de converter leitores em leads, é possível promover o engajamento do público com a empresa. Assim, os clientes fidelizados se tornam propagadores da marca devido a toda experiência que tiveram durante o processo de compra, desde o reconhecimento até a etapa de decisão.

Alcançar os objetivos empresariais

Apesar das vendas serem um objetivo em comum entre todas as empresas, não é somente isso que as organizações pretendem com seus produtos e serviços. Todo negócio tem sua própria missão, visão e valores (MVV). É preciso propagar esses pontos para que o público possa entendê-los e consiga se identificar com os objetivos da marca.

Ao evidenciar os valores da marca e nutrir o conhecimento do público por meio de posts no blog, é possível alinhar o MVV com os interesses do público. Assim, você consegue alcançar metas organizacionais que vão além do fechamento de vendas.

Melhorar as métricas de vendas

Os conteúdos de blog educam o público-alvo e ao mesmo tempo transmitem a autoridade da marca no segmento em que ela atua. Ao demonstrar conhecimento sobre seu segmento de atuação, solucionando as dores da persona e gerando autoridade por meio do blog, os leitores sentem-se mais seguros na hora de adquirir os produtos/serviços da sua empresa.

É neste momento que o leitor se transforma em um lead qualificado e, por consequência disso, está mais apto a fechar negócio. 

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Ferramentas e estratégias para melhorar a conversão no seu Blog

Agora que você sabe as vantagens de converter leitores em leads, vamos te mostrar algumas ferramentas e estratégias para otimizar os posts de seu blog. 

Entregue conteúdos de valor

Aqui vai uma pergunta: Como você se sente ao entrar em um blog depois de uma pesquisa no google e encontrar um porcaria de conteúdo, repleto de publicidades, que não sane suas dúvidas e, no final, tenta forçar uma venda?

Uma experiência bem desagradável, não é mesmo?

Portanto, o primeiro passo para converter leitores em leads é entregar conteúdos exclusivos, que realmente agregam valor ao público e com links para outros posts relacionados com o tema para construir melhor o conhecimento do leitor. Com isso, você verá um impacto considerável tanto no engajamento quanto nas conversões.

Adicionar CTAs nas imagens

Um conteúdo não pode entregar somente texto, é preciso utilizar imagens para sintetizar informações e não deixar o post cansativo.

Uma boa ideia para aliviar a leitura e melhorar as taxas de conversão é utilizar banners estratégicos de acordo com o contexto transmitido e transformá-los em CTAs (Call to Action), ou seja, em links que direcionam o leitor para um nova página do blog ou para um produto da marca que esteja relacionado com o tema.

Entretanto, é preciso ter cuidado para não encher o conteúdo de imagens e deixá-las mais interessantes que o próprio texto ou insistentes demais. São características que prejudicam a experiência do leitor.

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Adicionar CTAs em texto

Além de colocar links para direcionar o leitor, também é fundamental colocar CTAs ao longo do texto para landing pages de ebooks, webinars e conteúdos de outros formatos, como vídeos no youtube, reels e stories no instagram, além das páginas de contato e produto (quando o conteúdo for para personas que estão no fundo do funil de vendas).

É interessante colocar esses links no começo ou final dos parágrafos, além de aproveitar trechos próximos aos subtítulos do texto.  

Utilizar Pop-ups

Você sabe porquê pop-ups são irritantes? Porque a grande maioria deles não se relacionam com o tema do post. Quem nunca foi procurar uma receita e levou um pop up na cara com ofertas de tênis ou furadeira? É terrível, não é mesmo?

A ideia aqui é agrupar os diferentes temas abordados no blog e criar pop-ups específicos para cada tema. Assim, em vez de atormentar a leitura do leitor você está encurtando o caminho para ele encontrar o que realmente procura.

Reduzir a utilização de anúncios nos seus conteúdos (AdSense, etc.)

Mais irritante do que ter que ficar desviando a visão dos pop-ups para ler o conteúdo desejado é encontrá-lo infestado de anúncios. Já tem mais de uma década que forçar a barra nas vendas é visto como um comportamento inadequado e invasivo. 

Em negociações presenciais, é difícil o cliente escapar devido ao constrangimento. Apesar disso, no ambiente virtual ele sai correndo e se transforma em mais uma visita de poucos segundos no site (algo péssimo para o posicionamento orgânico).

Quando for utilizar anúncios nos seus conteúdos, faça isso com parcimônia, se colocando no lugar do leitor. 

Ofereça formulários de conversão dentro dos posts

Outra estratégia interessante para otimizar os posts de seu blog e converter leitores em leads é inserir formulários de conversão dentro dos conteúdos, como aqueles que você coloca seu nome e email para ter acesso à um ebook ou se inscrever em uma newsletter.

Aqui o ponto é colocar os formulários como uma “troca de favores”. Sempre que são preenchidos, devem entregar alguma recompensa de valor ao leitor. Normalmente, esses formulários são dispostos no final do conteúdo ou acessados por meio de um CTA.

Pronto! Com essas ferramentas e estratégias você está preparado para ter um blog otimizado, que converte leitores em leads. Para aprender muito mais sobre marketing digital continue aqui no blog (👈 olha aí um exemplo ótimo de CTA!).

Até mais!

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